TRADUZIR

segunda-feira, 5 de maio de 2014

LITURGIA DE SÃO TIAGO

LITURGIA DE S. TIAGO, "IRMÃO DO SENHOR"
Este Tiago é chamado de Menor (Mc. 15,04) para distingui-lo de Tiago, filho de Zebedeu, que foi chamado Tiago Maior. Ele se tornou o primeiro bispo de Jerusalém, elevado a essa dignidade episcopal pelos apóstolos, de acordo com Euzébio (Eclesiastes Hist, Livro II, 23), e foi chama Obliah, ou seja, o Justo, por causa de sua grande santidade e justiça. Tendo subido ao cume do templo no dia da páscoa, a pedido de todos, ele proclamou em alta voz, que Jesus está sentado à direita do grande poder de Deus e deve voltar sobre as nuvens do céu. Ao ouvir este testemunho, muitos dos que estavam presentes gritavam: “Hosana ao Filho de Davi”! Mas os escribas e fariseus exclamaram: “Então, mesmo apenas um tendo sido desviado”, e sob o comando de Ananias, o sumo sacerdote, o Apóstolo foi lançado de cabeça dali, e em seguida, foi apedrejado, e enquanto orava pelos seus agressores, teve a sua cabeça esmagada por uma madeira manejada por um escriba. A primeira das Epístolas Católicas escrita aos judeus na diáspora, os quais acreditaram em Cristo, foi aquela de Tiago.


APOLYTÍKION DO IV TOM - 
Como discípulo do Senhor, ó justo, vós recebestes o Evangelho. Como mártir, tiveste a coragem inabalável. Como o irmão do Senhor, tiveste franqueza. Como Hierarca, intercessão. Intercedei junto a Cristo, Nosso Deus, que nossas almas sejam salvas.

KONDÁKION DO IV TOM - 
Ó esplendoroso Iákovos, Deus, o Logos, Unigênito do Pai, que habitou entre nós nos últimos dias, declarou que, o primeiro pastor e mestre de Jerusalém, e servo fiel dos mistérios espirituais. Portanto, todos nós o honramos, ó Apóstolo!



Acessem também:




Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >