Fonte: Ancoradouro
As manchetes sobre a próxima novela espírita da globo fazem questão de explicitar que a autora é católica. Denominam essa vertente de espiritismo cristão. A Igreja Católica não reconhece tal ligação e não permite ao católico frequentar sessões mediúnicas ou ter como fonte de doutrinamento a filosofia espírita. Quem queira assim agir que o faça sem a alcunha de católico, isto é uma opção, entanto, reafirmando o pensamento, para quem escolheu ser católico não lhe é permitido um adendo religioso.
A investida da emissora na divulgação do espiritismo não é ocasional ou sazonal, parece fazer parte da ideologia do grupo, dada a frequência que aparecem na programação, no decorrer dos anos. A Sra. Lily Marinho, viúva de Roberto Marinho, se diz católica, mas desde a década de 60 é espírita.
Lily Marinho, espírita, viúva de Roberto marinho. |
À revista Veja, edição 1904,2005, a viúva do presidente das organizações Globo revelou seu ritual diário. “enche um copo de água e o coloca ao lado do retrato do marido, na cabeceira da cama. De manhã, joga fora a água. ‘Dizem que tudo de ruim fica concentrado ali’, diz Lily”. Prossegue a matéria sobre Lily Marinho e sua relação próxima com o espiritismo, “Leu Allan Kardec, foi a centros espíritas, visitou Chico Xavier”. Isto desde a década de 60.
Junto à matrona Marinho uma quantidade expressiva de diretores, produtores e artistas em geral são adeptos do espiritismo e produzem o material que chega até nossas casas via concessão pública. Somente neste ano foi produzido um filme sobre Chico Xavier (Globo Filmes), uma novela estreará em breve e ainda no primeiro semestre irá ao ar uma série abordando (positivamente) o espiritismo.
Como católicos precisamos dar uma resposta à proposta da emissora. Não podemos ser católicos e espíritas. A atitude mais sensata é não assistir e nem dar ‘ibope’ à série, bem como ao filme. Também temos a missão de esclarecer as pessoas que são católicas sobre esta realidade. Deixem que os espíritas assistam, afinal, é um tema importante para eles, não para nós.
Devemos também cobrar da emissora sobre sua postura de estereotipar os personagens católicos ridicularizando-os.
Alguns canais de comunicação com a emissora:
Central de atendimento por e-mail (é preciso cadastrar-se)
Por telefone:
400 22 884 (opção 3 / preço de uma ligação local)
Voltarei a tratar sobre o tema aqui no Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário