Autor:
Oswaldo
325, O IMP.CONSTANTINO CELEBRA O 1º CONCÍLIO
I - A MENTIRA
"... 325, o Imperador Constantino celebra o primeiro Concílio ..."
II - ONDE SE ENCONTRA
1. AMIZADE GOSPEL
http://www.amizadegospel.com.br/conhecimento/arquivo.php?cod=320 |
1. SOBRE AS ÁGUAS
http://www.sobreasaguas.com.br/romano.htm
III - A VERDADE
A dúvida é levantada pelo católico Jair de Eunápolis, BA: "... quem convocou o concílio foi o então imperador Constantino, que os protestantes tanto malfalam? Assim, eis a minha dúvida: se a sucessão apostólica teve uma cadeia ininterrupta, como o então papa participou deste evento? Ele teve alguma autoridade dogmática? Ou, qual teria sido, efetivamente, a participação do referido imperador? Além disso, o Concílio de Nicéia é documentado, tal qual é o de Trento?
Transcrevo parte da resposta constante do site MONTFORT:
CONSTANTINO |
"... O Concílio de Nicéia foi convocado - ao que parece - somente pelo imperador Constantino. É o que diz Eusébio, sem porém negar positivamente a participação do Papa na convocação. O Padre Leonel Franca, que nos dá essa informação, complementa ainda - citando o historiador católico Héfele - que o III Concílio de Constantinopla se pronunciava de modo diverso:
Portanto, parece que o imperador convocou o Concílio de comum acordo com o Papa Silvestre, além de ter convidado os bispos a participarem sem nenhuma imposição, mas como forma de resolver o conflito ariano, que ameaçava a ordem do império.
Porém, afora o problema da convocação do Concílio, a presença dos legados do Papa confere a Nicéia o status de Concílio aprovado pela Igreja.
05/09/08
Assim, mostra o Pe Franca:
Ícone com os Pais Sagrados do Primeiro Concílio de Niceia que seguram o Credo Niceno-Constantinopolitano |
Outra prova dessa presidência é que as assinaturas dos três clérigos - Osio, Vito e Vicente - estão sempre em primeiro lugar, bem como a citação de seus nomes pelos historiadores do Concílio, o que seria estranho, dado que o Concílio se deu no Oriente, e os três clérigos eram ocidentais - o primeiro um bispo espanhol e os outros dois sacerdotes romanos. Só o fato de serem representantes do Papa explicaria tal comportamento.
O Pe. Leonel Franca indica ainda Gelásio de Cízico (Hist. Conc. Nic. 1, II, c.5) e Sócrates (Hist. ecl., I, 13) como historiadores do Concílio, além de Eusébio de Cesaréa. Você pode encontrar um resumo do Concílio e alguns documentos (em inglês) no endereço:
http://www.newadvent.org/cathen/11044a.htm
Evidentemente a documentação é mais escassa que a de Trento, dada a antiguidade desse evento histórico.
LINK:http://montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=historia&artigo=20040730175959&lang=bra
===================================
05/02/10
OSWALDO
Um dia destes alguém me enviou o link de um site escrito por um Pastor. Era um acervo de mentiras das quais tirei para desmentir apenas uma. A mensagem é a seguinte, escrita em 29/janeiro/2010:
João:
Me desculpe de vir aqui deixar um recado pra você mas é que não quis fazê-lo lá na comunidade MSR, dê uma olhada neste link:
http://www.pastorjoel.com.br/catolivro.htm
Este pastor precisa ser desmascarado, refutado imediatamente.
Abração!
===============================
===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário