OSWALDO: - Além disso, Tertuliano não fala do purgatório e sim das OBLAÇÕES PELOS MORTOS. Ora, essas oblações, segundo Tertuliano são calcadas na TRADIÇÃO, esta sim, é bíblica:
NEILOM - Qual a finalidade de se orar para morto?
Mesmo que não houvesse purgatório teria inestimável o valor a oração pelos mortos. Deus quer que o pecador se salve: "... não me comprazo com a morte do pecador, mas antes com a sua conversão, de modo que tenha a vida..." (Ez 33, 11). Será que a nossa oração não pode salvar o pecador? Se acha que não tem valor por que Jesus é tão insistente em nos mandar orar constantemente?
- Ah, dirá você, aquele que morre já está com seu destino selado...
Isto segundo a nossa limitada compreensão nesta vida, não, porém, segundo a realidade da outra vida por causa da onisciência e da insondável misericórdia de Deus. Ele, por força de nossa oração, ainda que feita no futuro, ainda que um milênio depois, poderá atender-nos, antes mesmo que peçamos, pois sendo onisciente (sabe todas as coisas), desde toda a eternidade, já tem conhecimento de nossa oração. Eis aqui o que disse Jesus: "Tudo quanto suplicardes e pedirdes, crede que já recebestes, e assim será para vós" (Mc 11,24).
Tudo o que figura mais belo a nossos olhos, não é nem sombra do que veremos na vida eterna. |
- Ué!!!!? Se eu orar por alguém que morreu há 200 anos, posso ter a certeza de que fui atendido?
Pois é bem assim! Deus sequer estará se antecipando aos nossos pedidos. Para ele, é presente tanto o futuro quanto o passado. Por isso, ele não prevê. Ele vê.
Pois é bem assim! Deus sequer estará se antecipando aos nossos pedidos. Para ele, é presente tanto o futuro quanto o passado. Por isso, ele não prevê. Ele vê.
Veja, amigo Andro, a quem muito estimo, que você tem possibilidade de salvar um parente seu a quem você ama, ou até mesmo, todos os seus antepassados e parentes, ou até mesmo, todos os homens em todos os tempos. Acha muito? Claro, mas se juntar à sua oração os merecimentos de Cristo, ainda pensa que é pouco?
Isso é crer verdadeiramente no poder da palavra de Deus: "Tudo quanto suplicardes e pedirdes, crede que já recebestes, e assim será para vós".
Mas, amigo, qual é a sua? Acredita no que não está na Bíblia (Sola Scriptura) e nega o que está escrito (o Purgatório?). Pese uma coisa e pese a outra e verá que o purgatório está muito mais bem explícito que o Sola Scriptura e isso, além de que se trata do ensino do sustentáculo da verdade (I Tm 3,15) que é a Igreja.
Autor: Oswaldo
Fonte: CMR - O Purgatório Existe?
Nenhum comentário:
Postar um comentário