TRADUZIR

quinta-feira, 24 de julho de 2014

A IGREJA É MÃE DA BÍBLIA E NÃO SUA FILHA



A Doutrina da Igreja vem do ensino oral que Cristo deixou para os Apóstolos. Note que nos primeiros quatro séculos, muitos cristãos nasceram, viveram e morreram, sem mesmo saber quais eram os livros que deveriam compor a Bíblia. Nos primeiros quatro séculos a Igreja vivia somente da Tradição e do Magistério.

Foi com base na Tradição Apostólica, é que o Magistério Católico definiu o catálogo sagrado. Isto mostra claramente que a Bíblia é filha da Igreja e não sua mãe. Como diz meu amigo Professor Carlos Ramalhete: "pode algo maior sair de algo menor?", é claro que não. A própria Bíblia declara que "A Igreja é a Coluna e o Fundamento da Verdade" (1Tm 3,15). A Igreja é tão anterior à Bíblia que a própria Igreja é citada na Bíblia.

A doutrina protestante "Sola Scriptura", isto é, "Somente as Escrituras", não encontra amparo na Tradição Apostólica, no Magistério da Igreja e nem nas próprias Escrituras. Vamos utilizar a própria Bíblia para desmentir tal doutrina:

A Bíblia não contém toda revelação

"Jesus fez muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que seriam escritos." (Jo 21,25) - o testemunho do apóstolo fala tudo, nem tudo que Jesus ensinou e realizou foi escrito, mas ficou mantido na Tradição Apostólica.

"[Jesus] depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao reino de Deus." (At 1,3) - o que Jesus ensinou aos apóstolos nestes quarenta dias após sua ressurreição não foi importante? Será que Jesus esteve com eles à toa? A Bíblia não nos relata o que Jesus ensinou neste período, mas a Tradição Apostólica sim.

"Tenho muito a vos escrever, mas não quero fazê-lo com papel e tinta. Antes, espero ir ter convosco e falar face a face, para que nossa alegria seja completa" (2Jo 1,12)."Tenho muitas coisas que te escrever, mas não quero fazê-lo com tinta e pena. Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face" (3Jo 1,13-14) - São João ensinou muitas coisas oralmente.

"E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados." (Tg 5,10) - São Tiago Menor recebeu tal instrução da Tradição Apostólica, já que em nenhum lugar da Bíblia, Nosso Senhor Jesus Cristo ensina tal coisa.

A Tradição Apostólica tem autoridade

"Assim, pois irmãos, permanceis firmes, e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa." (2Ts 2,15)

"E o que de mim, através de muitas testemunhas ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para ensinarem outros." (2Tm 2,2)

"Ó Timóteo, guarda o depósito [a tradição] que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência [gnose]." (1Tm 6,20)

"E [os cristãos] perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações." (At 2,42)

"E, quando [Paulo, Timóteo e Silas] iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém." (At 16,4) - forte testemunho da ação do Magistério da Igreja no cristianismo primitivo.
Este é o testemunho da própria Bíblia sobre a doutrina protestante da "Sola Scriptura"..

Autor: Alessandro Lima
Veja o Índice das Mentiras em GOOGLE+
Acesse também:

.

3 comentários:

Antônio Carlos disse...

O texto se remete ao Novo Testamento, não nenhuma alusão ao antigo. Então, permito-me discordar do título "a Bíblia é filha da igreja e não sua mãe." Primeiro: A Bíblia é a palavra de Deus. Manual de fé de todo cristão. Orientadora e bússola da humanidade. Através palavra de Deus, tudo e todos se fez. SEGUNDO: Quem orienta e ensina? Os pais ou os filhos? Se for os filhos, a hierarquia está errada. Então, a Bíblia, como palavra de Deus, é antes da igreja. TERCEIRO: A Igreja Católica se sustenta em três alicerces hierárquicos: A Sagrada Tradição, A Sagrada Escritura (oriunda da sagrada tradição) e o Sagrado Magistério. Neste termo, metaforicamente, podemos dizer, sem medo errar que A BÍBLIA É SIM A MÃE DA IGREJA. Paz e bem a todos.

Unknown disse...

Ensina o Catecismo da Igreja Católica, em seu n. 120: “Foi a Tradição Apostólica que levou a Igreja a discernir quais os escritos que deviam ser contados na lista dos livros sagrados. Esta lista integral é chamada ‘Cânon’ das Escrituras. Comporta, para o Antigo Testamento, 46 (45, se se contar Jeremias e as Lamentações como um só) escritos, e, para o Novo, 27: Para o Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, os dois livros de Samuel, os dois livros dos Reis, os dois livros das Crônicas, Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester, os dois livros dos Macabeus, Jó, os Salmos, os Provérbios, o Eclesiastes (ou Coelet), o Cântico dos Cânticos, a Sabedoria, o livro de Ben-Sirá (ou Eclesiástico), Isaías, Jeremias, as Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias; Para o Novo Testamento: Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João; os Atos dos Apóstolos; as epístolas de São Paulo: aos Romanos, primeira e segunda aos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, primeira e segunda aos Tessalonicenses, primeira e segunda a Timóteo, a Tito, a Filemon: a Epístola aos Hebreus; a Epístola de Tiago, a primeira e segunda de Pedro, as três epístolas de João, a Epístola de Judas e o Apocalipse”. Se a Bíblia é mãe da Igreja, então a Igreja teria de vir da Bíblia, pode algo menor vir de um menor? Jesus é a "cabeça" da Igreja que é seu corpo, e sim a fé da Igreja se sustenta em três alicerces: a Sagrada Tradição o Sagrado Magistério e a Sagrada Escritura, pois os três vieram da Igreja pela "cabeça" que é o pro pio Jesus Cristo. Se dependesse de Marcião e de Árion a Bíblia teria mais ou menos livros, pergunto: Quem foi que teve autoridade para definir o cânon sagrado? demorou praticamente III séculos para se definir o cânon inteiro da Bíblia, inclusive do A.T, pergunto: A Igreja deixou de ser Igreja nesse tempo? Para nós católicos a "Palavra de Deus" é o pro pio Jesus (verbo encarnado), a Bíblia contém livros inspirados pelo Espírito Santo, escritos pelos homens, não somos uma religião do livro... Fique na paz Irmão.

Edson disse...

Cristo disse quem vos ouve a me ouve quem vos rejeita a me rejeita. Ele não disse nada de Escritura meu amigo leia a Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição para você compreender o cristianismo na plenitude. Paz e bem irmão

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >