TRADUZIR

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

IGREJA DE ROMA NÃO TINHA AUTORIDADE SUPERIOR

Os evangélicos garantem que Pedro nunca esteve em Roma e quando este mesmo apóstolo diz que escrevia da BABILÔNIA, explicam que não se referia a Roma; quando, porém, querem "provar" que Roma é a "grande prostituta" do Apocalipse, aí sim, Roma é chamada simbolicamente de Babilônia (vejam neste artigo mais esta contradição dos "crentes")

I - A MENTIRA - "...  Apesar de encravada no coração do Império, de início a Igreja de Roma não possuía moralmente maior autoridade que outras, como, por exemplo, a Igreja Grega ou a Igreja Celta. E sua autoridade não era maior que a de outras correntes cristãs ainda mais distantes, do leste e o oeste de Roma..."
================================



07/10/2011
Autor:
Oswaldo

Índice de Mentiras
================================



II - ONDE SE ENCONTRA 


1. João Pessoa, 01/01/1997

https://sites.google.com/site/oespiritualismoocidental/indice-dos-textos/cataros


2. Carlos Guimarães


http://www.geocities.ws/carlos.guimaraes/temp.html
3. OS CÁTAROS

http://www.sintoniasaintgermain.com.br/catarismo.html

4. A IGREJA DE ROMA CONTRA OS CÁTAROS

https://sites.google.com/site/oespiritualismoocidental/indice-dos-textos/cataros



III - A VERDADE

O herege assim pensa: "Estou sempre com a verdade, portanto, todos os demais têm que estar no erro". Para ele é coisa tão evidente que dispensa considerar quaisquer tipos de prova. Escorado nesta "verdade", portanto, manda às favas a história na qual, decidiu que não se pode fiar. 

Desta feita é que temos este tipo de declaração destinada justificar todos os desmandos heréticos - que ele sempre julga estar com a razão - e derrear até à ruína total tudo o que contrarie a "sua" verdade.

É claro que para todos semelhantes a este será inútil pedir que comprovem suas afirmações mediante documentação competentes. Nem vão encontrá-la e, tão-pouco, sequer acreditam que seja necessário.

Para você, porém, caríssimo leitor, que prefere não ser enganado e, muito menos ainda, enganar é que me atrevo em postar as provas que desmentem inteiramente a assertiva acima de que a "IGREJA DE ROMA NÃO POSSUÍA MORALMENTE MAIOR AUTORIDADE QUE AS OUTRAS". Então vamos às provas!

1. PROVAS BÍBLICAS - Os elos da corrente que devem prender a metafórica barca de S. Pedro ao cais de uma instituição divina são - segundo o requisitório protestante baseado no livro do gramático paulista, sr. Carlos Pereira


BARCA DE PEDRO

1.º - Pedro é a pedra fundamental de que trata o texto de S. Mateus XVI, 13-19; 

2.º - Pedro foi o superior hierárquico dos apóstolos; 

3.º - Pedro estabeleceu em Roma a sede de seu episcopado;

4.º - Pedro instituiu os bispos de Roma seus herdeiros”. 


Para ACESSAR clique na imagem
Nesta parte interessam-nos apenas os dois primeiros itens. Os demais itens  já pertencem à história:

PEDRO É A PEDRA FUNDAMENTAL (Mt 16,13-19)

a) - SUA PREEMINÊNCIA ENTRE OS APÓSTOLOS“Tu és Simão, diz-lhe Jesus, tu te chamarás Cefas" (Jo 1,42). Cefas em aramaico corresponde a pedra. Jesus impõe-lhe um nome, ato carregado de muito significado e promessa.

Para ACESSAR clique na imagem
Três vezes em toda a Escritura mudou Deus o nome dos homens e em todas três se tratava de elevar alguém à dignidade de chefe dos eleitos. Mudou-o a Abraão,... porque farei de ti o pai de uma multidão de nações" (Gn 17, 5); mudou-o a Jacó: " '... E chamou-o Israel... De ti nascerão um povo e uma assembléia de povos..." 
 (Gn 35, 10-11). Mudou-o finalmente a Pedro: “tu es Pedro [Cefas] e sobre esta pedra [cefas] edificarei a minha Igreja!" (Mt 16,18). Igreja, um povo, uma assembléia de povos!

Que o apóstolo Simão foi tratado de forma distinta dos demais apóstolos só basta ter um mínimo conhecimento dos evangelhos no que me deterei apenas assinalando alguns fatos mais importantes:

1.  Em suas pregações à beira-mar sempre preferiu a barca de Simão (Lc 5,1-4);

2. Ao ficar em Cafarnaum hospedam-se na casa de Simão (Mt 8,14);

3. O cobradores de imposto se dirigem a Simão para cobrar o imposto de seu mestre (Mt 17,24-27);

4. Temos à disposição quatro listas dos apóstolos: Mt 10,2-4, Mc 3,16-19, Lc 6,14-16, At 1,3 e nestas, o nome de Pedro é sempre o que encabeça o primeiro lugar de honra, enquanto o do Escariotes é sempre mencionado por último;

5. Além disso é o nome de Pedro  que encabeça a lista dos três principais apóstolos: Pedro, Tiago e João, nomeados nos momentos mais importantes e solenes do ministério de Cristo, a saber: a) - Na ressurreição da Filha de Jairo; b) - Na transfiguração do Tabor; c) - Em sua agonia no Jardim das Oliveiras (Marc., 5, 37; 9, 12; 14, 33 e lugares paralelos.);

6. Às vezes quando se designam coletivamente os apóstolos o nome de Pedro é colocado em destaque, por exemplo: "Pedro e os que o acompanhavam" (Mc I,36; Mc 2,25; Mt 27,54; Lc 8, 45; 9, 32; At 2, 14; 5, 29; Mc 16, 7).

Devido à rusticidade dos discípulos nem se deve levar em consideração sua disputa sobre quem deveria ser o primeiro dentre eles.

Além disso ainda temos: 

1. É a Pedro singularmente que Cristo dá o poder de ligar e desligar aqui na terra e aos demais tal poder é dado coletivamente (Mt 16,19).

2. Somente Pedro recebe as chaves dos Reino dos Céus (M6 16,19);

3. É somente a Pedro que Cristo reza para que sua fé não desfaleça e recebe a missão de confirma seus irmãos (Lc 22,32).

4. É somente a Pedro que foi dado o múnus de apascentar os cordeiros (fiéis) de Cristo e também suas ovelhas (bispos) (Jo 21,15-17).


PEDRO ESTABELECE SEU EPISCOPADO EM ROMA E SUA SUCESSÃO

3.º - Pedro estabeleceu em Roma a sede de seu episcopado;

Para tanto não nos faltam documentos, inclusive bíblicos, que comprovam que Pedro morreu em Roma, crucificado de cabeça para baixo:

- "Por Silvano, vosso fiel irmão, como cuido, escrevi abreviadamente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes. A vossa co-eleita em Babilônia vos saúda, e meu filho Marcos. Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Améml" (1Pd 5,12-14);

- "A que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também Marcos, o meu filho" (1Pd 5,13) . OBSERVAÇÃO: - "eleita como vós" é a forma de se referir à Igreja;

- Babilônia corresponde a Roma: "Clemente, no sexto livro das HYPOTYPOSES conta essa história e a confirma com seu testemunho o bispo de Hierápolis, chamado Papias. Pedro menciona Marcos na sua primeira carta que, diz-se, ele mesmo compôs em Roma, assinalando-a com o nome simbólico de BABILÔNIA no seguinte trecho: "A que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, com tmbém Marcos, o meu filho' " (1Pd 5,13). (História Eclesiástica de Eusébio, II, 15, 2)


- Se consultar a “Grande Enciclopédia Larousse Cultural“, ilustrada, vol. 7 (1998), verbete “Cruz”, na pág. 1713, poderá ver que existe um quadro contendo 26 tipos de cruzes, entre elas (a nº 3), uma cruz invertida devidamente chamada “cruz de São Pedro”, por fazer referência ao martírio do bem-aventurado Apóstolo.

CLEMENTE ALEXANDRINO (c.150-215), mestre e predecessor de Orígenes, atesta-nos que S. Marcos escreveu o seu Evangelho a pedido dos romanos que ouviram a pregação de S. Pedro. ("Pedro anunciava a palavra publicamente Roma e explicava o evangelho guiado pelo Espírito Santo. Os numerosos ouvintes insistiram para que arcos, seu companheiro por muito tempo e, por isso, bem lembrado de suas palavras, transcrevesse o que ele havia dito. Marcos o fez e transmitiu o evangelho aos que lho haviam pedido". EUSÉBIO, Hist. Eccles., VI, 14). 

- PANFÍLIO - Euzébio Panfílio, afirma que “é dito que a Primeira Epístola de Pedro ... Foi composta em Roma, e que isso indica que ele está se referindo à cidade em sentido figurado como Babilônia”... Aí,  fui procurar na internet onde é que lugar estava escrito esta afirmação de Panfílio e acabei surpreendido com uma incrível descoberta: 

Os evangélicos quando querem "provar" que Pedro sequer esteve em Roma e, quando ele diz que escrevia da BABILÔNIA certamente não se referia a Roma; porém, quando querem provar que Roma é a grande prostituta do Apocalipse, aí sim, Roma é chamado simbolicamente de Babilônia. Vejam isto:




http://solascriptura-tt.org/Seitas/Romanismo/AGrandeProstituta-porMSchultze.htm


4.º - Pedro instituiu os bispos de Roma seus herdeiros”. 

Primeiro veremos a verdade sobre a sucessão dos apóstolos que podemos provar biblicamente pela seguinte passagem:

"Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo". (Mt 28, 17-20).

Mas como, "até o fim do mundo"?! Os santos apóstolos estariam vivos até lá? Claro que não, pois o último dos apóstolos morreu por volta de 98 d.C. Então, como se realizará esta promessa senão através dos prolongamento dos discípulos de Cristo através da sua sucessão?

Se ele promete estar com os apóstolos até o fim do mundo, é claro que ele não está se dirigindo aos apóstolos como pessoas físicas, mas como um "corpo moral", que deve perpetuar-se nos seus sucessores, e hão de durar atá o fim dos tempos.

Eis a prova evidente que o bispo de Roma, que é o Papa, é o sucessor de S. Pedro e de sua "jurisdição".

Se tal não basta para convencer os obstinados, então recorramos aos escritos dos primeiros cristãos:

CASTELO SOBRE ROCHA
1. "Nunca tiveste inveja de ninguém; ensinastes a outros. Quanto a mim, quero que permaneça firme o que ensinastes..." (CARTA DE SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA AOS ROMANOS 3.1);

2. "Inácio... à Igreja que preside na região dos romanos, digna de Deus, digna de honra, digna de ser chamada 'feliz', digna de louvor, digna de sucesso, digna de pureza, que preside ao amor, que porta a lei de Cristo, que porta o nome do Pai, eu a saúdo em nome de Jesus Cristo, o Filho do Pai" (Inácio de Antioquia, +107, Carta aos Romanos [Prólogo]);

3. São Clemente que foi o terceiro sucessor de São Pedro, depois de São Lino e de Santo Anacleto na Sé de Roma, em sua “Epístola aos coríntios” (Ep. 59), no ano 95 ou 96, portanto, ainda no I século da era cristã, e só trinta anos após martírio de São Pedro suplica para que se recebam aos bispos que tinham sido expulsos injustamente dizendo: “Se algum homem desobedecer às palavras que Deus pronunciou através de nós, saibam que esse tal terá cometido uma grave transgressão, e se terá posto em grave perigo”. E São Clemente incita então os coríntios a “obedecer às coisas escritas por nós através do Espírito Santo” (São Clemente, Ep.59);

4. “E Pedro, sobre quem a Igreja de Cristo foi edificada, contra a qual as portas do inferno não prevalecerão.(...)" (In Joan. T.5 n.3.178 d.C.);

5. "... COM ESTA COMUNIDADE, DE FATO, DADA Á SUA AUTORIDADE SUPERIOR, É NECESSÁRIO QUE ESTEJA DE ACORDO TODA TODA COMUNIDADE, ISTO É, OS FIÉIS DO MUNDO INTEIRO; nela sempre foi conservada a tradição dos apóstolos. [...] [Pedro e Paulo] confiaram a Lino o ministério do episcopado. [...] A Lino sucedeu Anacleto. A seguir, Clemente; Clemente vira os apóstolos, conversara com eles e ainda tinha ouvido sua pregação. [...] A Clemente sucedeu Evaristo, e a Evaristo, [sucedeu] Alexandre. Depois, em sexto lugar após os apóstolos, veio Xisto... " (Ireneu de Lião, 180 d.C., Contra as Heresias III,3,2-3). 

=====================

Índice de Mentiras











2 comentários:

Anselmo Melo disse...

Oswaldinho.Vou lhe fazer um favor.
Seu blog está às traças. Ninguém entra, ninguém lê e ninguém comenta nada. Por quê?
Você é doutor em bobagens, sua teologia parece um "balaio de gatos", ou talvez uma colcha de retalhos, são tantos remendos e tantos textos descontextualizados que até desanima.
Tudo isso para tentar explicar o inexplicável e justificar o injustificável.
Meu caro; deixe as questões teológicas para quem estudou para isso. A ICAR dispõe de gente melhor preparada do que você.

MENTIRAS CONTRA A IGREJA CATÓLICA disse...

Pr. Anselmo Melo disse...- Oswaldinho.Vou lhe fazer um favor. Seu blog está às traças. Ninguém entra, ninguém lê e ninguém comenta nada. Por quê? Você é doutor em bobagens, sua teologia parece um "balaio de gatos", ou talvez uma colcha de retalhos, são tantos remendos e tantos textos descontextualizados que até desanima. Tudo isso para tentar explicar o inexplicável e justificar o injustificável. Meu caro; deixe as questões teológicas para quem estudou para isso. A ICAR dispõe de gente melhor preparada do que você.
=================
RESPONDO: Valente pastor Anselmo, nunca estudei formalmente nem filosofia nem teologia. Reconhecendo minha incompletude em quase todos os campos do conhecimento humano, não obstante, raciocino razoavelmente sem que, por isso, sinta mínima necessidade de debochar de alguém. Além disso, não será o estudo de tais matérias que fará com que a mentira vire verdade e vice-versa; quanto ao meu blog, vai muito bem, obrigado! "Mentiras em Sites religiosos" ultrapassou a marca de 2 milhões de consultas no pequeno período de sua existência.

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >