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BÍBLIA - ANOTAÇÕES - PARTE XI - de biREVELAÇÃO - VERDADE PLENA a biTEORIA DA EVOLUÇÃO

biREVELAÇÃO- VERDADE PLENA - "Tenho ainda muito que vos dizer, mas não podeis agora suportar. Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena" (Jo 16,12-13)
biSEPTUAGINTA - BÍBLIA HEBRAICA - JESUS USAVA A SEPTUAGINTA - Provas de que o Senhor usou a versão Septuaginta. 

Em sua resposta ao diabo em Mt 4,4 Ele disse: "Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que preocede da boca de Deus." O Senhor referiu-se a Deuteronômio 8,3, onde na versão hebraica a expressão usada é "da boca do Senhor" enquanto a Septuaginta traz "da boca de Deus." Fonte: O Cânon Bíblico- A Origem da lista dos livros Sagrados, pág 22-23
biSEPTUAGINTA - CITAÇÕES DA SEPTUAGINTA - "A septuaginta nunca foi uma versão confiável. É tão falsa quanto a Bíblia de Jerusalém ou a Revista e Atualisada da SBB". 
RESPOSTA DO PAPISTA - Hebreus 10, 5 cita Eis por que, ao entrar no mundo, Cristo diz: Não quiseste sacrifício nem oblação, mas me formaste um corpo. Vai olhar a referencia no original hebraico e veras que o texto usou (usou Salmo 40,7) nao é esse. Logo, o autor de Hebreus citou a LXX Hebreus 10,5 - "Por isso, ao entrar no mundo, ele afirmou: Tu não quiseste sacrifício e oferenda. Tu, porém, formaste-me um corpo" Bíblia protestante:"Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade." Bíblia Católica: "Não quiseste sacrifício nem oferta, abriste o meu ouvido; não pediste holocausto nem expiação, e então eu disse: Eis que eu venho. No rolo do livro foi-me prescrito realizar a tua vontade... " (Salmos 40, 7-9)
biSEPTUAGINTA - CITAÇÕES IMPLÍCITAS DO DEUTEROCANÔNICOS NO N.T. - Jesus e os seus Apóstolos adotam em suas pregações a tradução alexandrina; esta parece constituir o Antigo Testamento de Jesus e seus discípulos. Se verificarmos as 350 citações bíblicas no NT, 300 são tiradas da tradução dos LXX. 
São citações implícitas de Deuterocanônicos no Novo Testamento: 
' TOBIAS 12, 15, em Ap 8,2; 13, 21-22, em Ap 21, 18-20. 
' JUDITE 13, 10, em Lc 1, 42. 
' SABEDORIA 2, 18-20, em Mt 27, 43; 7, 25-27, em Hb 1,3; 11, 15; 12, 24; 13, 10-11, em Rm 1, 24; 13, 1 – 9, em Rm 1,20. 
' ECLESIÁSTICO 1,10, em 1Cor 2, 9; 5, 11, em Tg 1, 19; 17, 8, em Rm 1, 20; 24, 19; 51, 23-30, em Mt 11, 28. ' 1MACABEUS 12, 9, em Rm 15, 4. 
' 2MACABEUS 6, 18; 7, 42, em Hb 11, 35. 
' A Igreja, cabeça de Cristo e sucessora dos Apóstolos, continua preservando o mesmo cânon, que nos foi dado por Cristo e pelos Apóstolos. Em todos os pronunciamentos oficiais da Igreja sobre o cânon dos livros inspirados, aparece sempre a tradição dos LXX, quando ela determina: "Estes livros devem ser aceitos como sagrados e canônicos na sua integridade total e em suas partes" (Denz. 1809). http://www.veritatis.com.br/_agnusdei/colab65.htm 
biSEPTUAGINTA - CITADA NO NOVO TESTAMENTO - TESTEMUNHO PROTESTANTE - Quanto à Septuaginta, alegam que é uma lenda. É verdade que muitos rejeitam sua origem como descritas por Josefo e Aristéias, mas isso não anula a sua existência. No prólogo do livro apócrifo de Eclesiástico, datado do ano 38 da morte de Evergetes (aproximadamente 110 a. C) menciona a Lei, os profetas e os demais livros traduzidos para o grego. No Novo Testamento, em todos os livros que apresentam citações diretas do Velho Testamento, só nas epístolas a Timóteo e em II Pedro não há citações da Septuaginta. São citações de Gênesis, Êxodo, Deuteronômio, Salmos, Provérbios, Isaías, Oséias, Joel, Amós, Habacuque e Ageu. É correto, portanto, afirmar que a Septuaginta foi citada por Jesus e seus apóstolos.

CONSULTAR: http://www.cacp.org.br/pseudocrista/artigo.aspx?lng=PT-br&ARTICLE=406&MENU-11&SUBMENU=1
biSEPTUAGINTA - CODEX VATICANUS - A ordem dos livros do Antigo Testamento é como segue: de Gênesis a 2 Crônicas está na ordem normal, depois aparecem 1 e 2 Esdras, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Jó, Sabedoria, Eclesiástico, Ester, Judite, Tobias, os profetas menores de Oséias a Malaquias, e os profetas maiores Isaías, Jeremias, Baruc, Lamentações, Jeremias, Ezequiel e Daniel.Não em I e II Macabeus
biSEPTUAGINTA - CODEX VATICANUS - A ordem dos livros do Antigo Testamento é como segue: de Gênesis a 2 Crônicas está na ordem normal, depois aparecem 1 e 2 Esdras, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Jó, Sabedoria, Eclesiástico, Ester, Judite, Tobias, os profetas menores de Oséias a Malaquias, e os profetas maiores Isaías, Jeremias, Baruc, Lamentações, Jeremias, Ezequiel e Daniel.Não em I e II Macabeus
biSEPTUAGINTA - MANUSCRITOS DO MAR MORTO - Os Manuscritos do Mar Morto têm ajudado no estudo do AT 

"... esses textos bíblicos muitas vezes simplesmente confirmaram as leituras do Texto Massorético medieval, o texto hebraico comumente usado para as modernas edições críticas do Antigo Testamento. Há, é claro, muitas diferenças de soletração. A scriptio plena, ¨escrita plena¨ (ou seja, com um uso abundante de consoantes como letras vogais), supera a scriptio defectiva, ¨escrita defectiva¨, especialmente nos manuscritos de Qumran, mas isso realmente é irrelevante. Por outro lado, os textos bíblicos de Qumran apresentaram formas de alguns livros do Antigo Testamento que diferem do Texto Massorético. Em tais casos, podem concordar com as diferenças encontradas no Pentateuco samaritano ou no Antigo Testamento grego, a Septuaginta. Isso é especialmente importante no último caso, já que os textos de Qumran revelam agora que a Septuaginta não era uma tradução descuidada do hebraico, nem uma alteração deliberada deste, como alguns pensavam antigamente, mas, na verdade, uma tradução cuidadosa de uma forma ou recensão hebraica diferente de alguns livros. Isso é particularmente importante para o livro de Jeremias, que em sua forma na Septuaginta é quase um oitavo mais curto que no Texto Massorético; e uma forma curta hebraica relacionada à Septuaginta é atestada agora em 4QJerb. Uma forma do texto hebraico de 1-2 Samuel relacionada à Septuaginta também foi encontrada em 4QSama e 4QSamb. "

http://www.universocatolico.com.br/content/view/318/3/
biSEPTUAGINTA - OBSERVAÇÕES - Jesus e os seus Apóstolos adotam em suas pregações a tradução alexandrina; esta parece constituir o Antigo Testamento de Jesus e seus discípulos.Se verificarmos as 350 citações bíblicas no NT, 300 são tiradas da tradução dos LXX. São citações implícitas de Deuterocanônicos no Novo Testamento:Tobias 12, 15, em Ap 8,2; 13, 21-22, em Ap 21, 18-20.Judite 13, 10, em Lc 1, 42.Sabedoria 2, 18-20, em Mt 27, 43; 7, 25-27, em Hb 1,3; 11, 15; 12, 24; 13, 10-11, em Rm 1, 24; 13, 1 – 9, em Rm 1,20.Eclesiástico 1,10, em 1Cor 2, 9; 5, 11, em Tg 1, 19; 17, 8, em Rm 1, 20; 24, 19; 51, 23-30, em Mt 11, 28.1Macabeus 12, 9, em Rm 15, 4.2 Macabeus 6, 18; 7, 42, em Hb 11, 35.A Igreja, cabeça de Cristo e sucessora dos Apóstolos, continua preservando o mesmo cânon, que nos foi dado por Cristo e pelos Apóstolos.Em todos os pronunciamentos oficiais da Igreja sobre o cânon dos livros inspirados, aparece sempre a tradição dos LXX, quando ela determina: "Estes livros devem ser aceitos como sagrados e canônicos na sua integridade total e em suas partes" (Denz. 1809).http://www.veritatis.com.br/_agnusdei/colab65.htm
biSEPTUAGINTA - SÉCULO I - A Aceitação do Cânon Amplo da LXX na Palestina do Século I

Não é incomum ouvirmos o seguinte argumento protestante: "A Septuaginta e os livros 'apócrifos' nunca foram aceitos ou usados pelos judeus na Judéia do primeiro século"

No entanto, partes da Septuaginta foram encontradas na Judéia, entre os manuscritos do Mar Morto, sendo anteriores ao ano 70 d.C.. Alguns exemplares foram encontrados na caverna 4  (119LXXLev.; 120papLXXLev.; 121 LXXNum.; 122LXXDeut.). Há  também um texto não identificado da Septuaginta grega, encontrado na caverna 9 (Q9).  Em acréscimo a esses fragmentos, existe um fragmento de papiro, escrito em grego, encontrado na caverna 7 (LXXExod.).  A caverna 7 produziu ainda muitos pequenos fragmentos em grego (da Septuaginta), cujas identificações permanecem em discussão ou sem classificação. O dr. Emanuel Tov sugere as seguintes identificações para alguns destes fragmentos gregos do primeiro século antes de Cristo: 

7Q4. Números 14,23-24;                    

7Q5. Êxodo 36,10-11; Números 22,38; 

7Q6. 1 Salmo 34,28; Provérbios 7,12-13; 7Q6. 2 Isaías 18,2                    

7Q8. Zacarias 8,8; Isaías 1,29-30; Salmo 18,14-15; Daniel  2,43; Eclesiastes 6,3. 

No meio destas porções da Septuaginta, foram encontrados manuscritos parciais contendo alguns termos dos livros "apócrifos":

4Q478 [Tobias], 

4Q383 e 7QLXXEpJer. [Epístola de Jeremias], para citar apenas alguns.                  

É importante notar que nas cavernas de Qumran (de onde provêm os "manuscritos do Mar Morto"), foi encontrada uma cópia do livro do "Eclesiástico" na língua hebraica [manuscrito 2QSir.], bem como um fragmento de "A História de Suzana" (correspondente ao capítulo 13 do livro de Daniel), também em  hebraico [manuscrito 4Q551]. 

Já na caverna 4 de Qumran, foram encontrados fragmentos do livro "apócrifo" de Tobias, nas  línguas aramaica [manuscrito 4Q196-9] e hebraica [manuscrito 4Q200].                  

Deve-se observar, também, que as cavernas de Qumran não são o  único lugar na Judéia em que se encontraram livros "apócrifos". 

Outro exemplo é a cópia do livro do "Eclesiástico" (ou "A Sabedoria do Filho de Sirá"), em hebraico, encontrada nas ruínas de Massada. Este fragmento  manuscrito data do início do século I a.C..                 

Alguns, porém, poderão argumentar que: "Os ebionitas (ou seita de Qumran) eram um grupo estranho, que nunca veio a fazer parte do ramo principal do judaísmo"                 

Mas se lermos o Novo Testamento, verificaremos que naquele   tempo não existia nenhum "ramo principal do judaísmo", como, ao contrário, existe hoje. Nesse sentido, explica o pesquisador protestante dr. Martin Abegg: "Tanto no judaísmo moderno quanto no cristianismo, uma 'seita' é, geralmente, um ramo de um tronco religioso maior  e é freqüentemente vista com excêntrica ou desviada nas suas crenças. Mas os pesquisadores e leigos deveriam recordar que durante todo o período de existência de Qumran, os fariseus e os saduceus eram 'seitas', assim como eram os essênios!                    

Foi apenas a partir do século II d.C. que passou a se formar  um tipo de judaísmo - aquele dos fariseus, dos rabis - que veio a se tornar padrão para o povo judeu como um todo. Tais matérias são de menor importância se comparadas com os  manuscritos bíblicos. Primeiro, porque todos os pesquisadores concordam que nenhum dos textos bíblicos (tais  como Gênese ou Isaías) foi composto em Qumran; ao contrário, todos eles se originaram antes do período de Qumran. Também é aceito que muitos ou a maioria desses manuscritos foram trazidos de fora para Qumran e, depois, aí reproduzidos.                    

Isto significa que o valor da maioria dos manuscritos bíblicos enganam, não em estabelecer precisamente onde foram escritos ou copiados, mas especificamente quanto ao estudo das formas textuais que encerram" [The Dead Sea Scrolls Bible (=A Bíblia nos Manuscritos do Mar Morto), (C) 1999, pg. XVI] .                 

Encontramos um bom exemplo do uso da Septuaginta (a qual contém os "apócrifos") entre os judeus da Judéia quando lemos os capítulos 6 e 7 dos Atos dos Apóstolos. Aí lemos que Santo Estêvão, cheio do Espírito Santo (At. 6,10), foi levado ao Sinédrio pela multidão (At. 6,12); Estêvão, então, se dirigiu aos judeus e contou-lhes como Jacó trouxe seus 75 descendentes para o Egito: Atos 7,14-15: "Então José mandou buscar Jacó, seu pai, e toda sua parentela, em número de setenta e cinco pessoas. Desceu Jacó para o Egito e aí morreu, ele e também nossos  pais".                 

Mas os manuscritos hebraicos nos dizem que Jacó trouxe 70  descendentes para o Egito (cf. Gên. 46,26-27; o texto hebraico também recorda "70" em Deut. 10,22 e Ex. 1,5). Ora, o Sinédrio  judaico e os sacerdotes bem sabiam que Deut. 4,2; 12,32; Sal. 12,6-7 e Prov. 30,6 proíbem que se acrescente ou retire algo da Palavra de Deus. Com efeito, por que o Sinédrio e os sacerdotes não se escandalizaram com a afirmativa feita por Estêvão, de que Jacó trouxera 75 descendentes? Por que não o  acusaram de "perverter a Escritura"? Quando lemos esses versículos, notamos que os judeus pareciam nem mesmo piscar.                   

Em ponto algum desta passagem encontramos qualquer sugestão de que a raiva nutrida pelos judeus contra Estêvão havia se originado de uma possível "perversão das Escrituras". Ao contrário, eles mataram Estêvão porque foram por este confrontados com a pessoa do Senhor Jesus - que era realmente o Cristo, e, ao contrário de ser por eles recebido, foi  assassinado do mesmo modo que seus predecessores, os profetas (At. 7,51-53)!                  

A explicação para a discrepância numérica na história de Jacó narrada por Estêvão é simples: ele está citando Gênese (46,26-27) a partir da versão grega da Septuaginta, a qual possui cinco nomes a mais (total de 75 nomes) que o texto massorético hebraico. Os cinco nomes que faltam no texto hebraico foram preservados na Septuaginta, em Gên. 46,20, onde Makir, filho de Manassés, e Makir, filho de Galaad (=Gilead,  no hebraico), são apontados, posteriormente, como os dois filhos de Efraim, Taam (=Tahan, no hebraico) e Sutalaam  (Shuthelah, no hebraico) e seu filho Edon (Eran, no hebraico).                 

O Sinédrio certamente teria contestado a afirmação de Estêvão se a Septuaginta não fosse usada ou aceita pelos judeus da Judéia. Com efeito, o fato de a Septuaginta ter sido  encontrada entre os manuscritos do Mar Morto bem demonstra que esse era o caso.  Sendo, pois, uma realidade que ambas as versões (a Septuaginta  e a hebraica) eram de uso comum na Judéia do primeiro século, o Sinédrio não se surpreendeu ou se escandalizou com a declaração de Estêvão. Afinal, o fato de serem 70 ou 75 o  número de descendentes de Jacó não se revelava doutrina  importante para os judeus e, ao que parece, também havia  muitos judeus no outro lado da questão.                 

Eis alguns dos papiros e manuscritos primitivos da Septuaginta: 
            
Século II a.C.:
                
1. 4QLXX Deut [#819] (rolo em pergaminho, Deut. 11) ("couro");                     

2. 2. PRyl 458 [#957 = vh057] (rolo em papiro, Deut. 23-28). 

                   
Séculos II/I a.C.  
                

3.  7QLXX Ex [#805 = vh038] (rolo em papiro, Ex. 28); 

4. 4QLXX Lev\a [#801 = vh049] (rolo em pergaminho, Lev. 26) ("couro"); 

5. 7QLXX Ep Jer [#804 = vh312] (rolo em papiro,  EpJer/Bar6); 

6. 7Q4, 7Q8, 7Q12 (rolo em pergaminho, Epístola de Enoque = "1Enoque" 103).


Século I a.C. 


7. 4Q127 (rolo em papiro, paráfrase grega de Êxodo?); 

8. PFouad266a [#942] (rolo em papiro, Gên.);  

9. 4QLXX Lev\b [#802 = vh046] (rolo em papiro, Lev. 2-5); 10.

10.  PFouad 266b [#848 = vh56] (rolo em papiro, Deut. 17-33); 

11. PFouad 266c [#847 = vh56] (fins do séc. I a.C., rolo em papiro, Deut. 10-33). 


Entre Eras a.C. e d.C 


12. QLXXNu [#803 = vh051] (rolo em pergaminho, Núm. 3-4). 



 Século I d.C. 



 13. POxy 3522 [#??] (rolo em papiro, Jó grego 42). 



 Séculos I/II d.C. 



 14. POxy 4443 [#??] (rolo em papiro, Ester grego, Est. 8-9); 

 15. PBodl 5 [#2082] (código em pergaminho, Salmo grego, Sal.  48-49).

   

                  Autor: Charles The Hammer

                  Fonte: http://www.catholicapologetics.net

                  Tradução: Carlos Martins Nabeto


biSEPTUAGINTA - TESTEMUNHO PROTESTANTE - "Quanto à Septuaginta, alegam que é uma lenda. É verdade que muitos rejeitam sua origem como descritas por Josefo e Aristéias, mas isso não anula a sua existência. No prólogo do livro apócrifo de Eclesiástico, datado do ano 38 da morte de Evergetes (aproximadamente 110 a. C) menciona a Lei, os profetas e os demais livros traduzidos para o grego. No Novo Testamento, em todos os livros que apresentam citações diretas do Velho Testamento, só nas epístolas a Timóteo e em II Pedro não há citações da Septuaginta. São citações de Gênesis, Êxodo, Deuteronômio, Salmos, Provérbios, Isaías, Oséias, Joel, Amós, Habacuque e Ageu. É CORRETO, PORTANTO,AFIRMAR QUE A SEPTUAGINTA FOI CITADA POR JESUS E SEUS APÓSTOLOS"http://www.cacp.org.br/pseudocrista/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=406&menu=11&submenu=1
biSEPTUAGINTA E HEBRAICA - "Enviando mensageiros, José mandou vir seu pai Jacó com toda a sua família, que constava de setenta e cinco pessoas" (Atos dos Apóstolos 7,14)SEPTUAGINTA:"uioi de iosef oi ghenomenoi auto en ghe aigupto yucai ennea pasai yucai oikou iakob ai eiselqousai eis aigupton EBDOMEKONTA PENTE"(HEPT=SETE; EBDOMEKONTA=SETENTA; EBDOMEKONTA PENTE=SETENTA E CINCO)HEBRAICA:"José teve dois filhos nascidos no Egito. O total das pessoas da família de Jacó que foram para o Egito era de setenta. (Gênesis 46,27)
biSILOGISMO - LISTA DE SEUS LIVROS:

1. - "A Bíblia contém todas as verdades necessárias para a salvação" (afirmação protestante) 

2. - Se isso é verdade, então, quando lermos a Bíblia ela deve estar completa e não conter nenhuma falsificação. Mas, como podemos saber quais são os livros que a compõem sem recorrermos a outra fonte senão a própria Bíblia?

3. - Segue-se que a Bíblia deve ter uma lista de todos os livros inspirados.  

Quem poderá mostrar esta tal lista pela qual podemos saber se o livro, por exemplo, de Neemias é um livro inspirado?


biSOLA SCRIPTURA-1 - "PREGAI" e não "ESCREVEI" - Cristo só ensinou de viva voz e não escreveu uma só linha. A sedição protestante, porém, quer que todo o cristianismo deve apoiar-se num livro! Cristo não nos deu este livro! E Cristo não disse aos seus apóstolos:

"Sentai-vos, escrevei ou viajai e distribuí Bíblias!!!!!"

Ele disse: 

"Ide e pregai... quem vos ouve, a mim ouve..."

Nadica de Bíblia!

Os apóstolos foram fiéis à ordem do Verbo de Deus; 

- poucos dentre eles escreveram; 

- os que escreveram, escreveram pouco; 

- todos pregaram 

- e pregaram muito.

Donde foi que os hereges tiraram a idéia de que tudo deve estar contido na Bíblia????? Por favor, me responda!  

biSOLA SCRIPTURA-2 - ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO - "Nisso tudo, irmãos, eu me tomei como exemplo juntamente com Apolo por causa de vós, a fim de que aprendais a nosso respeito a máxima: 'NÃO IR ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO' " (1Cor 4,6)PREÁMBULO - São Paulo critica a formação de partidos dentro da comunidade dos coríntios pois uns diziam que eram de Pedro, outros de Paulo, outros de Apolo, e alguns diziam que eram de Cristo.Cap.4,1-2 - São Paulo afirma que tanto ele, como Pedro, como Apolo são simples servidores de Cristo no cargo de administradores dos mistérios de Deus. Até aqui não falou de Bíblia.Cap.4, 3-4 - Fala de julgamentos, pois que, se alguém assume o partido de um dos servidores, acaba julgando os demais como inferiores e isto é injusto pois somente o Senhor é Juiz.Pela leitura se nota que nem nós somos capazes de julgar nossas próprias consciências. Verifique que até aqui, nada se fala das Escrituras e sim do que está escrito em nossa consciência.Cap.4, 5 - A pessoa que julga a própria consciência mas que não tem a ciência para ir tão longe e, pior ainda, quando passa a julgar "os desígnios dos corações" alheios, estão se antecipando, fazendo julgamentos temerários, pois somente com a vinda de Jesus tudo se tornará claro.Cap.4, 6 - Os fiéis coríntios não podem saber o que está escrito nas consciências de Paulo (apóstolo) e Apolo (bispo da comunidade) e quando assumem o partido de um, acabam julgando menos digno o outro. Não devem se antecipar em seu juízo indo além do que está escrito nos corações alheios, ultrapassando a máxima conhecida entre eles: "não ir além do que está escrito". Escrito onde? Na Bíblia? Claro que não, pois em parte alguma está falando da Bíblia. Apenas denota que se refere aos "designios" contidos em cada coração e dos juízos que se fazem disso.

biSOLA SCRIPTURA-3 - DEFESA PROTESTANTE - "Nada acrescentareis ao que eu vos ordeno e nada tirareis também; observareis os mandamentos de Javé vosso Deus tais como vô-los prescrevo." (Dt 4,2)

biSOLA SCRIPTURA-4  - O QUE É - "Sola Scriptura significa a Bíblia e só a Bíblia ser a única e inerrante sentença de Deus em matéria de fé e moral cristã"

biSOLA SCRIPTURA-5 - PERGUNTAS - LIVRO, CAPITULO E VERSÍCULO
ONDE JESUS OU ALGUM APÓSTOLO

1, MANDA escrever um livro?
2. MANDA chamar esse livro de bíblia?
3. RELACIONA o catálogo desses livros?
4. MANDA usar uma bíblia?
5. DIZ que a bíblia contém toda a verdade e fora dela não tem mais verdades?
6. SE PROPÔS colocar tudo por escrito ?
7. DIZ que a Bíblia é a a única fonte de fé e de revelação divina?
8. DIZ que somente a bíblia é a palavra de Deus, e que só ela transmite  a palavra de Deus e só ela e inspirada por Deus?
9. DIZ que os autores dos evangelhos são: Mateus, Marcos , Lucas e João?
10. DIZ que o discípulo amado era João ? 

biSOLA SCRIPTURA-6 - SÓ A BÍBLIA? - Os protestantes dizem seguir somente a Bíblia... A isto responderemos em duas etapas:

a) - Os católicos dizem que são 73 os livros canônicos (compreendendo os sete deuterocanônicos); os protestantes replicam que são apenas 66. Pois bem, queira o irmão dirimir a dúvida citando o versículo que a dissipe...

b) A prova mais evidente de que não seguem somente a Bíblia está no fato de que os protestantes, embora utilizem todos a mesma Bíblia, não constituem uma só igreja, mas se repartem em centenas de comunidades eclesiais, cada qual anunciando um evangelho diferente das demais. Como? Por que?Isto não ocorre porque a Bíblia varie de comunidade a comundiade, mas porque cada qual destas, além da Bíblia, segue a TRADIÇÃO iniciada pelo respectivo fundador (Lutero,,, Calvino, Knox, Wesley, Ellen Gourd White...); por isto há quem batize crianças e quem não as batize; há quem observe o sábado e quem observe o domingo; há quem reconheça uma hierarquia com "bispos" e há quem não a reconheça...Se seguissem somente a Bíblia, os protestantes não estariam divididos como hoje estão.O princípio do "livre exame da Bíblia" é a chave desse esfacelamento, pois fomenta o subjetivismo ("eu tenho para mim que..."), que vai longe, levado pelos sentimentos e a imaginação.Ademais é de notar que a Bíblia como tal, é a Palavra que não se interpreta a si mesma, mas permite ser estraçalhada por quem a lê. A palavra oral é o meio originário e eficaz para transmitir o sentido autêntico da palavra escrita. Isto é tão verídico que os protestantes, por mais que queriam seguir somente a Bíblia, não conseguem evitar a existência de uma tradição extra-bíblica oriunda do respectivo fundador de comunidade.

biSOLA SCRIPTURA-7 - Sola Scriptura, para ter validade, tinha que ter sido claramente ensinada e mantida pelos apóstolos e Cristo na Escritura, caso contrário, ela se auto-refuta, isto é, ela mesma corta as suas próprias raízes. 

biSOLA SCRIPTURA-8 - "toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra" (2 Tm 3.16-17)

biSUFICIÊNCIA - TODA A VERDADE ESTÁ ESCRITA NA BÍBLIA? - "Os 'evangélicos' dizem:- Tudo está escrito na Bíblia,se não está, não é valido. O Evangelho ensina:"Jesus fez, diante de seus discípulos, muitos outros sinais ainda, que não se acham escritos neste livro" (Jo 20,30);

"Há, porém, muitas outras coisas que Jesus fez e que, se fossem escritas uma por uma, creio que o mundo não poderia conter os livros que se escreveriam". (Jo 21,25)
biTALMUDE-1 - AUTORIDADE DO TALMUDE - Ora, o próprio Talmude diz a respeito de Jesus (Deus me perdoe a citação): "Jesus era um bastardo nascido de um adultério" (yabamoth 49b, p. 324); Maria era uma prostituta; Jesus (Balaam) era um homem mau" (Sanhedrin 106a &b, p. 725); "Jesus era um mágico e um tolo. Maria era uma adúltera" (Shabbath 104b, p. 504). A respeito da Virgem Maria, o Sanhedrin 106a. diz que a mãe de Jesus era uma prostituta: "Ela que era descendente de principes e governadores se prostituiu com carpinteiros". E ainda diz que Jesus está no inferno mergulhado em excrementos (Talmud Gittin 56b-57a).
biTALMUDE-2 - O Talmude tem dois componentes: a Mishná (c. 200 d.C.), o primeiro compêndio escrito da Lei Oral judaica; e o Guemará (c. 500 d.C.), uma discussão da Mishná e dos escritos tanaíticos que frequentemente abordam outros tópicos, e são expostos amplamente no Tanakh.

O Mishná foi redigido pelos mestres chamados Tannaim ("tanaítas"), termo que deriva da palavra hebraica que significa "ensinar" ou "transmitir uma tradição". Os tanaítas viveram entre o século I e o III d.C. A primeira codificação é atribuída a Rabi Akiva (50 – 130), e uma segunda, a Rabi Meir (entre 130 e 160 d.C.), ambas as versões tendo sido escritas no atual idioma aramaico, ainda em uso no interior da Síria.

Os termos Talmud e Guemará são utilizados frequentemente de maneira intercambiável. A Guemará é a base de todos os códigos da lei rabínica, e é muito citada no resto da literatura rabínica; já o Talmude também é chamado frequentemente de Shas (hebraico: ?"?), uma abreviação em hebraico de shisha sedarim, as "seis ordens" da Mishná.
biTEORIA DA EVOLUÇÃO - Evangélico: [ICAR X DARWIN] Igreja apoia a Teoria da Evolução? Depois de ver a fuga em massa de fíéis seguidores e de verificar o crescente número de ateístas com decréscimo financeiro diretamente proporcional, a ICAR decidiu ontem reconhecer o evolucionismo de Darwin. Mas ao contrário da Igreja Anglicana, disse que não irá pedir desculpas ao cientista..

arcebispo Gianfranco Ravasi, ministro da Cultura do Vaticano, fez a declaração quando anunciava uma conferência de cientistas, teólogos e filósofos que acontecerá em Roma em março de 2009, marcando os 150 anos da publicação da obra "A Origem das Espécies". Ravasi disse que a ICAR nunca condenou o livro e que teoria da evolução é compatível com a Bíblia. Ele só não explicou onde estaria a raiz desta compatibilidade e dificilmente o fará já que a bíblia não é nada compatível com a teoria, a não ser que a editem e apaguem todo o Gênesis. Na sua incessante "busca do fiel perdido", recentemente o L'Osservatore Romano, jornal do vaticano, procurando criar empatia com os jovens, disse que perdoava John Lennon pela célebre frase: "Somos mais populares que Jesus Cristo", e até chegou a elogiar o álbum White. Fonte:
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=5268&scbegin=101

Porque será que a Igreja Católica mudou de idéia? Você crê que o homem surgiu através de Mutações? Primeiro católico praticante que me diz isso.  
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FERNANDO: O artigo que o sr. posta acima, é um sofisma, próprio da mídia desinformada e inimiga da Igreja, que é obrigada a publicar que a Igreja só cresce: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG78050-6013-478,00.html

DESMASCAREMOS O SEU BLEFE:

A Igreja e a “Evolução programada por Deus” antes da tataravó de Darwin nascer

"rationes seminales" (razões seminais).

O mundo fora, assim, criado do nada e todo de uma só vez. Algumas criaturas apareceram logo na sua forma perfeita (o firmamento, os astros, a alma dos homens e os anjos) enquanto outras surgiram sob forma incompleta mas dotadas de "razões seminais" e destinadas a se desenvolverem através dos tempos. Dessa forma, por evolução, se origina­ram: da matéria bruta todos os animais e até o corpo do pri­meiro homem. Essa visão implica que todo o universo é do­tado de capacidade evolutiva ainda que essa evolução, em virtude das "razões seminais", não apresente um aspecto ino­vador propriamente dito; ao criar o mundo "de uma só vez", Deus criava também o seu futuro" (Santo Agostinho + 430).

http://antiguidadetardia.blogspot.com/2008/04/o-elo-entre-dois-mundos-santo-agostinho.html

Existe compatibilidade (ou incompatibilidade) entre as "rationes seminales"(430), e a teoria de Darwin (1882)?

Quem é o plagiador da teoria católica?

Cai a farsa. 

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