TRADUZIR

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

MANUAL DOS EXTERMINADORES DE BRUXAS



"Em 1484 o papa Inocêncio VIII assinou uma bula em que deplorava o crescimento da bruxaria e incumbia dois monges dominicanos, Heinrich Kramer e Jacob Sprenger, de iniciarem a uma guerra santa contra ela. Como diretrizes para a monstruosa perseguição que seria iniciada, os dois monges escreveram O Martelo das Feiticeiras, que entrava nos detalhes mais explícitos possíveis para capacitar os inquisidores a forçar confissões de uma pessoa torturada. Este livro chocante foi durante quatrocentos anos o manual padrão para a caça e extermínio das bruxas".


Heinrich Kraemer (também conhecido na versão latina por Heinrich Institoris nascido por volta de 1430 e falecido em 1505) foi um religioso alemão e Inquisidor.
Nasceu em SchlettstadtAlsácia, tendo entrado na Ordem dos Pregadores muito novo, tendo vindo a ser superior do Convento da sua cidade natal.
Em data anterior a 1474 foi indicado como Inquisidor para o Tirol, Salzburgo, Boémia e Morávia. A sua eloquência no púlpito e grande actividade foram motivo de reconhecimento em Roma e era o braço-direito do Arcebispo de Salzburgo. Por altura da Bula Summis desiderantes do Papa Inocêncio VIII em 1484 trabalhava juntamente com James Sprenger para formar uma inquisição dedicada a bruxas e feiticeiras. Em 1485 escreveu um tratado sobre feitiçaria e bruxaria que foi publicado conjuntamente com o seu livro mais famoso Malleus Maleficarum.
Kramer falhou a sua intenção de obter apoio junto dos principais teólogos da Faculdade de Colónia os quais vieram mesmo a condenar o seu livro, como violando a ética e os procedimentos legais, bem como tendo inconsistências com a doutrina Católica. Kramer alegou que o testemunho de 4 dos professores teria sido forjado.
O livro foi denunciado pela Inquisição em 1490 e colocado no Index Librorum Prohibitorum (Indice dos Livros Proibidos). Apesar disso, Malleus Maleficarum tornou-se de facto o guia dos perseguidores de bruxas e feiticeiras na tardia Idade Média. Entre os anos de 1487 e 1520, teve 13 edições, e entre 1574 e 1669 dezesseis.
Em 1495 Kramer foi transferido para Veneza, realizando sermões populares muito apreciados.
Em 1500 obteve autorização para pregar contra os Valdenses e outros heréticos.
Morreu na Boémia em 1505.

Fonte - Wikipédia

Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >