segunda-feira, 20 de junho de 2011

PROIBIÇÃO DE IMAGENS







ASSUNTO -  "Proibição de Imagens" - Para calar os aleivosos, apresento as preciosas esculturas, símbolos e pinturas encontradas nas catacumbas de Roma...


I - A MENTIRA


“No segundo mandamento da Sua Lei, Deus proíbe terminantemente o fabrico de imagens,...”. 

Para calar definitivamente os aleivosos, apresento a seguir, as preciosas esculturas, símbolos e pinturas encontradas pelos arqueólogos nas catacumbas de Roma do século I, onde os apóstolos e os cristãos primitivos celebravam missa escondidos de seus perseguidores...




II - ONDE SE ENCONTRA A MENTIRA


1. PORTAL EVANGÉLICO


http://www.portalevangelico.pt/noticia.asp?id=1811




III - A VERDADE DOCUMENTAL



 
Para calar definitivamente os aleivosos, apresento a seguir, as preciosas esculturas, símbolos e pinturas encontradas pelos arqueólogos nas catacumbas de Roma do século I, onde os apóstolos e os cristãos primitivos celebravam missa escondidos de seus perseguidores. Verifiquem:
O Bom Pastor


A âncora
 1.






IMAGEM DE JESUS
O BOM PASTOR
CAPELA DOS CINCO SANTOS
OS CINCO SANTOS
Corredor das Catacumbas
Outro Corredor das Catacumbas
Cristo com os Apóstolos

































Longe da ignorância dos fanáticos frequentadores de seitas tupiniquins, na Ilha de Malta, na Reunião Mundial das igrejas protestantes, foi assinado um acordo onde 92% das Igrejas Luteranas entre outras, já reconheceram que as imagens católicas não são e nunca foram ídolos. A esse respeito, sugiro a leitura do livro "História da Igreja", vol. 3, de Martin N. Dreher, Ed. Sinodal, em especial as págs. 53 a 57, já que se trata de uma editora protestante e um autor protestante, que defende o uso de imagens nas igrejas de Deus.



CUBÍCULO DOS SACRAMENTOS


EUCARISTIA
As imagens tantas vezes na Bíblia solicitadas por Deus, já eram usadas pelos primeiros Cristãos:

“Vem dos primeiros tempos do Cristianismo, envolvendo até o Apóstolo São Pedro, que teria chegado na Península Ibérica com uma imagem de Nossa Senhora Jerusalemitana, esculpida por São Lucas.” Diz o jornalista, pesquisador de História e escritor J. Muniz Jr. (Jornal A Tribuna de Santos, 9/9/97).

SANTO AGOSTINHO:"Deus obra
milagres pelas... imagens de santos


Também dizia o grande teólogo primitivo Santo Agostinho (354-430): “Não há, pois, superstição alguma nas peregrinações do povo cristãos a certos lugares em que Deus obra milagres pelas relíquias ou imagens dos santos.” (Biblioteca Patrística). Morre o embuste protestante.

Deus proíbe ídolo deus e não “imagens de esculturas”.

DECIFRANDO A FARSA PROTESTANTE: O falsário tradutor protestante, João Ferreira de Almeida, adulterou as já incompletas bíblias protestantes, colocando o termo “Imagens de Escultura” onde nos originais constam ÍDOLO, para fazer confusão. Se examinarmos o texto original hebraico, notaremos que em ambas as citações do Êxodo e do Deuteronômio falam claramente que aquilo que os protestantes e más traduções traduzem por “IMAGENS DE ESCULTURA”, na verdade, deveria ser traduzido por ÍDOLOS, pois a palavra hebraica utilizada é “FESSEL” que se traduz no grego por “ÊIDOLON” e em português por ÍDOLO.

Esta é uma dentre as muitas querelas que, examinadas a fundo, a Igreja Católica está claramente com a razão.

Como poderia Deus proibir “imagens de escultura” se mandou construir duas para colocar sobre a arca da aliança que guardavam as tábuas, que na verdade proíbem ÍDOLOS????

 
Exemplos das falsificações protestantes estão em (Isaías 44,9-10,15,17). O falsário protestante, além de enfiar “imagem de escultura” onde consta ÍDOLO, ainda enfiou criminosamente a palavra PROCISSÃOem (Is 45,20).
Mas não conseguiu adulterar os versículos seguintes, que restauram o sentido verdadeiro dos originais, com o ídolo de Micas, que não era mais um deus, transformado em “imagem de escultura” para a casa de Deus, veja: “E os filhos de Dã levantaram para si aquela IMAGEM DE ESCULTURA, e Jônatas, filho de Gérson, o filho de Manassés, ele e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos danitas, até ao dia do cativeiro da terra. Assim, pois, A IMAGEM DE ESCULTURA, que fizera Mica, estabeleceram para si, todos os dias que a casa de Deus esteve em Siló” (Jz 18,30-31). (conf. Bíblia J. Ferreira).

 
Deus só proibia figura de si, enquanto ninguém o viu naquele instante no monte Horebe (Dt 4,15-19), se o esculpissem estariam mentindo, se o comparassem com as figuras que Ele descreve, podendo incorrer na fabricação da imagem de um falso deus pagão.
Mas logo, muitos viram Deus: Jacó viu Deus cara a cara (Gênesis 32,30); Moisés e os anciões de Israel viram Deus (Êxodo 24,9-11); Deus falou com Moisés cara a cara (Êxodo 33,11) (Deuteronômio 34,10); Ezequiel viu Deus em uma visão (Ezequiel 1,27-28). Com o passar do tempo, relata a bíblia:

"... Assim, pois, A IMAGEM DE ESCULTURA, que fizera Mica, estabeleceram para si, todos os dias que a casa de Deus esteve em Siló” (Jz 18,30-31). (conf. Bíblia J. Ferreira).





16/04/08

OSWALDO -

FERNANDO: - "... Como poderia Deus proibir “imagens de escultura” se mandou construir duas para colocar sobre a arca da aliança que guardavam as tábuas, que na verdade proíbem ÍDOLOS????"
____________________________________________

Deus proibiu IMAGENS DE ÍDOLOS. A palavra que aparece em Êxodo 20, 4 e em Deuteronômio 5, 8 é FESSEL (“פסל”) que se traduz por ÍDOLO, ou imagem de ídolo, ou simplesmente IMAGEM DE ESCULTURA, desde que se deixe bem claro que se trata de ídolo, conforme figura na BÍBLIA DE JERUSALÉM que completa: "Não te prostrarás diante desses DEUSES" (v.5).

Deus não é incoerente como o homem. Você pergunta: "Como poderia Deus proibir... se mandou construir..."


Com efeito, se Deus mandou fazer imagens é porque, na verdade, elas eram ÚTEIS e BENÉFICAS. Não cabe na cabeça de uma pessoa sensata que, sendo Deus perfeitíssimo, mandasse produzir algo que fosse inútil e prejudicial.

PORTANTO:

1 - Deus as mandou fazer (Ex 25, 17-22; 1Rs 6, 23-28; 1 Rs 6, 29s; Nm 21, 4-9; 1Rs 7, 23-26; 1 Rs 7, 28s; etc)

2 - Deus as aprovou e abençoou com sua glória (II Crônicas 7,1)

3 - Deus operou milagres através delas (Nm 21,8)

4 - Deus aceitou a adoração e atendeu o pedido de seus servos prostrados ante a imagem de dois santos [os anjos são santos] (Js 7,6).






26/06/08

DEMAPRO

Vamos ler em Atos 28 o que fez O Católico São Paulo quando embarcou em um Navio indo Para ROMA

Clique em POPULAÇÃO
“Ao termo de três meses, embarcamos num navio de Alexandria, que havia passado o inverno na ilha. Este navio levava por INSÍGNIAS* os DIÓSCUROS*". (At 28,11)

*INSÍGNIAS : EMBLEMAS, IMAGENS
*DIÓSCUROS: A IMAGEM DE CASTOR E PÓLUX, ORNANDO A PROA DO NAVIO
Paulo, não aproveitou a ocasião para condenar aquelas imagens, porque era Católico e não protestante (QUE NEM EXISTIAM AINDA) e sabia muito bem distinguir Imagem de Ídolo.
Será que Protestante Lê isso?

Eduardo, Por Hora lhe deixo um conselho:

Não dê Crédito A Literatura Protestante, Os Pseudo Pastores Viram E Reviram A Bíblia A Seu Bel-Prazer Para Tentar Defender Suas Vãs Doutrinas.
DEMAPRO; DESMASCARANDO MANOBRAS PROTESTANTES




.26/05/09

†Eδυ



Já mostramos que as imagens católicas nada têm a ver com idolatria, pois o próprio Deus mandou fazer muitas imagens e colocá-las no Templo de Salomão: Ex 25,18; Ex 26,1; Nm 21,8.

Vamos agora mostrar que são os protestantes os verdadeiros idólatras:

1) O Dinheiro: Calvino pregava o "deus Mammon" (dinheiro): "a riqueza é um sinal dos eleitos".

   
Mas a Palavra de Deus diz: "a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro." (1Tm 6,10); “...ou avarento - verdadeiros idólatras!” (Ef 5,5), "...a cobiça, que é uma idolatria." (Cl 3,5).

2) A desobediência: “A rebelião é tão culpável quanto a superstição; a desobediência é como o pecado de idolatria. Pois que rejeitaste a palavra do Senhor, também ele te rejeita e te despoja da realeza!” (1Sm 15,23).

No AT Coré, Datan e Abiron foram mortos por protestarem contra Moisés, escolhido de Deus (Nm 26,9-10);

No NT, Jesus escolheu Pedro, deu-lhe poder de "ligar e desligar" (Mt 16,16-19);
A desobediência a Pedro é, pois, o maior pecado dos protestantes, e os sujeita às mesmas penas sofridas por Coré e seus sequazes, isto é: A MORTE.

3) Idolatria do homem: Os protestantes idolatram o fundador de suas seitas. Rejeitam todo o ensinamento das Escrituras para seguir a doutrinas de seus fundadores.
Eles trocam a Palavra de Deus pela palavra do homem. Colocam o homem no lugar de Deus ou até acima de Deus: ISTO É IDOLATRIA.

Exemplos:

a) A Bíblia diz que Jesus fundou uma ÚNICA IGREJA (Mt 16,18);

- Protestantes criam milhares e milhares de "igrejas"...

b) A Bíblia diz que a Carne e o Sangue de Cristo são comida e bebida VERDADEIRAMENTE (Jo 6,55);

- Protestantes dizem que é tudo simbolismo.

c) A Bíblia diz Maria é Mãe de Deus: Lc 1,43;

- Protestantes dizem que Maria é uma mulher qualquer.

d) A Bíblia diz Pedro recebeu as "Chaves" para ensinar corretamente as Escrituras: Mt 16,19;

- Protestantes dizem que todos podem interpretar a Bíblia.


E assim, eles praticam muitos atos.

Quando Deus proíbe imagens no Antigo Testamento, Ele está falando de IMAGENS DOS "DEUSES PAGÃOS". Imagens de ídolos, portanto.

É preciso ler dentro do contexto.

Você cometeu o erro de ser dirigido pelo inimigo. Satanás também usou versículos da Bíblia para tentar Jesus.

Mas Jesus soube responder com a mesma Palavra da Escritura.

A Igreja Católica sempre condenou a idolatria: É só ver no Catecismo § 1447 :

http://www.dicionariodafe.com.br/catecismo/cat_1420-1498_confissao.htm

Então aprenda responder agora:

- Deus manda fazer imagens:

- Ex 25,18: "Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido...";

- Ex 26,1: "Farás o tabernáculo ... sobre as quais alguns querubins";

- Nm 21,8: "Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste".

- O TEMPLO DE SALOMÃO ERA CHEIO DE IMAGENS !

- Como Deus pode proibir imagens, se ELE MESMO MANDA FAZER ?

DEUS SE CONTRADIZ?

Leia também o artigo: "Católicos adoram imagens":


Deus proibiu imagens?

- Como Ele mesmo mandou fabricar imagens em:

- Ex 25,18: "Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido...";

- Ex 26,1: "Farás o tabernáculo ... sobre as quais alguns querubins";

- Nm 21,8: "Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste".

Viu como o "seu deus" é contraditório... portanto falso?

- Deus proibiu de fazer imagens PARA ADORAR, pois o povo hebreu iria ser introduzido no meio dos pagãos idólatras, por isso insistia para não fazer o mesmo que eles (pagãos) faziam e destruir as imagens deles (que eram ídolos).

Seguindo a ótica protestante, até os apóstolos seriam idólatras. Veja:

Os apóstolos veneravam a imagem da Virgem Maria. nas catacumbas de Roma, onde eles celebravam ocultamente.

Além do mais, o próprio Jesus deixou sua imagem estampada no "Santo Sudário", para que ninguém ouse dizer que Deus proíbe imagens.

- Saiba tudo sobre a maior relíquia da Igreja: O Santo Sudário:

http://www.dicionariodafe.com.br/milagres-visoes/sudario.htm

- Assista ao vídeo, com a explicação detalhada do "Santo Sudário":

http://www.dicionariodafe.com.br/videos/santo-sudario.htm
Prostrar-se não significa adoração. A Bíblia está cheia de exemplos. Pena que nossos irmãozinhos não a lêem.

Leia:

Josué 7,6: "Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde    
diante da arca do Senhor, tanto ele como os anciãos de Israel". - Josué e os anciãos de Israel eram idólatras?
1Rs 1,22-23: “O profeta Natã... veio perante o rei e se prostrou diante dele”. - O profeta era idólatra ?
2Rs 2,14-15:Eliseu atravessou o rio. Os irmãos profetas... vieram ao seu encontro e se prostraram
por terra, diante dele”. - Os profetas estariam adorando Eliseu?
E São Tomás de Aquino complementa com perfeição o raciocínio: “O culto da religião não se dirige às imagens em si como realidades, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não termina nela, mas tende para a realidade da qual é imagem.” (Suma Th.II-II,81,3,ad3. apud CIC §2132).

Mais calúnias como sempre.

Onde está qualquer ensinamento da Igreja para adorar santos ou imagens e relíquias ?

Quanto à importância das imagens, os protestantes costumam citar Ex 20,4-5, cortando maliciosamente o versículo anterior, onde Deus se refere aos ÍDOLOS. Então eles estendem a proibição às imagens, de modo geral.

- Entendam e não ESTENDAM.

Além do mais lembramos: Deus não se contradiz. Se Ele proibisse fazer imagens, como Ele mesmo mandaria fazer em : Ex 25,18; Ex 26,1; 36,35; 37.7; 1Rs 6, 23-35; 1Rs 7,29; Nm 21,8-9; Ez 41,17-20.. ???

O culto cristão é evidentemente dirigido não à imagem, mas à pessoa que ela representa.

(O Concilio de Nicéia-II , 787 - ratificou a validade e importância das imagens).

Através dos tempos o Senhor Jesus têm ratificado a importância das imagens, operando numerosos milagres através delas, como imagens que choram, que vertem mel, sangue...etc..

O próprio Jesus nos deixou SUA IMAGEM ESTAMPADA NO SANTO SUDÁRIO


Venerar é igual a adorar?

Imagens e Santos

Antes de tudo vamos entender três conceitos para darmos início ao nosso estudo:

Existem três tipos de cultos:

1. culto de latria (grego: "latreuo") quer dizer adorar - É o culto reservado a Deus;

2. culto de dulia (grego: "douleuo") quer dizer honrar;

3. culto de hiperdulia (grego: hyper, acima de; douleuo, honra) ou acima do culto de honra, sem atingir o culto de adoração.

Logo:

     
A latria é o culto que se deve somente a Deus e consiste em reconhecer nele a divindade, prestando uma homenagem absoluta e suprema, como criador e redentor dos homens. Ou seja, reconhecer que ele é o Senhor de todas as coisas e criador de todos nós, etc.

O culto de dulia é especial aos santos, como sendo amigos de Deus.

O culto de hiperdulia é o culto especial devido a Maria Santíssima, como Mãe de Deus.

Do significado e da interpretação:

Adorar significa reconhecer como Deus, criador de todas as coisas.

Idolatrar significa em certo sentido o oposto, pois designa a ação de adorar uma criatura em vez de adorar o Criador.

O Aurélio diz que adorar, venerar, idolatrar, amar extremamente são sinônimos, mas não há sinônimo que seja absolutamente equivalente.

Sinonímia - É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS.

ONDE SE ENCONTRA A VERDADE

http://www.lepanto.com.br/DP2-6-99.htmlhttp://www.grupos.com.br/blog/crisma.santarita/permalink/6649.html


ARGUMENTAÇÃO LÓGICA

VAMOS agora usar a lógica para desmontar a argumentação protestante.

Ora, protestantes usam um dicionário da lingua portuguesa para justificar a igualdade de adorar e venerar.

Além de tosca essa argumentação lembramos que o dicionário (carinhosamente apelidado de PAI DOS BURROS) se vale de similaridades para esplicar aos seus filhos (OS BURROS) o que significa a palavra desconhecida. Quando uma pessoa não sabe algo, nos valemos de exemplos SIMILARES para dar a noção à quem desconhece. Na verdade, podemos dizer sem sombra de dúvida que para duas palavras existem dois significados...

Se adorar é igual a venerar então...

sagrado (definido no dicionário)

do Lat. sacratu

 
Adicionar legenda

adj.,

relativo aos ritos ou ao culto religioso;

que foi consagrado;

profundamente venerável;

puro;

santo;

a que se deve o maior respeito;

inviolável;

s. m.,

aquilo que é sagrado;

prov.,

adro da igreja;

o chão do cemitério.

Que dizer da bíblia sagrada? Protestantes consideram um livro como sendo sagrado? Se assim o fazem são idolatras de um livro. Um livro que merece todo respeito pois contem a palavra de Deus, mas ainda assim um livro. Existe idolatria em se respeitar a bíblia?

“I Coríntios 3:17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é SAGRADO.”

(Êxodo 19,23)

Moisés respondeu ao Senhor: “O povo não poderia subir o monte Sinai, pois vós no-lo ordenastes expressamente, dizendo: fixa limites ao redor do monte, e declara-o sagrado.”

(Êxodo 29,29)

Os ornamentos sagrados de Aarão servirão para seus filhos depois dele, que os vestirão quando se lhes der a unção e forem empossados.

Aliás isso é legal pra quem critica as vertes liturgicas da igreja...
(Êxodo 31,10)

as vestes litúrgicas, os ornamentos sagrados para o sacerdote Aarão, as vestes de seus filhos para as funções sacerdotais;
(Êxodo 31,14)

 
Guardareis o sábado, pois ele vos deve ser sagrado. Aquele que o violar será morto; quem fizer naquele dia uma obra qualquer será cortado do meio do seu povo.

(Êxodo 34,15)

Guarda-te de fazer algum pacto com os habitantes do país, pois, quando se prostituírem a seus deuses e lhes oferecerem sacrifícios, poderiam convidar-te e tu comerias de seus banquetes sagrados;
(Números 7,9)

Aos filhos de Caat, porém, não deu carros nem bois, porque tinham o cuidado de objetos sagrados que levavam aos ombros.
(Números 10,21)

Os caatitas partiram em seguida, levando os objetos sagrados. E, antes que chegassem, era montado o tabernáculo.
(Números 18,3)

Eles farão o serviço que te é devido e o serviço da tenda, mas não se aproximarão dos objetos sagrados, nem do altar, para que não morram, e vós juntamente com eles.
(I Crônicas 16,29)

tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome. Trazei oferendas e chegai à sua presença, adorai o Senhor com ornamentos sagrados.
(II Crônicas 5,5)

e transportaram-na com a tenda de reunião e todo o seu mobiliário de utensílios sagrados. Foram os sacerdotes levíticos que fizeram essa transladação.
(Salmos 46,9)

Deus reina sobre as nações, Deus está em seu trono sagrado.

(I Macabeus 4,49)

Fizeram novos vasos sagrados e transportaram ao santuário o candeeiro, o altar dos perfumes, e a mesa.
(Salmos 28,2)

Rendei-lhe a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor com ornamentos sagrados.
(Eclesiástico 26,22)

Como a lâmpada que brilha no candelabro sagrado, assim é a beleza do rosto na idade madura.
(Jeremias 17,2)

nos ângulos de seus altares. (Lembrando-se de seus filhos), (pensam) em suas estelas e marcos sagrados, junto das árvores verdejantes no alto das colinas elevadas.
(Ezequiel 42,14)

Uma vez que tiverem entrado, os sacerdotes não sairão do lugar santo para o átrio exterior, sem ter deixado ali as suas vestes litúrgicas, porque esses paramentos são sagrados. Eles se revestirão de outros hábitos para penetrar nos lugares destinados ao povo.
Paramentos são sagrados??? Alguns acham que não... Mas como é possível isso? Não esta dito na bíblia???
(Ezequiel 45,6)

 
Para o domínio da cidade, assinalareis uma porção de cinco mil côvados de largura, por vinte e cinco mil de comprimento, paralelamente ao espaço sagrado já reservado. Ela pertencerá a toda a casa de Israel.
(Joel 4,17)

Sabereis então que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habita em Sião, minha montanha santa. Jerusalém será um lugar sagrado onde os estrangeiros não tornarão mais a passar.
(Miquéias 5,13)

Extirparei de tua terra os bosques sagrados e arrasarei tuas cidades.

aliás ... pela mesma fonte, temos que...

consagrar
Conjugar
de sagrar
v. tr., tornar sagrado; sagrar; dedicar a Deus; converter (pão e vinho) no corpo e sangue de Jesus Cristo; oferecer em homenagem; destinar; dedicar ao culto; sancionar;
v. int., ant.,

jurar pela sagrada hóstia;
v. refl.,

dedicar-se.
Continuando... Se 'sagrado' é aquilo que é 'profundamente venerável' e consagrar é 'tornar sagrado'. Quando ouvimos muitos religiosos dizerem que eu me consagro a Deus, podemos ter que esta pessoa esta por seus méritos próprios (por seus 'poderes') SE tornando sagrado e portanto digno e profundamente venerável...?
Ora, me parece que de duas, uma... Ou o dicionário não se presta a responder quesitos da fé... Ou temos muitos hipócritas por ai...
A cereja em cima do bolo...

o dicionário ainda aponta que
santo
do Lat. sanctu
adj.,

sagrado; bem-aventurado; venerável; virtuoso; bondoso; santificado (dia);
s. m.,

indivíduo que morreu em estado de santidade ou foi canonizado; por ext. homem reconhecidamente virtuoso e bom.

campo -: cemitério;

lugar -: a igreja; qualquer templo;

nariz de -: algo que se faz meticulosamente;

remédio -: remédio eficaz;



Santo Ofício: tribunal da Inquisição;
- de pau carunchoso: pessoa sonsa, velhaca; o m. q. santo de pau oco;

- de pau oco: vd. santo de pau carunchoso;
- sacrifício: missa.

Assim acaba o raciocínio de que o dicionário aponta como sendo "santo" o que é sagrado;

venerável...
Se a bíblia fala que (Êxodo 29,31)

"Tomarás o carneiro de inauguração e farás cozer a sua carne em um lugar santo." Temos então que EXISTE um lugar santo...
Se diz que (Êxodo 30,35)

"Farás com tudo isso um perfume para a incensação, composto segundo a arte do perfumista, temperado com sal, puro e santo."

Temos um perfume SANTO...

(Levítico 2,3)

"O que sobrar da oblação será para Aarão e seus filhos; isto é, o que há de mais santo entre os sacrifícios feitos pelo fogo ao Senhor."

Existe um sacrificio SANTO...

(Levítico 6,11)

"Todo varão entre os filhos de Aarão comerá dela. Essa é uma lei perpétua, no tocante às partes destinadas a vossos descendentes, das ofertas feitas pelo fogo ao Senhor. Todo aquele que tocar essas coisas será santo.” "

Existem homens SANTOS..."

(Levítico 11,44)

"Pois eu sou o Senhor, vosso Deus. Vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo. Não vos contaminareis com esses animais que se arrastam sobre a terra..."

Se existem santos (que são sagrados; bem-aventurados; veneráveis) e se sagrado é o profundamente venerável... Alguém me explica porque cargas d'água falam que católicos são idólatras por venerar um santo?

Então antes de usar um dicionário como instrumento de estudo teológico, vamos pensar

A Igreja Católica é idólatra?

 
Esclarecimentos acerca do uso de imagens sacras.

São muitos os relatos de pessoas que pertenciam a verdadeira Igreja de Cristo (a Igreja Católica) e por ignorância, ou as vezes por preguiça de buscar a Verdade, se deixaram levar pelos pastores das seitas protestantes. O próprio Cristo já nos alertava que surgiriam falsos profetas que seduziriam a muitos (Mt 24,11; Mc 13,22) e São Pedro alerta aos primeiros cristãos sobre as palavras cheias de astúcia que os falsos pastores usariam para desviar os homens da Verdadeira Igreja (2Pd 2,1-3).

Dentre as principais acusações caluniosas que os protestantes fazem para levar os homens à perdição, destaca-se o argumento de que a Igreja Católica cultua imagens de gesso e ensina seus fiéis a serem idólatras. Utilizo-me deste espaço para explicar a diferença entre idolatria, a veneração dos santos e o uso de imagens sacras.
Os protestantes, fazem-nos a acusação baseando-se em algumas passagens do Antigo Testamento como Ex 20,4; Lv 19,4, Lv 26,1; Dt 7,25, onde Deus explicitamente condena a idolatria e o culto aos falsos deuses.
Transcrevo abaixo algumas dessas passagens:

"Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra". (Ex 20,4)

"Não vos volteis para os ídolos, e não façais para vós deuses de metal fundido. Eu sou o Senhor, vosso Deus". (Lv 19,4)

"“Não fareis ídolos. Não levantareis estátuas nem estelas, e não poreis em vossa terra pedra alguma adornada de figuras, para vos prostrardes diante dela, porque eu sou o Senhor, vosso Deus" (Lv 26,1)

O povo judeu vivendo sob a escravidão do Egito, adquiriu deste uma forte tendência à idolatria e possuia grande resistência em adorar um Deus o qual nunca viram e não sabiam de que era feito; tanto que, enquanto Moisés recebia as tábuas da Lei, fizeram para si um Bezerro de ouro e prestaram-lhe culto dizendo "Ó Israel, o teu Deus que te libertou do Egito". Deus então ordenou que Moisés descesse do Monte Sinai, pois o povo estava corrompido pelo pecado da idolatria. (Conf Ex 32,1-8).

Deus, através das passagens acima, condena explicitamente a idolatria e o culto aos falsos deuses, no entanto Ele nunca condenou o uso de imagens, há inclusive várias passagens onde Ele as permite e ordena que as faça: Ex 25,18-19;Ex 37,7-9,1Rs 6,23-29.32; Nm 21,8-9, dentre outras.

"Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubin na extremidade de uma parte, e outro querubin na extremidade de outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele." (Ex 25,18-19)

"E disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal e ficava vivo." (Nm 21,8-9)

Vemos na passagem acima (Nm 21,8-9), que Deus não somente ordena que se faça uma serpente, mas também a utiliza como fonte de cura, curando os israelitas quando esses  
eram mordidos pelas serpentes. Assim fica claro que Deus nunca condenou o uso de imagens, e sim o uso de ídolos (imagens que representam falsos deuses).
Será que os protestantes não lêem essas passagens ou será essa mais uma distorção bíblica que eles fazem? Se for a segunda resposta o caso é ainda mais grave pois "Nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal". (2Pd 1,20).

Quando nos prostramos, ajoelhamos, beijamos, fazemos orações ou choramos diante da imagem de um santo, seja ela de gesso, madeira, ferro ou qualquer outro material, não estamos sendo idólatras, estamos na verdade prestando um culto de veneração ao santo que ali está representado para que, por intercessão dele (e não da imagem), nossa oração seja atendida por Deus.

Não se trata portanto de idolatria, já que o santo ali representado na imagem não é Deus, é infinitamente menor que Deus e, se eles hoje são para nós modelos de santidade e exemplos de vida, só o são por Deus e porque seguiram fielmente os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo; se não o tivessem seguido não teriam suas imagens sacras e tampouco seriam cultuados; muito pelo contrário: estariam no inferno.

Termino este artigo relembrando o que disse o Pe Zezinho durante o seu último Show em Itapeva, "Portanto, se alguém vos chamar de idólatra, esse alguém está caluniando, e calúnia leva ao Inferno"

Autor: Everton do N. Siqueira (everton2040@paroquiapiedade.com.br)

Disponível em: www.paroquiapiedade.com.br/apologetica.htm 26/05/09 excluir

Será que Deus proibiu todas e quaisquer IMAGENS ou apenas IMAGENS DE ÍDOLOS?
Vamos considerar o texto original hebraico de Êxodo 20,4:

"לא תעשׁה לך פסל וכל תמונה אשׂר בשׂמים ממעל ואשׂר בארץ מתחת ואשׂר במים מתחת לארץ "


Dos carateres hebraicos acima vou tomar uma palavra constituída por apenas três letrinhas: “פסל”. Hehehehe!!!! parece o número 709!!!...

Se, no texto acima, você contar as palavras da direita para a esquerda (pois é assim que se escreve o hebraico) a quarta é “פסל” que se lê “FESEL que, por sua vez, se traduz porÍDOLOe não por IMAGEM DE ESCULTURA. Está aí resolvida toda a velha questão que os protestantes julgam ser o máximo, mas que os católicos tiram de letra fácil, fácil.


Quando os rebelados leem estes versículos e entendem que está proibida toda e qualquer imagem admitem que Deus entrou em contradição, o que é uma imbecilidade se considerarmos o seguinte:

PRIMEIRO - Deus proíbe que seja feito a escultura de qualquer ser (Êxodo 20:4);

SEGUNDO - Esquecendo-se da proibição acima,

1 - Deus as mandou fazer (Êxodo 25,'17-22; Números 21,8; 1Rs 6, 23-28; 1 Rs 6, 29s; 1Rs 7, 23-26; 1 Rs 7, 28s; etc0;
2 - Deus inspirou um artista para fazer esculturas (Êxodo 35, 30-31.35);
3 - Deus as aprovou e abençoou (1 Reis 8, 10-11);
4 - Deus operou milagres através delas (Números 21,9);
5 - Deus permitiu que seus amigos o adorassem prostrados à frente delas (Josué 7,6)


Não haveria contradição alguma se os hereges entendessem exatamente como nos ensina a única e verdadeira Igreja de Cristo, a SANTA IGREJA CATÓLICA.


"EU SE DIVIRTO" diria o recruta Zero!!!! Kkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!


Ah!!!! Não se esqueçam de ver o excelente livro do ex-pastor da Assembléia, hoje Pe. Cleodon, chamado 'A PROIBIÇÃO DE SE FABRICAR ÍDOLOS". É um trabalho rigorosamente científico.

O mesmo Deus de Êxodo 20, mais adiante diz o seguinte:

"Farás dois querubins de ouro; e os fará de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro do outro, fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa. Terão esses querubins suas ASAS ESTENDIDAS PARA O ALTO, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual TERÃO A FACE INCLINADA. Colocarás a tampa sobre a Arca e porás dentro da Arca o testemunho que EU te der. Ali virei ter contigo, E É DE CIMA DA TAMPA, DO MEIO DOS QUERUBINS, QUE ESTÃO SOBRE A ARCA DA ALIANÇA, QUE TE DAREI TODAS AS MINHAS ORDENS para os israelitas." (Êxodo 25:18 a 22).

Senhor Job, as imagens dos querubins eram "SÓ PRA ENFEITAR" é?, Não era não, viu Job. Leia o que está em destaque, Deus manterá o contato espiritual, orientações e ensinamentos, tendo como SINAL SAGRADO AS IMAGENS DOS QUERUBINS, "...DO MEIO DOS QUERUBINS, QUE ESTÃO SOBRE A ARCA DA ALIANÇA, QUE TE DAREI TODAS AS MINHAS ORDENS..."! Que coisa em Job!!! As imagens eram o ponto referencial dado por DEUS, de onde Moisés receberia as instruções DELE. Enfeite? Impossível! Tem mais, viu Job! Como você não sabe nada de ICONOGRAFIA CRISTÃ, pois é LIMITADO A BÍBLIA, eu que sou FRACO NA MATÉRIA, vou te dar aula:

1- as asas dos anjos estão para cima, para lembrar que TUDO VEM DE DEUS, E QUE ELE É O SOBERANO;
2- o rosto dos anjos para baixo, demonstram SUBMISSÃO E RECONHECIMENTO DO ÚNICO SENHOR, O DEUS ETERNO;
3- é de se destacar também, como O SENHOR FOI CUIDADOSO NAS ORIENTAÇÕES, O QUE NÃO FARIA POR UM MERO ENFEITE.
Senhor Job, vai ter mais ainda! Nós católicos estamos de acordo com a PALAVRA DE DEUS, e isso foi provado nessa postagem, que não só justifica, mas sim demonstra ser prática agradável a Deus, pois anjos, a Virgem Maria, santos e santas não são DEUSES OU DEUSAS, estando de acordo com o exemplo bíblico mostrado aqui.

QUE TIPOS DE IMAGENS DEUS PROÍBE NA BÍBLIA???

Fez no Santuário dois querubins de pau de oliveira, que tinham dez côvados de altura. Cada uma das asas dos querubins tinha cinco côvados, o que fazia dez côvados da extremidade de uma asa à extremidade da outra. O segundo querubim tinha também dez côvados; os dois tinham a mesma forma e as mesmas dimensões. Um e o outro tinham dez côvados de altura. Salomão pô-los no fundo do templo, no santuário. Tinham as asas estendidas, de sorte que uma asa do primeiro, tocava uma das paredes e uma asa do segundo tocava a outra parede, enquanto as outras duas asas se encontravam no meio do Santuário. Revestiu também de ouro os querubins. Mandou esculpir em relevo em todas as paredes da casa, ao redor, no Santuário como no Templo, QUERUBINS, PALMAS E FLORES ABERTAS." (I REIS 6:23 A 29)

"Nos dois batentes de pau de oliveira mandou esculpir QUERUBINS, PALMAS E FLORES DESABROCHADAS, e cobriu-as de ouro; cobriu de ouro tanto os QUERUBINS COMO AS PALMAS." ( I REIS 6:32)

"Mandou esculpir nelas (folhas móveis dos batentes), QUERUBINS, PALMAS E FLORES DESABROCHADAS e cobriu tudo de ouro, AJUSTANDO AS ESCULTURAS." ( I REIS 6:35)

Senhor Job, os querubins foram ESPALHADOS POR TODO TEMPLO, com esmero, cuidado em relação a altura, largura, detalhes, TUDO PARA CRIAR UM AMBIENTE DE ESPIRITUALIDADE, pois é para isso que serve. O senhor ainda vai ter a cara-de-pau de dizer que as imagens são só um enfeite? Interessante, que em todo o espaço do templo tinha imagem hein, senhor Job? Que coisa! E o final, "AJUSTANDO AS ESCULTURAS", para que ficasse tudo ao gosto do SENHOR DEUS, não é JOB?

Tem mais job? Tem!

Imagem de animais talhadas no templo... xi, Job, e agora?

"Nos paineis e enquadrados de molduras, havia leões, bois e querubins, assim como nas travessas igualmente" (I REIS 7:29)

SENHOR JOB, IMAGENS PARA ENFEITAR SOMENTE? IMAGENS DE ESCULTURA SÃO PROIBIDAS É? OS JUDEUS SE AJOELHAVAM E O TEMPLO TAVA CHEINHO DE IMAGENS, NÃO PODE AJOELHAR DIANTE DE IMAGENS NÃO NÉ?
Êxodo 20:4 diz:

"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que HÁ EM CIMA NOS CÉUS, NEM EM BAIXO, NEM NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA."

Antes em Êxodo 20:3 diz:

"Não terás outros deuses diante de mim."

Quando se diz, para não fazer imagens do que está nos céus, na terra ou nas águas, é óbvio que o aviso era em relação a FALSOS DEUSES, que eram construídos da imaginação humana, que se "INSPIRAVAM" em animais e homens. Vejamos exemplos.
SOCAR - deus dos mortos dos egípicios, levava as almas para o mundo dos mortos! Como era Socar?

CABEÇA DE PÁSSARO (CÉU) E CORPO DE HOMEM (TERRA).
BEZERRO DO DESERTO - animal adorado pelo povo no deserto como se um deus fosse.
BEZERRO (TERRA).
NETUNO - DEUS DA MITOLOGIA GREGA QUE VIVE NO MAR.

HOMEM COM TRIDENTE (ÁGUA E TERRA)

NABUCODONOZOR E MAIS ADIANTE OS IMPERADORES ROMANOS SE AUTO-PROCLAMAVAM DEUSES.
HOMENS (TERRA).



IEMANJÁ, DEUSA DOS RIOS AFRICANOS, QUE NO BRASIL VIROU RAINHA DO MAR. ELA É UMA SEREIA!
MULHER (TERRA) E PEIXE (ÁGUA).
DEUS ELEFANTE, DEUS RATO, DEUS COBRA, DEUSES INDIANOS!
ELEFANTE, RATO, COBRA (TERRA).
Bom, esses exemplos batem muito bem com a proibição, "nem do que há no céu, na terra e na água"!

O versículo 3 deixa claro que tais imagens são proibidas, SE FOSSEM ADORADAS COMO DEUSES!

Nós católicos temos imagens de Maria e dos Santos e Santas! Na teologia e crença católicas essas imagens representam algum tipo de divindade para nós católicos?

NUNCA, JAMAIS!!!

As postagens estão fora de CONTEXTO, quando colocadas contra o catolicismo, pois sempre que a Bíblia cita IDOLATRIA, do Antigo ao Novo Testamento, se refere a:
FALSOS DEUSES, AO HOMEM QUERENDO SER ADORADO OU AO DIABO PEDINDO ADORAÇÃO AO PRÓPRIO JESUS!!!

Não se pode adorar imagens de deuses? O que isso tem a ver com o catolicismo? Nada!
Não cremos em outro Deus que não seja o Trino e Uno; Não temos imagens de outros deuses.

O próprio Deus MANDOU COLOCAR AS IMAGENS DE ANJOS QUERUBINS NA ARCA E NO TEMPLO!
Por que Deus mandou que se colocasse no templo IMAGENS DE BOIS, mas condenou a imagem do BEZERRO DO DESERTO?
Ou BOI pode, BEZERRO não? Simples. Os BOIS DO TEMPLO NÃO ERAM ADORADOS COMO DEUSES, como NÃO SÃO TAMBÉM MARIA, NEM OS SANTOS. O BEZERRO foi proibido, porque foi adorado como um deus.
Mostrem um documento oficial da Igreja falando em ADORAR MARIA, OU OS SANTOS, COMO O BEZERRO FOI ADORADO? 

CAI A FARSA!

23/05/07
Autor: Fernando Nascimento
Veja o Índice das Mentiras em GOOGLE+
Acesse também:


.

Postar um comentário

Compartilhar

 
  •  
    Ocorreu um erro neste gadget

    FAZER PEDIDO AQUI

    MAIS OUTRA NOVIDADE!
    Já está em andamento o segundo volume do
    NDICE DAS MENTIRAS CONTRA A IGREJA CATÓLICA"

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >