TRADUZIR

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

COMEÇA O USO DE VESTES SACERDOTAIS EM 500 D.C.



No princípio as vestes litúrgicas e do clero se pareciam com os trajes profanos da época. Não havia diferença na indumentária clerical e litúrgica. Não obstante, os cânones de Hipólito escritos por volta de 215 d.C. (Duchesne Orígenes 545 apud Curso de Liturgia) exigem do bispo, dos sacerdotes, dos diáconos e dos leitores "vestes brancas, mais belas do que as do povo" para as funções litúrgicas, tendo seu uso perdurado até por volta do século IV. No período entre o século IV e VIII as vestes litúrgicas e do clero que eram túnicas amplas não mudaram, mas o que mudou foi a moda profana que passou a preferir roupas curtas.




11/09/2011
Autor:
Oswaldo




I - A MENTIRA 


500 d.C – instituição do uso da Roupa Sacerdotal



II - ONDE SE ENCONTRA




4. UNIECO: Instituto Evangélico do Centro-Oeste



III - A VERDADE

Os ritos das celebrações católicas são sempre grandiosos expressando em si a grandeza dos mistérios neles contidos. Desde remota antiguidade se tem notícia que os celebrantes se distinguiam pelo uso de paramentos distintos das vestes usadas pelo povo em comum tendo-se porém o cuidado de em nada relembrar os trajes usados pelos sacerdotes da Antiga Aliança.

No princípio as vestes litúrgicas e do clero se pareciam com os trajes profanos da época. Se havia, a diferença da indumentária clerical e litúrgica era mínima. Os cânones de Hipólito mártir, escritos por volta de 215 d.C. (Duchesne Orígenes 545 apud Curso de Liturgia) exigiam do bispo, dos sacerdotes, dos diáconos e dos leitores "vestes brancas, mais belas do que as do povo" para as funções litúrgicas, tendo seu uso perdurado até por volta do século IV. No período entre o século IV e VIII as vestes litúrgicas e também a do clero, que eram túnicas amplas, não mudaram, mas a moda profana mudou passando a preferir roupas curtas.

As normas estabelecidas pela Igreja para o uso dos trajes eclesiásticos se deu pelo Sínodo de Agdes em 506 d.C. - além da data errada o simples uso de vestes especiais não é heresia -  e dos trajes litúrgicos em 589 pelo Sínodo de Narbonne.


AUTORIDADE DA IGREJA 

Porventura a Igreja não tem poderes para estabelecer suas próprias vestes tanto para o  clero quanto para as liturgias? 

Pois vamos ver que ela decidiu questões muito mais importantes que o simples uso de vestes, sem que Cristo o tenha determinado expressamente:

1. O NOVO TESTAMENTO - Foi a Igreja que decidiu escrever os Evangelho, Ato dos Apóstolos, as Cartas e o Apocalipse de João. Jesus nunca ordenara que seus discípulos o escrevessem. Além do mais, ela mesma declarou este conjunto de 27 livros como inspirados, retirando de seu rol 89 livros considerados apócrifos recusando-se admitir também como inspirados os achados de Qûmram no total de 43 fragmentos de livros;

2. APÓSTOLO SUBSTITUTO - Sem nenhuma ordem direta de Cristo (não expressa no N.Testamento) ela, tendo a consciência de que estava sendo guiada por Deus, decidiu escolher um novo apóstolo para substituir Judas Escariotes.

3. 13.º APOSTOLO - Igualmente decidiu escolher um 13º. apóstolo que foi Paulo de Tarso.

4. PRIMEIRO CONCÍLIO - Tendo surgido grave questão a respeito da observância das Leis Judaicas, a Igreja resolve convocar o primeiro concílio de sua história.

Pois bem, se atos de tamanha relevância ela pôde decidir, por que razão não poderia estabelecer normas para o uso de vestes clericais e litúrgicas? 


POSTAGEM SEGUINTE - A graça de Deus acompanha o homem desde o preparo de seu nascimento a partir da bênção dada a seus pais por ocasião de seu matrimônio. Vindo à luz já recebe a unção do batismo, seguindo-se...
  



POSTAGEM ANTERIOR - "Mais uma vez lembro que esta não é uma história do cristianismo e, sim, tão somente dos homens que ocuparam o cargo de bispos em Roma. Existe uma dificuldade muito grande em escrever este tipo de história que estou tentando redigir porque o historiador católico se esforça para justificar... 



Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >