TRADUZIR

quarta-feira, 16 de abril de 2014

DIFERENÇA "TEÓRICA" ENTRE ADORAR E VENERAR - PURGATÓRIO E ORAÇÃO PELOS MORTOS

UM EVANGÉLICO - "...  os católicos sustentam que a prática deles com relação aos santos é de apenas veneração, ao passo que o que os pagãos fazem aos seus deuses não é veneração, mas adoração. O problema com isso é que, como mostrei neste artigo, não existe qualquer diferença na prática entre aquilo que os católicos fazem aos santos em relação ao que os pagãos fazem a seus deuses. Existe, no máximo, uma diferença teórica, que consiste no fato de que os pagãos declarativamente reconhecem o objeto de culto como um deus, enquanto os católicos reconhecem como um santo".


Entre SER SANTO e SER DEUS, segundo o evangélico acima, a diferença que existe é praticamente nula, não passando de reles teoria de católicos. Enfim, segundo ele, ser santo é o mesmo que ser Deus. 

A Bíblia, entretanto, diz que somente os santos poderão ver a Deus (Hb 12,14) e afirma igualmente que há só Deus (Ef 4,6).  Ora, se há um só Deus, então não podem haver santos, que, pela fala do "crente" acima, são outros deuses. segue-se, então, que ao contrário do ensino católico, não podem existir santos.

Ah, somente agora entendo porque não existem santos entre os evangélicos e entendo também porque evangélicos não podem entrar nos céus, pois ali somente entram os que adquiriram a santidade.

Para nós católicos a questão se torna bem mais simples: Santos não são deuses e entre um e outro há uma diferença astronômica. Deus é um só e não pode haver mais que um! Iremos todos para o céu e veremos a Deus eternamente face a face, isto é, os que se encontrarem em estado de graça (sem pecado mortal). 

- E aqueles que ainda não obtiveram a santidade exigida para entrar nos céus? 

Muito simples também, porém terão de passar pelo fogo da purificação segundo consta das passagens - Mt 5,26; Lc  16,9; Mt 12,32; Mt 12,36; Mt 18,34; 1 Cor 3,13-15; Mt 18, 32-35; Lc 12,47; Lc 16,9; Cl 3,25; Hb 12,14; Hb 12,14; I Pe 3,19; Ap 21,27); mais testemunhos da Igreja primitiva e arqueológicos:

O CÁRCERE - "Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta. Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao seu ministro e sejas posto em prisão. Em verdade te digo: dali NÃO SAIRÁS ANTES DE TERES PAGO O ÚLTIMO CENTAVO " (Mt  5,26).  

AMIZADE COM OS SANTOS - "Eu vos digo: fazei-vos amigos com a riqueza injusta, para que, no dia em que ela vos faltar, eles vos recebam nos tabernáculos eternos." (São Lucas 16,9) 

PECADOS PERDOADOS NA OUTRA VIDA - "Todo o que tiver falado contra o Filho do homem será perdoado. Se porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste século nem no século vindouro. " (Mt 12,32)   

PALAVRAS INÚTEIS - "Eu vos digo que de toda palavra inútil, que os homens disserem, DARÃO CONTA NO DIA DO JULGAMENTO" (Mt 12,36)  

O SERVO IMPIEDOSO - "Então o senhor o chamou e lhe disse: Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. Não devias também tu compadecer-te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti? E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a sua dívida. " (São Mateus 18,34) 

PASSANDO PELO FOGO - "... a obra de cada um aparecerá. O dia (do julgamento) demonstrá-lo-á. Será descoberto pelo fogo; o fogo provará o que vale o trabalho de cada um.  Se a construção resistir, o construtor receberá a recompensa.  Se pegar fogo, arcará com os danos. Ele será salvo, porém passando de alguma maneira através do fogo." (1 Cor 3,13-15)

PENA MAIOR E PENA MENOR - "Aquele servo que conheceu a vontade de seu senhor, mas não se preparou e não agiu conforme sua vontade, será açoitado muitas vezes. Todavia, aquele que não a conheceu e tiver feito coisas dignas de chicotadas, SERÁ AÇOITADO POUCAS VEZES" (Lc 12,47).   

TABERNÁCULOS ETERNOS - "Eu vos digo: fazei-vos amigos com a riqueza injusta, para que, no dia em que ela vos faltar, eles vos recebam nos tabernáculos eternos." (São Lucas 16,9) 

SALVO ATRAVÉS DO FOGO -  QUEM PECA HÁ DE PAGAR - "Quem cometer injustiça, PAGARÁ PELO QUE FEZ injustamente; e não haverá distinção de pessoas. " (Colossenses 3,25)   

SOMENTE SANTOS - SANTIDADE (perfeição) - "... procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, SEM A QUAL NINGUÉM PODE VER A DEUS". (Hb 12,14)   

ESPÍRITOS DETIDOS - " ... mas [Cristo] foi vivificado quanto ao espírito. É neste mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que ERAM DETIDO NO CÁRCERE, àqueles que outrora, nos dias de Noé, TINHAM SIDO REBELDES..." (I Pe 3,19)  

PURIFICAÇÃO DE TODA MANCHA - "Nela (na Jerusalém Celeste) jamais entrará ALGO DE IMUNDO e nem os que praticam abominação e mentira" (Ap 21,27).   


TESTEMUNHOS DA IGREJA PRIMITIVA - Bispo de Hierápolis (séc. II), na Frígia, Abércio mandou esculpir numa lápide os dizeres que recobriam o seu túmulo, dizeres que terminam com a seguinte advertência: "Estas coisas quem compreende, ORE POR ABÉRCIO, todo o que comunga com ele."   

No cemitério de Priscila, em Roma, foi gravada no séc. III a inscrição: "Rogo-vos irmãos, todas as vezes que aqui vindes A ORAR E REZAR INSTANTEMENTE ao Pai e ao Filho, LEMBRAI-VOS DA CARA ÁGAPE, a fim de que Deus Todo-Poderoso guarde Ágape pelos séculos". 

Em Alexandria, no Egito, foi encontrada uma inscrição com os dizeres: "Que o Senhor se recorde da dormição e do repouso de Makara, a muito meiga: QUE O LEITOR ORE POR ELA". (P. 41).   

Além disso, há os testemunhos patrísticos como São João Crisóstomo que disse: "OS APÓSTOLOS INSTITUÍRAM A ORAÇÃO PELOS MORTOS..." (P. 42).  

Além da Didaqué, etc... 




Autor: Oswaldo



Consulte também:

Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >