TRADUZIR

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

FRANCISCO PÕE EM RISCO NOSSA FÉ

AS ATITUDES DO PAPA FRANCISCO PODEM COLOCAR EM PERIGO NOSSA FÉ? - POR PADRE JONAS DOS SANTOS LISBOA 




"Os dois extremos (o tradicionalismo e o progressismo). se tocam. Ambos tem por meta solapar a autoridade do supremo pastor da Igreja e tornar a Igreja, desacreditada. Ambos, curiosamente, seguem a mesma linha de pensamento denunciada pelo Papa S. Pio X na Encíclica Pascendi: “Temos aberta a estrada para enfrentar a autoridade dos Concílios e para contradizer à vontade as suas deliberações, e julgar os seus decretos e manifestar às claras tudo o que nos parece verdade, seja embora aprovado ou condenado por qualquer Concílio, ostentam certo desprezo das doutrinas católicas, dos Santos Padres, dos concílios ecumênicos, dos magistérios eclesiásticos; e se forem por isto repreendidos, queixam-se de que se lhes tolhe a liberdade”. Olhando os ataques que os inimigos camuflados sob qualquer rótulo fazem à Igreja e ao Papa, pouco trabalho resta aos inimigos declarados e externos.



O católico é simplesmente católico. Daí a necessidade de se rotularem com termos restritivos como tradicionalistas ou progressistas. (Tanto uns quanto outros estão fora da Igreja. É o que afirma S. Pio X na Pascendi a respeito dos modernistas e é o que afirma Bento XVI a respeito da Fraternidade, que é a personificação da tradicionalismo na atualidade...) 

O tradicionalismo, por outro lado, por não ser católico, não guarda a unidade querida por Jesus. Haja vista o cisma que aconteceu dentro do cisma. Por não suportar a “rebeldia” de um de seus bispos, este foi excluído (excomungado!) de seus quadros. O interessante é que as acusações que o “bispo rebelde” fez ao atual governo da FSSPX, foram as mesmas que o dito superior fez contra os padres de Campos quando conversavam com Roma. Ainda como pano de fundo à resposta que devo dar à pergunta a mim formulada, queria lembrar que o Concílio Vat. II está completando 50 anos. A missa chamada de Novus Ordo, completou 43 anos. O Catecismo da Igreja Católica, 20 anos. O Código de Direito Canônico, completou 40 anos. Estes são os pomos da discórdia que fazem com que os neo-cismáticos rejeitem ao que chamam de IGREJA OFICIAL como um todo e vivam praticamente numa autonomia própria das seitas. Como se vê, não somente palavras e atitudes do Papa, mas todos os atos e documentos oficiais da magistério contemporâneo são contestados, e por largos anos. Mesmo que não se declarem sedevacantistas, na prática o são.

Lefebvre - Bispo rebelado contra a Igreja
O próprio fundador da FSSPX declarou alto e bom som, que as quatro notas da Igreja de Cristo não pertencem mais à IGREJA OFICIAL, mas à Fraternidade. Por isso que o sucessor do fundador se arvora em crítico do Papa, acusando-o de “por em perigo a nossa fé”. Pelo contrário, o papa tem dado aulas muito práticas e oportunas sobre todos os assuntos atuais. Nas entrevistas que tem sido infelizmente deturpadas e manipuladas pelos inimigos da Igreja, o Papa tem sido claro, dizendo que em todos os assuntos relativos à moral como a questão do aborto, homossexualismo, etc, ele como filho fiel da Igreja se atém ao que ensina o Catecismo da Igreja Católica. Se Jesus estivesse em pessoa hoje ocupando a Cátedra de Pedro não se livraria de acusações levianas e infundadas como esta, que certamente fariam os escribas e fariseus a seu respeito: “- Jesus até o presente momento não falou uma palavra sequer contra o aborto ou contra o homossexualismo. Pelo contrário, falou que Sodoma e Gomorra seriam julgadas com menos severidade que nós (fariseus) e que os libertinos e pecadores alcançariam primeiro o reino do céu que nós que somos religiosos observantes da lei!”.  Não seria uma atitude polêmica e sujeita a críticas, esta de Jesus?" Padre Jonas dos Santos Lisboa é colaborador dos portais "Catolicismo Romano" e ´"Rádio Italiana". Pertence ao clero da Administração Apostólica São João Maria Vianney. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário da Diocese de Campos dos Goytacazes. Responsável pela celebração da Missa Tridentina, na forma extraordinária em latim, do rito romano, na Capela de Santa Luzia em São Paulo. 

Leia mais em CATOLICISMO ROMANO 


Postado no meu Face Book por: Paulo Kelson RetornoPaulo Kelson Retorno


Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >