TRADUZIR

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A REDE GLOBO INVESTE PESADO NA DIVULGAÇÃO DO ESPIRITISMO

Vanderlúcio SouzaA Rede Globo investe pesado na difusão do espiritismo em sua programação. Na teledramaturgia da emissora as figuras do mundo católico como padres, freiras e devotos são apresentados de forma estereotipada e ridicularizada, bem diferente da retratação dos personagens espíritas. 

Fonte: Ancoradouro 




Em dias que se fala tanto contra o preconceito, poderíamos nos perguntar o porquê do preconceito contra a Igreja Católica e de seus membros à emissora carioca. Por que favorecer o espiritismo e ridicularizar, algumas veze, personagens do mundo cristão?  O pior de tudo é a confusão  – talvez com um propósito – que fazem acerca do tema, pretendendo associar o espiritismo à fé católica, levando ao público a ideia de que se trate de duas realidades conciliáveis, quando não o são.
As manchetes sobre a próxima novela espírita da globo fazem questão de explicitar que a autora é católica. Denominam essa vertente de espiritismo cristão. A Igreja Católica não reconhece tal ligação e não permite ao católico frequentar sessões mediúnicas ou ter como fonte de doutrinamento a filosofia espírita. Quem queira assim agir que o faça sem a alcunha de católico, isto é uma opção, entanto, reafirmando o pensamento, para quem escolheu ser católico não lhe é permitido um adendo religioso.
A investida da emissora na divulgação do espiritismo  não é ocasional ou sazonal, parece fazer parte da ideologia do grupo, dada a  frequência que aparecem na programação, no decorrer dos anos. A Sra. Lily Marinho, viúva de Roberto Marinho, se diz católica, mas desde a década de 60 é espírita.
Lily Marinho, espírita, viúva 
de Roberto marinho.

Da. Lily é respeitada entre os espíritas pelo seu trabalho de promoção da doutrina. Em  2008 recebeu a comenda Allan Kardec pelos seus préstimos trabalhos na promoção do espiritismo, da Academia espírita de letras, em sessão solene, na Assembléia Legislativa de Goiás.
À revista Veja, edição 1904,2005, a viúva do presidente das organizações Globo revelou seu ritual diário. “enche um copo de água e o coloca ao lado do retrato do marido, na cabeceira da cama. De manhã, joga fora a água. ‘Dizem que tudo de ruim fica concentrado ali’, diz Lily”. Prossegue a matéria sobre Lily Marinho e sua relação próxima com o espiritismo, “Leu Allan Kardec, foi a centros espíritas, visitou Chico Xavier”. Isto desde a década de 60.
Junto à matrona Marinho uma quantidade expressiva de diretores, produtores e artistas em geral são adeptos do espiritismo e produzem o material que chega até nossas casas via concessão pública. Somente neste ano foi produzido um filme sobre Chico Xavier (Globo Filmes), uma novela estreará em breve e ainda no primeiro semestre irá ao ar uma série abordando (positivamente) o espiritismo.
Como católicos precisamos dar uma resposta à proposta da emissora.  Não podemos ser católicos e espíritas. A atitude mais sensata é não assistir e nem dar ‘ibope’ à série, bem como ao filme. Também temos a missão de esclarecer as pessoas que são católicas sobre esta realidade. Deixem que os espíritas assistam, afinal, é um tema importante para eles, não para nós.
Devemos também cobrar da emissora sobre sua postura de estereotipar os personagens católicos ridicularizando-os.
Alguns canais de comunicação com a emissora:
Central de atendimento por e-mail (é preciso cadastrar-se)
Por telefone:
400 22 884 (opção 3 / preço de uma ligação local)
Voltarei a tratar sobre o tema aqui no Blog.

Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >