TRADUZIR

quinta-feira, 9 de junho de 2011

CONSTANTINO CELEBRA O PRIMEIRO CONCÍLIO EM 325

Índice das Mentiras

04/05/07 
Autor:
Oswaldo


325, O IMP.CONSTANTINO CELEBRA O 1º CONCÍLIO


I - A MENTIRA

"... 325, o Imperador Constantino celebra o primeiro Concílio ..."



II - ONDE SE ENCONTRA

1. AMIZADE GOSPEL

http://www.amizadegospel.com.br/conhecimento/arquivo.php?cod=320


1. SOBRE AS ÁGUAS
http://www.sobreasaguas.com.br/romano.htm



III - A VERDADE

A dúvida é levantada pelo católico Jair de Eunápolis, BA: "... quem convocou o concílio foi o então imperador Constantino, que os protestantes tanto malfalam? Assim, eis a minha dúvida: se a sucessão apostólica teve uma cadeia ininterrupta, como o então papa participou deste evento? Ele teve alguma autoridade dogmática? Ou, qual teria sido, efetivamente, a participação do referido imperador? Além disso, o Concílio de Nicéia é documentado, tal qual é o de Trento?

Transcrevo parte da resposta constante do site MONTFORT:


CONSTANTINO

"... O Concílio de Nicéia foi convocado - ao que parece - somente pelo imperador Constantino. É o que diz Eusébio, sem porém negar positivamente a participação do Papa na convocação. O Padre Leonel Franca, que nos dá essa informação, complementa ainda - citando o historiador católico Héfele - que o III Concílio de Constantinopla se pronunciava de modo diverso:

"Levantou-se Ario como adversário da doutrina da Trindade e Constantino e [o Papa] Silvestre convocaram o Concílio de Nicéia." (Franca, Leonel, Pe., Catolicismo e Protestantismo, Ed. Agir, 2a. Ed, pag. 90)



Portanto, parece que o imperador convocou o Concílio de comum acordo com o Papa Silvestre, além de ter convidado os bispos a participarem sem nenhuma imposição, mas como forma de resolver o conflito ariano, que ameaçava a ordem do império.



Porém, afora o problema da convocação do Concílio, a presença dos legados do Papa confere a Nicéia o status de Concílio aprovado pela Igreja.

05/09/08

Assim, mostra o Pe Franca:

Ícone com os Pais Sagrados do Primeiro
Concílio de Niceia que seguram o
 Credo Niceno-Constantinopolitano
"O Concílio de Nicéia foi presidido por Osio, bispo de Córdova, e Vito e Vicente, presbíteros romanos - como legados do Papa Silvestre. (...) Que Osio tivesse presidido o Concílio afirma-o Santo Atanásio, comtemporâneo de fato (Apol. de fuga sua, c. 5), afirmam-no implicitamente os próprios arianos escrevendo que ele "publicara o sínodo de Nicéia" (Ap. Athânas, Hist. arian. c. 42)".

Outra prova dessa presidência é que as assinaturas dos três clérigos - Osio, Vito e Vicente - estão sempre em primeiro lugar, bem como a citação de seus nomes pelos historiadores do Concílio, o que seria estranho, dado que o Concílio se deu no Oriente, e os três clérigos eram ocidentais - o primeiro um bispo espanhol e os outros dois sacerdotes romanos. Só o fato de serem representantes do Papa explicaria tal comportamento.

O Pe. Leonel Franca indica ainda Gelásio de Cízico (Hist. Conc. Nic. 1, II, c.5) e Sócrates (Hist. ecl., I, 13) como historiadores do Concílio, além de Eusébio de Cesaréa. Você pode encontrar um resumo do Concílio e alguns documentos (em inglês) no endereço:

http://www.newadvent.org/cathen/11044a.htm

Evidentemente a documentação é mais escassa que a de Trento, dada a antiguidade desse evento histórico.

LINK:http://montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=historia&artigo=20040730175959&lang=bra

===================================

05/02/10
OSWALDO



Um dia destes alguém me enviou o link de um site escrito por um Pastor. Era um acervo de mentiras das quais tirei para desmentir apenas uma. A mensagem é a seguinte, escrita em 29/janeiro/2010:

João:

Me desculpe de vir aqui deixar um recado pra você mas é que não quis fazê-lo lá na comunidade MSR, dê uma olhada neste link:

http://www.pastorjoel.com.br/catolivro.htm

Este pastor precisa ser desmascarado, refutado imediatamente.


Abração!

===============================
 
Índice das Mentiras

Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >