TRADUZIR

quinta-feira, 31 de maio de 2012

MARIA É A ARCA DA NOVA ALIANÇA



Maria, a Arca da Nova Aliança 


1 - Por que os católicos afirmam que Maria é a Arca da Nova Aliança?

Vamos fazer comparações entre as duas arcas (Maria e a Arca do AT), com passagem Bíblicas.

Todos nós sabemos que o Antigo Testamento está cheio de histórias, pessoas e eventos históricos. Um tipo é uma pessoa, coisa ou evento no Velho Testamento que prenuncia algo no Novo Testamento. É como um gosto ou uma dica de algo que será cumprido ou realizado. Tipos são como imagens que ganham vida de uma maneira nova e excitante quando visto através dos olhos da revelação de Cristo. Agostinho disse que "o Antigo Testamento é o Novo escondido, mas o Novo Testamento é o Velho revelado" ( catequese dos instruídos 4:8).








Autor: Steve Ray, um ex batista convertido à Igreja Católica


Tradução: do irmão Svladimyr Moskov


Fonte: Crossing the Tiber





Postado no Orkut: por Cleber Souza em 23/12/2011








2 -- A idéia de tipologia não é nova. Paulo diz que Adão era um tipo da pessoa que estava por vir, Cristo (Rm 5:14). Os primeiros cristãos entenderam que o Antigo Testamento era cheio de tipos ou imagens que foram cumpridas ou realizadas no Novo Testamento.


Aqui estão mais alguns exemplos de tipologia bíblica:



• Pedro usa a arca de Noé como um tipo de batismo cristão (1 Pd 3:18-22).


• Paulo explica que a circuncisão prenunciou o batismo cristão (Col 2,11-12).


• Jesus usa a serpente de bronze como um tipo de sua crucificação (Jo 3:14;. Cf Nm 21:8-9).


• O cordeiro pascal prefigura o sacrifício de Cristo (1 Cor 5:7).


• Paulo diz que Abraão "considerou que Deus era capaz de levantar os homens, mesmo dentre os mortos, daí, figurativamente falando, ele recebeu de volta" (Hb 11:19).


3 --- A Arca da Aliança no AT



Deus instruiu Moisés a construir uma tenda cercada por pesadas cortinas (cf. Ex 25-27). Dentro do tabernáculo era para colocar uma arca de madeira de acácia coberta com ouro por dentro e por fora. Dentro da Arca da Aliança foi colocado um jarro de ouro segurando o maná, a vara de Arão que floresceu e as tábuas de pedra da aliança (cf. Hb 9:4).


Quando a arca foi concluída, a nuvem de glória do Senhor (o Shekinah Glory) cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo (Ex 40,34-35; Nm 09:18, 22). O verbo para "cobrir" ou "a ofuscar" e a metáfora de uma nuvem são usadas na Bíblia para representar a presença e a glória de Deus.




4 -- É fácil perceber o paralelo entre o Espírito Santo ofuscando a arca e do Espírito Santo ofuscando Maria (Lucas 1,35), entre a Arca da Antiga Aliança como a morada de Deus e Maria como a nova morada de Deus.



Deus foi muito específico sobre todos os detalhes exatos da arca (Ex 25-30). Era um lugar onde o próprio Deus habitaria (Ex 25:8). Deus queria que suas palavras inscritas na pedra fossem alojada num recipiente perfeito coberto de ouro puro por dentro e por fora. Quanto mais que ele iria querer a sua Palavra-Jesus-de ter um lugar perfeito! Se o Filho unigênito viesse a fixar residência no útero de uma jovem humana, porque ele não iria fazê-la perfeita?







5 -- A Virgem Maria é o santuário vivo da Palavra de Deus, a Arca da Nova e Eterna Aliança. Na verdade, conta São Lucas da Anunciação do anjo a Maria incorpora muito bem as imagens da tenda da congregação com Deus no Sinai e do templo de Sião. Assim como a nuvem cobriu o povo de Deus em marcha no deserto (cf. Nm 10:34; Dt 33:12, Sl 91:4) e assim como a mesma nuvem, como um sinal do mistério divino presente no meio de Israel, pairava sobre a Arca da Aliança (cf. Êx 40:35), então agora a sombra do Altíssimo envolve e penetra o tabernáculo da Nova Aliança que é o ventre de Maria (cf. Lc 1:35). (Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, O Santuário: Presença, Memória e Profecia do Deus Vivo )







6 --- Mais comparações entre AT e NT





David saiu para recuperar a arca (1 Sm 6:1-2). Depois que um homem chamado Uzá foi morto quando ele tocou a arca, David estava com medo e disse: "Como pode que a arca do Senhor venha me visitar?" Ele deixou a arca na região montanhosa da Judéia durante três meses. Também nos é dito que Davi dançou e pulou na frente da arca e todos gritavam de alegria. A casa de Obede, em Edom, que tinha abrigado na arca, foi abençoada, e depois David levou a arca para Jerusalém (2 Sm 6:9-14).

Compare David e a arca no relato de Lucas sobre a Visitação:


Naqueles dias, Maria se levantou e foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá, e ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. E quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. E por que me é dado, que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Pois eis que, quando a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê em meu ventre saltou de alegria. Bem-aventurada é aquela que acreditou porque vai acontecer o que o Senhor prometeu." (Lc 1:39-45)


7 -- • Quando Davi viu a arca se alegrou e disse: "Como pode que a arca do Senhor venha me visitar?" Elizabeth usa quase as mesmas palavras: "Por que me é dado, que a mãe do meu Senhor venha me visitar?" Lucas está nos dizendo algo dirigindo nossas mentes de volta para o Antigo Testamento, mostrando-nos um paralelo.


• Quando David se aproximou da arca, ele gritou e dançou e pulou na frente da arca. Ele estava usando um éphode, as roupas de um sacerdote. Quando Maria, a Arca da Nova Aliança, aproximou-se de Isabel, João Batista pulou no ventre de sua mãe e João era da linhagem sacerdotal de Aarão. Ambos pularam e dançaram na presença da arca. A Arca da Antiga Aliança permaneceu na casa de Obede, em Edom durante três meses, e Maria permaneceu na casa de Isabel por três meses. O local que abrigava a arca durante três meses foi abençoado, e no parágrafo curto, em Lucas, Elizabeth usa a palavra abençoada três vezes. Sua casa foi certamente abençoada pela presença da arca, e do Senhor dentro.



8 -- A arca retorna à sua casa e termina em Jerusalém, onde a presença e a glória de Deus é revelada no templo (2 Sm 06:12; 1 Rs 8:9-11). Maria volta para casa e eventualmente acaba em Jerusalém, onde ela apresenta Deus encarnado no templo (Lc 1:56; 2:21-22).



O Velho Testamento nos diz que um item foi colocado dentro da Arca da Antiga Aliança, enquanto no deserto do Sinai: Deus disse a Moisés para colocar as tábuas de pedra com os Dez Mandamentos dentro da arca (Dt 10:3-5). Hebreus 9:04 nos informa que dois itens adicionais foram colocados na Arca: "uma urna de ouro contendo o maná, e a vara de Arão que floresceu." Observe o paralelismo surpreendente: Na arca estava a lei de Deus inscrita em pedra; no ventre de Maria era a Palavra de Deus em carne.


Na arca estava a urna com o maná, o pão do céu que manteve o povo de Deus vivo no deserto, no seio de Maria é o Pão da Vida que desceu do céu que dá vida eterna. Na arca era a vara de Arão, a prova do verdadeiro sacerdócio; no seio de Maria é o verdadeiro sacerdote






9 -- Enquanto o apóstolo João estava exilado na ilha de Patmos, escreveu algo que teria chocado qualquer judeu do primeiro século. A arca da Antiga Aliança tinha sido perdida durante séculos, ninguém a tinha visto por cerca de 600 anos. Mas em Apocalipse 11:19, João faz um anúncio surpreendente: "Então, o templo de Deus no céu se abriu, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo." Neste ponto termina o capítulo 11 e começa o capítulo 12. Mas a Bíblia não foi escrita em capítulo, eles foram adicionados no século 12. Quando João escreveu estas palavras, não havia divisão entre os capítulos 11 e 12, era uma narrativa contínua.


O que João diz imediatamente depois de ver a Arca da Aliança no céu? "E um grande sinal apareceu no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas, ela estava com a criança" (Ap 12:1-2). A mulher é Maria, a Arca da Aliança, revelada por Deus a João. Ela foi vista levando a criança que iria governar o mundo com cetro de ferro (Ap 12:5). Maria era vista como a arca e como uma rainha.


10 -- João faz uso de um rico simbolismo bem conhecido, mas é evidente, a partir da própria Bíblia, que a mulher é Maria. A Bíblia começa com um verdadeiro homem (Adão), uma mulher real (Eva), e uma serpente real (o diabo) e também termina com um homem de verdade (Jesus, o último Adão [1Co 15:45]), uma mulher real (Maria, a Nova Eva [Ap 11:19-00:02]), e uma serpente real (o diabo do velho). Tudo isso foi profetizado em Gênesis 3:15.


John Henry Cardinal Newman escreveu sobre esta passagem em Apocalipse:


"O que gostaria de dizer é isto, que o Santo Apóstolo não teria falado da Igreja sob esta imagem em particular a não ser que tivesse existido uma Virgem Maria, que estava exaltada no céu e o objeto de veneração a todos os fiéis. Ninguém duvida que o "menino-homem" de que fala é uma alusão ao nosso Senhor, por que então não é "a mulher", uma alusão a sua mãe?" (Na Virgem Maria)



A arca viajou para a casa de Obede, em Edom, na
região montanhosa da Judéia (2 Sam. 6:1-11). Maria
viajou para a casa de Isabel e Zacarias, na região
montanhosa da Judéia (Lucas 1:39).
11 -- Resumindo as comparações Bíblicas


A arca viajou para a casa de Obede, em Edom, na região montanhosa da Judéia (2 Sam. 6:1-11). Maria viajou para a casa de Isabel e Zacarias, na região montanhosa da Judéia (Lucas 1:39).


Vestido como um sacerdote, Davi dançou e pulou na frente da arca (2 Sam. 6:14). João Batista - da linhagem sacerdotal - pulou no ventre de sua mãe com a aproximação de Maria (Lucas 1:41).


Davi pergunta: "Como pode que a arca do Senhor venha me visitar?" (2 Sam 06:09).. Elizabeth pergunta: "Por que me é dado, que a mãe do meu Senhor venha me visitar?" (Lucas 1:43).


David dá gritos na presença da arca (2 Sam. 6:15). Isabel "exclamou com um grito alto" na presença de Maria (Lucas 1:42).


A arca permaneceu na casa de Obede, em Edom, durante três meses (2 Sam 06:11).. Maria permaneceu na casa de Isabel por três meses (Lucas 1:56).


A casa de Obede, em Edom, foi abençoada pela presença da arca (2 Sm 06:11).. A palavra abençoada é usada três vezes, certamente a casa foi abençoado por Deus (Lucas 1:39-45).


A arca retorna à sua casa e termina em Jerusalém, onde a presença e a glória de Deus é revelada no templo (2 Sm 06:12; 1. Reis 8:9-11).. Maria volta para casa e eventualmente acaba em Jerusalém, onde ela apresenta Deus encarnado no templo (Lucas 1:56; 2:21-22).


12 -- Dentro da Arca da Antiga Aliança - As tábuas de pedra da lei - a palavra de Deus inscrita em pedra, maná do deserto e A vara de Arão.


Dentro da Arca da Nova Aliança - O corpo de Jesus Cristo - a Palavra de Deus na carne, Jesus, o pão da vida descido do céu (João 6:41). verdadeiro Sumo Sacerdote Sacerdote real e eterno do alto.

















Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >