A PEDRA (CEFAS DO ARAMAICO) QUE NÃO ERA PEDRA
SEGUNDO OS "PAIS DA IGREJA" DOS 77 QUE OPINARAM SOBRE Mt 16,18 78% DISSERAM QUE "CEFAS" (PEDRA) NÃO ERA "CEFAS"
SEGUNDO OS "PAIS DA IGREJA" DOS 77 QUE OPINARAM SOBRE Mt 16,18 78% DISSERAM QUE "CEFAS" (PEDRA) NÃO ERA "CEFAS"
"... dos inúmeros “pais da Igreja”, somente 77 opinaram a respeito do assunto de Mateus 16.18, sendo que 44 reconheceram ser a fé de Pedro a rocha. 16 deles julgaram ser o próprio Cristo e somente 17 concordaram com a tese vaticana.
Nenhum deles afirmavam a infalibilidade de Pedro e tão pouco o tinham como papa.Ou seja 77,92% dos país da igreja que se pronunciaram sobre Mt 16.18 eram contra a tese vaticana".
I - A MENTIRA
MARLON VITOR
II - ONDE SE ENCONTRA ESTA MENTIRA
1. MINISTÉRIO PALAVRA FIEL
3. CACP - MINISTÉRIO CACP
4. CELEBRANDO DEUS
SEGUEM-SE, NA INTERNET, MAIS ALGUMAS PÁGINAS COM SITES EVANGÉLICOS QUE REPETEM A MESMA MENTIRA.
O desmentido é parte do excelente trabalho de nosso irmão EDER SILVA no site denominado APOSTOLADO - DEFESA CATÓLICA. Link no final.
"Dando um pouco de paz à Bíblia, que é violentada pela tirania protestante, o inimigo do papado recorre à tradição a fim de consolidar sua negação do primado:
TIRANIAS: A COMUNISTA QUE OPRIME A MASSA; A PROTESTANTE QUE OPRIME A PALAVRA DE DEUS |
"Dos inúmeros pais da Igreja, somente 77 opinaram a respeito do assunto de Mateus 16.18, sendo que 44 reconheceram ser a fé de Pedro a rocha. Os outros 16 julgaram ser o próprio Cristo e somente 17 concordaram com a tese vaticana. Nenhum deles afirmou a infalibilidade de Pedro e tampouco o tinham como papa. Exemplo disso é Santo Agostinho que, em uma de suas obras, 13 expressamente afirmam que sempre, salvo uma vez, ele havia explicado as palavras sobre esta pedra — não como se referissem à pessoa de Pedro, mas sim a Cristo, cuja divindade Pedro havia reconhecido e proclamado".
Da lista protestante, somente 17 teriam se pronunciado a favor da interpretação católica.
Para desmascararmos esse argumento, que não passa de mais uma manipulação de dados históricos, relacionaremos 35 nomes que proclamam em voz alta o primado de São Pedro:
1) Tertuliano
2) S. Ambrósio
3) S. Optato de Milévio
4) S. Hilário
5) S. Zenão de Verona
6) S. Basílio
7) S. Gregório Nisseno
8) Teofilacto,
9) S. Afraates
10) Macário de Magnésia
11) Proclo, bispo de Constantinopla
12) Gaudêncio, bispo de Bréscia
13) Firmiliano de Cesaréia.
14) S. Cirilo de Jerusalém
15) Cassiano Contra Nestorium
16) S. Máximo de Turim
17) Astério de Amaséia
18) S. Cipriano
19) S. Jerônimo
20) Macedônio, patriarca de Constantinopla
21) João VI, patriarca de Constantinopla
22) S. Próspero de Aquitânia
23) S. Gregório de Nazianzeno
24) S. Cirilo de Alexandria
25) S. Crisóstomo
26) Eusébio de Cesaréia
27) S. Agostinho
28) S. Máximo
29) S. Nicéforo
30) S. Leão Magno
31) Orígenes
32) S. Epifânio
33) S. Nilo
34) S. Efrém
35) Vitorino
De 17 para 35 temos uma diferença de 18
Embora alguns Santos Padres tenham desenvolvido outros sentidos para Mateus 16,18, sem negar a interpretação literal, na antiguidade cristã não existe um só testemunho contra o primado de Pedro. E quem nos garante isso é o insuspeito Loisy:
“Semelhantes interpretações poderão ter sido propostas pelos antigos comentadores em vista das aplicações morais e relevadas pela exegese protestante com interesse polêmico. Mas se quisermos transformá-las em sentido histórico do Evangelho, não passam de distinções nulas que fazem violência ao texto” (apud Pe. Leonel Franca. Catolicismo e Protestantismo. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Agir. 1952, p. 36).
Tertuliano: "A Igreja foi construída sobre Pedro" (De praescr. haereticorum, XXII.2-4)
S. Cipriano: "Sobre um só foi construída a Igreja: Pedro" (De Unitadis Ecclesiae 4.5)
Santo Ambrósio: "Onde há Pedro, aí há a Igreja de Jesus Cristo".( Enarr. in Ps. XL, n. 30. Apud VATICANO)
29/03/11
Profeta
OSVALDO, Já que antes de Cristo também não tinha relação de papas e tá livre as inscrições, tá na hora de incremendar uns nomes aliatóriamente e dizer que eram papas da tua igreja.
Vai nessa irmão!!
Daqui a pouco até Abraão vai encabeçar a lista!
29/03/11
vanderley
Divertido ver o choro dos hereges.
Quer um lenço, profeta ??
29/03/11
José Miky
"Já que antes de Cristo também não tinha relação de papas e tá livre as inscrições, tá na hora de incremendar uns nomes aliatóriamente e dizer que eram papas da tua igreja".
_______________
Quem tem Igreja é Nosso Senhor Jesus Cristo. Alguns protestas têm arremedos de igreja.
29/03/11
Totus Tuus,
Divertido ver o choro dos hereges.
Quer um lenço, profeta ?? -2
29/03/11
Victor
^^^^
Ver o Macedinho ter sua boca limpada com um maçarico industrial: não tem preço.
30/03/11
OSWALDO
Profeta - "Já que antes de Cristo também não tinha relação de papas e tá livre as inscrições, tá na hora de incremendar uns nomes aliatóriamente e dizer que eram papas da tua igreja. Vai nessa irmão!!"
_______________
Falar aleatoriamente é facinho, facinho!!!!!! Só nós, os católicos, podemos apresentar documentos probatórios; quanto aos protestantes resta-lhes apenas MENTIR DESCARADAMENTE como já foi demonstrado neste tópico.
Mentindo?! Você não tem vergonha? |
É dureza para quem acredita na ilusão protestante ter que ENGOLIR À SECO que realmente são MENTIROSOS demonstrando que efetivamente são filhos da mentira.
Ah!!!! Não pense que não vou colocar um documentinho que prova que VOCÊ TAMBÉM É MENTIROSO por sugerir que a lista dos papas é inventada. Lá vai:
"... Com esta comunidade, de fato, dada à SUA AUTORIDADE SUPERIOR, é necessário QUE ESTEJA DE ACORDO toda comunidade, isto é, OS FIÉIS DO MUNDO INTEIRO; nela sempre foi conservada a tradição dos apóstolos. (...) [Pedro e Paulo] confiaram a Lino o ministério do episcopado. [...] A Lino sucedeu Anacleto. A seguir, Clemente; Clemente vira os apóstolos, conversara com eles e ainda tinha ouvido sua pregação. [...] A Clemente sucedeu Evaristo, e a Evaristo, [sucedeu] Alexandre. Depois, em sexto lugar após os apóstolos, veio Xisto... " (Ireneu de Lião, 180 d.C., Contra as Heresias III,3,2-3).
2 comentários:
Oswaldo,
ao meu ver, o senhor cometeu um erro básico de lógica, pois começa o artigo citando a afirmação protestante sobre a interpretação da palavra "pedra" na passagem em Mateus, mas refuta essa afirmação com a relação de autoridades católicas que afirmaram o primado de São Pedro, o erro é que a 2ª afirmação não invalida a 1ª.
Perceba que são 2 assuntos diferentes:
- a interpretação da palavra pedra na passagem em Mateus
- o primado de São Pedro.
Essas autoridades que o senhor cita afirmam o primado de Pedro, mas isso não significa negar que a palavra pedra em Mateus era referente a Pedro, alguém poderia afirmar que a palavra pedra ali se refere a Cristo e ao mesmo tempo afirmar o papado com base em outros trechos da bíblia.
A palavra poderia ser interpretada como aquela em Paulo, quando diz Cristo é a Pedra angular, não negando e nem afirmando o papado.
Entende o que eu digo? Não adianta refutar uma afirmação sobre a interepretação da palavra pedra com a afirmação do papado, seria mais produtivo se houvessem citações de autoridades católicas sobre o caso específico da interpretação da palavra "pedra" no versículo em Mateus, alguma encíclica ou decreto da Igreja, qualquer coisa exceto citação de especialistas, seria importante ter uma posição clara da Igreja, é algo que eu nunca achei, gostaria também de saber e se o senhor souber, por favor me avise.
Caríssimo Cláudio, muito obrigado por sua valiosa contribuição. Quando puder voltarei a esta matéria para analisar mais profundamente suas observações.
Seja louvado N. S. Jesus Cristo.
Postar um comentário