TRADUZIR

quinta-feira, 13 de março de 2014

HEROICA HISTÓRIA DOS JAPONESES CATÓLICOS


Arqueólogos revelam história heróica dos católicos japoneses perseguidos durante séculos – 2

Mapa do sitio do castelo de Hara, pintura japonesa. Anônimo siglo XVII
Mapa do sitio do castelo de
Hara, pintura japonesa. Anônimo 
século XVII
continuação do post anterior

A resistência de Shimabara

A resistência de Shimabara teve episódios épicos em que sucessivos exércitos pagões foram derrotados com imensas perdas, sendo que os católicos sofreram muito pouco.


Impotentes, os pagãos pediram auxilio aos holandeses protestantes que primeiro forneceram pólvora e canhões.



O chefe holandês Nicolaes Couckebacker se engajou pessoalmente na batalha. 

Bala de canhão holandês protestante
Bala de canhão holandês protestante

Ele montou os canhões num barco de guerra e na costa.



Estas armas dispararam cerca de 426 projéteis em 15 dias, sem grande resultado, e dois vigias holandeses foram baleados pelos católicos resitentes.



Parte das mais de 400 balas desenterradas pelos arqueólogos podem ser vistas também no Museu de Shimabara.



Os mesmos peritos encontraram 16 cruzes de metal no castelo, provavelmente feitas a partir da fundição dos projéteis.


Afinal os holandeses se retiraram e receberam uma mensagem dos católicos resistentes:

“Não existem soldados mais corajosos no reino para combater conosco, e não estão envergonhados de terem chamado ajuda de estrangeiros contra o nosso pequeno contingente?” (Doeff, Hendrik (2003). Recollections of Japan. Translated and Annotated by Annick M. Doeff. (Victoria, B.C.: Trafford).

Por fim, o Shogun (chefe militar do império) concentrou um exército de 125.000 homens que arrendeu a fortaleza pela fome e falta de munição. 37 000 católicos e simpatizantes foram presos e martirizados logo a seguir. A perseguição se estendeu a todo o império.

Cruz feita com o bronze das balas holandesas
Cruz feita com o bronze das balas holandesas

Em Nagasaki, padres eram mortos em público e queimados vivos. Aproximadamente 80% dos cristãos da cidade foram executados e os outros foram presos ou escravizados.



Prêmios em dinheiro eram oferecidos aos que denunciassem os religiosos clandestinos.



Os portugueses foram expulsos do Japão, e os protestantes foram premiados. Cfr. Os últimos samurais cristãos



Até hoje, em datas festivas, as perseguições aos cristãos são lembradas. Na semana do Festival Okunchi, celebrado entre os dias 7 e 9 de outubro em Nagasaki, os moradores da cidade abrem a porta de suas casas e exibem seus pertences no jardim.



Trata-se de um costume do século XVII, quando eles eram obrigados a mostrar tudo o que possuíam para provar que não eram católicos.

“Vosso coração é semelhante ao nosso”

Nossa Senhora com a Cruz no peito e dois anjos
Nossa Senhora com a Cruz no peito e dois anjos

São Francisco Xavier S.J. aportou no Japão em 1549, iniciando a pregação da religião católica. Sua obra foi continuada com grande sucesso por muitos outros missionários. 



Sessenta anos depois, o Shogun, chefe militar do país, desencadeou uma perseguição contra a jovem Igreja, rivalizando em furor e crueldade com a do imperador Diocleciano no tempo das catacumbas romanas.



As histórias dos mártires japoneses evocam as dos santos dos primeiros séculos no Império Romano. 



Muitos, inclusive mulheres e crianças, foram assassinados com inaudita crueldade.



Porém, os que sobreviveram na clandestinidade mantiveram a fé e a transmitiram a seus filhos durante dois séculos. 



Na Sexta Feira santa de 1865, dez mil “kakure kirisitan”, ou cristãos ocultos,saíram dos povoados e apresentaram-se em Nagasaki aos missionários. 



Estes ficaram de início muito surpresos, pois havia pouco que tinham conseguido ingressar novamente no Japão e mal suspeitavam essa épica história de fidelidade.



Vendo chegar missionários do Ocidente, alguns desses “católicos ocultos” foram à missão e os interrogaram perguntando se eles acreditavam eles no Papa, na Sagrada Eucaristia e em Nossa Senhora.



Ouvindo a resposta positiva, responderam: “Então vosso coração é semelhante ao nosso”.


Mártires de Nagasaki, quadro em Cusco, Peru
Mártires de Nagasaki, quadro em Cusco, Peru.

Esses católicos obedeciam ao conselho dos últimos missionários: só confiarem nos missionários que professassem essas três verdades- chaves da verdadeira religião.



Nagasaki voltou a ser a cidade com mais forte presença católica no Japão. Nas vésperas da Segunda Guerra Mundial, dois de cada três católicos japoneses viviam nela. 



Em 1945, esses católicos sofreram um novo e terrível extermínio pela bomba atômica que foi jogada na cidade.



O exemplo dos “católicos ocultos” japoneses é especialmente estimulante, sobretudo quando se pensa na enxurrada de progressismo e de teologias subversivas que tentam extinguir a fé dos católicos autênticos.

Exemplo do tesouro documental achado no Vaticano
O achado no Vaticano

Uma outra descoberta relativa à gesta dos “católicos ocultos” aconteceu no Vaticano em 2011.


Trata-se de uma coleção de por volta de 10.000 documentos oficiais, escritos na sua maioria, da época da perseguição religiosa ou período “Edo” (1603-1867). 



Eles foram coletados pelo missionário italiano Pe. Mario Marega († 1978) que viveu longos anos no Japão e reuniu pacientemente esse formidável acervo documentário.



O Professor Kazuo Otomo do Instituto Nacional de Literatura Japonesa está agora restaurando e analisando esse tesouro histórico.

Monumento a Dom Justo Takayama Ukon.  Este poderoso senhor feudal (daimo) é lembrado como grande promotor e protetor  do catolicismo. Considerada sua alta posição na nobreza e no governo do Império,  foi exilado junto com centenas de católicos que protegia.  Morreu 40 dias após chegar em Manila, Filipinas.  Está em andamento seu processo de canonização.  Foto de monumento na Praça Dilao, em Manila
Monumento a Dom Justo Takayama Ukon.
Este poderoso senhor feudal (daimo) é lembrado como grande promotor e protetor
do catolicismo. Considerada sua alta posição na nobreza e no governo do Império,
foi exilado junto com centenas de católicos que protegia.
Morreu 40 dias após chegar em Manila, Filipinas.
Está em andamento seu processo de beatificação.
Foto de monumento na Praça Dilao, em Manila

Os documentos são em sua maioria relatórios do controle da religião dos habitantes das regiões católicas.

“Este volume inusualmente grande de relatórios oficiais mostra devassas policiais e privações da liberdade religiosa”, diz o Prof. Otomo.

Os escritos permitirão estudar com minúcia essa perseguição, acrescentou.

Malgrado a brutalidade das leis, o catolicismo sobreviveu especialmente em certas partes da ilha de Kyushu, a terceira maior ilha do arquipélago japonês, ou em ilhas mais remotas, onde ainda há continuadores católicos da pregação de São Francisco Xavier.


O Pe. Marega coletou esses documentos quando morava na ilha de Kyushu antes e depois da II Guerra Mundial. No material também há relatórios oficiais da prefeitura de Oita, onde estão as grutas de que falamos no início destes posts.



Os escritos mostram uma rotina de espionagem da adesão religiosa dos cidadãos residentes, registros de conversões religiosas, policiamento da vida dos parentes de cristãos ou ex-cristãos, e os métodos dos agentes do governo para obrigar os católicos a acalcarem imagem de Jesus e Maria para provarem que não eram católicos.


“Este é o tipo de achado que faz a gente cair de joelhos” disse Rumiko Kataoka, especialista em Histórica Cristã Japonesa na Universidade Católica Junshin de Nagasaki.


“Detalhados documentos oficiais jogam luz sobre a maneira que os católicos mantinham sua fé”, na região, acrescentou ela.

O samurai Hasekura Tsunenaga, chefe da primeira missão diplomática japonesa na Europa.  Seu galeão era o 'São João Batista'. O embaixador foi batizado na capela pessoal  do rei da Espanha em Madri, em 1615. Morreu exortando todos à fidelidade ao catolicismo.  Seus descendentes e servos foram martirizados.
O samurai Hasekura Tsunenaga, chefe da primeira missão diplomática japonesa na Europa. 
Seu galeão era o 'São João Batista'. O embaixador foi batizado na capela pessoal 
do rei da Espanha em Madri, em 1615. Morreu exortando todos à fidelidade ao catolicismo. 
Seus descendentes e servos foram martirizados.



H

Historiadores de Oita cooperarão com o projeto Marega cruzando as informações com as que eles coletaram no local, disse Akihiro Sato, chefe do Arquivo Histórico dos Sábios Antigos da Prefeitura de Oita.


Otomo disse que três dos 21 pacotes de documentos já foram abertos e estão a disposição dos pesquisadores que poderão pesquisar também nos outros pacotes.



“Este é um estudo que mostra o relacionamento entre um estado [pagão] e uma religião [a católica]. Há muitas questões hodiernas que estão envolvidas nisso, para serem estudadas”, acrescentou o Prof. Otomo.



A equipe do Prof. Otomo planeja publicar online todo o material.

O embaixador Hasekura Tsunenaga se ajoelha diante do Papa. Pintura japonesa anônima, século XVII
O embaixador Hasekura Tsunenaga se ajoelha diante do Papa. Pintura japonesa anônima, século XVII

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014


Descobertas capelas dos católicos japoneses perseguidos durante séculos

Gruta perto de Nagasaki, sobre o mar.  Os católicos reunidos foram pegos e martirizados
Gruta perto de Nagasaki, sobre o mar.
Os católicos reunidos foram pegos e martirizados

Na região japonesa de Taketa, muito considerada pela sua beleza natural, foram descobertas oito capelas católicas escavadas na pedra durante a perseguição desencadeada pelo Shogun, governador militar do império, informou a agênciaZenit. 


Situada no centro da prefeitura de Oita Kyushu, Taketa também é conhecida como a pequena Kyoto e está rodeada por montanhas e pelo rio Ono.



Lá estão as águas termais mais conhecidas do império do sol nascente.



Mas a região é também onde a graça do batismo foi vertida com maior abundância. Quando os missionários chegaram à localidade, ela se converteu e foi um dos centros com maior presença católica do Japão.



Um nobre samurai, batizado por São Francisco Xavier em Oita, foi para Taketa. Ali, muitos grandes proprietários de terra foram conquistados pelo exemplo do nobre guerreiro e foram professando a Fé católica.



O primeiro grupo contava 200 fiéis, mas não demorou para que em Taketa que tinha uma população de 40.000 habitantes, mais de 30.000 adotassem o catolicismo.


Capela escavada na pedra em Taketa
Capela escavada na pedra em Taketa

A grande cidade vizinha, Nagasaki, também passou a ser maioritariamente católica.



Tudo mudou com a perseguição religiosa pagã, instigada secretamente pelos protestantes holandeses que também tinham chegado ao país. 



Temendo a morte, inúmeros apostataram, mas muitos outros – calcula-se que a metade – passaram a praticar o catolicismo na clandestinidade, inclusive desprovidos de sacerdotes que pudessem lhes administrar os Sacramentos ou celebrar a Missa.



Os católicos perseguidos construíram esconderijos nas florestas que rodeiam a cidade a fim de praticar suas devoções, ensinar o catecismo e professar sua fé. 



Não podendo ter igrejas, eles escavaram as pedras dos morros, abrindo pequenos locais de culto para se reunirem e rezar.



Localizadas por Goto Atsusi, cujos antepassados foram “católicos ocultos”, oito dessas comovedoras capelas esculpidas na rocha podem agora ser visitadas. 



Acredita-se que exista pelo menos uma centena delas nas rochas vulcânicas de Taketa. Estas rochas são muito resistentes e após quatro séculos podem ser visitadas. 


Atual castelo de Shimabara que alberga o Museu
Atual castelo de Shimabara que alberga o Museu

Nessas capelas “catacumbais” católicos japoneses cheios de fé perseveraram durante séculos, aguardando a vinda de missionários genuinamente católicos.

A descoberta

Há três anos, o secretário para a herança cultural de Taketa leu uma referência a essas capelas num escrito novelesco .

Samurai com terço no pescoço
Samurai com terço no pescoço

Porém, ele intuiu que havia verdade no relato e saiu à procura das capelas dos “católicos escondidos”. E achou oito delas.



O sacerdote jesuíta Cristian Martini Grimaldi foi até Taketa a ver os achados.



Ele havia décadas era missionário no Japão e foi recebido pelo prefeito Katsuji Syuto. 



O prefeito levou-o até uma casa onde se praticava o catolicismo “catacumbal”.



O missionário descreveu sua viagem no “L’Osservatore Romano”(9/1/2014). 



A descoberta trouxe à tona os trabalhos arqueológicos que pesquisam a resistência católica de Shimabara.



Entre 1637 e 1638, os católicos perseguidos se concentraram na fortaleza de Hara, sendo sitiados por poderosos exércitos pagãos.



Livros descrevem que, em momentos de desespero, os camponeses se apoiavam na fé, levantando cruzes e bandeiras brancas.

Cruz de bronze desenterrada em Shimabara
Cruz de bronze desenterrada em Shimabara


Para adquirir coragem, rezavam e gritavam os nomes de Jesus Cristo e da Virgem Maria.


De início, nem todos os que se reuniram na fortaleza eram católicos. Porém, no calor da luta muitos pagãos foram pedindo o batismo.



Uma escavação arqueológica na fortaleza foi iniciada em 1992 com o patrocínio da prefeitura de Nagasaki.



Nos trabalhos estão sendo exumadas imagens de bronze de Jesus, de Maria e de São Francisco Xavier, além de cruzes e rosários.


Espada de samurai com a Cruz gravada
Espada de samurai com a Cruz gravada

Muitos desses objetos de piedade, assim como armas, estão expostos num museu especial dentro do atual castelo de Shimabara.



Podem-se ver espadas de samurai (cavaleiros e guerreiros nobres) com a Cruz gravada nelas, vasos com cruzes, etc.



Também foram recuperadas peculiares imagens católicas. Elas num primeiro relance parecem ídolos pagãos, porém bem observadas são imagens católicas assim feitas para distrair os perseguidores.


continua no próximo post



Acesse o índice das: MENTIRAS CONTRA A IGREJA CATÓLICA


Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >