NEILOM - 2 Timóteo 4:7-8 - Quem combate o bom combate, acaba a carreira, guarda a fé e ama a vinda do Senhor, a recompensa não é um suposto purgatório e sim a coroa da justiça. Pecar, todo Cristão peca, só não vive na prática.
Casinha de sapé Pertinho do bambuzá O homem deu um tiro na cazinha da Iaiá |
O primeiro: - o de "não crer nos ensinos da Igreja" que é infalível (1Tm 3,15), recaindo assim na condenação escrita por São Marcos:
"Por fim apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado". (Mc 16,14-16).
Cadinho de fundição de cobre. Museu Arqueológico do Convento do Carmo, em Lisboa. |
O segundo: - o de "não crer no Evangelho" que diz claramente que, mesmo que o fiel, cujas obras, no juízo, serão testadas (como se passasse por um cadinho). Se o que fez não foi bom (se pegar fogo) será punido. Porém, ainda que não lhe reste nada, mesmo assim, a alma não será condenada, se não tiver pecado de morte (Ver no final "Pecado Mortal e Pecado Venial"):
"... a obra de cada um aparecerá. O dia (do julgamento) demonstrá-lo-á. Será descoberto pelo fogo; o fogo provará o que vale o trabalho de cada um. Se a construção resistir, o construtor receberá a recompensa. Se pegar fogo, arcará com os danos. Ele será salvo, porém passando de alguma maneira através do fogo." (1 Cor 3,13-15).
Casa de fardo de palha antes do acabamento - Foto StrawBale.com. |
Neilom, a primeira queima se refere à construção (obras). Aqui, o que se queima é a construção e não o construtor; a segunda fogueira se refere ao próprio construtor. Basta fazer um simples exercício de análise lógica para se chegar a esta conclusão: Quem será salvo, não obstante apresentar-se ao juízo divino de mãos vazias? Resposta: "ele". Não se trata da construção e sim do construtor. E quem haverá de passar através do fogo? Novamente "ele", o construtor e não a construção que já foi queimada.
(PECADO MORTAL E PECADO VENIAL) - "
Toda iniquidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte". (I Jo 5,17).
Autor: Oswaldo
Fonte: CMR - O Purgatório Existe?
Nenhum comentário:
Postar um comentário