TRADUZIR

BÍBLIA - ANOTAÇÕES - PARTE IX - de biINTERPRETAÇÕES DIVERSAS a biNEM TUDO FOI ESCRITO

biINTERPRETAÇÕES DIVERSAS -  Em Ingolstadt, em 1577, Cristóvão Rasperger citava duzentas interpretações diferentes das quatro simples palavras da consagração, Isto é o meu Corpo, interpretações sustentadas pelos sequazes dos reformadores.
biINTERPRETADA PELO DEMÔNIO - "O demônio levou-o ainda a Jerusalém, ao ponto mais alto do templo, e disse-lhe: Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem. E que te sustivessem em suas mãos, para não ferires o teu pé nalguma pedra (Sl 90,11s.). (São Lucas 4,9-11) 
biJÂMNIA - CEGOS CONDUZINDO CEGOS - "Então se aproximaram dele seus discípulos e disseram-lhe: Sabes que os fariseus se escandalizaram com as palavras que ouviram? Jesus respondeu: Toda planta que meu Pai celeste não plantou será arrancada pela raiz. Deixai-os. São cegos e guias de cegos. Ora, se um cego conduz a outro, tombarão ambos na mesma vala" (São Mateus 15, 12-14 )
biJUDAS - Escariotes, Evangelho de -http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=3930&e=3930
biLEIS E PROFETAS - REVOGAÇÃO - "Não penseis que vim revogar as Leis e os Profeta. Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento, porque em verdade vos digo que, até que passem o céu e a terra, não será omitido nem um só "i", uma só vírgula da Lei sem que tudo seja realizado". (Mt 5,17-18)
biLEITURA - RECOMENDADA PELA IGREJA - Em qualquer época histórica, a Igreja recomenda aos fiéis cautela na leitura da Bíblia, dada a grande dificuldade de interpretação de certos textos.Isto entretanto não significa que naquela época os fiéis não pudessem ler os Livros Sagrados. Muito antes de Lutero, com o desenvolvimento da imprensa, a Bíblia era largamente difundida pelos vários países da Europa. Desde o aparecimento da imprensa até 1520, surgiram 156 edições da Bíblia em latim. Para atender ao público que não entendia o latim, foram feitas numerosas traduções para a língua vernácula. Entre 1466 e 1520 surgiram 22 edições da Bíblia traduzida para o alemão. A primeira tradução italiana surgiu em 1471; a holandesa em 1477; a francesa em 1487; e a espanhola em 1485. A tiragem de cada edição variava de 250 a 1600 exemplares.Portanto, a afirmação de que foram os protestantes que possibilitaram ao povo a leitura da Bíblia não passa de uma das muitas invenções criadas pelo ódio à Igreja Católica, sem qualquer fundamento histórico.

biLEITURA - SÃO JERONIMO - (+420) - é um dos mestres que melhor representam esta atitude pastoral, escrevendo a Eustóquio, filha de Santa Paula: "Lê com freqüência e aprende o melhor que possas. Que o sono te encontre com o livro nas mãos e que a página sagrada acolha o teu rosto vencido pelo sono" (PL 22,404). 
biLER OU OUVIR? - A fé vem pelo ouvido: "Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo"". (Rom 10, 17). 
biLETRA - "Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica" (II Cor 3,6)

biLEVÍTICO - "Laura Schlessinger é uma personalidade do rádio americano que distribui conselhos para pessoas que ligam para seu show. Recentemente ela disse que a homossexualidade é uma abominação de acordo com Levíticos 18:22 e não pode ser perdoada em qualquer circunstância. O texto abaixo é uma carta aberta para Dra. Laura, escrita por um cidadão americano e também disponibilizada na Internet."Cara Dra. Laura Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeito à Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com seu show, e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quantas posso. Quando alguém tenta defender o homossexualismo, por exemplo, eu simplesmente o lembro que Levíticos 18:22 claramente afirma que isso é uma abominação. Fim do debate.Mas eu preciso de sua ajuda, entretanto, no que diz respeito a algumas leis específicas e como segui-las:Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levíticos 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela?Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levíticos 15:19-24). O problema é: como eu digo isso a ela? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso? Por que eu não posso possuir canadenses?Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo mesmo? continua um amigo meu acha que mesmo que comer moluscos seja uma abominação (Levíticos 11:10), é uma abominação menor que a homossexualidade. Eu não concordo. Você pode esclarecer esse ponto?Levíticos 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem morrer?Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levíticos 11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? (as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco).Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levíticos 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levíticos 19:19, porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliéster). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levíticos 24:10-16)? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros (Levíticos 20:14)?Eu sei que você estudou essas coisas a fundo, então estou confiante que possa ajudar. Obrigado novamente por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável. Seu discípulo
biLÍNGUA - DEUTEROCANÔNICOS ESCRITGOS EM HEBRAICO - ... nem todos os deuterocanônicos foram escritos em grego. Os estudiosos bíblicos modernos têm demonstrado que todos os deuterocanônicos (com exceção do Livro da Sabedoria e II Macabeus) foram escritos originalmente em hebraico. A descoberta de fragmentos de uma versão em hebraico dos livros de Siraque (Eclesiástico) e Tobias entre os Manuscritos do Mar Morto do Qumran apóiam essa conclusão. Isso significa que, mesmo que se pudesse demonstrar que todos os textos inspirados deveriam ser escritos em hebraico, apenas dois dos sete livros deuterocanônicos não seriam inspirados.

O formulador desta tese também tem que explicar como é que pode o Novo Testamento escrito em grego ser inspirado. Se Deus só pode inspirar textos em língua hebraica, como é que o nosso Novo Testamento grego é inspirado já que foi composto em grego koiné? Se o Espírito Santo inspira a escrita dos livros do Novo Testamento em grego, ele poderia fazer o mesmo antes da vinda de Cristo.


Além disso, nada na Escritura nos diz que a inspiração é limitada apenas ao hebraico. Pelo contrário, há várias passagens que sugerem que Deus é bastante confortável em revelar a Si mesmo em outras línguas. Esta objeção também não é histórica. Os primeiros cristãos não acreditam que a inspiração estava restrita a uma única língua. Na verdade, vários Padres da Igreja acreditavam que o grego Septuaginta (LXX) foi inspirado por Deus. Certamente, essa crença não poderia ser aceita se era amplamente conhecido que Deus só poderia inspirar textos em hebraico.
biLÍNGUA EM QUE FOI ESCRITA - Existem várias seções entre os livros protocanônicos das Escrituras que contêm partes do aramaico, como Gênesis 31, 47; Daniel 2, 4-7, 28; Esdras 4, 8-6, 18; 7, 12-26. Jeremias 10, 11 e o livro de Eclesiastes que contêm várias expressões idiomáticas indígenas ao aramaico, e não hebraico. Portanto, Deus pode inspirar textos que não são originalmente escritos em hebraico. Caso contrário, essas passagens dos livros protocanônicos não seriam inspiradas!

biLISTA DE QUESTÕESS - A Bíblia tem veneração a santos?

A Bíblia tem intercessão de santos?

A Bíblia tem imagens de santos?

A Bíblia tem altar  e capela para santos?

A Bíblia tem Maria intercessora?
A Bíblia tem Maria Mãe de Deus e rainha dos céus?

A Bíblia tem culto a Maria?

Os santos, inclusive Maria, recebem louvor, honras e glórias: Lc 12,37; Rm 2,29; I Cor 4,5; I Pe 1,7; Jo 12,26; Rm 2,7; 2,10; I Tm 3,13; I Pe 1,7; I Pe 2,7 ;  Mt 23,12; Lc 1,52; 14,11; 18,14; Jo 13,32; At 13,17; Rm 8,17; 8,30; I Tm 3,13; I Pe 1,7; I Pe 2,7; Tg 4,10.

Eles, inclusive Maria, têm poder para reinar, julgar e até para nos introduzir nos céus:  Lc 16,9; Jo 5,45; Rm 2,27; 5,17;  I Cor 2,15; 6,2; 6,3; I Tm 2,12; Ap 5, 9-10; 20,6; 22,5;  Ap 20,4.

A oração do cristão, membro do corpo de Cristo. é uma só coisa com ele  (Rm 6,5) de tal forma que sua oração, tanto na terra como Céu, é ao mesmo tempo a oração do Corpo de Cristo, isto é, ele mesmo. É neste sentido que Cristo é o único intercessor  (1Tim 1, 5-6).  

A Bíblia tem o purgatório?
          A Bíblia tema  oração pelos mortos? 

          A Bíblia tem velas para mortos?          

Tem. Além de esta doutrina ser ensinada pela Igreja, que é infalível, há também muitas passagens que indicam claramente o Purgatório:  Mt 5,26; Lc  16,9; Mt 12,32; Mt 12,36; Mt 18,34; 1 Cor 3,13-15; Mt 18, 32-35; Lc 12,47; Lc 16,9; Cl 3,25; Hb 12,14; Hb 12,14; I Pe 3,19; Ap 21,27); mais testemunhos da Igreja primitiva e arqueológicos.

A Bíblia tem batismo de criança?
Tem sim. Está escrito que será salvo quem crer e for batizado. A obrigação da fé não atinge quem é incapaz de crer e além disso, não diz, em parte alguma que criança não deve ser batizada.

A Bíblia tem Orações repetitivas?

A tradução protestante, no caso, é falsificada. Não se trata de orações repetitivas e sim orações com multiplicação de palavras. Compare as traduções:

Protestante:   E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.

Católica:           Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras.

Original Grego: p??se???µe??? d? µ? ßatta????s?te ?spe? ?? ???????, d????s?? ??? ?t? ?? t? p???????? a?t?? e?sa???s??s??ta?. Transliterado: proseucomenoi de mh battologhshte wsper oi eqnikoi dokousin gar oti en th polulogia autwn eisakousqhsontai

ßatta????s?te tem a acepção de gaguejar, isto é, (por conseqüência) tagarelar tediosamente, isto é, FICAR FALANDO, FALANDO exatamente como fazem os protestantes. Nada, portanto de "vãs repetições" como adulteram os protestantes para condenar os católicos.
A Bíblia tem o uso do terço?
O terço é uma meditação dos principais mistérios de nossa fé. A meditação é uma forma bíblica de orar. Consulte: Gn 24,63; Js 1,8; Sl 1,2; 48,4; Bar 3,9; Lc 2,19; Tg 1,25; IPd 1,10.

A Biblia tem obediência ao Papa?
Sim. E não somente ao papa, mas a cada um imposto como nossa superior: "Se alguém não obedecer ao que ordenamos por esta carta, notai-o e, para que ele se envergonhe, deixai de ter familiaridade com ele. " (II Tessalonicenses 3,14);  "Assim, aquele que resiste à autoridade, opõe-se à ordem estabelecida por Deus; e os que a ela se opõem, atraem sobre si a condenação" (Romanos 13,2); "Sede submissos e obedecei aos que vos guiam (pois eles velam por vossas almas e delas devem dar conta). Assim, eles o farão com alegria, e não a gemer, QUE ISTO VOS SERIA FUNESTO" (Hebreus 13,17) .
A Bíblia tem chefes que criam doutrinas?
A Igreja em seu magistério formulam doutrinas, explicitando o que na revelação divina se encontra implícito. Foi ela a enviada às nações para ensinar. Ninguém mais além dela tem esse mandato divino. 
A Bíblia tem proibição ao casamento de sacerdotes?
Não. Tem apenas recomendação do celibato para as pessoas que desejarem seguir a Cristo com mais perfeição. Cristo anotou que há pessoas que se fizeram eunucos por amor ao Reino de Deus e São Paulo declara que os solteiros cuidam mais cuidam mais das coisas que são do Senhor, de como agradar ao Senhor.
A Bíblia tem a Igreja Católica Romana como a igreja de Cristo?
A Igreja Católica Romana, que também é Apostólica, é a única que vem desde Cristo. Somente ela é que formou a civilização moderna, tendo convertido aos romanos e bárbaros, levou a luz de Cristo às mais remotas parte do mundo. Foi ela que espalhou a cultura em suas inumeráveis escolas paroquiais e grandes universidades.Não existe nenhuma outra que historicamente tenha sido a luz do mundo e o sal da terra. A Igreja já nasceu CATÓLICA, tornou-se APOSTÓLICA e Romana por ter o primeiro dos apóstolos estabelecido em Roma sua Sé apostólica.

          A Bíblia tem a tradição da igreja Católica Romana como verdeira?

Claro que tem. Quando Cristo a enviou às nações não mandou escrever nada. Apenas ordenou que pregasse e isto seus enviados fizeram e o Senhor cooperava com eles com milagres para provar a todos que tudo o que pregavam era a verdade.
A Bíblia tem dizeres que outras verdades também são válidas?
          A Bíblia tem a Igreja Católica Apostólica Romana como infalível? 

Quando a Bíblia declara que a Igreja é o SUSTENTÁCULO da verdade (1Tm 3,15) e que tudo o que os santos apóstolos e seus legítimos sucessores, ligarem ou desligarem sobre a terra seria automaticamente ligado ou desligado nos céus, isto implica que esta Igreja não pode errar, é INFALÍVEL, caso contrário, Cristo não teria declarado tal. 
TUDO ISSO AÍ É HERESIA, OBRA DO FANATISMO HUMANO.
Heresia é ficar seguindo falsos pastores e interpretando a Bíblia segundo a letra. 
biLIVRO TEÂNDRICO - um livro "teândrico", palavra grega que significa "feito por Deus e pelo homem". O escritor sagrado não perdia sua consciência, nem entrava em êxtase quando escrevia; ele trabalhava com pleno controle de suas faculdades intelectuais, físicas e emocionais... mas de um modo misterioso era Deus que lhe inspirava o que deveria escrever.

biLIVROS - INSPIRADOS NÃO CITADOS - Nem todos os protocanônicos são citados (Esd, Ne, Rt, Ecl, Ct, Ab, Na, Pr). Também há alusões a livros apócrifos: Salmos de Salomão, 1 e 2 Esdras, 4 Macabeus, Assunção de Moisés e o livro de Enoc. 

biLIVROS - NÃO INSPIRADOS -  CITADOS NA BÍBLIA - O Novo Testamento cita livros apócrifos (S. Judas cita o livro de Henoc), e nem por isso eles ficaram inspirados. (S. Judas I, 14). Outros: Salmos de Salomão, 1 e 2 Esdras, 4 Macabeus e Assunção de Moisés.

biLIVROS CANÔNICOS - NÃO CITADOS POR JESUS E PELOS APÓSTOLOS - "Para nós o fator decisivo é que Cristo e seus discípulos não os reconheceram como canônicos, pois não foram citados pelo Messias nem os outros escritores da Brit Hadasha (Novo Testamento)!" - Portanto, para você, também não são canônicos os livros: Ester, Eclesiastes, Cânticos dos Cânticos, I e II Esdras e Neemias! 

http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=apologetica&artigo=20041006144607&lang=bra

biLIVROS CITADOS NA BÍBLIA PORÉM NÃO SÃO INSPIRADOS - NÃO CITADOS POR JESUS E PELOS APÓSTOLOS - "Para nós o fator decisivo é que Cristo e seus discípulos não os reconheceram como canônicos, pois não foram citados pelo Messias nem os outros escritores da Brit Hadasha (Novo Testamento)!"
_______________________________

Portanto, para você, também não são canônicos os livros: Ester, Eclesiastes, Cânticos dos Cânticos, I e II Esdras e Neemias! 

http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=apologetica&artigo=20041006144607&lang=bra
biLIVROS OUTROS QUE SE DIZEM INSPIRADOS ALÉM DA BÍBLIA - O Kitáb-i-Aqdas (Baha-í), o Corão (Islão), o livro de Tao (Taoísmo),  o Kojiki (Xintoísmo), os Vedas (Induísmo), o livro dos Espíritos (Espiritismo), o Guru Granth Sahib (Sikhismo), o Mahabaratha (Hinduísmo), o Kebra Negast (Movimento Rasta), o livro dos Mórmons (Mormons), o Avesta (Zoroastrismo), Tattvartha Sutra (Jainismo), etc.
biLIVROS PERDIDOS - 1. Livro do Convênio - ”Tomou o livro da aliança e o leu ao povo...” (Êxodo 24,7)
2. Livro das Guerras – “É por isso que se diz no Livro das Guerras do Senhor...” (Números 21,14)
3. Livro de Jasar  - “... Isto acha-se escrito no Livro do Justo... ” (Josué 10,13) e “...É o canto do Arco, que está escrito no Livro do Justo... “ (2 Samuel 1,18)
4. Livro dos Estatutos – “Samuel expôs em seguida ao povo os direitos do rei, consignou-os em um livro que depositou diante do Senhor, (1 Samuel 10,25)
5. Livro dos Atos de Salomão - O resto da história de Salomão, todos os seus atos, a sua sabedoria, tudo está escrito no livro dos Atos de Salomão. (1 Reis 11,41)
6. Livro de Natã – “Os feitos do rei Davi, dos primeiros aos últimos, estão relatados no livro de Samuel, o vidente, no livro do profeta Natã, e no livro de Gad, o vidente” (1 Crônicas 29,29 e 2 Crônicas 9,29)
7. Livro de Gade (Mesmo do número 6)
8. Profecias de Aías – “O resto dos feitos de Salomão, dos primeiros aos últimos, está relatado no livro do profeta Natã, na profecia de Aías de Silo e nas visões do vidente Ado a respeito de Jeroboão, filho de Nabat. (2 Crônicas 9,29, 2:15 e 13,22)
9. Visões de Ido (Mesmo do número 8)
10. Livro de Semaías – “Os atos e feitos de Roboão, desde os primeiros até os últimos, estão relatados no livro do profeta Semaías e consignados com exatidão no do vidente Ado. A guerra entre Roboão e Jeroboão foi contínua. (2 Crônicas 12,15)
11. Livro de Jeú – “O resto das ações de Josafá, desde as primeiras até às últimas, encontram-se relatadas nas memórias de Jeú, filho de Hanani, as quais estão inseridas no livro dos reis de Israel. (2 Crônicas 20,34)
12. Atos de Uzias, Escrito por Isaías – “O profeta Isaías relatou os outros atos de Ozias, desde os primeiros até os últimos. (2 Crônicas 26,22)
13. Livros dos Videntes  - Sua prece, a maneira como foi atendido, todas as suas faltas, suas revoltas, os sítios em que edificou lugares altos e erigiu asserás e outros ídolos, antes de se humilhar, tudo isso está consignado nas Atas de Hozai.” (2 Crônicas 33,19)
14. Profecias de Enoque – “Também Henoc, que foi o oitavo patriarca depois de Adão, profetizou a respeito deles, dizendo: Eis que veio o Senhor entre milhares de seus santos – (São Judas 1,14)
15. Comentários de Mateus de Nazaré – “e veio habitar na cidade de Nazaré para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Será chamado Nazareno. (Mateus 2,23)
No NT
16. Epístola Perdida de Paulo (1 Coríntios 5:9)
17. Segunda epístola perdida de Paulo (Efésios 3:3-4)
18. Terceira epistola perdida de Paulo (Colossenses 4:16)
19. Epístola perdida de Judas
biLUTERO- "Nesta primeira tradução, Lutero não incluiu os livros de Hebreus, Tiago, Judas e Apocalipse.
.
Este critério para excluir estes textos estava direcionado aos aspectos cristológicos entendidos por Lutero, que foram modificados posteriormente".
.
http://www.seminarioconcordia.com.br/Artigos_Prunzel/Lutero_como_Hermeneuta_e_Exegeta.mht
.
Esse site é luterano . 

biLUTERO - DIREITO DE JULGAR A DOUTRINA - No tratado contra Henricum regem Angliae, (HENRIQUE VIII) publicado em Wittemberga em 1522, afirma sem rebuços: 

"a todos os cristãos e a cada um em particular pertence conhecer e julgar a doutrina. Anátema a quem lhes tocar um fio deste direito" ( Weimar, X. 2 Abt., p. 217).

Era a teoria do sacerdócio universal. Todos os fiéis são reis e sacerdotes, senhores absolutos na interpretação das Escrituras, livres de expor e ensinar a fé. Fora o pretexto de que se valera o frade obscuro para levantar o estandarte da rebelião contra a Igreja universal.

biLUTERO - Lutero: "Quanto à Sagrada Escritura a ao púlpito, é dos papistas que os tomamos; sem os papistas que saberíamos nós?" (Ed. de Wirt, 1551, t. IV, p.2276; citado pelo padre Leonel Franca, op. cit, pág. 157) 

biLUTERO - "Nesta primeira tradução, Lutero não incluiu os livros de Hebreus, Tiago, Judas e Apocalipse.
.
Este critério para excluir estes textos estava direcionado aos aspectos cristológicos entendidos por Lutero, que foram modificados posteriormente".
.
http://www.seminarioconcordia.com.br/Artigos_Prunzel/Lutero_como_Hermeneuta_e_Exegeta.mht
.
Esse site é luterano . 

biLUTERO - DIREITO DE JULGAR A DOUTRINA - No tratado contra Henricum regem Angliae, (HENRIQUE VIII) publicado em Wittemberga em 1522, afirma sem rebuços: 

"a todos os cristãos e a cada um em particular pertence conhecer e julgar a doutrina. Anátema a quem lhes tocar um fio deste direito" ( Weimar, X. 2 Abt., p. 217).

Era a teoria do sacerdócio universal. Todos os fiéis são reis e sacerdotes, senhores absolutos na interpretação das Escrituras, livres de expor e ensinar a fé. Fora o pretexto de que se valera o frade obscuro para levantar o estandarte da rebelião contra a Igreja universal.

biLUTERO - Lutero: "Quanto à Sagrada Escritura a ao púlpito, é dos papistas que os tomamos; sem os papistas que saberíamos nós?" (Ed. de Wirt, 1551, t. IV, p.2276; citado pelo padre Leonel Franca, op. cit, pág. 157) qui 08/10/2009 00:45

biLUTERO - PRIMEIRA TRADUÇÃO -  "Nesta primeira tradução, Lutero não incluiu os livros de Hebreus, Tiago, Judas e Apocalipse. qua 13/05/2009 23:12

biLUTERO - Quando disputava com os católicos, guindava a Escritura ao sétimo céu.1 Se, porém, lha opunham às inovações temerárias, desembaraçava-se dela como de uma "escrava. que se devia deixar para ater-se a Cristo, rei e senhor da Escritura".2 Às vezes  descomedia-se ao extremo de chamar a Moisés "herege excomungado, precito, pior que o papa e o diabo".58
---------------------

1. - "Ego vero adversus dicta Patrum, hominum, angelorum, daemonum pono non antigum usum, no multitudinem hominum sed unius maeistatis aeternae verbum evangelicum... Hic sto, hic sedeo, hic maneo, hic glorior, hic triupho, hic insulto papistis, thomistis, henricistis"...  Contra Henricum regem Angliae, Weimar, X, 2 abt., pp. 215-216.

2. - "Tu urges servum, hoc est Scripturam... hunc servum reliquo tibi, ego urgeo Dominum qui rex est Scripturae... Hanc solutionem neque diabolus neque ullus iustitiarius tivi eripere aut evertere potest". Weimar, XL, 1 Abt., p. 420.

3. - "Si prudens es longissime ableges Moyses balbum et blaesum cum sua lege... Hic simpliciter sit tibi suspectus ut haereticus excmmunicatus, damnatus, deterior papa et diabolo, ideo prorsus no aduendus". Weimar, XL, ' Abt., p. 558.
biLUTERO - SACRAMENTOS - "Reconhecemos que no papismo existe a verdadeira escritura sagrada... Devemos confessar a verdade: no papismo encontra-se a palavra de Deus, a missão apostólica, o verdadeiro batismo, o verdadeiro sacramento do altar, as verdadeiras chaves para a remissão dos pecados, o verdadeiro catiscismo... E quanto à sagrada escritura e ao púlpito é dos papistas que os tomamos; sem o papismo que saberíamos nós?" (t. IV, p. 227  b. ed. de Wittemb., 1551).

biLUTERO - UM LIVRO DE HERESIA - "Embora Lutero desejasse restringir o princípio da interpretação privada da Escritura ao seu uso próprio, e fazer que a sua interpretação pessoal fosse aceita por todos, o seu exemplo provou-se mais contagioso do que o seu preceito. Os seus seguidores reclamaram o mesmo direito e logo começaram a dar interpretações divergentes aos mais simples textos. Assim, em Ingolstadt, em 1577, Cristóvão Rasperger citava duzentas interpretações diferentes das quatro simples palavras da consagração, Isto é o meu Corpo, interpretações sustentadas pelos sequazes dos reformadores.

(The Faith of Millions, J. A . O’Brien, Our Sunday Visitor, Huntington, Ind. 1938, p. 227).

Lutero começou declarando que a Bíblia podia ser interpretada por qualquer um até mesmo pela humilde criada ou até por uma criança de nove anos. Mais tarde, no entanto, quando os Anabatistas, Zwinglianos e outros contrariaram as suas vistas, a Bíblia tornou-se para ele "UM LIVRO DE HERESIA, muito obscuro e difícil de entender." (http://br.geocities.com/robeline2/vidalutero.html)
http://www.geocities.ws/robeline2/vidalutero.html.
biMACABEU - SEPTUAGINTA - "Outros foram esquartejados, recusaram o resgate para chegar a uma ressurreição melhor" (Hb 11,35-refere-se a 2Mc 7) 
biMALABARISMO

http://lh3.ggpht.com/_1z9DmPcyf-8/SUlQwDc1JfI/AAAAAAAAABs/HvUq-X50fuA/engracado127.gif
biMALDITO - SE ALGUÉM ANUNCIAR OUTRO EVANGELHO SEJA M - "... ainda que alguém - nós ou um anjo baixado do céu - vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema." (Gl 1,8)
biMITOLOGIA - ANIMAIS - "Não te alegres, ó terra dos filisteus, de que tenha sido quebrada a vara que te feria, porque da estirpe da serpente nascerá uma áspide, e seu fruto será um dragão voador." (Isaías 14,29)
biNEM TUDO FOI ESCRITO - 

SÓ VERSÍCULOS: Jo 21,15, Mt13,11, 9,35, 2Jo 1,12-13, 1Cor 11,34

"Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever."  (Jo 21,25).

Que coisas fez Jesus que não foram escritas? 

- Ensinos muitas vezes mencionados resumidamente: "ensinando em suas sinagogas" (Mt 4,23); 

- ensinos ministrados somente aos apóstolos (Mt 13,11); 

- liturgias, instruções diversas expressas resumidamente como "... falando das coisas do Reino de Deus" (Atos 1);

- ou simplesmente "pregando o Evangelho" (Mt 9,35) etc.

É claro que se nem tudo pôde ser escrito com relação a Jesus, muito menos poderia ser com relação aos apóstolos:

"Apesar de ter mais coisas que vos escrever, não o quis fazer com papel e tinta, mas espero estar entre vós e conversar de viva voz, para que a vossa alegria seja perfeita. Saúdam-te os filhos de tua irmã, a escolhida" (2Jo 1,12-13)

"Tinha muitas coisas para te escrever, mas não quero fazê-lo com tinta e pena. Espero ir ver-te em breve e então falaremos de viva voz. A paz esteja contigo! Os amigos te saúdam. Saúda os amigos cada um em particular" (3Jo,13-16)

"Se alguém tem fome, coma em casa. Assim vossas reuniões não vos atrairão a condenação. As demais coisas eu determinarei quando for ter convosco" (1Cor 11,34)

MUITO DO QUE NÃO FOI ESCRITO FICOU NA MEMÓRIA. O ESPÍRITO SANTO NOS FAZ RECORDAR TUDO O QUE CRISTO NOS PRESCREVEU (São João 14,26)

biNEM TUDO - .... 

- nem tudo estava escrito (São João 21,25);

- várias coisas foram passadas por carta, mas várias também por VOZ (2João 1,12-13; 3João,13-16; 1Coríntios 11,34);

- há muitas passagens difíceis de entender (II São Pedro 3,15-16);

- devemos ler a bíblia com a ajuda de outras pessoas (Atos dos Apóstolos 8,31);

- devemos escutar os apóstolos, pois vem uma ordem de Cristo, ou seja, necessitamos de líderes que nos orientem (São Lucas 10,16 e São Mateus 18,17);

- em nenhum momento Cristo pede para que alguma coisa fosse escrito, ou seja, ele confiava que seus apóstolos pregariam a verdade;

Todas estas passagens e observações refutam qualquer argumento do "SOLA SCRIPTURA". 

 - 

SÓ VERSÍCULOS: Jo 21,15, Mt13,11, 9,35, 2Jo 1,12-13, 1Cor 11,34

"Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever."  (Jo 21,25).

Que coisas fez Jesus que não foram escritas? 

- Ensinos muitas vezes mencionados resumidamente: "ensinando em suas sinagogas" (Mt 4,23); 

- ensinos ministrados somente aos apóstolos (Mt 13,11); 

- liturgias, instruções diversas expressas resumidamente como "... falando das coisas do Reino de Deus" (Atos 1);

- ou simplesmente "pregando o Evangelho" (Mt 9,35) etc.

É claro que se nem tudo pôde ser escrito com relação a Jesus, muito menos poderia ser com relação aos apóstolos:

"Apesar de ter mais coisas que vos escrever, não o quis fazer com papel e tinta, mas espero estar entre vós e conversar de viva voz, para que a vossa alegria seja perfeita. Saúdam-te os filhos de tua irmã, a escolhida" (2Jo 1,12-13)

"Tinha muitas coisas para te escrever, mas não quero fazê-lo com tinta e pena. Espero ir ver-te em breve e então falaremos de viva voz. A paz esteja contigo! Os amigos te saúdam. Saúda os amigos cada um em particular" (3Jo,13-16)

"Se alguém tem fome, coma em casa. Assim vossas reuniões não vos atrairão a condenação. As demais coisas eu determinarei quando for ter convosco" (1Cor 11,34)

MUITO DO QUE NÃO FOI ESCRITO FICOU NA MEMÓRIA. O ESPÍRITO SANTO NOS FAZ RECORDAR TUDO O QUE CRISTO NOS PRESCREVEU (São João 14,26)

Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >