TRADUZIR

BÍBLIA - ANOTAÇÕES - PARTE VIII - de biDIFERENÇAS - PROVADAS a biINTERPRETAÇÃO - WAGNER

biDIFERENÇAS - PROVADAS COM A BÍBLIA - BABILÔNIA PROTESTANTE - A Bíblia não é "a unica fonte de verdade". Em lugar nenhum na Bíblia há esta afirmação, assim como em lugar nenhum da Bíblia há uma lista de quais os livros que a compõem. Só sabemos quais são porque um Papa os definiu.Sem contar que um Batista vai dizer que o batismo não é necessário e vai "provar" isso interpretando a Bíblia para fornecer "provas bíblicas"; um pentecostal vai dizer que sem "falar em línguas" a pessoa não está salva, e vai "provar" isso interpretando a Bíblia para fornecer "provas bíblicas"; um calvinista vai dizer que Deus predestina o homem para o Céu o ou Inferno e vai "provar" isso interpretando a Bíblia para fornecer "provas bíblicas"; um adventista vai negar o Dia do Senhor e vai "provar" isso interpretando a Bíblia para fornecer "provas bíblicas"...
biDIREÇÕES - CONCERNENTES A FORTIFICAR - VER "biPROIBIÇÃO - TRÊS BISPOS"
biEPÍSTOLAS - DE SÃO PAULO PERDIDAS:

Ronaldo  

Na verdade houveram 4 cartas perdidas de Paulo, podem conferir aqui:

1ª- Primeira Epístola Perdida de Paulo (1 Coríntios 5: 9)

"Na minha carta vos escrevi que não tivésseis familiaridade com os impudicos"

2ª- Segunda epístola perdida de Paulo (Efésios 3: 3 e 4)

"Foi por revelação que me foi manifestado o mistério que acabo de esboçar. Lendo-me, podereis entender a compreensão que me foi concedida do mistério cristão,  

3ª- Terceira epístola perdida de Paulo (Colossenses 4: 16)

"Uma vez lida esta carta entre vós, fazei com que ela o seja também na igreja dos laodicenses. E vós, lede a de Laodicéia"

4ª- Quarta epístola perdida de Paulo (2 Coríntios 2: 3) 

"Se vos escrevi estas coisas foi para que, quando eu chegar, não sinta tristeza precisamente da parte dos que me deviam alegrar. Confio em todos vós que a minha alegria seja a de todos"

biEVANGELHO - DIFERENTE - "Mas, ainda que alguém - nós ou um anjo baixado do céu - vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema". (Gl 1,8)
biEVANGELHO - MATEUS ESCRITO EM ARAMAICO - "Assim, Mateus publicou entre os judeus, na língua deles, o escrito dos Evangelhos, quando Pedro e Paulo evangelizavam em Roma e aí fundava a Igreja" (Ireneu - 180 d.C. ""Contra as Heresias"" L.III, 1,1)
biEVANGELHO -  QUANDO FORAM ESCRITOS - a pregação do EVANGELHO era feita mediante a TRADIÇÃO, pois os quatro Evangelhos ainda não existiam:

MARCOS - 65 d.C.
MATEUS - 70 d.C.
LUCAS - 70s d.C.
JOÃO - 90s d.C.

biEVANGELHO - TRADIÇÃO - "As seitas protestantes dizem que somente a Bíblia é fonte de revelação. Poderiam você com a "Sola Biblia" dar o capítulo e versículo donde se afirma que S. Mateus, S.Marcos, S. Lucas e S. João são os autores dos Evangelhos que levam seu nome e certificá-lo de forma apodítica, sem ter que recorrer à Tradição da Igreja Católica?

Isto é sumamente importante, já que mais de 90% do que sabemos acerca de Jesus, está nestes quatro sagrados documentos da origem do cristianismo e - seguindo vossa tese - , não encontrando na Bíblia tal afirmação, não são dignos de considerá-los Palavra Divina com todas suas conseqüências". 

Há algum protestante que pode responder a esta pergunta?

"Las sectas protestantes dicen que solamente la Biblia es fuente de revelación. ¿Podrían ustedes con la sola Biblia dar el capítulo y versículo donde se afirma que S. Mateo, S. Marcos, S. Lucas y S. Juan son los autores de los Evangelios que llevan su nombre y certificarlo de forma apodíctica, sin tener que recurrir a la Tradición de la Iglesia Católica?. Esto es sumamente importante, ya que más del 90 % de lo que sabemos acerca de Jesús, está en estos cuatro (4) sagrados documentos del origen del cristianismo y –siguiendo vuestra tesis-, no encontrando en la Biblia tal afirmación, no son dignos de considerarlos Palabra Divina con todas sus consecuencias." ¿Hay algún protestante que pueda responder a esta pregunta?
biEVANGÉLICOS - NÃO LÊEM A BÍBLIA - Cerca de 50,68% dos pastores e líderes nunca leram a Bíblia Sagrada por inteiro pelo menos uma vez. O resultado é fruto de uma pesquisa feita pelo atual editor e jornalista da Abba Press & Sociedade Bíblica Ibero-Americana, Oswaldo Paião, com 1255 entrevistados de diversas denominações, sendo que 835 participaram de um painel de aprofundamento. O motivo é a falta de tempo, apontaram os entrevistados.
.
Oswaldo conta que a pesquisa se deu através de uma amostragem confiável e que foi delimitada. Segundo ele a falta de tempo e ênfase na pregação expositiva são os principais impedimentos. “A falta de uma disciplina pessoal para determinar uma leitura sistemática, reflexiva e contínua das escrituras sagradas e pressão por parte do povo, que hoje em dia cobra por respostas rápidas, positivas e soluções instantâneas para problemas urgentes, sobretudo os ligados a finanças, saúde e vida sentimental”, enumera Oswaldo.
.
A maioria dos pastores corre o dia todo para resolver os problemas práticos e urgentes dos membros de suas igrejas e os pessoais. Outros precisam complementar a renda familiar e acaba tendo outra atividade, fora a agenda lotada de compromisso. Os pastores da atualidade, em geral, segundo Paião,são mais temáticos, superficiais, carregam na retórica, usam (conscientemente ou não) elementos da neurolinguística, motivação coletiva, força do pensamento positivo e outras muletas didáticas e psicológicas. Oswaldo arrisca dizer que muitos ‘pastores precisam rever seus conceitos teológicos e eclesiológicos, sem falar de ética e moral, simplesmente ao ler com atenção e reflexão os livros de Romanos, Hebreus e Gálatas. E antes de ficarem tocando Shofar e criando misticismo, deveriam ler a Torá com toda a atenção, reverência e senso crítico’. 

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/ler-a-biblia-toda.html 
biEVENTOS - Ver biCRONOLOGIA BÍBLICA
biEVOLUÇÃO - TEORIA DA EVOLUÇÃO - FERNANDO  - Vejam a contradição do Dotô Maurício. Postou dizendo: 

"a ICAR decidiu ontem reconhecer o evolucionismo de Darwin."

Agora diz que a TE (evolucionismo) é anterior a Darwin.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!! 
Dotô
ERROU FEIO,

Pra onde correr dá Igreja na cabeça. 
biFALSIFICAÇÕES - "1. VEJA COMO OS PROTESTANTES ADULTERARAM A BÍBLIA Autor: MARIA em 25/05/2004, 23:45:37 (e-mail não disponível)

EM TUDO QUE SE REFERE Á ESCULTURA.Veja que criminosamente acrescentaram palavras como “procissão”, “se ajoelham”, “se inclinam”, “imagens de esculturas” e tantas outras, para simplesmente implicar com os santos.

NOS ORIGINAIS DIZ: (Isaías 44:9-11,17,1&.) (9) “Os fabricantes de ídolos nada são e suas preciosas obras nada valem; para confusão deles, suas testemunhas não sabem ver nem compreender (10) Aquele que quer modelar um deus, funde uma estátua que não servirá para nada. (11) Seus fiéis ficarão decepcionados e seus operários são apenas homens. Que todos se congreguem e compareçam. Ficarão assustados e decepcionados. ...(17) Com a sobra faz um deus, um ídolo diante do qual se prostra para adora-lo e orar dizendo: “Salva-me, tu és meu deus” (1&) Falta bom senso e juízo a essa gente; têm os olhos tão fechados que não vêem, seus corações não podem compreender.” (note que o origina deixa claro que ídolo é um deus). 

A ADULTERAÇÃO NAS BÍBLIAS EVANGÉLICAS: (Isaías 44:9-11,17,1&.)"TODOS OS ARTÍFICES DE IMAGENS DE ESCULTURA SÃO VAIDADE, e as SUAS COISAS MAIS DESEJÁVEIS SÃO DE NENHUM PRÉSTIMO; e suas mesmas testemunhas NADA VÊEM, nem entendem, para que eles seja confundidos. EIS QUE TODOS OS SEUS SEGUIDORES FICARÃO CONFUNDIDOS, pois os mesmos artífices são dentre os homens; AJUNTEM-SE TODOS E LEVANTEM-SE; ASSOMBRAR-SE-ÃO E SERÃO JUNTAMENTE CONFUNDIDOS. Então, do resto faz um DEUS, UMA IMAGEM DE ESCULTURA; AJOELHA-SE DIANTE DELA, E SE INCLINA, E LHE DIRIGE A SUA ORAÇÃO, e diz: LIVRA-ME, PORQUANTO tu és o meu deus. “Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam”. ( note quanta mudança e palavras acrescentadas, a intenção é jogar esses versículos contra o semelhante. Os pastores fazem o resto do trabalho sujo.) NOS ORIGINAIS DIZ: (Is 45,20). # Vinde, reuni-vos todos, aproximai-vos, vós que fostes salvos dentre as nações! Nada disso compreendem aqueles que trazem seu ídolo de madeira, aqueles que oram a um deus impotente para salvar. A ADULTERAÇÃO NAS BÍBLIAS EVANGÉLICAS: (Is 45,20). * CONGREGAI-VOS e vinde; chegai-vos JUNTOS, vós que ESCAPASTES das nações; NADA SABEM OS QUE CONDUZEM EM PROCISSÃO AS SUAS IMAGENS DE ESCULTURA, feitas de madeira, E ROGAM a um deus que não podem salvar. Como Deus não é “evangélico” e sabe muito bem fazer distinção entre “ídolo deus” e uma simples obra de arte recordativa feita pela mão dos cristãos, fez S. João escrever que os homens que não foram mortos pelas pragas, não se arrependeram das obras das suas mãos, feitas para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, de madeira, etc.: "E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar." (AP 9:20) Seria uma grave blasfêmia destes “evangélicos“, considerar Deus é um esclerosado, já que num lugar da Bíblia manda fazer imagens, esquecido que noutro lugar o teria proibido! (Ex 25,1&-20) (Num 21,&-9) (1 Rs 6,23-35 e 7,29). O Senhor encheu do Espírito de Deus, de sabedoria, de entendimento e de ciência os artífices ( artesãos ) que construíram o tabernáculo com seus móveis e suas esculturas sob a Arca, em ouro, prata, cobre, pedra e madeira. (Ex 31, 1-11) Salomão a pedido de Deus construiu o Templo de Jerusalém repleto de esculturas de bois, de leões, de flores, de anjos, do mar, etc. (1 Rs 6,23-35 e 7,29). E assim disse o Senhor: “Ouvi a tua oração e a tua súplica que, suplicando, fizeste perante mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome para sempre; e os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias. (1 Rs 9, 3). Será que “evangélico” lê isso?
biFALSIFICAÇÕES - "É que, de fato, não somos, como tantos outros, FALSIFICADORES da palavra de Deus. Mas é na sua integridade, tal como procede de Deus, que nós a pregamos em Cristo, sob os olhares de Deus. " (2Cor 2,17)
biFALSIFICAÇÕES - "Os zurros de tais asnos a respeito da palavra "sola" ("só") não merecem outra resposta, senão: LUTERO QUER que assim seja e o diz: ELE É DOUTOR ACIMA de todos os doutores do papado inteiro. É preciso que fique nisso. O papista, que teimar ocupar-se com a palavra "só", é preciso responder: DOUTOR LUTERO QUER que assim seja. Assim EU QUERO, assim ORDENO, a MINHA VOTADE é a razão" (Grisar II,267)
biFALSIFICAÇÕES - "Zé Carente em 11/04/2004, 15:22:42 (enviar e-mail para o autor)

Somente a Igreja de Cristo tem autoridade para interpretar e determinar quais livros são ou não inspirados e guardar, livres de adulterações as sagradas letras.
biFALSIFICAÇÕES - AUTORES PROTESTANTES:

- JERÔNIMO EMSER - "Lutero vira de tal modo a Bíblia para a fé sem as obras, que no fim, não há mais uma coisa nem outra". Indica 1400 falsificações;

- JOÃO DIETENBERGER, contemporâneo de Lutero: "O que Lutero não quer, ele o suprime da Bíblia; o que se ajusta com o seu querer ele o ajunta, em prova de seus erros". (Grisar III. 440 nota 1)

- PHILIPS VON MARNIX - "De todas as traduções em uso nas igrejas protestantes, nenhuma existe que se afaste tanto do texto original, como a de Lutero". (Tübenger Theol.: Quartalschrift, 1848);

- JOSIAS BUNSEN - assinala cerca de 3.000 passagens falsificadas, e intitula a obra de Lutero a menos exata de todas. (F. Nippold: Christian Von Bunser. 1868, III, 182) 
biFALSIFICAÇÕES- TRADUÇÃO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA - OS EVANGÉLICOS DIZEM: jesus falou quando orares não sejam como os gentios, que por muito falarem acham que são ouvidos....não useis vãs repetiçoes... 
_________________________________

TEXTO ORIGINAL GREGO:

???se???µe??? d? µ? ßatta????s?te ?spe? ?? ???????, d????s?? ??? ?t? ?? t? p???????? a?t?? e?sa???s??s??ta?.

PRONÚNCIA:

Proseucomenoi de me battaloyesete osper oi atnikoi, dokousin gap oti en te poluloguia auton eisakustesontai..

TRADUÇÃO CATÓLICA:

Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras. 

TRADUÇÃO PROTESTANTE:

E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.

SIGNIFICADO DA PALAVRA:

ßatta????s?te - gaguejar, isto é (por conseqüência) tagarelar tediosamente, isto é, FICAR FALANDO, FALANDO... Nada, portanto de "vãs repetições" como adulteram os protestantes para condenar os católicos.

FINALIDADE DA ADULTERAÇÃO:

Acusar falsamente a IGREJA CATÓLICA de rezar orações repetitivas. muito, embora meditadas e proferidas com muito amor. 
biFALSIFICAÇÕES - PROTESTANTES - "Não é possível de modo algum escusar este crime de Zwínglio; a cousa é por demais manifesta; (...) ." "Não o podeis negar nem ocultar porque andam pelas mãos de muitos os exemplares dedicados por Zwínglio a Francisco, rei de França, e impressos em Zurique no mês de março de 1525. Na aldeia de Munder, na Saxônia, no ano 60 eu vi na casa do reitor do colégio, Humberto, não sem grande maravilha e perturbação, exemplares da Bíblia alemã, impressas em Zurique, onde verifiquei que as palavras do Filho de Deus haviam sido adulteradas no sentido dos sonhos de Zwínglio. Em todos os quatro lugares (Mt., 26; Mc., 14; Lc., 22; I cor., 11) em que se referem às palavras da instituição do Filho de Deus, o texto achava-se assim falseado: "Das bedeutet meinen Leib, das bedeutet meinen Blut" ("isto significa o meu corpo, isto significa o meu sangue." (Conr. Schluesselburg, op. cit. f. 44 a.) (citações em padre Leonel Franca, op. cit., pág. 211).
biFALSIFICAÇÕES PROTESTANTES - TRADUÇÃO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA: "E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos" (Mt 6,7)
http://www.sbb.org.br/bibliaonline/biblia_completa2.asp?cv=2

biFALSIFICADORES - "É que, de fato, não somos, como tantos outros, FALSIFICADORES da palavra de Deus. Mas é na sua integridade, tal como procede de Deus, que nós a pregamos em Cristo, sob os olhares de Deus. " (2Cor 2,17)

biFALSOS PROFETAS- "A quem ensinará ele o conhecimento? A quem fará entender o que foi dito? As crianças apenas desmamadas, apenas tiradas do seio, quando diz: çav laçav; qav laqav, qav laqav; ze'êr sham, ze'êr sham. Com efeito, é com lábios gaguejantes e em uma língua estranha que ele falará a este povo. Ele [Deus] lhes dissera:”este é o repouso! Dai repouso ao cansado: este é o lugar tranqüilo." Mas não quiseram escutar. Diante disso a palavra de Javé para eles será: çav laçav; qav laqav, qav laqav; ze'êr sham, ze'êr sham a fim de que ao caminharem caiam para trás, e se despedacem, ao serem apanhados no laço e aprisionados" (Isaias 27,9-13) 
biFÉ - BÍBLIA E A FÉ - 1. VEM PELA PREGAÇÃO: "Logo, a fé vem pela pregação e a pregação, pela palavra de Cristo" (Romanos 10,17)

2. A LETRA MATA: "[DEUS] que nos tornou capazes de exercer o ministério da aliança nova, não da letra, mas do Espírito. A letra mata, o Espírito é que dá a vida" (II Coríntios 3,6) 
biIGREJA - VER "igBÍBLIA"

biIGREJA/BÍBLIA- QUEM É MAIOR? - A igreja é maior do que a Bíblia, que é a própria palavra de Deus?
__________________________

Mas claro! É muito maior! A Bíblia é toda ela verdade e útil para ensinar (2Tm 3,15-17), mas 

1 - tem coisas difíceis de entender (2Pd 3,16), 

2 - precisa ser explicada pela Igreja (At 8,30-31; 2Pd 3,16), 

3 - não foi feita para interpretação particular (2Pd 1,20-21) e 

4 - não está completa (Jo 20,30-31; Jo 21,25; 2Ts 2,14). 

Já a Igreja 

1 - é a Coluna e Fundamento da Verdade (1Tim 3,15), 

2 - foi fundada pelo próprio Cristo (Mt 16,18; Mt 28,19; Mc 16,15; 1Cor 3,11; Ef 2,20; 1Pd 2,4-6), 

3 - é o Corpo de Cristo (Rm 12,4; 1Cor 12,12; Ef 1,22-23; Ef 5,22; Col 1,18), e 

4 - Cristo é a Cabeça da Igreja (Ef 1,22; Ef 5,23; Col 1,18), que 

5 - foi comprada pelo Sangue de Cristo (At 20,28; Ef 5,25; Hb 9,12), 

6 - é eterna (Mt 16,18; Mt 28,20), 

7 - visível (Mt 5,14; Mc 4,30-32; Ef 2,19-22), 

8 - infalível (Mt 16,18; Mt 28,20; Mc 16,16; Lc 10,16; 1Tm 3,15) e 

9 - tem Autoridade dada por Deus (Mt 16,18-19; Mt 18,18; Jo 20,23).
biINCOMPLETA - "Tenho ainda muito que vos dizer, mas não podeis agora suportar. Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade completa" (Jo 16,12-13) 

biINERRÂNCIA - SÓ ELA É INERRANTE - Evangélico:A Bíblia em seus livros canônicos é que é inerrante.”

Resposta: - Então por quê o Sr. está contra o Papa que defendeu as Escrituras diante do esotérico Galileu, que não concordava com o livro de Josué, onde diz: “o sol se deteve ... quase um dia inteiro´ (Josué 10,13)?

Hoje se sabe que a Igreja fez muito bem defendendo a palavra de Deus como está na Bíblia em Josué 10,13, a menos que o Sr. queira discutir com Max Planck e Albert Einstein (Teoria da Relatividade): 

"Se tomarmos, por exemplo, um sistema de referências fixamente ligado com a nossa Terra, teremos de afirmar que o Sol se move no céu; se, inversamente, deslocarmos o sistema de referência para uma estrela fixa, o Sol encontra-se em repouso. Na oposição entre estas duas formulações não existe contradição nem obscuridade: trata-se somente de duas maneiras diferentes de considerar as coisas. Segundo a teoria física da relatividade, que atualmente pode ser considerada como aquisição científica assegurada, ambos os sistemas de referência e os modos de consideração que lhes correspondem são igualmente corretos e igualmente justificados, e é fundamentalmente impossível, sem arbitrariedade, decidir entre eles através de quaisquer medições ou cálculos". (Max Planck, in Vorträge und Erinnerungen, Stuttgart, 1949, p. 311). 

Isto claramente prova que a Igreja, não estava “errada”, como pregam certos indoutos. 9FERNANDO NASCIMENTO)
biINSPIRAÇÃO- "A Bíblia nos fala que toda a escritura foi inspirada por Deus (II Timóteo 3:16), mas em alguns trechos é negada a inspiração divina (I Coríntios 7:6;5:12) (II Coríntios 11:17).
biINSPIRAÇÃO - NÃO SOMENTE A BÍBLIA É DIVINAMENTE INSPIRADA - Oseias 9,7 - Mateus 10,19 - Marcos 13,11 - Hebreus 11,20 - Neemias 7,5 - Neemias 9,30 - Atos 6,10 -  Atos 21,4 - I Reis 3,28 . Até Caifás, inimigo de Jesus também profetizava - João 11,51.
biINTERPRETAÇÃO- COISAS DIFÍCEIS - "Reconhecei que a longa paciência de nosso Senhor vos é salutar, como também vosso caríssimo irmão Paulo vos escreveu, segundo o dom de sabedoria que lhe foi dado. É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras" (II Pe 3,15-16)
biINTERPRETAÇÃO - ISTO É O MEU CORPO - Em Ingolstadt, em 1577, Cristóvão Rasperger citava duzentas interpretações diferentes das quatro simples palavras da consagração, Isto é o meu Corpo, interpretações sustentadas pelos sequazes dos reformadores (The Faith of Millions, J. A . O’Brien, Our Sunday Visitor, Huntington, Ind. 1938, p. 227).
biINTERPRETAÇÃO - LUTERO - "Se o mundo durar mais tempo, será necessário receber de novo os decretos dos concílios (católicos) a fim de conservar a unidade da fé contra as diversas interpretações da Escritura que por aí correm." (Carta de Lutero à Zwinglio In Bougard, Le Christianisme et les temps presents, tomo IV (7), p. 289). 

biINTERPRETAÇÃO - MINISTROS DA NOVA ALIANÇA - "Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, NÃO A DA LETRA, E SIM A DO ESPÍRITO. Porque A LETRA MATA, mas O ESPÍRITO VIVIFICA" (II Cor 3,6)
biINTERPRETAÇÃO - PESSOAL - "Antes de mais nada, sabei isto: que nenhuma profecia da Escritura é de INTERPRETAÇÃO PESSOAL" (2Pd 1,20)

Tal norma se estende à toda Escritura se compararmos com II São Pedro 3,15-16.

Citação combinada: (2Pd 1,20 combinado com 3,15-16)

biINTERPRETAÇÃO - TESTAMENTO - Um homem rico, sentindo-se morrer, pegou papel e pena e escreveu:- "DEIXO MEUS BENS À MINHA IRMÃ NÃO A MEU SOBRINHO JAMAIS SERÁ PAGA A CONTA DO ALFAIATE NADA AOS POBRES."A irmã chega e pontua assim:- "DEIXO MEUS BENS À MINHA IRMÃ, NÃO A MEU SOBRINHO. JAMAIS SERÁ PAGA A CONTA DO ALFAIATE. NADA AOS POBRES."Chega o sobrinho e faz as seguintes pontuações:- "DEIXO MEUS BENS À MINHA IRMÃ? NÃO! A MEU SOBRINHO. JAMAIS SERÁ PAGA A CONTA DO ALFAIATE. NADA AOS POBRES."Surge o alfaiate e pontua:- "DEIXO MEUS BENS À MINHA IRMÃ? NÃO! A MEU SOBRINHO? JAMAIS! SERÁ PAGA A CONTA DO ALFAIATE. NADA AOS POBRES."O juiz estudava o caso quando chegaram os pobres; um deles tomou uma das cópias e pontuou:- "DEIXO MEUS BENS À MINHA IRMÃ? NÃO! A MEU SOBRINHO? JAMAIS! SERÁ PAGA A CONTA DO ALFAIATE? NADA! AOS POBRES."Moral da estória:Assim é a vida, somos nós que colocamos os pontos e isso faz diferença!
biINTERPRETAÇÃO - WAGNER HERBERT ALVES COSTA -  (1968-2006)Sábado 09 Abril de 2005 às 15:48:50

Prezados leitores,

Diz um católico, em meio a uma discussão com um pregador protestante:

- "Mudarei de religião se o senhor (pastor) provar que a sua interpretação da Bíblia é, INFALIVELMENTE, a correta e não a da Igreja Católica".

E mal o pastor começou a dizer:


- "Pois eu vou provar...", 

o católico redargüiu: 


"Mas o sr. não acabou de dizer que nenhum homem é infalível, criticou até a existência do papa católico! Ora, se nenhum homem é infalível, sua interpretação, ou de qualquer outro pastor, pode estar errada; tanto ou até mais do que a de um papa católico (que o senhor afirma ser falível, porque é homem como o senhor)". E completou: 

"E não me venha dizer que é a Bíblia que está ensinado essa ou aquela doutrina de sua "igreja", pois, na verdade, esta é a "sua" interpretação do que está contido na Palavra de Deus"... "Para um luterano, a Bíblia pode dizer uma coisa; já para os batistas, ela estaria dizendo outra. E só para exemplificar, vejamos o caso do batismo de criança, interpretada diferentemente por esses dois grupos do protestantismo: um o aceita; o outro, rejeita-o. Ambos, entretanto, alegam estarem fundamentados na única e mesma Escritura Sagrada. No fundo, portanto, não é a Bíblia quem fala, mas os diferentes intérpretes que estão a falar a partir dela (e por ela)."

E continuou dizendo ao pregador protestante:

"E ambos afirmam que é a Bíblia que ensina a rejeitar o batismo de crianças, no caso dos batistas; e a praticá-lo, no dizeres dos luteranos. Vê se pode uma coisa dessas! Então, dentro do protestantismo é ensinado o "sim" e o "não", concomitantemente e malignamente, contrariando a vontade do Senhor Jesus; ou estou enganado?"  E mais ainda: "Se nenhum protestante (ou grupo do protestantismo) pode se arrogar ter a faculdade da infalibilidade; como poderia condenar qualquer doutrina católica? Explique-me!" 

"Nós (católicos) pelo menos temos a coerência de confessarmos a infalibilidade no nosso meio e, por isso, podemos contestar ensinamentos divergentes dos nossos. Mas vocês, que se confessam falíveis, [ou não confessam (pelo menos da boca para fora)?] como quererão corrigir quem quer que seja?" "Que autoridade vocês têm para tanto?"

b) Prossigamos no vislumbre de mais incoerências do protestantismo... Se os da rebelião protestante defendem que cada um tem o direito de livremente examinar a Bíblia, dando cada qual sua particular interpretação; por que, ora bolas, contestam a interpretação dos católicos romanos? Ou será que o "livre' exame das Escrituras é válido, desde que as interpretações sejam "obrigatoriamente" do jeito que eles pensam? (Se for assim, que maravilha de LIVRE exame é esse que eles inventaram! Brilhante! Coisa de gênio!)... Só restaria, agora, saber qual das infindas interpretações sectárias é a correta? (Já que há mais de 30 mil denominações protestantes, e cada dia aumenta mais.)c) Bem lembra o Prof. Felipe Aquino, citando uma obra de John O'Brein, que: "Lutero começou declarando que a Bíblia podia ser interpretada por qualquer um "até mesmo pela humilde criada do moleiro; antes, até uma criança de nove anos". 

Mais tarde, no entanto, quando os Anabatistas, Zwinglianos e outros contrariaram as suas vistas, a Bíblia tornou-se para ele "um livro de heresias", muito obscuro e difícil de entender"[AQUINO, Felipe Rinaldo Queiro de, A minha Igreja, Editora Cleofas, Lorena-SP, 1997, p. 138]

... Bela descoberta fez o "doutozinho" do Lutero que achava que cada um, simplesmente, com a Escritura nas mãos, estaria assegurado o seguimento da perfeita doutrina de Deus?O fato é que São Pedro já havia, peremptoriamente, afirmado nas próprias Escrituras Santas: Nelas "se encontram alguns pontos difíceis de entender, que os ignorantes e vacilantes torcem, como fazem com as demais Escrituras, para a sua própria perdição" (2 Ped 3,16).

Mas, desse modo, a Bíblia poderia ser tida com um livro perigoso (já que uma interpretação errada conduziria a muitos para condenação eterna)?... 

Nas mãos não habilitadas, com certeza! Como costumo dizer: "Do mesmo jeito que um bisturi (que nas mãos do médico é um instrumento utilizado para salvar vidas) nas mãos de uma criancinha pode ser terrível; assim é a Bíblia nas mãos de pessoas despreparadas para o manuseio da Escritura Sagrada". 

Ademais, o mesmo remédio que cura, se mal usado, pode até matar.Agora, ponhamos a cachola para funcionar: Você acha que Deus havia instituído uma Escritura Sagrada para que cada um, a seu bel prazer, livremente interpretasse o significado de sua mensagem (correndo sério risco, inclusive, de ir para os Quintos dos Infernos) e produzindo as mais disparatadas conclusões ou, conjuntamente à Bíblia, teria estabelecido um Magistério interpretativo infalível (para que fosse conservada e garantida a unidade doutrinal salvadora)? [Afinal, qual segurança se teria com uma Bíblia infalível, se não existisse nenhuma autoridade que a interprete infalivelmente?]

Porém algum desafeto do Catolicismo poderá ainda dizer: "Mas por que tem que ser o magistério católico? Por que não um magistério protestante?"

... Porque, para ser o Magistério da Igreja de Cristo, primeiramente, tem que ter dois milênios e, como é mais do que sabido, a grande maioria das seitas protestantes não tem sequer 200 anos. Em segundo lugar, qual magistério protestante: o dos luteranos, ou dos batistas, ou dos adventistas, etc.?" Em terceiro lugar, para existir um magistério infalível tem que se assumir, publicamente, que pelo menos um ser humano detém o carisma de infalibilidade; mas vocês afirmam, de pé juntos, que nenhum homem é infalível (negando a infalibilidade)?... 

Ademais, afirmar que existe um Magistério é negar o princípio da Sola Scriptura: um dos dogmas capitais do protestantismo.De todo jeito: o fato é que a Bíblia somente não basta! (Noutras palavras: a "Sola Scriptura" é completamente furada.) É preciso haver um Magistério infalível que assegure a sua legítima e inerrante interpretação. [Além do mais, a própria Escritura Sagrada fala que se deve guardar as tradições (apostólicas), não só as escritas, mas também as orais: "Guardais as tradições que vos ensinamos oralmente ou por escrito" (2 Ts 2,15); pois temos ciência de que nem tudo está registrado nas Escrituras: "Há, porém, muitas outras coisas que Jesus fez e que, se fossem escritas uma por uma, creio que o mundo não poderia conter os livros que se escreveriam" (Jo 21,25).]d) O próprio Martinho Lutero, diante de tantas seitas que já surgiam em sua época, disse: "Há tantas seitas e crenças quantas as cabeças. Um não terá nada a fazer com o Batismo; outro nega o Sacramento; um terceiro acredita que há outro mundo entre este e o último dia. Alguns ensinam que Cristo não é Deus; uns dizem isto, outros dizem aquilo. Não há rústico, por mais rude que seja, que, se sonhar ou fantasiar alguma coisa não deva ser o sussurro do Espírito Santo, e ele próprio um profeta ("Marinho Lutero" John A O'Brein, Ed. Vozes, 1979, p. 32)" [AQUINO, Filipe Rinaldo Queiroz de, A minha Igreja, Editora Cleofas, Lorena-SP, 1997, p.13"].Entretanto, mesmo imergido no lamaçal de sua heresia, Lutero soube reconhecer (escrevendo a Zwinglio) : "É terrível ter que constatar que no passado tudo estava calmo e tranqüilo, a paz reinava em toda parte e agora surgem em todos os países seitas facciosas em abominação que causa pena. Devo confessar que as minhas doutrinas provocam muitos escândalos. Não posso negar. Muitas vezes me assusto, especialmente quando a minha consciência me recorda que destruí a situação vigente, na Igreja, calma e tranqüila" [http://www.grandeleao.hpg.ig.ijcom.br/fran.htm].E mais: "Se o mundo durar mais tempo, será necessário receber de novo os decretos de concílios (católicos) a fim de conservar a unidade da fé contra as diversas interpretações da Escritura que por aí correm" (Carta de Lutero a Zwinglio, Le Christianisme temps present, Tomo IV (7), p. 289).”[http://www.geocitesyahoo.com.br/jf_m2001/52.htm].De fato, o protestantismo é constituído de múltiplas cabeças (que são as várias denominações que o compõem). Ele é policéfalo como o seu 'pai' maior: "Um grande Dragão, cor de fogo, com sete cabeças... o chamado Diabo ou Satanás" (Ap 12,3). Em suma: tal pai, tal filho!e) Mas, a maior esdruxularia é ouvir a afirmação de que: o Espírito Santo é quem ilumina as suas respectivas comunidades protestantes no entendimento da Palavra de Deus. [Como o Espírito de Deus pode: ensinar que é preciso guardar o Sábado numa e, ao mesmo tempo, noutra, que não é; ensinar que as almas dos mortos estão inconscientes, e ao mesmo tempo, noutra denominação, que elas estão bem conscientes; que a Eucaristia é um sacramento (para os luteranos) e, ao mesmo tempo, em outras, que é um mero símbolo; e assim por diante?]Como pode o Espírito de Verdade ser amante do "sim' e do "não" simultaneamente, que é gerador de confusão, divergência e contradição; causando, com isso, divisões e subdivisões no seio do Cristianismo? Não! Não! De forma alguma! É uma ignorância profunda acreditar nisso... O Espírito de Deus não é confusão pois, como diz a Bíblia, "Deus não é um Deus de confusão". Será, então, que é apenas uma tremenda ignorância desses tais? Tomara! Ou seria, propriamente, uma terrível blasfêmia contra o Espírito de Deus crer que Ele sustente todo esse império bestialmente conflitante, que é o protestantismo? Espero que não; pois se for, retumbam em minha mente as veementes palavras de nosso Senhor que diz que "todo pecado contra o Filho do Homem será perdoado, mas contra o Espírito Santo, nem neste século, nem no outro, será perdoado". [O que o Espírito Santo faz no que concerne à "divisão" é no sentido de separação, isto é, separando a única verdade dos múltiplos erros.]PS.: Tudo que escrevi aqui, ou em qualquer outro escrito meu, está, e sempre estará, sujeito à Santa Madre Igreja Católica. Ela que tem o poder de corrigir, refutar, completar e tudo o mais que for necessário para a conservação da integridade do Depósito da Fé.Desculpem a pressa em enviar vários escritos seguidos: é porque, provavelmente, a partir de março ficarei um bom tempo fora da internet. Por conseguinte, nesta pressa ("que é inimiga da perfeição", como diz o ditado popular), mais sujeito, a erros e equívocos, está o que escrevi... De qualquer forma, retenham o que for aproveitável e descartem o que não prestar.Wagner Herbet Alves CostaPublicado no Recanto das Letras em 02/12/2006Código do texto: T307658Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >