TRADUZIR

sábado, 14 de setembro de 2013

A LUCRATIVA FÁBULA DE CRISTO

Desonestidade ateísta: ateus forjam textos para caluniar a Igreja terça-feira, 8 de novembro de 2011



Há um texto circulando na Net por aí, supostamente atribuído ao Papa Leão X. Veja este que retirei do site Ceticismo.Net, sob o título "a maior farsa de todos os tempos" (http://ceticismo.net/religiao/a-maior-farsa-de-todos-os-tempos/):

    Palavras do papa Leão X: “Quantum nobis prodeste haec fabula Christi”! (“Quanto nos é útil esta FÁBULA de Cristo!”) (OBSERVAÇÃO - "prodeste" deveria estar na 3.ª pessoa do indicativo assim: "prodest")

    “A fábula de Cristo é de tal modo lucrativa que seria loucura advertir os ignorantes de seu erro.” – Papa Leão X.









I - A MENTIRA




II - ONDE SE ENCONTRA
1.
ESCOLA DE MISTÉRIOS - JESUS X HORUS
2.



III - A VERDADE

Há um texto circulando na Net por aí, supostamente atribuído ao Papa Leão X. Veja este que retirei do site Ceticismo.Net, sob o título "a maior farsa de todos os tempos" (http://ceticismo.net/religiao/a-maior-farsa-de-todos-os-tempos/):

    Palavras do papa Leão X: “Quantum nobis prodeste haec fabula Christi”! (“Quanto nos é útil esta FÁBULA de Cristo!”) (OBSERVAÇÃO - "prodeste" deveria estar na 3.ª pessoa do indicativo assim: "prodest")

    “A fábula de Cristo é de tal modo lucrativa que seria loucura advertir os ignorantes de seu erro.” – Papa Leão X.

O mais engraçado foi ver um ateu de lá tentando dar uma explicação picareta (falou mas não provou que o Papa Leão X disse ou publicou esses ditos, além de não dar referência alguma). Para concluir:

Depois de examinar tudo isso, qual é a probabilidade de ele ter dito a referida frase? No meu ponto de vista, NENHUMA.

Ridículo, ao menos. Posso inventar um monte de frases de Dawkins e Hitchens mas, se não der referências, seus fãs não vão ficar horrorizados? Mas não, com a Igreja Católica pode tudo: difamar, ridicularizar e forjar frases absurdas.

O indivíduo ainda tenta uma de balela por cima de S. Agostinho ao dizer que "não creria nos Evangelhos se a autoridade da Igreja não me movesse a isso" com a pérola "estão vendo? S. Agostinho acreditava em tudo o que a Igreja falava" como se dizendo que se a Igreja dissesse para ele pular de cabeça para baixo num muro ele pulava. Quão à sério podemos levar ateus como esses do Ceticismo.net?

Mas, então, o Papa Leão X disse ou não disse mesmo essa frase absurda?  

A citação foi agora atribuída ao humorista e dramaturgo do século 16, John Bale. John Bale juntou-se ao movimento protestante após tornar-se desencantado com o que acusava ser a corrupção da Igreja Católica. Escreveu muitas paródias nas quais expressou abertamente seu desdém ao que chamava de abuso papal. 

Uma de suas obras satíricas mais conhecidas foi "O Desfile dos Papas", que é a verdadeira fonte da citação em questão.


CONCLUSÃO: Esta citação é de uma obra de ficção do século 16 escrita como uma paródia. Apresentar isso como uma citação legítima seria tão absurdo como a atribuir uma linha a partir de uma peça de Shakespeare para o personagem da vida real a quem um ator representa.

-- 
“Esta Igreja, peregrina na terra, é necessária à salvação. De fato, só Cristo é mediador e caminho de salvação. Ora, Ele torna-Se-nos presente no seu Corpo, que é a Igreja. Ao afirmar-nos expressamente a necessidade da fé e do Batismo, Cristo confirma-nos, ao mesmo tempo, a necessidade da própria Igreja, na qual os homens entram pela porta do Batismo. É por isso que não se podem salvar aqueles que, não ignorando que Deus, por Jesus Cristo, fundou a Igreja Católica como necessária, se recusam a entrar nela ou a nela perseverar.” (Catecismo da Igreja Católica, n. 846)



POSTAGEM SEGUINTE - A pior calúnia é aquela que é feita debaixo de um anonimato. caluniador nunca diz como é que ficou sabendo!







POSTAGEM SEGUINTE - Nem uma coisa nem outra! A Bíblia contém a Palavra de Deus, mas além dela...






2 comentários:

Osvaldo Pensador disse...

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-bonifacio-viii-o-papa-ateu.phtml

Robert disse...

Falou,falou,falou e não convenceu!artigo com argumentos fraquíssimos que não conseguem desmentir nada!

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >