TRADUZIR

sábado, 30 de agosto de 2014

HÁ DIFERENÇA ENTRE CULTO E ADORAÇÃO?


Mas vejamos o que os nossos críticos dizem:

"Veja o vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões. Confesso que fiquei abismado em saber que a Igreja Católica "manda cultuar homens e anjos". Sinceramente, na minha ingenuidade, eu achava que "não era bem um culto". Pelo menos acreditava nessa explicação. Mas o padre Paulo Ricardo, apresentador do "A resposta Católica" tirou todas as minhas dúvidas. Os católicos realmente "cultuam mesmo" outros seres. Quebram de forma acintosa o mandamento do Deus altíssimo, que proíbe de forma clara e inequívoca tal prática: "Não as adorarás [nem] lhes darás culto" (Êxodo 20:5).



124 - Qual a diferença entre a beatificação e a canonização?


A verdade é que o Catolicismo Romano abandonou a Bíblia como regra única de fé e de prática. No lugar dela, com a mesma autoridade ou ainda maior, abraçou a tradição e as bulas papais. O resultado disso é o inevitável desvio".


ORIGEM DA ACUSAÇÃO

E HÁ DIFERENÇA ENTRE CULTUAR E ADORAR? 

Para os evangélicos nenhuma. Porém vejamos se tal é verdade analisando a origem do termo CULTO: 

Etimologicamente, CULTO vem do latim: cultura-ae, cognato do verbo colo-colis-colut-cultum-colere tendo este verbo diversos significados. As acepções de colere são: 


"cultivar, habitar, proteger, ocupar-se de, cuidar de, adornar, preparar, realizar, cumprir, praticar, honrar, venerar, respeitar" (Dicionário Latim-Português).

Sendo assim, a contar da origem da palavra, podemos saber que nem todos os cultos são cultos de ADORAÇÃO. O Dicionário PRIBERAN nos dá os seguintes significados de CULTO que nada têm a ver com adoração:

5. [Figurado]  Veneração; respeito.

6. Amor intenso.

Diante do apresentado, caríssimo evangélico, quem você acha que está certo: Você ou os dois dicionários que lhe mostrei?
.

Autor: Oswaldo
Fonte: Contra as Mentiras Religiosas (suprimida com o Orkut)
Gosta de DEBATES? 
Acesse "Mentiras em Sites Religiosos-MSR-4" no:
Veja também o Índice das Mentiras em GOOGLE+
Acesse também:

.


Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >