TRADUZIR

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

GRUPO DE DEPUTADOS DO PMDB DEFENDE APOIO A AÉCIO

Votação obtida pelo tucano no primeiro turno deu ânimo a ala peemedebista que se opunha ao apoio do partido à candidatura da presidente Dilma Rousseff

Na mira do PMDB: votação do tucano dá ânimo a deputados descontentes com Dilma
Na mira do PMDB: votação do tucano dá ânimo a deputados descontentes com Dilma (Ivan Pacheco/VEJA.com)
Depois de Aécio Neves (PSDB) obter no primeiro turno votação muito acima do que indicavam os institutos de pesquisa, parte dos deputados reeleitos pelo PMDB tenta convencer a bancada do partido na Câmara, em reunião marcada para esta quarta-feira, em Brasília, a declarar apoio ao tucano. Esse grupo vai apresentar dois argumentos. O primeiro é de que ficou longe da unanimidade a entrada do PMDB na coligação da candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff. O outro é que, em seu primeiro mandato, a petista deu pouco espaço para os deputados do PMDB participarem do governo.
"A gente vai operar pesado pela mudança", afirmou Darcísio Perondi (PMDB-RS), que apoiou Marina Silva (PSB) no 1º turno e já embarcou na candidatura tucana. Michel Temer, atual vice-presidente da República, foi indicado em junho pelo PMDB para continuar como companheiro de chapa de Dilma neste ano com apoio de 60% da convenção da legenda, porcentual abaixo do esperado pela própria cúpula partidária. Os outros 40% defenderam o rompimento com o PT.
A ideia do grupo anti-PT é pelo menos equilibrar a divisão e já preparar a bancada para o caso de uma eventual vitória de Aécio. Para isso, esses rebeldes contam com o apoio de representantes dos Estados em que PMDB e PT foram adversários na eleição para governador, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Goiás, entre outros. Nesta campanha, houve menos acordos regionais entre as duas siglas, na comparação com 2010.
Para os peemedebistas descontentes com Dilma, Aécio seria um presidente com melhor diálogo com o partido, já que tem experiência como deputado e exerce desde 2011 o mandato de senador por Minas. "Ele, inclusive, já presidiu a Câmara dos Deputados. Convive bem com o Senado. E terá mais facilidade para aprovar as reformas de que o País precisa", afirmou o deputado Danilo Forte (PMDB-CE).
O PMDB, assim como em 2010, elegeu neste ano a segunda maior bancada da Câmara. Ficou com 66 deputados. O PT, com 70. Nesse sentido, a articulação também é considerada uma "reserva de segurança" para a próxima legislatura. Isso porque o líder da bancada, Eduardo Cunha (RJ), tem interesse em se candidatar a presidente da Câmara em 2015. No entanto, ele ainda não se posicionou sobre esse debate interno da sua bancada.
Aparte - Na terça, no Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES) também manifestou seu desacordo com o apoio de sua legenda à reeleição de Dilma. O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), fez um discurso em que exaltou o desempenho da sigla no 1º turno das eleições e disse que o partido "acertou" ao apoiar o projeto dos petistas que, segundo ele, "está mudando o Brasil". O senador capixaba, que apoia Aécio, pediu a palavra e disse a Renan que o PMDB não está unido em torno da reeleição de Dilma. "Estive ao lado da mudança no 1º turno e manifesto minha confiança de que o Brasil votou pela mudança", disse..

Fonte: Veja
Veja o Índice das Mentiras em GOOGLE+
Acesse também:

.

Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >