TRADUZIR

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

22. TUDO TEVE ORIGEM A PARTIR DOS PROBLEMAS EMOCIONAIS DE LUTERO


Se algo deve ser dito com relação a Martinho Lutero é o fato de que ele era cronicamente assolado por uma combinação de dúvidas e inseguranças quanto a sua própria salvação e uma sensação de extrema impotência em face as tentações do pecado. Ele próprio escreveu: meu espírito está completamente partido e estou em eterno estado de melancolia; pois, faça o que fizer, minha retidão e minhas boas obras não me trazem ajuda ou consolação alguma [47]. 



À luz desta realidade, pode-se acessar o perfil emocional e psicológico do pensamento de Lutero e seu impacto na origem de sua Sola Scriptura. Uma pequena análise pode mostrar que esta doutrina nasceu da necessidade que Lutero tinha de se ver livre de seus sentimentos de culpa, insegurança e tentação que o "torturavam". 



Considerando que o próprio Lutero admite uma tendência obsessiva ao pecado, assim como uma inabilidade de resistir a ele, fica claro que ele sofreu de "escrupulosidade", e todos os estudiosos luteranos admitem isso [48]. Escrupulosidade significa que uma pessoa fica extremamente ansiosa quanto a ter cometido um pecado quando na verdade não há razão para tal, e uma pessoa escrupulosa é aquela que geralmente supervaloriza seu pecado, com uma correspondente confiança em Deus. Também é relevante notar que a escrupulosidade parece ser baseada em alguma disfunção psicológica [49]. 


Atordoado
Em outras palavras, Lutero provavelmente nunca desfrutou de paz espiritual e psicológica, pois a voz de sua "consciência" sempre o alcançava sobre qualquer assunto, real ou imaginário. É natural que alguém tão atordoado busque refúgio nesta voz, e para Lutero este refúgio foi encontrado na doutrina da Sola Fide, ou a salvação somente pela fé


Mas desde que resistir ao pecado e praticar boas obras são componentes essenciais para nossa salvação, e desde que estes fatos são satisfatoriamente componentes e defendidos pela Igreja Católica, Lutero se encontrou diametricamente oposto à doutrina da Igreja. Pelo fato de a Igreja ensinar a necessidade de algo que ele exatamente não podia fazer, tomou uma decisão drástica - uma que "resolveria" sua escrupulosidade: rejeitou a autoridade da Igreja, contida no seu Magistério cujo Papa é o chefe, e afirmou que era algo contrário à Bíblia. Em outras palavras, por dizer que a Sola Scriptura deveria ser a verdadeira doutrina cristã, Lutero repugnou a autoridade que o fazia reconhecer que sua própria espiritualidade era disfuncional.


Fonte: Bíblia Católica online 
Voltar ao: Índice SOLA SCRIPTURA
Veja o Índice das Mentiras em GOOGLE+
Acesse também:

...

Um comentário:

Unknown disse...

ESTOU REVOLTADO É VERDADE, MAS DEI UMA VOLTA TANTO GRANDE E VIM PARAR Á RELIGIÃO DE MEUS PAIS, MAS DESTA VEZ SÓ NEUTRO, ENQUANTO NÃO DESCOBRIR O QUE SE PASSA COM ESTE MUNDO RELIGIOSO.
NÃO QUERO MAIS MISSAS NEM RELIGIÃO, EU É QUE SOU A RELIGIÃO, TENO BÍBLIAS ADRA COM UM PAU, AGORA AGUARDO A RESTAURAÇÃO DA MESMA, A VER VAMOS OS RESULTADOS RELIGIOSOS MUNDIAIS, AGORA A MINHA RELIGIÃO É ESTA APOCALIPSE 18:4

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >