"Qual nome do missionário francês que o "santo" José de Anchieta enforcou com as próprias mãos em 1567, no Rio? 1-) JEAN JACQUES LE BALLEUR, OU 2-) JOÃO BOLLÉS ???? ..."
Dr. Aníbal Pereira Reis falsificou uma carta e a atribuiu falsamente ao Cardeal Agnelo Rossi - O jornal batista que a publicou, por força de lei, teve que desmentir na mesma página e com igual destaque. Ver isso em
Autor:
Oswaldo
I - A MENTIRA
"DE ACORDO COM O LIVRO ROY DEL'AMERIQUE, pp. 170-171, de 1897, E AINDA EM CONSONÂNCIA COM O LIVRO "O SANTO QUE ANCHIETA MATOU" DO EX-PADRE ANÍBAL PEREIRA DOS REIS: "E porque o carrasco, talvez condoído, sem coragem de apressar a morte da vítima inocente - ele mesmo, José de Anchieta," no dizer do católico Arthur Heullard, "acaba de matá-lo, dizendo, ufano, ao carrasco acovardado: Eis aí como se mata um homem!" SE ALGUÉM TIVER ESTÕMAGO PARA LER O JURAMENTO DOS JESUÍTAS, VERÁ QUE ANCHIETA, ESTAVA APENAS NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO!!!"
II - ONDE ELA SE ENCONTRA
1. PERGUNTA (ACUSAÇÃO) DE EVANGÉLICO EM ANSWERS.YAHOO
2. EBAH - "O SANTO QUE ANCHIETA MATOU":
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABCZ0AC/santo-que-anchieta-matou |
III - A VERDADE
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070523190523AAVwVw2 |
Mapa francês da baía de Guanabara, c. 1555. Rico em detalhes, mostra a conformação topográfica original do Pão de Açúcar (Pot de Beurre), afastado da praia. Com os morros da Urca e Cara-de-Cão, ele formava a Ilha da Trindade, que hoje está integrada ao continente em consequência de assoreamento e de um aterro no final do século XVII. Outra curiosidade é a indicação de pontos de interesse, ora em francês, ora em língua indígena. |
Biblioteca Nacional - Retrato de Anchieta que se encontra em Roma. |
Depois de ser conduzido à Bahia, foi mandado para Portugal, onde teve o seu primeiro processo concluído em 1569; houve um segundo processo na Índia em 1572 no qual finalmente foi condenado pelo tribunal da Inquisição de Goa.
Relativamente à questão da Inquisição trataremos em outro desmentido.
Aqui apenas só nos interessa saber se o assassinato relatado pelos protestantes não passa de pura maxambeta montada pelos invasores em sua campanha anti-jesuítica, episódio no qual não houve qualquer participação de Anchieta.
Ler referências ao caso em WIKIPÉDIA.
Relendo obras digitalizadas da Biblioteca Nacional encontrei os seguintes registros:
CARTAS JESUÍTICAS - III - CARTAS, FRAGMENTOS HISTÓRICOS E SERMÕES - Do Padre Joseph de Anchieta, S. J. - (1554 - 1594) - 1933 - "CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA, S/A. - Rua Lavradio, 160 - RIO DE JANEIRO - Pg. 157:
Nota 179 da pg. 157 - provando que Bolé não foi executado no Brasil nem por mão de Anchieta ou sequer por ele assistido espiritualmente |
Nenhum comentário:
Postar um comentário