TRADUZIR

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O QUE ACONTECE QUANDO OS ALUNOS ASSUMEM O LUGAR DO MESTRE




EVANGÉLICO - Amigo, se vc me mostrar onde ou quem disse assim, sobre a tradição, eu acatarei; Toda a Tradição é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.


CATÓLICO - Concordo! Não encontramos texto semelhante nas Escrituras referentes aos ensinos apostólicos oralmente ministrados. Todavia, se e as palavras da Igreja expressas oralmente são, de fato, PALAVRAS DE DEUS (1) (leia abaixo: Lc 10,16), como poderíamos considerá-las inúteis para ensinar, redarguir, corrigir, instruir na justiça, para formar o homem perfeito e instruído para realizar todas as boas obras? Podem as palavras de Deus ditas oralmente ter menos valor que as escritas?

Claro que não!

A respeito, leiamos o que diz o grande apóstolo São Paulo:

"Por isso é que também nós não cessamos de dar graças a Deus, porque RECEBESTES A PALAVRA DE DEUS, QUE DE NÓS OUVISTES, e a acolhestes, não como palavra de homens, mas como aquilo que realmente é, COMO PALAVRA DE DEUSque age eficazmente em vós, os fiéis. " (I Tss 2,13).


Tenho certeza que nem mesmo assim, infelizmente, acatará conforme tinha prometeu acima!

 ... o segredo está aqui: "não como palavra de homens". O que a tua Igreja mais fez no decorrer dos ´seculos, foi criar doutrinas, dogmas e preceitos humanistas. Ademais veja o que disse o Paulo; "QUE DE NÓS " - No doutrina Apostólica não encontramos doutrinas, dogmas e preceito de homens.Já do romanismo não podemos dizer o mesmo.

Aqui a conclusão tem origem em seu próprio julgamento particular, por acreditar erroneamente que a Igreja estabeleceu dogmas e preceitos humanos que nada têm a ver com a revelação divina. 

A Igreja é a MESTRA (2) (Mt 28, 17-20) legitimamente estabelecida e enviada por Cristo para ensinar às nações e, como Mestra, está capacitada pelo Espírito de Deus (3) (II Cor 3,6) a tornar explícito tudo o que, na revelação divina, ainda se encontra implícito. É o exercício de sua função de MESTRA.  A tais definições denominamos DOGMA

Aquele que não aceitar seus ensinos, estará rejeitando a Cristo e será condenado por incredulidade: "... quem não crer será condenado" (Mc 16,16).

A Igreja é a MESTRA (2) (Mt 28, 17-20) legitimamente
estabelecida e enviada por Cristo para ensinar
às nações.
É o professor que ensina e não o aluno. Quando se dá a inversão de atribuições, isto é, quando alunos usurpam o lugar do mestre, se estabelece a confusão, o que se pode verificar entre os rebelados protestantes, hoje pulverizados em mais de 300.000 seitas diferentes e contraditórias, cada qual anunciando um evangelho radicalmente diferente da demais e todas diferentemente daquele que a Igreja vem anunciando desde o princípio (4).

"Quem vos ouve, A MIM OUVE; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou"  (Lc 10,16).

Os pronunciamentos da Igreja são divinamente inspirados (5) (Jo 14,26) e têm o mesmo valor de PALAVRA DE DEUS das Escrituras e da  SagradaTradição.
___________

(1) QUEM NÃO OUVE A IGREJA, REJEITA A CRISTO "Quem vos ouve, A MIM OUVE; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou" (Lc 10,16);

(2) A IGREJA FOI ENVIADA COMO MESTRA - "Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ENSINAI a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. ENSINAI-AS a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo" (Mt 28, 17-20);

(3) A IGREJA INTERPRETA A REVELAÇÃO SEGUNDO O ESPÍRITO - "Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, NÃO A DA LETRA, E SIM A DO ESPÍRITO. Porque A LETRA MATA, mas O ESPÍRITO VIVIFICA" (II Cor 3,6);


(4)  NÃO SE PODE ANUNCIAR EVANGELHOS DIFERENTES - "Mas, ainda que alguém - nós ou um anjo baixado do céu - vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema" (Gál 1, 8)
(5) SOMENTE A IGREJA TRANSMITE AS PALAVRAS DE CRISTO"Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito" (Jo 14,26)

Postar um comentário

Compartilhar

 
  •  
    Ocorreu um erro neste gadget

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >