TRADUZIR

BÍBLIA - ANOTAÇÕES - PARTE VII - de biDETURPAM a biDIFERENÇA CÂNON PROTESTANTE

biDETURPAM - "É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras. " (2Pd 3,16)
biDEUTERCANÔNICOS - Além dos sete livros já conhecidos foram também excluídos pelos judeus: Ester 10,4-16; Daniel 3,24-20; 13-14. 
biDEUTEROCANÔNICO - PROFECIA SOBRE JESUS - SABEDORIA - "... a justiça é imortal. Mas, (a morte), os ímpios a chamam com o gesto e a voz. Crendo-a amiga, consomem-se de desejos, e fazem aliança com ela; de fato, eles merecem ser sua presa... CERQUEMOS O JUSTO, porque ele nos incomoda; é contrário às nossas ações; ele nos CENSURA por violar a lei e nos acusa de contrariar a nossa educação. Ele se gaba de conhecer a Deus, e SE CHAMA A SI MESMO FILHO DO SENHOR! Sua existência é uma censura às nossas idéias; basta sua vista para nos importunar. Sua vida, com efeito, não se parece com as outras, e os seus caminhos são muito diferentes. Ele nos tem por uma moeda de mau quilate, e afasta-se de nosso caminhos como de manchas. Julga feliz a morte do justo, e GLORIA-SE DE TER DEUS POR PAI. Vejamos, pois, se suas palavras são verdadeiras, e experimentemos o que acontecerá quando da sua morte, porque, SE O JUSTO É FILHO DE DEUS, Deus o defenderá, e o tirará das mãos dos seus adversários. Provemo-lo por ULTRAJES E TORTURAS, a fim de conhecer a sua doçura e estarmos cientes de sua paciência. CONDENEMO-LO A UMA MORTE INFAME. Porque, conforme ele, Deus deve intervir. Eis o o que pensam, mas enganam..." (Sabedoria 1,16.2,12-20) 
biDEUTEROCANÔNICOS - 2 MACABEUS - "Uma prova a mais de que esse livro não é inspirado por Deus, é o fato de constar, no último capítulo de 2 Macabeus, um pedido de perdão por possíveis falhas que nele os leitores viessem a encontrar."

Haaa meu Deus como vcs interpretam errado,tenha DÓ !!! Entao pra vc quando Jesus disse aos guardas : "Se falei mal, diga-me em que; e, se bem, por que me feres?" Ele estava deixando possibilidades que tinha falado algo errado ?? Se explique melhor meu caro... 
biDEUTEROCANÔNICOS - APÊNDICES 

1) ESTER (a Ester, 10.4 - 16.24)
2) CÂNTICO DOS TRÊS SANTOS FILHOS (a Da­niel, 3,31-90)
3) HISTÓRIA DE SUZANA (a Daniel, cap. 13) e
4) BEL E O DRAGÃO (a Daniel, cap. 14)

biDEUTEROCANÔNICOS - CESSAÇÃO DAS PROFECIAS - "... os livros deuterocanônicos "Foram produzidos depois de haver cessado as profecias, oráculos e a revelação direta do Tanach (Velho Testamento) e Flavio Josefo rejeitou-os totalmente.
­­­­­­­­­­­­­_____________________________

"Então, Moisés, como poderiamos saber como e quando cessaram , "as profecias, oráculos e revelação direta do Tanach"? Cite o trecho da Bíblia dizendo especificamente que depois da data tal, acabaram-se as revelações, as profecias e os oráculos de Deus...Ora, isto não consta da Bíblia. De onde você tirou isto então? Veremos mais tarde...
biDEUTEROCANÔNICOS - CITAÇÃO DE SÃO PAULO - "Devolveram vivos às suas mães os filhos mortos. Alguns foram torturados, por recusarem ser libertados, movidos pela esperança de uma ressurreição mais gloriosa" (Hebreus 11,35).

Clara referência ao martírio dos 7 irmãos pelo cruel Antíoco:

"Chegado já ao último alento, disse: "Tu, celerado, nos tiras desta vida presente. Mas o Rei do mundo nos fará ressurgir para uma vida eterna, a nós que morremos por suas leis" (2 Macabeus 7,9)
biDEUTEROCANÔNICOS - CITADO NO NOVO TESTAMENTO  - No Novo Testamento, 

1 - aparece a tríplice divisão indicada no Eclesiástico (Lc 24,44)¹. 

2 - Há alusões a livros deuterocanônicos: 

2.1 - Sb (Rm 1,19ss; Hb 8,14), 

2.2 - Tb (Ap 8,2), 

2.3 - 2Mc (Hb 11,34s), 

2.4 - Eclo (Tg 1,19), 

2.5 - Jt (1Cor 2,10)² 

2 - e nem todos os protocanônicos são citados (Esd, Ne, Rt, Ecl, Ct, Ab, Na, Pr). 

2 - Também há alusões a livros apócrifos: Salmos de Salomão, 1 e 2 Esdras, 4 Macabeus, Assunção de Moisés e o livro de Enoc. 
____________________________
¹ - ECLESIÁSTICO - "Depois lhes disse: Isto é o que vos dizia quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que de mim está escrito NA LEI DE MOISÉS, NOS PROFETAS E NOS SALMOS". (São Lucas 14-44)

² - SABEDORIA: "Porquanto o que se pode conhecer de Deus eles o lêem em si mesmos, pois Deus lho revelou com evidência. Desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, o seu sempiterno poder e divindade, se tornam visíveis à inteligência, por suas obras; de modo que não se podem escusar. Porque, conhecendo a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, extraviaram-se em seus vãos pensamentos, e se lhes obscureceu o coração insensato...""  (Romanos 1, 19ss);
- TOBIAS:  "Eu vi os sete Anjos que assistem diante de Deus. Foram-lhes dadas sete trombeta" (Apocalipse 8,2) - Tobias : - "Eu sou Rafael, um dos sete que estão sempre presentes e têm acesso junto à Glória do Senhor" (Tobias 12,15)
- 2MACABEUS - "... extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio de espada, triunfaram de enfermidades, foram corajosos na guerra e puseram em debandada exércitos estrangeiros. Devolveram vivos às suas mães os filhos mortos. Alguns foram torturados, por recusarem ser libertados, movidos pela esperança de uma ressurreição mais gloriosa. Outros sofreram escárnio e açoites, cadeias e prisões. Foram apedrejados, massacrados, serrados ao meio, mortos a fio de espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelha e de cabra, necessitados de tudo, perseguidos e maltratados... " Hebreus 11,34 ss) 
- 2MACABEUS - "Chegado já ao último alento, disse: 'Tu, celerado, nos tiras desta vida presente. Mas o Rei do mundo nos fará ressurgir para uma vida eterna, a nós que morremos por suas leis" (2Macabeus 7,9)
- ECLESIÁSTICO - "Já o sabeis, meus diletíssimos irmãos: todo homem deve ser pronto para ouvir, porém tardo para falar e tardo para se irar" (São Tiago 1,19) 
- ECLESIÁSTICO - "Sê pronto para escutar, mas lento para dizer a resposta" (Eclo 5,11)
- JUDITE - "Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus" (1Coríntios 2,10)
biDEUTEROCANÔNICOS - CONCÍLIOS - Fala protestante:Somente em 8 de Abril de 1546 é que a Igreja Católica se lembrou que esses livros deveriam estar canonizados; Nesse concílio que declarou os Apócrifos como autorizados, não havia nenhuma autoridade entre eles. Havia somente 53 prelados italianos e espanhóis na sua maioria. Nenhum alemão. Era mais um concílio religioso do que ecumênico, portanto não tinha autoridade; 
_________________________________________

Resposta: - Papo furado! A Igreja Católica usa os deuterocanônicos desde a era apostólica. A definição de sua inspiração já se dera oficialmente em Hipona (393) e Cartago (397 e 418), como vimos acima. Também o concílio ecumênico de Florença (1441) professou solenemente o católogo completo dos livros sagrados, pelo menos 1 século antes de Trento. A Bíblia de Guttemberg, o primeiro livro a ser impresso no mundo por volta de 1450 , também continha os deuterocanônicos. 
Foi o herege Martinho Lutero, apenas em 1534, que colocou os referidos livros em apêndice, com o título de apócrifos, em sua tradução alemã da Bíblia. Pelo menos teve a decência de deixá-los por considerá-los bons e de utilidade (segundo palavras usadas pelo próprio ""rerformador"" no prólogo). 
biDEUTEROCANÔNICOS - Diz-se dos livros do Velho Testamento declarados canô­nicos pelo Concílio de Trento, os quais se encontram na versão grega (Septuaginta), mas não fazem parte do texto hebraico. 
biDEUTEROCANÔNICOS- ECLESIÁSTICO - DIFERENÇAS NA NUMERAÇÃO DOS VERSÍCULOS DO ECLESIÁSTICO

Pergunta do Adilson: Boa tarde, meus irmãos. A paz de Jesus. Estava fazendo um estudo e me deparei com uma diferença nos versículos do capítulo 31 de Eclesiástico. As Bíblias CNBB, Ave Maria e Jerusalém se convergem mas a Pastoral não. A diferença está entre a tradução da versão dos LXX e Hebraica? Vocês poderiam me esclarecer esta questão? Um grande abraço a todos e que Deus sempre os abençoe. Adilson Lopes


Prezado Adilson, Pax Domini! De fato, a divergência de versículos no livro do Eclesiástico não ocorre apenas no capítulo 31, mas em diversos outros também.

Tal divergência se explica pelas antigas traduções que foram recepcionadas oficialmente pela Igreja: a grega (LXX) [texto mais breve] e a latina (Vulgata) [texto mais longo].

Acerca disso, a "Introdução ao livro do Eclesiástico (Sirácida)" constante na "Bíblia Sagrada - Tradução da CNBB" traz uma importante observação, que reproduzo abaixo:

"A NV [=Nova Vulgata] integra as leituras do texto 'longo' grego e das antigas versões latinas; algumas dessas leituras parecem mais garantidas que o texto clássico ('breve') da Septuaginta, enquanto outras parecem glosas moralizantes ou espiritualizantes, rompendo inclusive o equilíbrio da frase. De toda maneira, na ausência de uma reconstituição convincente do texto original, parece valioso apresentar ao leitor todos esses elementos".

E ainda:

"A Nova Vulgata (NV), como a antiga [Vulgata] (de S. Jerônimo), incorpora versículos encontrados nas antigas versões, mas ausentes do texto comumente aceito da Septuaginta (LXX), de modo que a numeração latina excede a da LXX".

A Bíblia de Jerusalém, que adota a dupla numeração dos versículos, aponta, porém, que as "adições" de alguns versículos figuram também em um grupo de manuscritos gregos, designado pela sigla "Grego 248" (cf. nota "h" de Eclo. 1,6).

Geralmente, esses "versículos adicionais" são indicados expressamente ao leitor através do emprego de fontes grafadas em itálico ou entre colchetes [].
biDEUTEROCANÔNICOS - Estão sobrando ou estão faltando na Bíblia? Ver Antigas relações dos livros verdadeiros e também dos verdadeiros apócrifos:
http://74.125.47.132/search?q=cache:SJUtspSMhZMJ:www.exsurgedomini.xpg.com.br/arquivosdedownloads/Os%2520livros.doc+deuterocan%C3%B4nicos+%22igreja+primitiva%22&cd=8&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
biDEUTEROCANÔNICOS - IGREJA ORTODOXA - fala protestante: - A Igreja Católica Ortodoxa sempre fez restrições aos Apócrifos;
____________________________

Resposta: - Outra inverdade, que demonstra desconhecimento histórico e eclesiológico. O Concílio de Trulos, reunindo padres da Igreja Oriental em 692, também considerou os livros deuterocanônicos como inspirados. O mesmo ocorreu nos sínodos de Constantinopla (1638), de Yassi (1642) e de Jerusalém (1672) - após a Reforma Protestante
biDEUTEROCANÔNICOS - MACABEUS -   CITADO POR SÃO PAULO - "Outros foram esquartejados, recusaram o resgate para chegar a uma ressurreição melhor" (Hb 11,35-refere-se a 2Mc 7)

biDEUTEROCANÔNICOS - Os protestantes retiraram sete livros inteiros da Bíblia. Vou lhes dar uma ajuda:

[i]1- Não foi por conter [b]erros "históricos ou geográficos" que foram removidos, pois o livro de Reis, de Crônicas, Gênesis, Êxodo também possuem este tipo de erro, e continuam na Bíblia;

2- Não foi porque [b]os judeus não o aceitam desde o ano 90dC, pois este argumento levaria a rejeitar todo o Novo Testamento;

3- Não foi por "ensinar" "mentira, vingança" etc, que podemos colar vários trechos presentes em toda a Bíblia que "ensinam" estas coisas (obviamente somente para quem não a compreende); Ah!!!! O anjo não mentiu. Veja a significado dos nomes que ele apresentou.

4- Não foi por conter histórias repletas de simbolismo, pois vários livros da Bíblia possuem estes relatos;

5- Sobrou apenas as "heresias" da oração pelos mortos, que os judeus fazem até hoje (o kadish), e os cristãos sempre fizeram; e a importância das boas obras para o fortalecimento da fé. Como vemos, apenas o item 5 é que justifica a retirada estratégica , na maior cara-de-pau, de 7 livros inteiros da Bíblia. E justamente porque ensinavam claramente doutrinas rejeitadas pelos protestantes que os removeram. 

Nem Lutero cometeu tamanho despautério................................Então, (...), ...são estas coisas que o senhor deve explicar, ao invés de buscar infantilmente depreciar 7 livros inspirados por Deus, fazendo pior: citando-os como apócrifos. Os livros verdadeiramente apócrifos foram retirados pela Igreja, dos quais, se não fossem por ela expurgados, os evangélicos ainda estariam citando e decorando trechos até hoje... 
biDEUTEROCANÔNICOS - PROVAS DE QUE OS JUDEUS OS USAVAM NO TEMPO DE CRISTO

Atualmente existem muitas provas de que estes Livros estiveram junto ao povo judeu e eram utilizados por eles, algumas delas são:

a) Os manuscritos mais antigos do Antigo Testamento (mil anos) contêm os Deuterocanônicos. Com excessão da ausência de Macabeus no Codex Vaticanus, o mais antigo texto grego do Antigo Testamento, TODOS OS DEMAIS manuscritos contêm os sete livros. 

b) Dos 850 documentos que foram achados em Qumrán, uns 223 são cópias de livros distintos do Antigo Testamento; foram encontrados quase todos os livros da Bíblia hebraica (menos Ester), e alguns deuterocanônicos (Tobias, e Ben Sira ou Eclesiástico)...

c) Os judeus apesar de não aceitarem religiosamente os livros Deuterocanônicos os aceitam  historicamente ao celebrar festas que só são mencionados nestes livros, entre eles o Purin que é mencionado no Livro de Ester e o Hanuká que é mencionado no Livro dos Macabeus 
biDEUTEROCANÔNICOS - Referências aos Livros Deuterocanônicos no Novo TestamentoA seguir apresentamos uma exaustiva lista de referências do Novo Testamento aos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento (aqueles que os protestantes retiraram de suas Bíblias). O estudo foi feito pelo prof. Carlos Ramalhete e liberado para livre cópia e difusão.REFERÊNCIAS POR ORDEM DO NOVO TESTAMENTO• Evangelho segundo MateusMt 4,4 = Deut 8,3;Mt 4,15 = 1Mc 5,15;Mt 5,18 = Br 4,1;Mt 5,28 = Eclo 9,8;Mt 5,2-4 = Eclo 25,7-12;Mt 5,4 = Eclo 48,24;Mt 6,7 = Eclo 7,14;Mt 6,9 = Eclo 23,1.4;Mt 6,10 = 1Mc 3,60;Mt 6,12 = Eclo 28,2;Mt 6,13 = Eclo 33,1;Mt 6,20 = Eclo 29,10-11;Mt 6,23 = Eclo 14,10;Mt 6,33 = Sb 7,11;Mt 7,12 = Tb 4,15 / Eclo 31,15;Mt 7,16 = Eclo 27,6;Mt 8,11 = Br 4,37;Mt 8,21 = Tb 4,3;Mt 9,36 = Jdt 11,19;Mt 9,38 = 1Mc 12,17;Mt 10,16 = Eclo 13,17;Mt 11,14 = Eclo 48,10;Mt 11,22 = Jdt 16,17;Mt 11,25 = Tb 7,17 / Eclo 51,1;Mt 11,28 = Eclo 24,19 / Eclo 51,23;Mt 11,29 = Eclo 6,24-25 / Eclo 6,28-29 / Eclo 51,26-27;Mt 12,4 = 2Mc 10,3 ;Mt 12,5 = Eclo 40,15;Mt 13,44 = Eclo 20,30-31;Mt 16,18 = Sb 16,13;Mt 16,22 = 1Mc 2,21;Mt 16,27 = Eclo 35,22;Mt 17,1 = Eclo 48,10;Mt 18,10 = Tb 12,15;Mt 20,2 = Tb 5,15;Mt 22,13 = Sb 17,2;Mt 23,38 = Tb 14,4;Mt 24,15 = 1Mc 1,54 / 2Mc 8,17;Mt 24,16 = 1Mc 2,28;Mt 25,35 = Tb 4,17;Mt 25,36 = Eclo 7,32-35;Mt 26-38 = Eclo 37,2;Mt 27,24 = Dn 13,46;Mt 27,43 = Sb 2,13 / Sb 18-20.• Evangelho segundo MarcosMc 1,15 = Tb 14,5;Mc 4,5 = Eclo 40,15;Mc 4,11 = Sb 2,22;Mc 5,34 = Jdt 8,35;Mc 6,49 = Sb 17,15;Mc 8,37 = Eclo 26,14;Mc 9,31 = Eclo 2,18;Mc 9,48 = Jdt 16,17;Mc 10,18 = Eclo 4,1;Mc 14,34 = Eclo 37,2;Mc 15,29 = Sb 2,17.• Evangelho segundo LucasLc 1,17 = Eclo 48,10;Lc 1,19 = Tb 12,15;Lc 1,19 = Tb 12,15;Lc 1,42 = Jdt 13,18;Lc 1,52 = Eclo 10,14;Lc 2,29 = Tb 11,9;Lc 2,37 = Jdt 8,6;Lc 6,35 = Sb 15,1;Lc 7,22 = Eclo 48,5;Lc 9,8 = Eclo 48,10;Lc 10,17 = Tb 7,17;Lc 10,19 = Eclo 11,19;Lc 10,21 = Eclo 51,1;Lc 12,19 = Tb 7,10;Lc 12,20 = Sb 15,8;Lc 13,25 = Tb 14,4;Lc 13,27 = 1Mc 3,6;Lc 13,29 = Br 4,37;Lc 14,13 = Tb 2,2;Lc 15,12 = 1Mc 10,29[30] / Tb 3,17;Lc 18,7 = Eclo 35,22;Lc 19,44 = Sb 3,7;Lc 21,24 = Tb 14,5;Lc 21,24 = Eclo 28,18;Lc 21,25 = Sb 5,22;Lc 24,4 = 2Mc 3,26;Lc 24,31 = 2Mc 3,34;Lc 24,50 = Eclo 50,20-21;Lc 24,53 = Eclo 50,22-23.• Evangelho segundo JoãoJo 1,3 = Sb 9,1;Jo 3,8 = Eclo 16,21;Jo 3,12 = Sb 9,16 / Sb 18,15-16;Jo 3,13 = Br 3,29;Jo 3,28 = 1Mc 9,39;Jo 3,32 = Tb 4,6;Jo 4,9 = Eclo 50,25-26;Jo 4,48 = Sb 8,8;Jo 5,18 = Sb 2,16;Jo 6,35 = Eclo 24,21;Jo 7,38 = Eclo 24,40 / Eclo 43,30-31;Jo 8,44 = Sb 2,24;Jo 8,53 = Eclo 44,19;Jo 10,20 = Sb 5,4;Jo 10,22 = 1Mc 4,59;Jo 14,15 = Sb 6,18;Jo 15,9-10 = Sb 3,9;Jo 17,3 = Sb 15,3;Jo 20,22 = Sb 15,11.• Atos dos ApóstolosAt 1,10 = 2Mc 3,26;At 1,18 = Sb 4,19;At 2,4 = Eclo 48,12;At 2,11 = Eclo 36,7;At 2,39 = Eclo 24,32;At 4,24 = Jdt 9,12;At 5,2 = 2Mc 4,32;At 5,12 = 1Mc 12,6;At 5,21 = 2Mc 1,10;At 5,39 = 2Mc 7,19;At 9,1-29 = 2Mc 3,24-40;At 9,2 = 1Mc 15,21;At 9,7 = Sb 18,1;At 10,2 = Tb 12,8;At 10,22 = 1Mc 10,25 / 1Mc 11,30.33 etc.;At 10,26 = Sb 7,1;At 10,30 = 2Mc 11,8;At 10,34 = Eclo 35,12-13;At 10,36 = Sb 6,7 / Sb 8,3 etc.;At 11,18 = Sb 12,19;At 12,5 = Jdt 4,9;At 12,10 = Eclo 19,26;At 12,23 = Jdt 16,17;At 12,23 = Eclo 48,21 / 1Mc 7,41 / 2Mc 9,9;At 13,10 = Eclo 1,30;At 13,17 = Sb 19,10;At 14,14 = Jdt 14,16-17;At 14,15 = Sb 7,3;At 15,4 = Jdt 8,26;At 16,14 = 2Mc 1,4;At 17,23 = Sb 14,20 / Sb 15,17;At 17,24 = Tb 7,17 / Sb 9,9;At 17,24-25 = Sb 9,1;At 17,26 = Sb 7,18;At 17,27 = Sb 13,6;At 17,29 = Sb 13,10;At 17,30 = Eclo 28,7;At 19,7 = Sb 3,17;At 19,28 = Dn 14,18.41;At 20,26 = Dn 13,46;At 20,32 = Sb 5,5;At 20,35 = Eclo 4,31;At 21,26 = 1Mc 3,49;At 22,9 = Sb 18,1;At 24,2 = 2Mc 4,6;At 26,18 = Sb 5,5;At 26,25 = Jdt 10,13.• Epístola aos RomanosRm 1,19-32 = Sb 13-15;Rm 1,21 = Sb 13,1;Rm 1,23 = Sb 11,15 / Sb 12,24;Rm 1,28 = 2Mc 6,4;Rm 2,4 = Sb 11,23;Rm 2,11 = Eclo 35,12-13;Rm 2,15 = Sb 17,11;Rm 4,13 = Eclo 44,21;Rm 4,17 = Eclo 44,19;Rm 5,5 = Eclo 18,11;Rm 5,12 = Sb 2,24;Rm 9,4 = Eclo 44,12 / 2Mc 6,23;Rm 9,19 = Sb 12,12;Rm 9,21 = Sb 15,7;Rm 9,31 = Eclo 27,8 / Sb 2,11;Rm 10,7 = Sb 16,13;Rm 10,6 = Br 3,29;Rm 11,4 = 2Mc 2,4;Rm 11,15 = Eclo 10,20-21;Rm 11,33 = Sb 17,1;Rm 12,15 = Eclo 7,34;Rm 13,1 = Eclo 4,27;Rm 13,1 = Sb 6,3-4;Rm 13,10 = Sb 6,18;Rm 15,4 = 1Mc 12,9;Rm 15,8 = Eclo 36,20.• 1ª Epístola aos Coríntios1Cor 1,24 = Sb 7,24-25;1Cor 2,9 = Eclo 1,10;1Cor 2,16 = Sb 9,13;1Cor 4,13 = Tb 5,19;1Cor 4,14 = Sb 11,10;1Cor 6,2 = Sb 3,8;1Cor 6,12 = Eclo 37,28;1Cor 6,13 = Eclo 36,18;1Cor 6,18 = Eclo 23,17;1Cor 7,19 = Eclo 32,23;1Cor 9,19 = Eclo 6,19;1Cor 9,25 = Sb 4,2;1Cor 10,1 = Sb 19,7-8;1Cor 10,20 = Br 4,7;1Cor 10,23 = Eclo 37,28;1Cor 11,7 = Eclo 17,3 / Sb 2,23;1Cor 11,24 = Sb 16,6;1Cor 15,29 = 2Mc 12,43-44;1Cor 15,32 = Sb 2,5-6;1Cor 15,34 = Sb 13,1.• 2º Epístola aos Coríntios2Cor 5,1.4 = Sb 9,15;2Cor 12,12 = Sb 10,16.• Epístola aos GálatasGl 2,6 = Eclo 35,13;Gl 4,4 = Tb 14,5;Gl 6,1 = Sb 17,17.• Epístola aos EfésiosEf 1,6 = Eclo 45,1 / Eclo 46,13;Ef 1,17 = Sb 7,7;Ef 4,14 = Eclo 5,9;Ef 4,24 = Sb 9,3;Ef 6,12 = Sb 5,17;Ef 6,14 = Sb 5,18;Ef 6,16 = Sb 5,19.21.• Epístola aos FilipensesFl 4,5 = Sb 2,19;Fl 4,13 = Sb 7,23;Fl 4,18 = Eclo 35,6.• Epístola aos ColossensesCl 2,3 = Eclo 1,24-25.• 1ª Epístola aos Tessalonicenses1Ts 3,11 = Jdt 12,8;1Ts 4,6 = Eclo 5,3;1Ts 4,13 = Sb 3,18;1Ts 5,1 = Sb 8,8;1Ts 5,2 = Sb 18,14-15;1Ts 5,3 = Sb 17,14;1Ts 5,8 = Sb 5,18.• 2ª Epístola aos Tessalonicenses2Ts 2,1 = 2Mc 2,7.• 1ª Epístola a Timóteo1Tm 1,17 = Tb 13,7.11;1Tm 2,2 = 2Mc 3,11 / Br 1,11-12;1Tm 6,15 = Eclo 46,5 / 2Mc 12,15 / 2Mc 13,4.• 2ª Epístola a Timóteo2Tm 2,19 = Eclo 17,26 / Eclo 23,10 (vl) / Eclo 35,3;2Tm 4,8 = Sb 5,16;2Tm 4,17 = 1Mc 2,60.• Epístola a TitoTt 2,11 = 2Mc 3,30;Tt 3,4 = Sb 1,6.• Epístola aos HebreusHb 1,3 = Sb 7,25-26;Hb 2,5 = Eclo 17,17;Hb 4,12 = Sb 18,15-16 / Sb 7,22-30;Hb 5,6 = 1Mc 14,41;Hb 7,22 = Eclo 29,14-16;Hb 11,5 = Eclo 44,16 / Sb 4,10;Hb 11,6 = Sb 10,17;Hb 11,10 = Sb 13,1 / 2Mc 4,1;Hb 11,17 = 1Mc 2,52 / Eclo 44,20;Hb 11,27 = Eclo 2,2;Hb 11,28 = Sb 18,25;Hb 11,35 = 2Mc 6,18-7,42;Hb 12,4 = 2Mc 13,14;Hb 12,9 = 2Mc 3,24;Hb 12,12 = Eclo 25,23;Hb 12,17 = Sb 12,10;Hb 12,21 = 1Mc 13,2;Hb 13,7 = Eclo 33,19 / Sb 2,17.• Epístola de TiagoTg 1,1 = 2Mc 1,27;Tg 1,2 = Eclo 2,1 / Sb 3,4-5;Tg 1,13 = Eclo 15,11-20;Tg 1,19 = Eclo 5,11;Tg 1,21 = Eclo 3,17;Tg 2,13 = Tb 4,10;Tg 2,23 = Sb 7,27;Tg 3,2 = Eclo 14,1;Tg 3,6 = Eclo 5,13;Tg 3,9 = Eclo 23,1.4;Tg 3,10 = Eclo 5,13 / Eclo 28,12;Tg 3,13 = Eclo 3,17;Tg 4,2 = 1Mc 8,16;Tg 4,11 = Sb 1,11;Tg 5,3 = Jdt 16,17 / Eclo 29,10;Tg 5,4 = Tb 4,14;Tg 5,6 = Sb 2,10 / Sb 2,12 / Sb 2,19.• 1ª Epístola de Pedro1Pd 1,3 = Eclo 16,12;1Pd 1,7 = Eclo 2,5;1Pd 2,25 = Sb 1,6;1Pd 4,19 = 2Mc 1,24 etc.;1Pd 5,7 = Sb 12,13.• 2ª Epístola de Pedro2Pd 2,2 = Sb 5,6;2Pd 2,7 = Sb 10,6;2Pd 3,9 = Eclo 35,19;2Pd 3,18 = Eclo 18,10.• 1ª Epístola de João1Jo 5,21 = Br 5,72.• Epístola de JudasJd 1,13 = Sb 14,1.• Livro do ApocalipseAp 1,18 = Eclo 18,1;Ap 2,10 = 2Mc 13,14;Ap 2,12 = Sb 18,16[15];Ap 2,17 = 2Mc 2,4-8;Ap 4,11 = Eclo 18,1 / Sb 1,14;Ap 5,7 = Eclo 1,8;Ap 7,9 = 2Mc 10,7;Ap 8,1 = Sb 18,14;Ap 8,2 = Tb 12,15;Ap 8,3 = Tb 12,12;Ap 8,7 = Eclo 39,29 / Sb 16,22;Ap 9,3 = Sb 16,9;Ap 9,4 = Eclo 44,18 etc.;Ap 11,19 = 2Mc 2,4-8;Ap 17,14 = 2Mc 13,4;Ap 18,2 = Br 4,35;Ap 19,1 = Tb 13,18;Ap 19,11 = 2Mc 3,25 / 2Mc 11,8;Ap 19,16 = 2Mc 13,4;Ap 20,12-13 = Eclo 16,12;Ap 21,19-20 = Tb 13,17.REFERÊNCIAS POR ORDEM DE DEUTEROCANÔNICOS• Acréscimos de DanielDn 13,46 = Mt 27,24 / At 20,26;Dn 14,18.41 = At 19,28.• Profeta BarucBr 1,11-12 = 1Tm 2,2;Br 3,29 = Jo 3,13 / Rm 10,6;Br 4,1 = Mt 5,18;Br 4,7 = 1Cor 10,20;Br 4,35 = Ap 18,2;Br 4,37 = Mt 8,11 / Lc 13,29;Br 5,72 = 1Jo 5,21.• Eclesiástico (ou Sirácida)Eclo 1,8 = Ap 5,7;Eclo 1,10 = 1Cor 2,9;Eclo 1,24-25 = Cl 2,3;Eclo 1,30 = At 13,10;Eclo 2,1 = Tg 1,2;Eclo 2,2 = Hb 11,27;Eclo 2,5 = 1Pd 1,7;Eclo 2,18 = Mc 9,31;Eclo 3,17 = Tg 1,21 / Tg 3,13;Eclo 4,1 = Mc 10,18;Eclo 4,27 = Rm 13,1;Eclo 4,31 = At 20,35;Eclo 5,3 = 1Ts 4,6;Eclo 5,9 = Ef 4,14;Eclo 5,11 = Tg 1,19;Eclo 5,13 = Tg 3,6 / Tg 3,10;Eclo 6,19 = 1Cor 9,19;Eclo 6,24-25 = Mt 11,29;Eclo 6,28-29 = Mt 11,29;Eclo 7,14 = Mt 6,7;Eclo 7,32-35 = Mt 25,36;Eclo 7,34 = Rm 12,15;Eclo 9,8 = Mt 5,28;Eclo 10,14 = Lc 1,52;Eclo 10,20-21 = Rm 11,15;Eclo 11,19 = Lc 10,19;Eclo 13,17 = Mt 10,16;Eclo 14,1 = Tg 3,2;Eclo 14,10 = Mt 6,23;Eclo 15,11-20 = Tg 1,13;Eclo 16,12 = 1Pd 1,3;Eclo 16,12 = Ap 20,12-13;Eclo 16,21 = Jo 3,8;Eclo 17,3 = 1Cor 11,7;Eclo 17,17 = Hb 2,5;Eclo 17,26 = 2Tm 2,19;Eclo 18,1 = Ap 1,18 / Ap 4,11;Eclo 18,10 = 2Pd 3,18;Eclo 18,11 = Rm 5,5;Eclo 19,26 = At 12,10;Eclo 20,30-31 = Mt 13,44;Eclo 23,1.4 = Mt 6,9 / Tg 3,9;Eclo 23,10 (vl) = 2Tm 2,19;Eclo 23,17 = 1Cor 6,18;Eclo 24,19 = Mt 11,28;Eclo 24,21 = Jo 6,35;Eclo 24,32 = At 2,39;Eclo 24,40;43,30-31 = Jo 7,38;Eclo 25,7-12 = Mt 5,2-4;Eclo 25,23 = Hb 12,12;Eclo 26,14 = Mc 8,37;Eclo 27,6 = Mt 7,16;Eclo 27,8 = Rm 9,31;Eclo 28,2 = Mt 6,12;Eclo 28,7 = At 17,30;Eclo 28,12 = Tg 3,10;Eclo 28,18 = Lc 21,24;Eclo 29,10 = Tg 5,3;Eclo 29,10-11 = Mt 6,20;Eclo 29,14-16 = Hb 7,22;Eclo 31,15 = Mt 7,12;Eclo 32,23 = 1Cor 7,19;Eclo 33,1 = Mt 6,13;Eclo 33,19 = Hb 13,7;Eclo 35,3 = 2Tm 2,19;Eclo 35,6 = Fl 4,18;Eclo 35,12-13 = At 10,34;Eclo 35,12-13 = Rm 2,11;Eclo 35,13 = Gl 2,6;Eclo 35,19 = 2Pd 3,9;Eclo 35,22 = Mt 16,27 / Lc 18,7;Eclo 36,7 = At 2,11;Eclo 36,18 = 1Cor 6,13;Eclo 36,20 = Rm 15,8;Eclo 37,2 = Mt 26,38;Eclo 37,2 = Mc 14,34;Eclo 37,28 = 1Cor 6,12 / 1Cor 10,23;Eclo 39,29 = Ap 8,7;Eclo 40,15 = Mt 12,5 / Mc 4,5;Eclo 44,12 = Rm 9,4;Eclo 44,16 = Hb 11,5;Eclo 44,18 etc. = Ap 9,4;Eclo 44,19 = Jo 8,53 / Rm 4,17;Eclo 44,20 = Hb 11,17;Eclo 44,21 = Rm 4,13;Eclo 45,1 = Ef 1,6;Eclo 46,5 = 1Tm 6,15;Eclo 46,13 = Ef 1,6;Eclo 48,5 = Lc 7,22;Eclo 48,10 = Mt 11,14 / Mt 17,11 / Lc 1,17 / Lc 9,8;Eclo 48,12 = At 2,4;Eclo 48,21 = At 12,23;Eclo 48,24 = Mt 5,4;Eclo 50,20-21 = Lc 24,50;Eclo 50,22 = Lc 24,53;Eclo 50,25-26 = Jo 4,9;Eclo 51,1 = Mt 11,25 / Lc 10,21;Eclo 51,23 = Mt 11,28;Eclo 51,26-27 = Mt 11,29.• Livro da SabedoriaSb 1,6 = Tt 3,4 / 1Pd 2,25;Sb 1,11 = Tg 4,11;Sb 1,14 = Ap 4,11;Sb 2,5-6 = 1Cor 15,32;Sb 2,10 = Tg 5,6;Sb 2,11 = Rm 9,31;Sb 2,12 = Tg 5,6;Sb 2,13 = Mt 27,43;Sb 2,16 = Jo 5,18;Sb 2,17 = Hb 13,7;Sb 17-18 = Mc 15,29;Sb 2,18-20 = Mt 27,43;Sb 2,19 = Fl 4,5 / Tg 5,6;Sb 2,22 = Mc 4,11;Sb 2,23 = 1Cor 11,7;Sb 2,24 = Jo 8,44 / Rm 5,12;Sb 3,4-5 = Tg 1,2;Sb 3,7 = Lc 19,44;Sb 3,8 = 1Cor 6,2;Sb 3,9 = Jo 15,9-10;Sb 3,17 = At 19,27;Sb 3,18 = 1Ts 4,13;Sb 4,2 = 1Cor 9,25;Sb 4,10 = Hb 11,5;Sb 4,19 = At 1,18;Sb 5,4 = Jo 10,20;Sb 5,5 = At 20,32 / At 26,18;Sb 5,6 = 2Pd 2,2;Sb 5,16 = 2Tm 4,8;Sb 5,17 = Ef 6,12;Sb 5,18 = Ef 6,14;Sb 5,18 = 1Ts 5,8;Sb 5,19.21 = Ef 6,16;Sb 5,22 = Lc 21,25;Sb 6,3-4 = Rm 13,1;Sb 6,7 = At 10,36;Sb 6,18 = Jo 14,15 / Rm 13,10;Sb 7,1 = At 10,26;Sb 7,3 = At 14,15;Sb 7,7 = Ef 1,17;Sb 7,11 = Mt 6,33;Sb 7,18 = At 17,26;Sb 7,22-30 = Hb 4,12;Sb 7,23 = Fl 4,13;Sb 7,24-25 = 1Cor 1,24;Sb 7,25-26 = Hb 1,3;Sb 7,27 = Tg 2,23;Sb 8,3 etc. = At 10,36;Sb 8,8 = Jo 4,48 / 1Ts 5,1;Sb 9,1 = Jo 1,3 / At 17,24-25;Sb 9,3 = Ef 4,24;Sb 9,9 = At 17,24;Sb 9,13 = 1Cor 2,16;Sb 9,15 = 2Cor 5,1.4;Sb 9,16 = Jo 3,12;Sb 10,6 = 2Pd 2,7;Sb 10,16 = 2Cor 12,12;Sb 10,17 = Hb 11,6;Sb 11,10 = 1Cor 4,14;Sb 11,15 = Rm 1,23;Sb 11,23 = Rm 2,4;Sb 12,10 = Hb 12,17;Sb 12,12 = Rm 9,19;Sb 12,13 = 1Pd 5,7;Sb 12,19 = At 11,18;Sb 12,24 = Rm 1,23;Sb 13-15 = Rm 1,19-32;Sb 13,1 = Rm 1,21 / 1Cor 15,34 / Hb 11,10;Sb 13,6 = At 17,27;Sb 13,10 = At 17,29;Sb 14,1 = Jd 1,13;Sb 14,20 = At 17,23;Sb 15,1 = Lc 6,35;Sb 15,3 = Jo 17,3;Sb 15,6 = Rm 9,21;Sb 15,8 = Lc 12,20;Sb 15,11 = Jo 20,22;Sb 15,17 = At 17,23;Sb 16,6 = 1Cor 11,24;Sb 16,9 = Ap 9,3;Sb 16,13 = Mt 16,18 / Rm 10,7;Sb 16,22 = Ap 8,7;Sb 16,26 = Mt 4,4;Sb 17,1 = Rm 11,33;Sb 17,2 = Mt 22,13;Sb 17,11 = Rm 2,15;Sb 17,14 = 1Ts 5,3;Sb 17,15 = Mc 6,49;Sb 17,17 = Gl 6,1;Sb 18,1 = At 9,7 / At 22,9;Sb 18,14 = Ap 8,1;Sb 18,14-15 = 1Ts 5,2;Sb 18,15-16 = Jo 3,12 / Hb 4,12;Sb 18,16[15] = Ap 2,12;Sb 18,25 = Hb 11,28;Sb 19,7-8 = 1Cor 10,1;Sb 19,10 = At 13,17.• TobiasTb 2,2 = Lc 14,13;Tb 3,17 = Lc 15,12;Tb 4,3 = Mt 8,21;Tb 4,6 = Jo 3,32;Tb 4,10 = Tg 2,13;Tb 4,14 = Tg 5,4;Tb 4,15 = Mt 7,12;Tb 4,17 = Mt 25,35;Tb 5,15 = Mt 20,2;Tb 5,19 = 1Cor 4,13;Tb 7,10 = Lc 12,19;Tb 7,17 = Mt 11,25 / Lc 10,17 / At 17,24;Tb 11,9 = Lc 2,29;Tb 12,8 = At 10,2;Tb 12,12 = Ap 8,3;Tb 12,15 = Mt 18,10 / Lc 1,19 / Ap 8,2;Tb 13,7.11 = 1Tm 1,17;Tb 13,17 = Ap 21,19-20;Tb 13,18 = Ap 19,1;Tb 14,4 = Mt 23,38 / Lc 13,25;Tb 14,5 = Mc 1,15 / Lc 21,24 / Gl 4,4.• JuditeJdt 4,9 = At 12,5;Jdt 8,6 = Lc 2,37;Jdt 8,26 = At 15,4;Jdt 8,35 = Mc 5,34;Jd 9,12 = At 4,24;Jdt 10,13 = At 26,25;Jdt 11,19 = Mt 9,36;Jdt 12,8 = 1Ts 3,11;Jdt 13,18 = Lc 1,42;Jdt 14,16-17 = At 14,14;Jdt 16,17 = Mt 11,22 / Mc 9,48 / At 12,23 / Tg 5,3.• 1º Livro dos Macabeus1Mc 1,54 = Mt 24,15;1Mc 2,21 = Mt 16,22;1Mc 2,28 = Mt 24,16;1Mc 2,52 = Hb 11,17;1Mc 2,60 = 2Tm 4,17;1Mc 3,6 = Lc 13,27;1Mc 3,49 = At 21,26;1Mc 3,60 = Mt 6,10;1Mc 4,59 = Jo 10,22;1Mc 5,15 = Mt 4,15;1Mc 7,41 = At 12,23;1Mc 8,16 = Tg 4,2;1Mc 9,39 = Jo 3,28;1Mc 10,25 = At 10,22;1Mc 10,29[30] = Lc 15,12;1Mc 11,30.33 etc. = At 10,22;1Mc 12,6 = At 5,12;1Mc 12,9 = Rm 15,4;1Mc 12,17 = Mt 9,38;1Mc 13,2 = Hb 12,21;1Mc 14,41 = Hb 5,6;1Mc 15,21 = At 9,2.• 2º Livro dos Macabeus2Mc 1,4 = At 16,14;2Mc 1,10 = At 5,21;2Mc 1,24 etc. = 1Pd 4,19;2Mc 1,27 = Tg 1,1;2Mc 2,4 = Rm 11,4;2Mc 2,4-8 = Ap 2,17 / Ap 11,19;2Mc 2,7 = 2Ts 2,1;2Mc 3,11 = 1Tm 2,2;2Mc 3,24 = Hb 12,9;2Mc 3,24-40 = At 9,1-29;2Mc 3,25 = Ap 19,11;2Mc 3,26 = Lc 24,4;2Mc 3,26 = At 1,10;2Mc 3,30 = Tt 2,11;2Mc 3,34 = Lc 24,31;2Mc 4,1 = Hb 11,;2Mc 4,6 = At 24,2;2Mc 4,32 = At 5,2;2Mc 6,4 = Rm 1,28;2Mc 6,18-7,42 = Hb 11,35;2Mc 6,23 = Rm 9,4;2Mc 7,19 = At 5,39;2Mc 8,17 = Mt 24,15;2Mc 9,9 = At 12,23;2Mc 10,3 = Mt 12,4;2Mc 10,7 = Ap 7,9;2Mc 11,8 = At 10,30 / Ap 19,11;2Mc 12,15 = 1Tm 6,15;2Mc 12,43-44 = 1Cor 15,29;2Mc 13,4 = 1Tm 6,15 / Ap 17,14 / Ap 19,16;2Mc 13,14 = Hb 12,4 / Ap 2,10.Autor: Prof. Carlos Ramalhete
biDEUTEROCANÔNICOS - RELAÇÃO DE TODOS - "1° e 2° Esdras, Tobias, Judite, Adições a Ester, Oração de Manassés, Epístola de Jeremias, Livro de Baruque, Eclesiástico, Sabedoria de Salomão, 1° e 2° Macabeus" http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=apologetica&artigo=20041006144607&lang=bra '
biDEUTEROCANÔNICOS - TOBIAS - MENTIRA DO ANJO - TOBIAS - MENTIRA DO ANJO - Não há mentira! O anjo usa o nome Ananias (que significa "O Senhor Ajuda") em vista da sua tarefa de ajudar um doente e necessitado para que fosse curado. Filho de Azarias, isto é, "Filho do Senhor que me sustém e me guia". Que mentira há? Aponte-a, por favor. Como se vê não há mentira nenhuma. Ao contrário do que acontece em outros livros da Bíblia. 
biDEUTEROCANÔNICOS - VÁRIOS ARGUMENTOS CONTRA - Anderson

SUA MENSAGEM: "... [Deuterocanônicos:]

1. A comunidade judaica jamais os aceitou como canônicos; 

2. Não foram aceitos por Jesus, nem pelos autores do Novo Testamento; 

3.A maior parte dos primeiros grandes pais da igreja rejeitou sua canonicidade/ 

4. Nenhum concilio da igreja os considerou canônicos senão no final do século IV; 

5.Jerônimo, o grande especialista bíblico e tradutor da Vulgata, rejeitou fortemente os livros apócrifos; 

6. Muitos estudiosos católicos romanos, ainda ao longo da Reforma, Rejeitaram os livros apócrifos; 

7. Nenhuma igreja ortodoxa grega, anglicana ou protestante, até a presente data, reconheceu os apócrifos como inspirados e canônicos, no sentido integral dessas palavras..."

MINHA RESPOSTA: -

1. Qual das comunidades: a da Palestina ou da Alexandria?

2. MENTIRONA!!!! E por que das 350 citações no Novo Testamento, 300 são da versão alexandrina na qual constavam os sete livros expurgados pelos fariseus em Jâmnia por volta de 90 d.C.? Inclusive nos escritos paulinos se menciona episódio narrado nos Livros Macabeus.

3. Quais pais da Igreja? Citação e obra. O Apocalipse também foi colocado sob suspeita por alguns pais e, não obstante, os protestantes o aceitam. Por outra, não são os pais da Igreja que são infalíveis e sim a Igreja.

4. PELO CONTRÁRIO. Antes dessa época, a Igreja ainda não havia fechado o cânon dos livros inspirados quando então, mantendo os livros deuterocanônicos, foram expurgados 112 apócrifos sendo 52 do Velho e 60 do Novo Testamento. Gozado!!! Em todas as citações protestantes consideram como apócrifos apenas os 7 livros deuterocanônicos!!!... e os 112 expurgados pela Igreja Católica???

5. MENTIRA!!!!

6. QUAIS???? Citações e Obras.

7. Anglicanos são também protestantes. As Bíblias das I.Ortodoxas têm os deuterocanônicos. 

Ver:http://catecumenato.wordpress.com/2007/03/08/religiao-ou-seita/

biDEUTORECANÔNICOS/línguas - Ver biLÍNGUA

biDIDÁTICA DIVINA - Deus nos revela didaticamente as verdades sobre si mesmo e sobre o homem e seu destino eterno. Você acredita, porventura, que existam outros deuses além do único e verdadeiro? Entretanto, dentro de sua didática, falando a pagãos, Deus se manifesta como Deus dos deuses (Deuteronômio 10,17; Salmos 83,8; Daniel 3,90, etc.). Mas como? Existem outros deuses? Claro que não! Ele começa a ensinar o homem a partir de sua crença errada, mas, com o passar dos tempos ele vai purificando a revelação que culminou com Cristo e com o Espírito Santo.

biDIFERENÇA- CÂNON PROTESTANTE - O cânon protestante conta apenas 38 livros, faltando, como se pode verificar, os seguintes livros: 1 e 2 dos Macabeus, Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico e Baruc. Faltam no livro de Ester uns 6 capítulos (10,4 - 16, 24) e no livro de Daniel falta a oração de Azarias, o cântico dos mancebos, o episódio de Susana e a história de Bel e do Dragão. (Pe. Júlio Maria; Ataques Protestantes às Verdades Católicas, pp. 74 - 76)

Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >