TRADUZIR

segunda-feira, 14 de maio de 2012

FILME "LUTERO" - 19. CONFUSÕES EM WITEMBERG: LUTERO HERÓI

O filme sugere que Lutero teve um heroico desprendimento, salvando inclusive padres indefesos das mãos do populacho enfurecido. 

Doce ilusão! O que ocorreu, de fato, foi que Lutero voltou à cidade para calar as vozes dissonantes – como a de Carlstadt e dos profetas de Zwickau – e colocar fim à baderna que ele mesmo criara. Os profetas já haviam inclusive convencido Melanchthon (sic!) de algumas de suas doutrinas! Nesse sentido, um episódio pitoresco e esclarecedor é a entrevista de Lutero com o anabatista Mark Stübner. Lutero o desafiou a provar sua missão divina – evidentemente todos os reformadores diziam ter uma missão divina – através de um sinal miraculoso. Stübner, ao invés de devolver o desafio a Lutero, soberbamente afirmou que poderia dar tal sinal. Lutero esbravejou então que seu Deus impediria os falsos deuses de Stübner a cumprirem tal milagre (sic!) e a entrevista terminou por aí... (Grisar: 219)

Lutero usou o mesmo expediente contra Tomás Munzer em Mulhouse, e contra Carlstadtproibindo-lhes então a pregação (sic!) (Franca, IRC: 177). 

E nunca houve a cena de Lutero salvando os padres das mãos enfurecidas do povo. Outra grossa mentira. 

Índice - Filme Lutero

Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >