OBJEÇÃO - "No final do primeiro século, os judeus se reuniram no Conselho em Jâmnia (também conhecido como Jabné ou Yabneh) para discutir o cânon das Escrituras. A partir deste Conselho, os rabinos elaboraram uma lista oficial dos livros sagrados, que é idêntico ao cânon judaico / protestante".
RESPOSTA: Infelizmente, esta pequena objeção contém tantas imprecisões e exageros que a melhor maneira de responder é fornecer aqui uma descrição real do "concílio" de Jâmnia.
Resposta: Infelizmente, essa curta objeção sofre de várias imprecisões e exageros e a melhor maneira de responder é fornecer aqui uma descrição do real “concílio” de Jâmnia.
A permissão foi concedida e foi criada a escola nos “vinhedos de Jâmnia”2.
Os problemas enfrentados pela nova escola eram sérios. A destruição do Templo de Jerusalém, tornou impossível continuar com os sacrifícios prescritos exigidos no Antigo Testamento. O judaísmo precisava fazer uma mudança radical passando de uma religião de culto (sacrifício e Templo centralizador) a uma “religião do Livro”. Esta mudança, combinada com o crescimento do cristianismo (especialmente com o uso do Antigo Testamento grego para o evangelismo), desde o judaísmo com a ocasião para abordar a questão do cânon das Escrituras 3. A informação que chegou até nós sobre esta atividade canônica é fragmentária e, certamente, aberta a conjecturas.
Note que o nosso opositor chama este corpo, de “concílio de Jâmnia”. Jâmnia não era um concílio, no sentido do concílio de Trento ou o Concílio de Niceia. Foi, ao invés, uma escola rabínica. A ideia de um “concílio” penetrou no vocabulário de todos através dos escritos do famoso historiador judeu H. Graetz, que foi o primeiro a chamar a Jâmnia como um “sínodo” 4. Os cristãos interpretaram o “sínodo” de Graetz como um concílio. No entanto, a palavra concílio implica algumas características que Jamnia não possui. Por exemplo, ao contrário de um concílio cristão, não houve votação, nem promulgação de decretos formais. Em vez disso, Jamnia durou vários anos, e seus pareceres significativos foram preservadas em parcelas nos escritos judaicos mais tardios. É difícil saber exatamente o que era Jâmnia para o judaísmo como um todo. De certa forma, atua como o órgão competente do Sinédrio embora nunca tomasse para si esse nome 5. Portanto, não é correto chamar “Concílio de Jâmnia”. A descrição mais precisa seria "uma escola rabínica" 6.
Jâmnia nunca publicou ou promulgou uma lista de livros do cânon nem discutiu o cânon como um todo. A maioria dos debates eram sobre o livro de Eclesiastes e, possivelmente, do Cântico dos Cânticos 7. Mesmo assim, não há evidências de que as decisões desta escola foram autoritativas para a população judaica em geral 8. Na verdade, as disputas rabínicas sobre a inspiração de certos livros (por exemplo, Eclesiástico e outros) persistiram ao longo dos primeiros três séculos cristãos. Por esta razão, o estudioso protestante F.F. Bruce sabiamente adverte contra a ideia de que a assembléia de Jâmnia “fixou os limites" do cânon do Antigo Testamento 9.
Como a teoria de dois cânones, a teoria Jamnia tem caído em tempos difíceis. Como o estudioso judeu Sid Leiman conclui:
“A opinião generalizada de que o Concílio de Jâmnia fechou o cânon bíblico, ou que canonizou os livros, não é suportada pela evidência e não precisam mais ser levada a sério." 10
Se houvesse um candidato para um fechamento autoritário do cânon do Antigo Testamento no primeiro século d.C, Jamnia provavelmente seria ele. No entanto, não há nenhuma evidência de que nele ocorreu um fechamento presente no início da vida desta escola.
2 - Há alguma questão a saber: se o "vinhedos de Jâmnia" referem-se ao ponto de encontro da escola (ou seja, o encontraram em um vinhedo), ou que a escola foi organizando-se como uma videira com uvas. A escola começou sob rabino Johanan ben Zakkai (70 dC) até o momento da segunda revolta judaica sob rabino Akiba ben Joseph (132 dC). Após a Segunda Revolta, a escola foi reconstituída no Usha.
3 - W.O.E. Oesterley, Introdução aos livros apócrifos (Londres: SPCK, 1958), 122-123
4 - AC Sundberg, "The Old Testament of the Early Church Revisited" - Graetz pode ter emprestado esta terminologia de comentário filósofo judeu Baruch Spinoza sobre o "concilium Pharisaeorum".
5 - Lieman, 121.
6 - ver ABD, 1.841.
7 - Cox, 44; See M. Yadayim, 3:5
8 - cf. Encyclopedia Judaica (Coronet Books, reprint 1994) 6.1147.
9 - Bruce, 34.
10 - Lieman, 124. Veja também ABD, 1,843 - a evidência de um cânone fechado antes do final do primeiro século cristão é “na melhor das hipóteses fraca e pouco convincente”.
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Autor: Gari Michuta
Fonte: Hands on Apologetics
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