TRADUZIR

terça-feira, 20 de maio de 2014

NÃO PRECISAMOS DE SACERDOTES PARA NOS ENSINAR

Pr.Ivan&Tereza A Serviço do Rei Jesus: - “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;” (2Tm 3:16). A palavra inspiração é “theopneutos”, que significa “theo” = Deus, e “pneutos” = assoprar. A palavra Hebraica é “nehemiah” e é usado somente uma vez no Velho Testamento em Jó 32:8. O versículo está dizendo que Deus assoprou nos escritores da Bíblia que escreveram assim as próprias Palavras de Deus. Não precisamos de ¨sacerdotes¨para nos ensinar. Precisamos sim do Espírito Santo.



Vou responder-lhe com toda liberdade, porque estou certo que nossa amizade permite esse debate sem que, de forma alguma, venha se romper por isso. "Amigos, amigos, DEBATES à parte"

PASTOR IVAN: - "Não precisamos de sacerdotes para nos ensinar"

Na antiga Aliança, além do sacerdócio comum (Ex 19,6), havia também o ministerial (Ex 18,41) sendo investidos Aarão e seus filhos.

Para ENSINAR - em vez da Bíblia à qual ainda faltava sua parte mais importante, o Novo Testamento, que é a coroação da revelação divina -, Cristo ao enviar sua Igreja disse:  

"... estarei convosco até a consumação dos séculos".  (Mt 28,20). 

Pergunto: Como estaria com seus apóstolos até  a consumação dos séculos se estes desapareceriam logo no primeiro? Ficaria a Igreja sem nenhuma autoridade? Transformar-se-ia numa casa da mãe Joana? Fica claro que esta promessa de Cristo não poderia se referir unicamente aos onze e sim, também, a seu prolongamento através das sucessões como podemos observar a seguir.

Os Bispos, que também são presbíteros (sacerdotes) (1Pe 5,1), são legítimos sucessores dos Apóstolos.

O ensino é atribuição dos Apóstolos, e isto exigia a sucessão:

"O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, CONFIA-O a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros". (2Tm 2,2);

...  por um ministério legitimamente ordenado:

 "Por este motivo, diz ele, te admoesto que reanimes a graça de Deus, QUE RECEBESTE PELA IMPOSIÇÃO de minhas mãos" (2 Tim 1, 6).
O Texto citado (2Tm 3,16) diz que a Bíblia é inspirada e útil. Porém falta o termo "SOMENTE" ou outro que lhe equivalha. Para os fiéis também são úteis os bispos, presbíteros, diáconos e demais membros dotados com os mais variados carismas do Espírito Santo.





Acesse também:


Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >