"... chama os cristãos de otários..."
PARA COMEÇAR, segundo o Evangelho, EVANGÉLICOS (protestantes ou "Crentes") são PAGÃOS tendo decaído da condição de cristãos (*). São João, o Evangelista, vai além ao chamá-los de ANTICRISTOS (**), porque, embora tivessem saído dentre nós, já não eram dos nossos. PORTANTO, biblicamente, os evangélicos, além de pagãos, são também ANTICRISTOS.
PROSSEGUINDO: inquisição é considerada como um grande avanço no campo do direito processual, no que se refere ao julgamento, sumamente mais justo que os processos bárbaros utilizados pela justiça feudal, como os "ordálios" e os "juízos de Deus".
Nos tribunais ordálios exigia-se que o acusado provasse sua inocência colocando a mão no fogo ou água fervente.
Bp. Guaracy da Iurd - A mão cobrindo a boca, revela descrença ou insegurança no que está dizendo. A Psicologia da Mentira |
Os "juízos de Deus" submetiam o acusador e o acusado à luta, e tinha ganho de causa o vencedor.
O julgamento da Igreja Católica pautava-se por um conjunto de normas que constituíam o direito canônico, o qual proporcionava aos acusados defesa muito mais ampla e penas muito menos severas, razão por que a maioria das pessoas procurava estar sob jurisdição eclesiástica.
PARA FINALIZAR: - historicamente a inquisição passa bem longe do que acusam os inimigos da Igreja de Cristo.
Estudos recentes fornecidos por RINO CAMILLIERI, autor do livro "LA VERA STORIA DELL INQUISIZIONE", ed. PIemme, Casale Monferrato, 2.001, baseado nos arquivos secretos da inquisição aberto pelo Vaticano a todos os historiadores.
Camillieri afirma que em 50.000 processos foram levados a efeito pela inquisição. Desses, apenas uma ínfima parte levaram à condenação à morte, e dessas só uma pequeníssima minoria conduziu efetivamente a execuções (Cfr. op. cit , p. 17).
Diz ainda o autor que na principal cidade medieval - centro da heresia cátara que ATORMENTOU OS CATÓLICOS POR QUASE DUZENTOS ANOS, com saques, assassinatos, destruições de Igrejas, conventos, castelos etc. : "... em um século, houve apenas 1% de sentenças à morte (Cfr. Op cit. p. 36). Outro autor dá o número total de condenações à morte em Toulouse, durante 100 anos: 42 sentenças"
As calúnias contra a Igreja Católica são para encobrir o genocídio praticado pelos protestantes em perseguição aos católicos e até mesmo contra demais seitas que foram surgindo a borbotões ao longo dos séculos.
--------------
--------------