TRADUZIR

domingo, 5 de fevereiro de 2017

DÍZIMO - CONCÍLIO DE MÂCON

Um pouco da história e origem do Dízimo

“Um pouco de todos, para o bem de todos”
Na história do dízimo entre os cristãos, podemos distinguir 3 fases:
1.ª Fase:  Até o século V
Os primeiros relatos que se tem dão-se por volta do ano 90 d.C: Neste tempo o dízimo era ainda tratado como primícias, através da oferta de alimentos, vestes, produção animal, barris de vinho ou óleo, etc.

Resultado de imagem para DÍZIMO
Em 380, as Constituições Apostólicas, compiladas na Síria, mencionam o pagamento do dízimo (em seu sentido lato, provavelmente). Este era entregue ao bispo, que se encarregava da justa distribuição: serviria aos ministros do culto e aos irmãos indigentes.
Como se depreende, até o sec. V os documentos eclesiásticos apelam para a generosidade dos fiéis e supõem certa correspondência da parte dos mesmos no tocante ao sustento da Igreja, dos ministros do culto e dos irmãos.
2.ª Fase:  Do século VI à Revolução Francesa (1789)
A praxe de contribuir para cobrir as necessidades da Igreja ia se difundindo no Ocidente. Em vista disto, os Concílios foram intervindo nesse setor.
Em 585 o Concílio de Macon (em Gália), padres conciliares houveram por bem impor a excomunhão a quem se furtasse a pagar sua contribuição à comunidade eclesial. O dever moral tornou-se também obrigação jurídica. Ficava o bispo encarregado de o administrar; os contraventores sofreriam a sanção imposta aos infratores das leis civis, ou seja, provavelmente a multa de 60 soldos. Em 780 e 801 a ordem foi reiterada.
Nos séculos seguintes, encontram-se numerosos documentos eclesiásticos e civis das diversas regiões da Europa que visam regulamentar a praxe dos dízimos e estipulam qual devia ser:
– a matéria sujeita a dízimos (frutos da terra, produtos de animais…);
– quais as pessoas a quem caberia o direito de cobrar o dízimo (os párocos, os bispos…);
– quais as aplicações do dízimos (sustento do culto, manutenção do clero, atendimento aos pobres);
3.ª Fase:  A partir da Revolução Francesa (1789).

No século XVIII, o dízimo havia caído no franco desagrado dos fiéis cristãos. Já quase não preenchia as suas finalidades, isso devido aos erros, abusos e distorções de muitos membros da Igreja que não souberam administrar aquilo que Deus lhes confiava. Com efeito, destinado a atender as paróquias e ao seu clero, os dízimos, em sua maior parte, iam beneficiar o alto clero e instituições estranhas ao serviço paroquial. Em suma, as quantias arrecadadas não eram devidamente aplicadas aos fins estipulados pela legislação eclesiástica e civil.
No Brasil, inicialmente, no tempo de colônia e Império, vigorava a contribuição do dízimo, cobrado e em parte administrado pelo Estado, então oficialmente unido à Igreja. Quando do advento da República se deu a separação de Igreja e Estado, viu-se a Igreja privada dos recursos materiais ordinários para o cumprimento de sua missão evangelizadora. Daí ter tomado maior vulto e importância o processo que, de modo geral, até hoje vigora, de se exigirem dos fiéis, por ocasião dos serviços religiosos, contribuições determinadas, ditas “taxas, espórtulas e coletas”.
Com efeito, entre muitas outras considerações possíveis, não se pode negar que a contribuição dos fiéis, exigidas por ocasião dos atos religiosos, gerou em muitos a idéia de uma comercialização das coisas sagradas, como se Missa, Batismo, Matrimônio, etc., tivessem um preço e fossem comprados pelos que os solicitam.
Além disso, tal processo parece desvirtuar o sentido comunitário da contribuição dos fiéis, assim como sua finalidade teocêntrica, aparentando ser principalmente uma mera contratação particular de serviços.
Somente no começo no século XX é que a Igreja assumiu os erros e começou um trabalho de novamente devolver ao sistema do Dízimo a sua verdadeira finalidade. No Brasil, foi durante a XIV Assembléia Geral da CNBB, realizada em Itaici, no ano de 1974, que a implantação do dízimo passou a ser uma meta a ser atingida por todas as Igrejas particulares (Dioceses), como um sistema de contribuição sistemática e periódica, que substitua progressivamente o sistema de taxas;
Assim, a prestação de contribuições aos serviços do culto e dos irmãos vem a ser também o testemunho, dado ao mundo, de que os cristãos reconhecem o sentido social e comunitário dos bens a eles confiados. Ninguém recebe de Deus para si apenas, mas sim também em vista do próximo.
PASTORAL DO DÍZIMO – PARÓQUIA SÃO BENEDITO
Fontes: Documento 8 – Estudos da CNBB e Livro Dízimo é Partilha (Cristovam Iubel).

4 comentários:

Aldo disse...

Bom dia a todos: Uma dúvida: Se a finalidade da XIV com relação ao dízimo, era pra ser implantado em todas as Dioceses, com a finalidade de substituir as taxas de Missa, Batismo, Crisma, Casamento, etc... Por que, Após 46 anos, ainda não teve êxito, pois as Dioceses, continuam com a cobrança de taxas pelos serviços religiosos?

Muito grato pela atenção!
Geraldo Albuquerque

Izaquiel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciano disse...

Quero ver o q Deus, vai dizer a esses líderes quando chegar diante dele.

Jofre Martins disse...

Onde há dinheiro fácil há ladrões. Dízimo nas igrejas é invenção de "cegos" epirituais.

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >