TRADUZIR

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Batismo em nome de Jesus ou em nome da trindade?


Talvez seja a dúvida de alguns, mas o erro de muitos. Várias crenças defendem que o batismo só deve ser dado em nome de Jesus, ou seja, eles afirmam que é a verdadeira forma de ministrar o batismo. Desse modo, muitos ao afirmarem essa crença, é meramente para apoiar suas heresias, como é o caso das testemunhas de Jeová, por outro lado, outras denominações negam isso sem saber o porquê o fazem, já que não é para apoiar nenhuma outra heresia. O caso das testemunhas de Jeová é para negar a Santíssima Trindade, mas os demais hereges nada se compreende se Jesus foi claro em sua afirmação! Mas mesmo assim eles afirmam dando capítulos, tais como:

38. Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. (Act 2,38)
16. visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em nome do Senhor Jesus. (Act 8,16)

5. Ouvindo isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. (Act 19,5).

Eis as citações que muitos hereges dão, para deixar claro para eles, essas citações não querem mostrar a forma batismal a que os apóstolos batizavam os fiéis, mas dizer que o batismo que está a ser administrado, não é de João, mas de Jesus, porque com certeza João batizava não em nome dele, mas o batismo era conhecido como o de João assim como o batismo de Jesus Cristo, no entanto essas citações acima querem mostrar que o batismo deve ser administrado na autoridade de Jesus, como era o batismo de João na autoridade do mesmo. Para chegar a uma conclusão podemos averiguar essas citações. (Act 1,5, 22; 10,37; 11,16; 13,24; 18,25; 19,4).

Todas essas citações que acabei de dar, mostram a referência do batismo de João, entretanto, como disse mais acima, o batismo que vimos nos capítulos que os hereges se apoiam, não se trata de formula batismal, mas de que o batismo seja na autoridade de Jesus Cristo e que o cristão uma vez batizado surge numa vida nova em Jesus Cristo, pronto a seguir os seus passos numa vida pública. 3. Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte?
4. Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova. (Rm 6,3-4)

Agora falar da formula real do batismo, é falar da passagem de nosso mestre senhor Jesus Cristo que disse:

19. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
20. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo. (Mt 28,19-20)

Portanto essa é a forma real a que nosso senhor Jesus ensinou e enviou, a duas coisas a se notar aqui, uma a de ensinar, a outra de batizar em nome das três pessoas da Santíssima Trindade. Inclusive o mais antigo livro dos apóstolos, a didaqué instrução dos apóstolos, corrobora isso.

1-Quanto ao batismo, faça assim: depois de ditas todas essas coisas, batize em água corrente, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
2-Se você não tiver água corrente, batize em outra água. Se não puder batizar com água fria, faça com água quente.
3-Na falta de uma ou outra, derrame água três vezes sobre a cabeça, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. (Didaqué cap VII, 1-3)

Desse modo, podemos compreender que o batismo dado só em nome de Jesus Cristo não tem validade, porque o batismo é uma manifestação das três pessoas da Santíssima Trindade, como o próprio batismo de Jesus deu testemunho.

16. Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus.
17. E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição. (Mt 3, 16-17)

Escrito por: Benedictus Manuel


Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >