TRADUZIR

quarta-feira, 25 de junho de 2014

CONCÍLIO DE JÂMNIA? NÃO. APENAS UMA ESCOLA RABÍNICA


OBJEÇÃO - "No final do primeiro século, os judeus se reuniram no Conselho em Jâmnia (também conhecido como Jabné ou Yabneh) para discutir o cânon das Escrituras. A partir deste Conselho, os rabinos elaboraram uma lista oficial dos livros sagrados, que é idêntico ao cânon judaico / protestante".


RESPOSTA: Infelizmente, esta pequena objeção contém tantas imprecisões e exageros que a melhor maneira de responder é fornecer aqui uma descrição real do "concílio" de Jâmnia.

Resposta: Infelizmente, essa curta objeção sofre de várias imprecisões e exageros e a melhor maneira de responder é fornecer aqui uma descrição do real “concílio” de Jâmnia.

Após a queda de Jerusalém pelos romanos em 70 d.C, Rabban Jonathan ben Zakkai pediu ao general romano, Vespasiano, que acolheu bem disposto ao rabino desde que teve o conhecimento de que ele apoiou a paz com os romanos, para poupar a cidade de Jâmnia e seus eruditos rabinos1. 
A permissão foi concedida e foi criada a escola nos “vinhedos de Jâmnia2

Os problemas enfrentados pela nova escola eram sérios. A destruição do Templo de Jerusalém, tornou impossível continuar com os sacrifícios prescritos exigidos no Antigo Testamento. O judaísmo precisava fazer uma mudança radical passando de uma religião de culto (sacrifício e Templo centralizador) a uma “religião do Livro”. Esta mudança, combinada com o crescimento do cristianismo (especialmente com o uso do Antigo Testamento grego  para o evangelismo), desde o judaísmo com a ocasião para abordar a questão do cânon das Escrituras 3. A informação que chegou até nós sobre esta atividade canônica é fragmentária e, certamente, aberta a conjecturas.
Note que o nosso opositor chama este corpo, de “concílio de Jâmnia”. Jâmnia não era um concílio, no sentido do concílio de Trento ou o Concílio de Niceia. Foi, ao invés, uma escola rabínica. A ideia de um “concílio” penetrou no vocabulário de todos através dos escritos do famoso historiador judeu H. Graetz, que foi o primeiro a chamar a Jâmnia como um “sínodo” 4. Os cristãos interpretaram o “sínodo” de Graetz como um concílio. No entanto, a palavra concílio implica algumas características que Jamnia não possui. Por exemplo, ao contrário de um concílio cristão, não houve votação, nem promulgação de decretos formais. Em vez disso, Jamnia durou vários anos, e seus pareceres significativos foram preservadas em parcelas nos escritos judaicos mais tardios. É difícil saber exatamente o que era Jâmnia para o judaísmo como um todo. De certa forma, atua como o órgão competente do Sinédrio embora nunca tomasse para si esse nome 5Portanto, não é correto chamar “Concílio de Jâmnia”. A descrição mais precisa seria "uma escola rabínica" 6.


 A  moderna  cidade  de  Yavne, construída  em torno do local antigo,  está 
localizada ao sul 21 km de Tel-Aviv, a leste da estrada costeira (# 4), cerca 
de 7 km a sudeste do mar.  O monte de Tel Yavne é uma grande área verde 
aberta,  abrangendo  uma  área de cerca de 450m de comprimento e 350 de 
largura.  Há  poucas  estruturas  antigas  vistas  acima  da  superfície, com 
exceção da torre Mamluke.


Jâmnia nunca publicou ou promulgou uma lista de livros do cânon nem discutiu o cânon como um todo. A maioria dos debates eram sobre o livro de Eclesiastes e, possivelmente, do Cântico dos Cânticos 7. Mesmo assim, não há evidências de que as decisões desta escola foram autoritativas para a população judaica em geral 8. Na verdade, as disputas rabínicas sobre a inspiração de certos livros (por exemplo, Eclesiástico e outros) persistiram ao longo dos primeiros três séculos cristãos. Por esta razão, o estudioso protestante F.F. Bruce sabiamente adverte contra a ideia de que a assembléia de Jâmnia “fixou os limites" do cânon do Antigo Testamento 9.

Como a teoria de dois cânones, a teoria Jamnia tem caído em tempos difíceis. Como o estudioso judeu Sid Leiman conclui:
A opinião generalizada de que o Concílio de Jâmnia fechou o cânon bíblico, ou que canonizou os livros, não é suportada pela evidência e não precisam mais ser levada a sério." 10
Se houvesse um candidato para um fechamento autoritário do cânon do Antigo Testamento no primeiro século d.C, Jamnia provavelmente seria ele. No entanto, não há nenhuma evidência de que nele ocorreu um fechamento presente no início da vida desta escola.


1 -  Ver "The Encyclopedia of Talmudic Sages", Gérson Bader ed, Traduzido por Salomão Katz, (Northvale, New Jersey: Jason Aronson, Inc.)., 152-154 para vários atos rabínicos Rabban Johnathan ben Zakkai desde o cerco de Jerusalém e seu papel no início da escola em Jâmnia.
2 -  Há alguma questão a saber: se o "vinhedos de Jâmnia" referem-se ao ponto de encontro da escola (ou seja, o encontraram em um vinhedo), ou que a escola foi organizando-se como uma videira com uvas. A escola começou sob rabino Johanan ben Zakkai (70 dC) até o momento da segunda revolta judaica sob rabino Akiba ben Joseph (132 dC). Após a Segunda Revolta, a escola foi  reconstituída no Usha.
3 -  W.O.E. Oesterley, Introdução aos livros apócrifos (Londres: SPCK, 1958), 122-123
4 -  AC Sundberg, "The Old Testament of the Early Church Revisited" - Graetz pode ter emprestado esta terminologia de comentário filósofo judeu Baruch Spinoza sobre o "concilium Pharisaeorum".
5 -  Lieman, 121.
6 -  ver ABD, 1.841.
7 -  Cox, 44; See M. Yadayim, 3:5
8 -  cf. Encyclopedia Judaica (Coronet Books, reprint 1994) 6.1147.
9 -  Bruce, 34.
10 -  Lieman, 124. Veja também ABD, 1,843 - a evidência de um cânone fechado antes do final do primeiro século cristão é “na melhor das hipóteses fraca e pouco convincente”.


© 2004 por Gary Michuta. Todos os direitos reservados. Este material possui direitos autorais. Nenhuma cópia, distribuição ou reprodução (eletrônico ou não) é permitida sem a autorização expressa do proprietário dos direitos autorais.
Autorização para esta publicação: "Yes, you have my permission. Please correct whatever needs correction. Only please don't change the content. God Bless. Gary"



Autor: Gari Michuta
Veja o Índice das Mentiras em GOOGLE+
Acesse também:


Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >