TRADUZIR

BÍBLIA - ANOTAÇÕES - PARTE X - de biNOME-CÂNON MURATORI a biPROVAS BÍBLICAS

biNOME - CÂNON MURATORI - "Deve-se, entretanto, reconhecer uma só Igreja, disseminada por toda a terra. João também, no Apocalipse, embora escreva só para as sete Igrejas, fala para todas. As cartas a Filemon, Tito e as duas a Timóteo, se bem que tenham sido redigidas por amor (a essas pessoas), não o foram menos para a honra da IGREJA CATÓLICA e para organização da disciplina eclesiástica. Há em circulação também uma epístola aos Laodicenses e uma aos Alexandrinos, escritas sob o nome de Paulo em favor da heresia de Marcião, e certo número de outras, que não podem ser aceitas na IGREJA CATÓLICA, porque não convém misturar o fel e o mel". (Cânon de Muratori escrito por volta de 150 dC).
biNOTAS - AUTÓGRAFOS ORIGINAIS: grupo de cartas e livros escritos no Grego Koiné. MANUSCRITOS DO NOVO TESTAMENTO: - cartas e livros copiados e recopiados através dos séculos e distribuídos pelo mundo. Mais de 5.000 desses manuscritos sobreviveram até hoje.TRADUÇÃO TEXTUAL BIZANTINA - O grande número destes manuscritos gregos apoiam o que se chama a tradução textual bizantina. Bizantina, porque procede do mundo todo que falava grego naquele tempo. Estes manuscritos bizantinos constituem o que se chama o TEXTO TRADICIONAL DE NOVO TESTAMENTO. O texto básico utilizado por numerosos Pais da Igreja é o mesmo texto ora conhecido como o Texto Bizantino.TEXTUS RECEPTUS - é o melhor representante impresso deste tipo textual bizantino.http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/OQueOCrenteDeHojePrecisaSaber-PreservacaoTT-Anderson.htm
biNOVA ALIANÇA - "Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica". (II Cor 3,6)
biOBJETIVO - "Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome"  (São João 20,31)
biOBSERVÂNCIA PELOS CATÓLICOS - Seguimo-la o mais perfeitamente dentro de nossas limitações, pois:

1. Damos ouvidos à única e legítima Igreja de Cristo:

"... se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano" (Mt 18,17);

2. Recebemos as palavras de nossos superiores, legitimamente enviados como se fora as palavras do próprio Cristo:

"Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou" (Lc 10,16)

3. Não usamos a "pessoal interpretação" (2Pd 1,20 combinado com II Pd 3,15-16) das Escrituras, mas recebemos o ensinos dos legítimos minsitros da Nova Aliança enviados de Cristo:

"Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica." (IICor 3,6)

4. A Biblia para nós contém verdadeiramente a palavra de Deus e por isso nós a veneramos, mas, contrariamente dos irmãos rebelados, não a temos como única fonte da Palavra de Deus (releia o n.º 2) mas aceitamos também os ensinos da Igreja enviada às nações para ensiná-las a observar tudo quanto Cristo nos prescreveu:

"Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo" (Mt 28, 17-20);

5. Além disso São Paulo nos manda conservar as tradições porque estas são também palavras de Deus:

"Por isso é que também nós não cessamos de dar graças a Deus, porque RECEBESTES A PALAVRA DE DEUS, QUE DE NÓS OUVISTES, e a acolhestes, não como palavra de homens, mas como aquilo que realmente é, COMO PALAVRA DE DEUS, que age eficazmente em vós, os fiéis. " (I Tss 2,13) 
biORTODOXA - Livros a mais:
1 - Oração de Manassés
2 - 3Macabeus
3 - Salmo 151
4 - 3Esdras
5 - 4Esdras
biOUTRO EVANGELHO - "Mas, ainda que alguém - nós ou um anjo baixado do céu - vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema. (Gálatas 1,8)
biOUVIR - "Mas Jesus replicou: Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam! " (São Lucas 11,28)
biOUVIR E NÃO LER -  "a fé vem pelo ouvido" (Rm 10,17) pelo olho vem a letra que mata (2 Cor 3,6). 

biPALAVRA DE DEUS - POR QUE VOCÊ ACREDITA NA BÍBLIA? - Juliano - Porque a bíblia é uma coletânea com vários livros de vários escritores que contam como Deus traz suas leis aos homens, realiza suas alianças, promessas, mostra sua vontade e realiza seu plano divino. Moisés inicia esses registros que culminam com os Evangelhos. Toda escritura é consistente e com certeza de inspiração divina. Não conheço nada que chega nem aos pés da Bíblia. Mas o motivo mais óbvio dela conter a palavra de Deus é que eu só aceitei Deus depois que conheci sua palavra.
==============
A"consistência" de uma obra de forma alguma oferece a certeza de inspiração divina. Aliás,se você examinar detidamente verificará que nem tudo ali contido possui tal consistência. Nela podem ser apontadas vários erros históricos, contradições e inverdades científicas.

biPALAVRA DE DEUS - SÓ A BÍBLIA CONTÉM A PALAVRA DE DEUS? - 

"Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a PALAVRA DE DEUS" (São Lucas 5,1).

"Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela PALAVRA DE DEUS e que as coisas visíveis se originaram do invisível" (Hebreus 11,3).

"Esquecem-se propositadamente que desde o princípio existiam os céus e igualmente uma terra que a PALAVRA DE DEUS fizera surgir do seio das águas, no meio da água" (II São Pedro 3,5)

Os evangélicos confundem BÍBLIA com PALAVRA DE DEUS

biPATRIARCAS - IDADE

MATUSALÉM - 969 ANOS
JAREEL......... - 962
ADÃO.......... - 930
CAINAN....... - 910
SET.............. - 912
ENÓS........... - 905
MALALEEL.... - 895
LAMEC......... - 767
HENOC........ - 365
biPATRÍSTICA - IRENEU - EVANGELHO DE MATEUS ESCRITO EM ARAMAICO - "Assim, Mateus publicou entre os judeus, na língua deles, o escrito dos Evangelhos, quando Pedro e Paulo evangelizavam em Roma e aí fundava a Igreja" (Ireneu - 180 d.C. "Contra as Heresias" L.III, 1,1)
biPATRÍSTICA - Os evangélicos muitas vezes se recusam a aceitar o testemunho escritos pelos primeiros cristãos (patrística). Alegam que só se deve citar a Bíblia. Entretanto, quando lhes interessa, fazem largo uso destes escritos. Veja exemplo: 
http://www.cacp.org.br/tjpais.htm 

EM QUE são citados:Justino Mártir (100-165 aD);
Irineu (125-202aD);
Clemente de Alexandria (150-215 aD);

"... é de suma importância analisar a doutrina dos chamados “pais da igreja” pois eles foram os responsáveis pelo povo de Deus daquela época e pela teologia que elaboraram, que até hoje serve como base para a Igreja. Do século II até o século IV, nomes como o de Clemente de Roma, Clemente de Alexandria, Inácio de Antioquia, Policarpo, Justino o mártir, Irineu de Lião, Origines, Tertuliano e outros, que foram os responsáveis por transmitir os ensinamentos bíblicos. Merecem não pouco reconhecimento por sua fé, virtude e o zelo que nutriam pelo corpo de Cristo na terra - a Igreja"http://www.cacp.org.br/patristicaa.htm
biPATRÍSTICA - SÃO JERONIMO (+420) - LEITURA - é um dos mestres que melhor representam esta atitude pastoral, escrevendo a Eustáquio, filha de Santa Paula: "Lê com freqüência e aprende o melhor que possas. Que o sono te encontre com o livro nas mãos e que a página sagrada acolha o teu rosto vencido pelo sono" (PL 22,404).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
biPEDAGOGIA DIVINA - SINAIS - "OSWALDO em 11/04/2004, 20:09:45 (e-mail não disponível)
Caríssimo amigo João.

Eu sou religioso e creio que a Bíblia é Palavra de Deus.Acontece que muitas vezes uma pessoa fica circunscrita num mundinho, lógico para si mesmo, mas limitado para os demais. É esta a impressão que você tem de nós. O inverso também é verdadeiro.É por isso que dialogar é uma coisa boa. Entretanto é necessária a mútua compreensão.É desta forma que comentarei cada parte de sua exposição.

1) - SUAS PALAVRAS - "[quem] escreveu foi o homem visando o domínio do homem visando dominar o homem atraves de uma doutrina ".

RESPOSTA: A Bíblia teve sua origem a partir da tradição. Como pude notar de seu escrito você acredita em Deus. Vamos supor, apenas por hipótese, que este Deus, que você acredita existir, quisesse se revelar ao homem. Sendo infinitamente sábio, como pude entender de suas palavras, naturalmente escolheria uma pessoa que fosse justa:
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________

A - para não escandalizar a esta pessoa que acreditava em vários deuses, não diria, de cara, que tais deuses não existiam;

B - apresentar-se-ia apenas como um deus entre os deuses. Propor-lhe-ia que ele seria o "seu" deus, seu protetor;

C - faria com esta pessoa uma aliança, e, no decorrer de sua existência, manifestaria o seu poder, de tal forma que nenhum outro deus poderia fazer;

D - com o passar do tempo, como parte de sua revelação, e, como já havia demonstrado seu poder, dir-lhe-ia: "Eu sou o Deus dos deuses", isto é, o Deus principal;

E - por fim, completando a revelação sobre si mesmo, lhe diria: "Eu sou o único Deus; não existe outro Deus, senão eu".

Nesta altura, sob sua direção e poder, a partir deste primeiro justo já se formou um povo, o povo do único Deus;

F - tendo o povo já organizado, torna-se necessário passar, por escrito, a verdade guardada através da tradição e sendo Deus todo-poderoso poderá inspirar a estes escritores que escrevam, não apenas com suas mãos, mas com seus próprios estilos e mesmo raciocínios, mas tudo isto sob inspiração divina. Assim no transcorrer da vida deste mesmo povo, poderão acontecer mais diversas revelações que serão, por sua vez, relatadas por escrito.

À esta altura você poderá perguntar: mas como saberei que tudo isto é verdade?

G - Aqui entram os sinais do verdadeiro Deus: Os milagres incluindo entre eles as profecias. O milagres são o sinal autenticador das verdades reveladas. Até agora, caríssimo amigo, milagres verdadeiros, que não podem ser confundidos com prestidigitação, causas naturais e parapsicológicas; é por isto que a IGREJA CATÓLICA, atualmente, submete todos os milagres que acontecem em seu meio (e que não são poucos) ao rigoroso exame de equipes interconfessionais de cientistas para atestarem, através de rigoroso controle, que não se trata de efeitos provocados por nenhuma das causas atrás mencionadas.Ainda podemos apontar diversos milagres permanentes tais como- Milagre Eucarístico de Lanciano;- Milagre do Sangue de São Januário;- Milagre dos corpos incorruptos não resultantes de mumificação ou resultado de produtos químicos. Alguns corpos mantêm o frescor do cadáver mesmo passados muito e muitos anos
................................................
A teoria da evolução dos espíritos não possui demonstração racional para ser crida como verdadeira. Não se pode ter certeza dela.
biPERDIÇÃO - "É verdade que em suas cartas se encontram alguns pontos difíceis de entender, que os ignorantes e vacilantes torcem, como fazem com as demais Escrituras, para a sua própria perdição" (II São Pedro 3,16)
biPERGUNTAS - VER "hePERGUNTAS"
biPREGAÇÃO - A fé vem pelo ouvido: "Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo". (Rom 10, 17).
biPRODUÇÃO - A IGREJA PRODUZIU A BÍBLIA, E NÃO O CONTRÁRIO - A doutrina da Sola Scriptura não dá importância - ou pelo menos grosseiramente desmerece - ao fato de que a Igreja surgiu antes da Bíblia, e não o contrário. 

Foi a Igreja, com efeito, que escreveu a Bíblia sob a inspiração do Deus todo-poderoso: os israelitas como a Igreja do Antigo Testamento (ou pré-católicos) e os católicos da Igreja do Novo Testamento
Nas passagens do Novo Testamento notamos que Nosso Senhor dá certa primazia à autoridade do ensino de Sua Igreja e sua proclamação em Seu nome. 

Por exemplo, em Mateus 28,20 vemos Jesus ordenando os apóstolos a ir e ensinar em Seu nome, fazendo discípulos em todas as nações. 

Em Marcos 16,15 vemos que os apóstolos são enviados a pregar a todo o mundo. E em Lucas 10,16 vemos que aquele que escuta os setenta e dois escuta o Senhor. Estes fatos são muito importantes, pois em lugar algum vemos Nosso Senhor ordenando que seus apóstolos evangelizem o mundo escrevendo em Seu nome. 

A ênfase está sempre na pregação do Evangelho, não na sua impressão e distribuição escrita. Então segue que o comando e a autoridade do ensino da Igreja são elementos indispensáveis como meios pelos quais a mensagem do Evangelho deve alcançar os confins do mundo. Pelo fato de a Igreja ter escrito a Bíblia, é lógico e racional dizer que somente a Igreja detém a autoridade para interpretá-la e aplicá-la. E sendo assim, por causa de sua natureza e origem, a Bíblia não pode servir como única regra de fé para os fiéis cristãos. 

Em outras palavras, por ter produzido a Escritura, a Igreja não elimina a necessidade de ela mesma servir como mestre e intérprete destas Escrituras. Além do mais, não é errado dizer que somente por colocar a autoridade apostólica no papel, a Igreja de alguma forma faz com que esta mesma autoridade seja superior ao ensino oral? Semelhantemente à organização que Nosso Senhor estabeleceu, sua palavra é autoridade, mas porque esta palavra está posta em uma forma diferente da outra não significa que uma forma seja superior à outra. Pelo fato de a única Palavra de Deus ser dimórfica em sua organização, negar a autoridade de uma é negar a autoridade da outra. As formas da Palavra de Deus são complementares, não excludentes. Portanto, se há necessidade das Escrituras, também há necessidade da autoridade que a produziu.

Autor: Joel Peters
biPROIBIÇÃO - TRÊS BISPOS - DECLARAÇÃO DA BIBLIOTECA - 

Quoique n'étant que partiellement consacré à la lecture de la Bible, le texte de Vergerio a été fréquemment utilisé dans les polémiques entre protestants et catholiques sur ce sujet, même après que la critique avait été faite par de nombreux théologiens (Consulter la thèse de Théologie protestante de A.Ch.Siegfried - La Vie et les travaux de P.P. Vergerio, Strasbourg, 1857 - in 8°, 39 p.).

Il ressort de ces études que P.P.Vergerio est véritablement l'auteur du Consilium quorundam episcoporum...., dont le texte figure dans ses oeuvres complètes publiées en 1563. Ce texte fait partie des ses nombreux opuscules publiés anonymement lors de sa violente polémique avec la papauté. Il est don impossible d'admettre que le Consilium quorundam episcoporum.... émane d'une quelconque autorité de l'Eglise catholique".

Tradução em italiano:

"Sebbene dedicato solamente in parte alla lettura della Bibbia, il testo di Vergerio è stato frequentemente utilizzato nelle polemiche tra protestanti e cattolici su questo tema, anche dopo che la critica era stata fatta da numerosi teologi (Consultare la tesi di teologia di A.Ch.Siegrfied - La Vita e i lavori di P.P.Vergerio, Strasbourg, 1857 - in 8°, 39 p.).[2]
Da questi studi risulta che P.P.Vergerio è veramente l'autore del Consilium quorundam episcoporum...., il cui testo figura nelle sue opere complete pubblicate nel 1563.Questo testo fa parte dei suoi numerosi opuscoli pubblicati anonimamente all'epoca della sua violenta polemica contro il papato. È dunque impossibile che il Consilium quorundam episcoporum.... emani da una qualunque autorità della Chiesa cattolica".

Oltre a questa nota la biblioteca ha inviato anche una lettera, nella quale fra l'altro si legge:

"Il testo che cercate è una critica, in chiave satirica, del papato, pubblicata nel 1553 con il titolo di Consilium quorundam episcoporum Bononiae congregatorum quod de ratione stabilendae Romane ecclesiae Iulio III P.M. datum est. Il suo autore, Paolo Pietro Vergerio (1498-1565), vescovo di Modrusch, poi di Capo d'Istria, che aderì in seguito alla Riforma verso il 1549, mette in scena tre vescovi che consigliano il papa Giulio III sul modo di ristabilire l'autorità pontificale.[3]Si veda anche questa pagina (link esterno): La Bibbia vietata ai cristiani? "Non c'è nulla di nascosto che non sarà svelato, né di segreto che non sarà conosciuto"- Luca 12:2------[2] La tesi è: Adolphe-Charles Siegfried, La Vie et les travaux de Pierre-Paul Vergerio. Thèse présentée [...] pour obtenir le grade de bachelier en théologie à la Faculté de théologie protestante de Strasbourg, Strasbourg, imprimerie de Vve Berger-Levrault, 1857.[3] La lettera completa: pagina 1 - pagina 2. La ricevuta della biblioteca:link.

Tradução em Português:

"Embora dedicado somente em parte à leitura da Bíblia, o texto de Vergério foi freqüentemente utilizado nas polêmicas entre protestantes e católicos sobre este tema, também depois que a crítica foi realizada por numerosos teólogos (Consultar a tese de teologia de A. Ch. Siegrfied - ("A Vida e Obras de P.P.Vergério", Strabourg, 1857 - em 8º, 39 p.) [2]Destes estudos resulta que P.P.Vergério é, de fato, o autor do "Consilium quorundam episcoporum..." texto que figura em suas obras completas publicadas em 1553. Este texto faz parte dos seus numerosos opúsculos publicados anonimamente no tempo de sua violenta polêmica contra o papado. É, pois, impossível que o "Consilium quorundam episcoporum..." emane de uma autoridade qualquer da Igreja Católica".Junto a esta nota a biblioteca enviou também uma carta na qual informa:"O texto referido é uma crítica, em forma satírica, do papado, publicada em 1553 com o título de "Consilium quorundam episcoporum Bononniae congregatorum quod de ratione stabilendae Romane ecclisiae Iulio III P.M. datum est". Seu autor, Paolo Pietro Vergério (1498-1565), bispo de Modrusch, ... que aderiu em seguida à Reforma por volta de 1549, coloca em cena três bispos que aconselham o papa Julio III sobre o modo de reatabelecer a autoridade pontifical". [3]--------[2] - A tese é: Adolphe-Charles Siegfried, La Vie et les travaux de Pierre-Paul Vergerio. Thèse présentée [...] pour obtenir le grade de bachelier en théologie à la Faculté de théologie protestante de Strasbourg, Strasbourg, imprimerie de Vve Berger-Levrault, 1857.[3] A carta completa: pagina 1 - pagina 2. O recibo da Biblioteca:link.
biPROIBIÇÃO - TRÊS BISPOS - Em datas passadas alguém com o apelido de "Mineirinho" apareceu por aqui e dizendo-se que embora não fosse de seu feitio "desenterrar defuntos", acabou por praticar esta "exumação". Eis pois o cadáver:"A ICAR Convocou três bispos, dos mais sábios, e lhes confiou a missão de estudarem com cuidado o problema e apresentarem as sugestões cabíveis.Ao final dos estudos, aqueles bispos apresentaram ao papa (Júlio III) um documento intitulado:"Direções Concernentes Aos Métodos Adequados A Fortificar A Igreja De Roma"Tal documento está arquivado na Biblioteca Imperial de Paris, fólio B, número 1088, vol. 2, págs. 641 a 650Seguem as conclusões a que chegaram os três bispos católicos: "Em suma, aquele livro (a Bíblia) mais do que qualquer outro tem levantado contra nós esses torvelinhos e tempestades, dos quais meramente escapamos de ser totalmente destruídos.De fato, se alguém o examinar cuidadosamente, logo descobrirá o desacordo, e verá que a nossa doutrina é muitas vezes diferente da doutrina dele, e em outras até contrária a ele; o que se o povo souber, não deixará de clamar contra nós, e seremos objetos de escárnio e ódio geral. Portanto, é necessário tirar esse livro das vistas do povo, mas com grande cuidado, para não provocar tumultos"Bolonie, 20 Octobis 1553Vicentius De Durtantibus, Egidus Falceta, Gerardus Busdragus"Puxa vida! Eis aqui um documento completamente identificável. Mas alguma coisa não estava "batendo". Três bispos "dos mais sábios" , fiéis ao Papa, chegar à suspeitíssima conclusão de que se alguém examinar cuidadosamente a Bíblia irá descobrir que ela está em desacordo e até contrária aos ensinamentos da Igreja... Seria muita ignorância para tão grandes sumidades! Nem me causou espanto, pois tinha certeza que se tratava de falsificação.Então me dei ao trabalho de verificar a conclui o seguinte:1) - O documento existe; a biblioteca tem outro nome;2) - Os autores não são os bispos mencionados e sim PAOLO PIETRO VERGERIO (1498-1565), ex-bispo de Modrusque, que, bandeando-se para o protestantismo e se tornou um grande inimigo da Igreja.Se quiser poderei mandar o inteiro teor (em francês) do parecer emitido por "Le Conservateur responsable de la Salle des Catalogues et des Bibliographies,Raymond-Josué SECKEL".
biPROIBIÇÃO DA BÍBLIA - TRÊS BISPOS - http://www.infotdgeova.it/roma.htm - 

Enviado por: OSWALDOData: 16-Dez-05 - 18:56
--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente postada por fsflorencio

É notório o desinteresse do estudo bíblico ainda hoje por esta igreja. A diferença é que hoje os motivos são muito mais hipócritas."De fato, se alguém o examinar cuidadosamente, logo descobrirá o desacordo, e verá que a nossa doutrina é muitas vezes diferente da doutrina dele, e em outras até contrária a ele; o que se o povo souber, não deixará de clamar contra nós, e seremos objetos de escárnio e ódio geral. Portanto, é necessário tirar esse livro das vistas do povo, mas com grande cuidado, para não provocar tumultos"

O que estão esperando para examinar a bíblia? Tudo que é proibido não é mais gostoso?

Resposta: Este texto é mais que manjado, amigo!!! Pura falsificação. Será que os protestantes não podem se defender usando apenas a verdade? Será preciso lançar mão de falsificações tão grosseiras que se notam logo à primeira vista? Outra, por que você não colocou o nome do autor e outros dados que nos facilitem a pesquisa? Eu somente identifiquei este punhado de bobagens porque já tenho conhecimento desse texto.

PERGUNTA: - Mas, quem é o suposto autor ou autores de dizeres tão estúpidos?

RESPOSTA: - O próprio documento informa que se trata de três dos "mais sábios" bispos da Igreja Católica: "Vicentius De Durtantibus, Egidus Falceta, Gerardus Busdragus"

P - E onde se encontra este documento? Ele existe mesmo?

R - Sim, existe e está arquivado na Biblioteca Imperial de Paris, fólio B, número 1088, vol. 2, págs. 641 a 650 (Estes dados constam das acusações protestantes - O nome da Biblioteca é outro: "Bibliothèque Nationale de France")

P - Mas quem será o verdadeiro autor deste apócrifo?

R – Certamente não seria qualquer um dos três bispos “mais sábios”. Segundo informa o curador desta Biblioteca, o autor é PIER PAOLO VERGERIO (1498-1565), ex-bispo de Modrusque, que, bandeando-se para o protestantismo, tornou-se um grande inimigo da Igreja. Pier Paolo Vergerio, l'autore del falso documento storico "Il documento si trova nella Biblioteca Nazionale di Parigi. Alcuni hanno voluto scrivere alla Biblioteca per verificare sia l'esistenza che l'autenticità di questo scritto. Assieme alle fotocopie ( http://www.infotdgeova.it/vergerio.htm - cliccare qui per la riproduzione delle pagine in formato jpg), la Biblioteca ha inviato la seguente nota nella quale si dichiara che è 

"impossibile che il [documento] emani da una qualunque autorità della Chiesa cattolica"

NOTA - Se quiser poderei colar o inteiro teor (em francês), do parecer de "Le Conservateur responsable de la Salle des Catalogues et des Bibliographies, Raymond-Josué SECKEL".
-------------
LUTERO: - "Os homens agora estão mais vingativos, cobiçosos e lascivos do que quando estavam sob o papado" (Postil. super Evang. Dom. i., Advent.)
-------------------------------------------
Enviado por: cesart Data: 17-Dez-05 - 14:47
-------------------------------------------
Originalmente postada por Solaris - Eu disse "vcs" (vocês) e não "vc" (você). 

A partir do momento em que você faz suas colocações na 2ª pessoa do plural, também me inclui; neste caso, já que também faço parte da ICAR. Logo, gostaria que me dissesse onde EU me gloriei do passado e da Tradição Apostólica (Apesar de ter todo o direito, já que a ICAR é a legítima sucessora dos Apóstolos).

Originalmente postada por Solaris:“Com todo respeito, meu caro colega. Até hoje, só tenho conhecido dois tipos de pessoas que se valem desta artimanha: Um marcionista com quem debato em outro forum e os católicos”.

Resposta: Caro colega, não é nenhuma "artimanha", é a mais pura verdade. Caso fosse o contrário, não existiriam milhares e milhares de denominações que se dizem "cristãs", cada uma fazendo a interpretação das escrituras ao seu bel prazer, muitas "igrejas" contradizendo outras em suas doutrinas, a meu ver, "perniciosas".

Originalmente postada por Solaris”“Não tinham não! As bíblias eram em latim! Seria o mesmo que eu te dar uma bíblia em japonês”.

Resposta: Não refutou o que eu havia escrito. Aliás, nem sequer entendeu o que eu havia dito. Digo isto porque eu disse que "todos tinham acesso às Escrituras através das Leituras nas Missas", não disse que os fiéis possuíam a cópia da vulgata.

Originalmente postada por Solaris:“Nós, os protestantes, não dizemos que tudo, absolutamente tudo, tenha que passar pelo crivo das Sagradas Escrituras. Todavia o que o pastor ensina não pode ser contrário nem extrapolar o que está na bíblia. Enfim, nem o pastor, nem a igreja estão acima da bíblia. A bíblia é a PALAVRA FINAL EM DOUTRINA”.

Resposta: Não é o que vejo em vários sites protestantes, onde há autores que afirmam que para a "conversão", a pessoa deva procurar uma igreja dita "fundamentalista", e que prega somente o que está Escrito. Gostaria, então, que me passasse algum endereço de UM BOM site de apologética que afirme o que você disse.Um abraço fraterno.
-------------
Aplique o seu coração à instrução e os seus ouvidos às palavras do conhecimento (Pv 23,12) Saiba como se deve agir na casa do Deus Vivo, a Igreja, que é a coluna e o alicerce da verdade (1 Tm 3,15)
biPROTESTANTE - http://www.geocities.com/Heartland/Forest/5876/bibliadosprotestantes.htm
biPROVAS BÍBLICAS - A Bíblia é o instrumento mais inadequado para provas, em conseqüência da livre interpretação protestante.

Explico-me:

Lendo eu um determinado texto entendo uma coisa; você, porém, ao ler o mesmo texto entende outra coisa diametralmente oposta ao que eu entendi.

Para a solução do problema não existe nenhuma autoridade que possa determinar quem é que está interpretando corretamente.

Se a disputa fosse entre católicos, a pendenga seria resolvida facilmente, pois temos a COLUNA E SUSTENTÁCULO DA VERDADE que, iluminada pelo Espírito Santo, pode ensinar com autoridade.

Portanto, será inútil pedir o testemunho da Bíblia.Tudo acaba na pura teima sem jamais conseguirmos chegar a uma conclusão


Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >