30 Dez 2012
Escrito por Rafael Rodrigues
Objeção protestante:
"O uso extensivo de citações do Antigo Testamento pelos escritores do Novo Testamento revela a extensão do cânon para a Igreja primitiva. Claramente, todos os livros do Antigo Testamento são citados, muitas vezes com a denominação formal: ‘Assim diz o Senhor’ e ‘Está escrito’. No entanto os livros deuterocanônicos nunca são citados no Novo Testamento, muito menos com qualquer fórmula solene".
Resposta: Esta objeção exagera demais sobre o uso de citações no Novo Testamento. Por esta razão, a maioria dos apologistas protestantes sérios, hoje, preferem usar essa objeção com mais cuidado.
Não é verdade que todosos livros do Antigo Testamento que os protestante consideram como canônicos são citados no Novo Testamento. Na verdade, existem vários livros que não tem nenhuma citação. Por exemplo, o Novo Testamento não cita os livros de Juízes, Rute, Esdras, Neemias, Abdias, Naum, Ester, Cântico dos Cânticos, ou Eclesiastes.[1]
A ausência de Ester, Cântico dos Cânticos e Eclesiastes, é de interesse particular desde que os rabinos judeus, bem nos dois primeiros séculos cristãos, ainda debatiam sobre seus status de inspiração. Por este motivo, os estudiosos às vezes se referem a eles como livros “marginais”, uma vez que parecem ser os últimos livros a fazerem parte definitivamente no cânon rabínico. A este respeito, H.E. Ryle destaca:
Herbert Edward Ryle, da Igreja Anglicana, Bispo de Exeter e Winchester |
De acordo com Ryle, a falta de uma citação (ou mesmo uma alusão) para um livro do Velho Testamento não exclui de fato a possibilidade de sua inclusão no cânon. Caso contrário, os livros de Ester, Cântico dos Cânticos e Eclesiastes seriam rejeitados também. Uma vez que o Novo Testamento não replica o cânon protestante do Antigo Testamento, este argumento se torna nulo.
O fato da questão é que a falta de citações não fornece evidência de que o Novo Testamento rejeitou o status canônico de um determinado livro, assim como apenas uma citação não afirma canonicidade de um livro.[3] Na melhor das hipóteses, o uso de citações (ou a falta de citações) argumenta apenas em cima de probabilidade e como FF Bruce observa:“Argumentos de probabilidade são ponderados diferentemente por juízes diferentes”.[4]
Nada definitivo pode ser concluído a partir da ausência de uma citação, uma vez que é impossível determinar se ele foi deliberadamente omitido ou que o escritor simplesmente não encontrou uma ocasião para incluí-lo em seu livro. No entanto temos diversas passagens em que os deuterocanônicos são citados pelos autores do Novo Testamento, abaixo temos as mais claras referências:
Nada definitivo pode ser concluído a partir da ausência de uma citação, uma vez que é impossível determinar se ele foi deliberadamente omitido ou que o escritor simplesmente não encontrou uma ocasião para incluí-lo em seu livro. No entanto temos diversas passagens em que os deuterocanônicos são citados pelos autores do Novo Testamento, abaixo temos as mais claras referências:
Tobias
Atos 2, 1, I Cor 16, 8 → Tobias 2, 1;
Apocalipse 8, 2-5 → Tb 12,12-15;
Tobias 13, 16-18 → Apocalipse 21, 18-21
Judite
I Coríntios 2, 9-11 → Judite 8, 14;
I Cor 10, 10-12 → Judite 8, 23-26;
I Macabeus
João 10, 22-23 → I Macabeus 4, 59;
Apocalipse 6, 10 → I Macabeus 6, 22;
Gálatas 1, 4, I Timóteo 2, 6, Tito 2, 14 → Macabeus 6, 44;
II Macabeus
Hebreus 11, 35 → II Macabeus 7, 13-14;
Atos 2, 1, I Cor 16, 8 → Macabeus 12, 31;
Baruc
Baruc 3, 28-30 Romanos 10, 5-6
Baruc 4, 37 Mateus 8, 11
Sabedoria
Sabedoria 9, 9 → João 1, 1-3
Sabedoria 7, 21 → João 1, 3
Sabedoria 6, 18 → João 14, 15
Sabedoria 7, 26; 18, 3-4 → João 8, 12; 1, 9).
Sabedoria 7, 30 → João 1, 5
Sabedoria 9, 9 → I Coríntios 2, 7
Sabedoria 6, 11 → I Coríntios 2, 9
Sabedoria 3, 6 → I Coríntios 3, 12-15
Sabedoria 7, 26 → Hebreus 1, 3
Sabedoria 2,13-20 → Lucas 23,35.37.39; Marcos 14,61.65; Marcos 15,15.19-20; Marcos 15,30-31
Sabedoria 4, 19 → Atos 1, 18
Eclesiástico
Eclesiástico 1, 1-4 → João 1, 1-2
Eclesiástico 24, 6-7 → Mateus 8, 20; Lucas 9, 58
Eclesiástico 15, 7-9 → João 1, 11
Eclesiástico 15, 3; 24, 21 e 29, 21 → João 6, 35
Eclesiástico 6, 26 → João 14, 6
Eclesiástico 6, 27-29;Eclesiástico 51, 34 → Mateus 11, 29-30
Eclesiástico 11, 18-20 → Lucas 12, 16-21
Eclesiástico 24, 44-45 → I Pedro 3, 18-20; I Pedro 4, 6
Eclesiástico 1, 5 → João 1, 1; Apocalipse 19, 13
Eclesiástico 28, 25-26 → Tiago 3, 5-6
------------------------------------
[1] Alguns podem argumentar que os Doze Profetas Menores sempre foram considerados como um bloco de escritos, portanto, os status inspiração de Obadias e Naum são assegurados por outras citações dos Profetas Menores. A edição vigésima sexta da Nestle-Aland grego do Novo Testamento (Eberhard Nestle et al, eds, novembro Testamentum Graece, 26 ed (Stuttgard:... Deutsche Bibelstiftung, 1979), 739-75) omite as citações dos livros citados de Juízes, Cântico dos Cânticos, Rute, Lamentações e Ester. Grego das Sociedades Bíblicas Unidas “Novo Testamento (Kurt Aland, et al, eds, do Novo Testamento grego, 3 ª ed (Nova Iorque, Londres, Edimburgo, Amsterdã e Stuttgard:.... Sociedades Bíblicas Unidas, 1975), 897 -900) também incluiu os livros de Josué, o Eclesiastes, Esdras, Neemias e os livros das Crônicas.
[2] Herbert Edward Ryle, O Cânon do Antigo Testamento: Um Ensaio sobre o crescimento gradual e a Formação do Cânon hebraico das Escrituras, (London: Macmillan and Co. Limited, 1904), 162 (grifo meu)
[3] Ver, McDonald, 98-99
Leia também esta:
Nenhum comentário:
Postar um comentário