TRADUZIR

BÍBLIA - ANOTAÇÕES - PARTE VI - de biCOMPLUTENSE (tradução) a biCRONOLOGIA

BÍBLIA COMPLUTENSE
biCOMPLUTENSE - tradução - Cisneros foi um ardente propagador da ciência e das artes. Em 1500 fundou a Universidade de Alcalá de Heneres que custeou com o seu próprio bolso, e para a qual convidou aos mais mais ilustres professores de letras de Bolonha, Paris e Salamanca. Em Toledo restaurou o velho rito moçárabe, que foi que tinha sido suprimido por Roma. Sua principal contribuição para as letras foi a publicação da Bíblia Poliglota Complutense, publicados entre 1502 e 1517. Enciclopédia ilustrada da história da Igreja, Samuel Vila, Dario A. Santamaría, Edit. Clie, pag. 272 

Dos livros que estão fora do cânon, aos quais aceitarecebe a Igreja mais para a edificação das pessoa que para a finalidade de confirmar as doutrinas da Igreja, estão em grego,porém em 2 traduções em latim, uma por São Jerônimo, a outra é interlinear, palavra por palavra. Bíblia Complutensis (Roma: Universidade Gregoriana polyglotta Press, 1983-1984), Prologus ad lectorem, Prefácio a 3b. 

Como todos sabemos, a maior conquista da Jimenez foi a Bíblia Complutense, que, em colaboração com os maiores teólogos do seu tempo, produziram essa edição,  se discute sobre os livros apócrifos de Roma e se diz e que a Igreja não os usa para confirmar a doutrina, porque não são inspirados, a Igreja só os lê para fins de edificação,nisto segue Jerônimo na rejeição dos apócrifos. 

Podemos resumir este argumento do seguinte modo: 

1 .- Uma edição das Escrituras fala abertamente em seu prefácio que os apócrifos não são inspirados e não pertencem ao cânon, e não houve da parte da Igreja nenhum tipo de repreensão contra a Bíblia e contra os seus autores. 

2 .- A Bíblia foi publicada com o consentimento de Papa Leão X, a quem a obra foi dedicada. 

a) A publicação é aprovada pelo Papa Leão X, e todos com o seu prefácio! 

b) A edição é dedicada ao Papa Leão X. 

3 .- Isto demonstra que o próprio Magistério da Igreja de Roma não aceitava os apócrifos, uma vez que ninguém pode argumentar que estes atos não concordar com o apócrifos não fazia parte do ensino oficial da Igreja. Por que ninguém condenou esta Bíblia? Porque Leão X deu-lhe seu acentimento?

Foram os protestantes os primeiros no cristianismo a rejeitar esses livros? 

Citação: 

SAN HILÁRIO DE POITIERS (+ 366), que admite apenas 22 livros protocanónicos membros, de acordo com o hebraico letras. Mas alerta que alguns adicionar Tobias e Judite, obtendo assim o número de 24 letras gregas. (Prol. in Ps. 15) Na prática, porém, usa quase todos os livros deuterocanónicos, considerando como Sagrada Escritura ou profecia . (Cf. In Ps. 52,19: ML 9,335; In Ps. 66,9: 9,441 MI; In Ps. 78,9 ML 9,482; Trin. 4,42: ML 10,127; In Ps. 118,2.8; 127,9, 135,11 ML 9,514.708.775, In Ps. 125,6: 9,688 ml.) 


Tudo isso é prova de que os antigos cristãos não foram muito disciplinados quando ambos citando obras canônicas e não canônicas casos são muito bons para a Clemente de Alexandria e Origen, citando todos os tipos de trabalho, como se fosse inspirada ou royalties, no entanto não temos a desculpa para pensar sobre essas coisas, porque esses pais eram precisos e disse-nos quais livros aceitos como parte do cânone que é o que estamos discutindo aqui, não é como se já trabalha fora do cânone para os da Canon. 

Citação: 

RUFINO: (+ 410) distingue três tipos de livros: os que foram recebidos ¬ concebido pelo Padres no cânon, ou seja, protocanónicos, que enumera 22, a igreja, que deve ser lido na igreja, mas que não pode ser dada autoridade para confirmar a fé. Estes são: sábado, Eclo, Tob, JDT, 1 2 Mac e, finalmente, apócri ¬ gráficos, que não pode ser lido na Igreja. (Comm. em Symb. Apost. 36-38). No entanto, também Ele cita deuterocanónicos e, por vezes, como sagrada Escritura. Além disso, Rufino é a seguinte declaração: "Id vero pro ¬ Lum tão habendum em Scripturis divinis est, quod LXX intérpretes transição stulerunt: QUONIAM id quod est Solum Apostólica confirma ¬ tum auctoritate est" ( "temos de considerar como verdadeiros divinas Escrituras Comm. em Symb. apost. 5 e 46 ml 21344.385; Beneden. Ioseph 3; Beneden. 2 Beniamin: ML 21,332 s; Apol. 2,32 37 ML 21,611 616. justamente o que os tradutores da versão LXX de nós, uma vez que apenas o que foi confirmado pela autoridade apostólica "). (Interpretativa historiae Eusebianae 6,23 a 17,2 Rufini vita: ML 21,270. Cf. M. Stenzel, Der Bibelkanon des von Rufin Aquileia: Bi 23 (1942) 43 61.) No entanto, a versão grega da LXX continha tam ¬ deuterocanónicos bons livros e, em seguida, parece que alguma Rufino reconhecer a autoridade dos livros canónicos. 


É muito interessante que você apresentou aqui está cheio de mentiras e de interpretações erradas, o argumento é algo como isto: "Os pais rejeitaram como canônicas apócrifos considerado canónico, mas" todos os seus argumentos são baseados na premissa de auto-refutação de todos os pais, não No entanto, como eu disse, no caso de Hilary, os pais já um monte de liberdade obras, e isso eles fizeram, porque eles já tinham feito em um conhecido e que não foram explícitos canônico. 

É verdade que a LXX Rufino considerada como inspiração, mas esse não é o problema aqui, porque vimos que Cirilo de Jerusalém também tinha em alta estima e que não aceita o apócrifo ali. 
Mas vamos ver o que ele disse Rufino: 

"E, portanto, afigura-se adequada a este lugar para enumerar, como vimos com a tradição dos Padres, os livros do Novo e do Velho Testamento, que segundo a tradição dos nossos antepassados, acredita-se que foram inspirados por o Espírito Santo, e que tenham entregue, até à Igreja de Cristo. do Antigo Testamento, portanto, em primeiro lugar, foram proferidos cinco livros de Moisés, Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, então Jesus Nave (Joshua o filho de Nun), o Livro dos Juízes, juntamente com Ruth, em seguida, quatro livros dos Reis (Reina), que os hebreus contar dois; omissões do livro, cujo título é o Livro dos Dias (Crónicas), e dois livros de Esdras (Esdras e Neemias), que os hebreus contar uma, e Ester, dos Profetas, Isaías, Jeremias, Ezequiel, e Daniel, aliás, dos doze profetas menores, um livro, trabalho e também os Salmos de David, cada um livro. Salomão deu três livros para as Igrejas, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos. Estas incluem os livros do Antigo Testamento. 

Mas é necessário saber que existem também outros livros que nossos pais não chamada 'Canonical «mas» Eclesiástica' isto é, a sabedoria, chamado de Sabedoria de Salomão, Sabedoria e outro, chamado de Sabedoria do Filho de Syrach, que mencionou a última-latinos chamado pelo título geral Ecclesiasticus, designa não o autor do livro, mas o carácter da escrita. Pertencem à mesma classe do Livro de Tobit, e o Livro de Judite, e os livros do Maccabees. No Novo Testamento, que é o pequeno livro chamado o Livro do Pastor de Hermas (e esse) que é chamado de duas formas, ou o acórdão de Pedro, na medida em que todos teriam lido nas igrejas, mas não apelou para a a confirmação da doutrina. Os outros escritos que tenham chamado 'Apocrypha ». Estes não teriam lido nas Igrejas. Estas são as tradições que os Padres têm transmitida a nós, que, como eu disse, eu tenho pensado que Opportune ao estabelecido neste lugar, para a instrução das pessoas que estão sendo ensinado os primeiros elementos da Igreja e da Fé , que eles possam saber o que a partir de fontes da Palavra de Deus as suas damas devem ser tomadas "(Philip Schaff e Henry Wace, Nicene e Pós Nicene Fathers (Grand Rapids: Eerdmans, 1953), rufinus, Comentário sobre os Apóstolos' Creed, 36 p. 557-558.). 

Rufino fez algumas afirmações importantes e valiosas para o debate: 
• Tal como Cirilo de Jerusalém diz que os livros deviam ser enumerados pelo aprenderam a antiga tradição dos pais e que tenham sido aceites pela igreja, nenhum deles é o apócrifos, apenas o cânon hebraico. 

• Os livros serão numerados são aqueles que são inspirados pelo Espírito Santo e aceites pela igreja, para não mencionar os livros apócrifos. 

• Rufino falando depois de o Conselho de Cartago, o que demonstra que este município não era universal e que nenhum respeito ao cânone. Onde está a suposta autoridade de Cartago! 


• Rufino demonstra a crença de que uma pessoa sobre a inspiração do LXX é diferente na crença o cânone da OT, porque o senti inspirada como a LXX, mas não considerados inspirados pelos apócrifos Roma. 

Após a apócrifos Rufino listas de Roma: "A sabedoria de Salomão, Sabedoria de Ben Sirac, o livro de Judite, Tobit e Livro de Maccabees," e disse que esses livros não são apenas inspiradas igreja que utilizou o mesmo nível que o Pastor da Hermas e não apelar para os livros em matéria de doutrina, estes argumentos não são simples lábio serviço ao estilo histórico COQUEFAR alias mentiroso. 

Então nunca olhar Rufino apócrifos como a palavra inspirada. ¡COQUEFAR! Tu és um mentiroso, mentiras, mentiras, mentiras que você e seu amigo José Miguel. 
Se é tudo que posso fazer apologética romana, e não ser cínico para aceitar a fatos históricos, como tal, não vale 3 apologetic amendoins. O cínico Coquefar trasgiversa história, EM RAZÃO DA NÃO LE miedo NEGÓCIO! Portanto inventa a sua própria tese. 

Citação: 

Bem, creio que estas são mais que suficientes para fazer festa e desvirtuar os donos da verdade que afirmam que não sabemos nada 

Depois de olhar para São Jerônimo de colocar a Cherry Pie 

Espero que você não se pode esquecer que todos eram a favor, porque nós, e ver todo este desenvolvimento em deuterocanônicos. 

Palestinenses começar com os judeus que eram a favor. 

A analogia do deuterocanônicos o novo testamento. 

O testemunho dos primeiros Padres da Igreja 

O testemunho dos Padres que estavam em dúvida, ou seja, pais, que eram a favor 

Tesis de San Agustin discutido com São Jerônimo que o cânone da Deuterocanônicos e ganhou as duas Conselhos da Santa Igreja, e então veremos a plena aceitação da Igreja após os dois conselhos ... e para a aceitação do que é emitido nos dois Conselhos por parte de São Jerônimo 

Saludos POETIC Morte 

PS Espero que você não saia correndo como sempre foi o seu primo. 

Na verdade eu não perco sono ou me assunto, os itens que tenho experimentado por muitos anos talvez, quando você estava ainda "evangélico", mas a dos judeus que eram a favor dos apócrifos é muito interessante, espero para ver os seus argumentos mas se você é como eu tenho visto até agora, será uma pena.

biCONHECIMENTOS BÍBLICOS - EVANGÉLICO SABE MAIS QUE CATÓLICOS - ¦Maurício??•¦   - Fiel evangélico sabe mais bíblia que católicos? É nítido nas comunidades de debates que membro evangélico saca mais que fiel católico, até teólogos se arrebentam quando o assunto é bíblia, porque isso acontece? 
_______________________________________________

Quem sabia mais de Bíblia: os fariseus ou os apóstolos?

JUÍZO DOS SÁBIO E ENTENDIDOS

Era este o conceito que tinham os doutores da lei com relação ao povo simples mais aberto a Deus que eles:

(São João 7,48-49) "Há, acaso, alguém dentre as autoridades ou fariseus que acreditou nele? "Este poviléu que não conhece a lei é amaldiçoado!... "

Comentário: Claro que havia! Nicodemos era um deles! O problema não é conhecer muito a Bíblia, mas estar com o coração aberto para Deus. Certamente que, com relação a este conhecimento bíblico, os cristãos estavam à milhas de distância do conhecimento dos escribas, saduceus e fariseus. Só que aqueles reconheceram de pronto quem os chamava à santidade, mas estes, não obstante seu avantajado conhecimento, acabaram rejeitando e matando o Senhor da Vida.

Não resta dúvida que fico com a ignorância dos católicos e renego a presunção e farisaímo de tantos membros cheios de empáfia que pugnam nas fileiras dos irmãos rebelados.

JUÍZO DE DEUS

Contrabalançando o juízo dos sábios vejamos o juízo de Cristo:

(São Mateus 11,25)
",,, Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque [b]escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos"

biCONTRADIÇÕES - APANHADO DE - Os estudiosos calcularam que a Bíblia contém mais de duas mil contradições explícitas ou implícitas. Esta lista é somente uma pequena seleção. Obs: As contradições serão mais bem entendidas se houver o devido acompanhamento das passagens bíblicas citadas. (VER http://saulo.guerra.vilabol.uol.com.br/contradicoes.htm

Os 
Gigantes existiam antes da inundação (Gênesis 6:4).

Somente Noé, sua família, e os animais da Arca sobreviveram à inundação (Gênesis 7:23). Mesmo depois da Inundação os gigantes continuaram existindo (Números 13:33).

Toda a terra tinha uma só língua e as mesmas palavras, até que Deus criou vários idiomas diferentes, fazendo com que ninguém entendesse um ao outro (Gênesis 11:1,6-9).Anterior a isto, a Bíblia fala de diversas nações, cada uma com sua própria língua (Gênesis 10:5).Deus admitiu que Ele é a causa da surdez e da cegueira (Êxodo 4:11).Contudo, Deus não aflige os homens por vontade própria (Lamentações 3:33).

Deus envia Moisés para o egito resgatar os filhos de Israel (Êxodo 3:10. 4:19-23).No caminho, Deus ameaçou Moisés de morte. Não proveu de explicação (Êxodo 4:24-26).Deus mata todos os animais dos egípcios com uma forte pestilência. Nenhum sobreviveu a pestilência (Êxodo 9:3-6).Deus mata todos os animais dos egípcios com uma chuva de granizo (Mas eles já não haviam morrido com a pestilência?) (Êxodo 9:19-21,25).

Deus não foi conhecido por Abraão, Isaac e Jacó pelo nome de Javé (Êxodo 6:2-3).O nome do Senhor já era conhecido (Gênesis 4:26).

Deus proibe que seja feito a escultura de qualquer ser (Êxodo 20:4).Deus ordenou a fabricação de estátuas de ouro (Êxodo 25:18).

Proibição do assassinato (Êxodo 20:13). Deus manda Moisés matar todos os homens de Madiã (Números 31:7).

Proibição do roubo (Êxodo 20:15).Deus manda roubar os egípcios (Êxodo 3:21-22).
Proibição da mentira (Êxodo 20:16)nDeus permiti a mentira (I Reis 22:22)

Deus não pode mentir (Números 23:19).Deus deliberadamente enviou um "espírito" mentiroso (I Reis 22:20-30) (II Crônicas 18:19-22). Deus faz pessoas acreditarem em mentiras (II Tessalonicenses 2:11-12).O Senhor engana os profetas (Ezequiel 14:9).

Aarão morreu no monte Hor. Imediatamente depois disso, os israelitas foram para Salmona e Finon (Números 33:38).Aarão morreu em Mosera. Depois disso, os isralelitas foram para Gadgad e Jetebata (Deuteronômio 10:6-7).

Deus diz a Moisés que Aarão morreu no monte Hor (Deuteronômio 32:50).

Nós temos que amar Deus (Deuteronômio 6:5) (Mateus 22:37).Nós temos que temer Deus (Deuteronômio 6:13) (I Pedro 2:17).

Deus escreveu nas tábuas as dez palavras da aliança (Deuteronômio 10:1-2,4).Deus ditou e Moisés escreveu (Êxodo 34:27-28).

Josué queimou a cidade de Hai e reduziu-a a um monte de ruínas para sempre (Josué 8:28).Hai ainda existe como uma cidade (Neemias 7:32).

Josué destruiu totalmente os habitantes de Dabir (Josué 10:38-39).Os habitantes de Dabir ainda existem (Josué 15:15).

Saul destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 15:7-8,20).David destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 27:8-9).

Finalmente os amalecitas são mortos (I Crônicas 4:42-43).

Isaí teve sete filhos além de seu mais jovem, David (I Samuel 16:10.11).David foi o sétimo filho (I Crônicas 2:15).

Saul tentou consultar o Senhor (I Samuel 28:6).Saul nunca fez tal coisa (I Crônicas 10:13-14).

Saul cometeu suicídio (I Samuel 31:4-6) (I Crônicas 10:4-5).Saul foi morto por um amalecita (II Samuel 1:8-10).Saul foi morto pelos filisteus (II Samuel 21:12).

Davi tomou 1.700 cavaleiros de Adadezer (II Samuel 8:4).Davi tomou 7.000 cavaleiros de Adadezer (I Crônicas 18:4).

Davi matou aos arameus 700 parelhas de cavalos e 40.000 cavaleiros (II Samuel 10:18).Davi matou aos arameus 7.000 cavalos e 40.000 empregados (I Crônicas 19:18).

Israel dispõe de 800.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 500.000 homens (II Samuel 24:9).Israel dispõe de 1.100.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 470.000 homens (I Crônicas 21:5).

Satã provocou Davi a fazer um censo de Israel (I Crônicas 21:1).Deus sugeriu Davi a fazer um censo de Israel (II Samuel 24:1).

Davi pagou 50 siclos de prata por gados e pelo terreno (II Samuel 24:24).Davi pagou 600 siclos de ouro pelo mesmo terreno (I Crônicas 21:25).

Rei Josias foi morto em Magedo. Seus servos o levam morto para Jerusalém (II Reis 23:29-30).Rei Josias foi ferido em Magedo e pediu para seus servos o levarem para Jerusalém, onde veio a falecer (II Reis 23:29-30).Foram levados 5 homens dentre os mais íntimos do rei (II Reis 25:19-20).Foram levados 7 homens dentre os mais íntimos do rei (Jeremias 52:25-26).

São citados os nomes de 10 pessoas que vieram com Zorobabel (Esdras 2:2)São citados os nomes de 11 pessoas que vieram com Zorobabel (Neemias 7:7)(Esdras 2:3 & Neemias 7:8) 

Estas passagens pretendem mostrar a quantidade de pessoas que voltaram do cativeiro babilônico. Compare o número para cada família: 14 deles discordam.

Jesus foi filho de José, que o foi de Jacob (Mateus 1:16).Jesus foi filho de José, que o foi de Heli (Lucas 3:23).

O pai de Salathiel foi Jeconias (Mateus 1:12).O pai de Salathiel foi Neri (Lucas 3:27)

Abiud é filho de Zorobabel (Mateus 1:13).Resa é filho de Zorobabel (Lucas 3:27).São citados os nomes de todos os filhos de Zorobabel, mas nem Resa e nem Abiud estão entre eles (I Crônicas 3:19-20).

Jorão era o pai de Ozias que era o pai de Joathão (Mateus 1:8-9).Jorão era o pai de Occozias, do qual nasceu Joás, que gerou Amazias, que foi pai de Azarias que, finalmente, gerou Joathão (I Crônicas 3:11-12).

Josias era o pai de Jeconias (Mateus 1:11).Josias era o avô de Jeconias (I Crônicas 3:15-16).

Zorobabel era filho de Salathiel (Mateus 1:12) (Lucas 3:27).Zorobabel era filho de Fadaia. Salathiel era tio dele (I Crônicas 3:17-19).

Jesus curou um leproso depois de visitar a casa de Pedro e Simão (Marcos 1:29,40-42).Jesus curou o leproso antes de visitar a casa de Pedro e Simão (Mateus 8:2-3,14).
O Diabo levou Jesus primeiro ao topo do templo e depois para um lugar alto para ver todos os reinos do mundo (Mateus 4:5-8).O Diabo levou Jesus primeiro para o lugar alto e depois para o topo do templo (Lucas 4:5-9).

O centurião se aproximou de Jesus e pediu ajuda para um criado doente (Mateus 8:5-7).O centurião não se aproximou de Jesus. Ele enviou amigos e os anciões dos judeus (Lucas 7:2-3,6-7).

Jairo pediu a Jesus que ajudasse a sua filha, que estava morrendo (Lucas 8:41-42).Ele pediu para que Jesus salvasse a filha dele que já havia morrido (Mateus 9:18).

Jesus disse aos seus discípulos que deveriam andar calçados com sandálias (Marcos 6:8).Jesus lhes disse que não deveriam andar descalços (Mateus 10:10).

Deus confiou o julgamento a Jesus (João 5:22) (João 5:27,30 8:26) (II Coríntios 5:10) (Atos 10:42).Jesus, porém, disse que não julga ninguém (João 8:15,12:47).Os santos hão de julgar o mundo (I Coríntios 6:2).

A transfiguração de Jesus ocorreu 6 dias após a sua profecia (Mateus 17:1-2).A transfiguração ocorreu 8 dias após (Lucas 9:28-29).

A mãe de Tiago e João pediu a Jesus para que eles se assentassem ao seu lado no reino (Mateus 20:20-21).Tiago e João fizeram o pedido, ao invés de sua mãe (Marcos 10:35-37).
Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com dois homens cegos (Mateus 20:29-30).Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com somente um homem cego (Marcos 10:46-47).

Dois dos discípulos levaram uma jumenta e um jumentinho para Jesus da aldeia de Bethfagé (Mateus 21:2-7).Eles levaram somente um jumentinho (Marcos 11:2-7).

Jesus amaldiçoou a árvore de figo depois de ter deixado o templo (Mateus 21:17-19).Ele amaldiçoou a árvore antes de ter entrado no templo (Marcos 11:14-15,20)

Um dia após Jesus ter amaldiçoado a figueira, os discípulos notaram que ela havia secado (Marcos 11:14-15,20)A figueira secou imediatamente após a maldição ser posta (Mateus 21:19).

Jesus disse que Zacarias era filho de Baraquias (Mateus 23:35).Zacarias era filho de Joiada (II Crônicas 24:20-22).

*Atenção, nosso site não é contra nenhuma religião, apenas quer mostrar a verdade. Se você pode provar que qualquer parte deste texto esta errado, escreva-nos. Se você estiver certo retiraremos essa parte do text
biCONTRADIÇÕES - APARENTES -"Não podemos usar aparentes contradições para dizemos que livro não é canônico, se não vamos começar a retirar livros da Bíblia simplesmente porque não entendemos. Será que o autor poderia explicar a passagem bíblica de Mateus, já que ele troca o nome de Zacarias por Gerencias. (MT 27:9) - Então se realizou o que vaticinara o profeta Gerencias: Tomarou as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram, Outros aparentes erros: Ouviram vozes ... (At 9:7) Os homens que iam com ele pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. Ou não ouviram? (At 22:9) Os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo. ... Vinte e cinco anos ... (2Cr 36:11) Era Zedequias da idade de vinte e cinco anos quando começou a reinar, e onze anos reinou em Jerusalém. ... Ou vinte e um anos? (2Rs 24:18) Tinha Zedequias vinte e um anos de idade quando começou a reinar, e onze anos reinou em Jerusalém. ... Sete ... (2Sm 24:13) Assim veio Gade a Davi, e lhe disse: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra? Ou que por três meses fujas diante de teus inimigos, e eles te persigam? ... Ou três? (1Co 21:11) Gade veio a Davi, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Faze a tua escolha: ou três anos de fome, ou que por três meses sejas consumido diante de teus adversários... Todas esses erros estão nas versões da Bíblia THOMPSON e versão revista e corrigida da Sociedade Bíblica do Brasil

biCONTRADIÇÕES - OUVIRAM OU NÃO? - “Os homens que o acompanhavam enchiam-se de espanto, pois ouviam perfeitamente a voz, mas não viam ninguém.” (Atos dos Apóstolos 9,7)“Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz de quem falava.” (Atos dos Apóstolos 22,9)
biCONTRIBUIÇÃO DA IGREJA - "Somos obrigados a conceder aos Papistas que eles possuem a Palavra de Deus, que recebemos deles e que, sem eles, não teríamos conhecimento dela" (Martinho Lutero em seu comentário de São João)
biCRONOLOGIA E FORMAÇÃO DO CÂNON BÍBLICO - Bíblia > Bíblia e Tradição 

Cronologia da Era Apostólica e o Desenvolvimento do Cânon
Esta cronologia apresenta uma seqüência dos eventos bíblicos e extrabíblicos que refletiram sobre a formação do cânon da Bíblia, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. Afirma-se por aí que dois pesquisadores da Bíblia não conseguem concordar sobre uma cronologia apostólica... Com efeito, a cronologia que apresentamos aqui é aceitável para alguns, mas não pode ser considerada "universal". Serve apenas para fornecer pontos de referência para os eventos que se sucederam e suas conseqüências [sobre o cânon das Escrituras].

EVENTODATAOBRA
Pregação de João Batista27 
Vinda do Espírito Santo sobre a Igreja30 
Estêvão é martirizado por lapidação36/37 
Conversão de Paulo e sua primeira viagem missionária45/49 
Concílio [Apostólico] de Jerusalém50 
Segunda viagem missionária de Paulo50/52 
 511ª e 2ª Epístolas aos Tessalonicenses
Terceira viagem missionária de Paulo53/58 
 54-57Epístola aos Gálatas
 571ª e 2ª Epístolas aos Coríntios
 58Epístola aos Romanos
Viagem [de Paulo] a Roma59/60 
1ª prisão de Paulo em Roma61-63 
  Epístola a Filemon
  Epístola aos Colossenses
  Epístola aos Efésios
  Epístola aos Filipenses
  Epístola de Tiago
 65Evangelho de Marcos
  1ª Epístola a Timóteo
  Epístola a Tito
O apóstolo Tiago é martirizado. Paulo é levado para Roma63/64 
Pedro em Roma (Pedro é o primeiro Bispo de Roma)641ª Epístola de Pedro
2ª prisão de Paulo e martírio672ª Epístola a Timóteo
Morte de Pedro. Lino é Bispo de Roma Epístola aos Hebreus
Destruição de Jerusalém68-70 
 70sEvangelho de Mateus
  Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos
Anacleto é Bispo de Roma78 
 70s/90sEpístola de Judas
 90sEvangelho de João
  1ª, 2ª e 3ª Epístolas de João
  Livro do Apocalipse
Clemente é Bispo de Roma92-1011ª Epístola de Clemente
Morte do [apóstolo] João em Éfeso98 
Sínodo dos rabinos/judeus em Jâmnia99-100Cânon palestinense em hebraico
1º Cânon Cristão do Antigo Testamentoc. 100Cânon alexandrino em grego
 100-1252ª Epístola de Pedro
  Didaqué
Melitão, bispo de Sardesc. 170Primeira tentativa cristã conhecida de relacionar o cânon do Antigo Testamento. Melitão lista os livros do AT segundo a ordem da Septuaginta, mas apresenta apenas os protocanônicos do AT, com exceção de Ester.
Ireneu, bispo de Lião185Apresenta um cânon do Novo Testamento (sem 3João, Tiago e 2Pedro)
 c. 200Fragmento de Muratori apresenta um cânon semelhante ao do [Concílio de] Trento
Eusébio, bispo de Cesaréiac. 325Escreve a "História Eclesiástica"; refere-se a Tiago, Judas, 2Pedro e 2-3João como "controversos, ainda que aceitos pela maioria"
Concílio [Regional] de Laodicéiac. 360Apresenta um cânon de livros semelhante ao de Trento
Papa Dâmaso382Decreto listando os livros canônicos, da mesma forma que em Trento
Concílio [Regional] de Roma382Aceitação do decreto de Dâmaso
Concílio [Regional] de Hipona (norte da África)393Aprovado um cânon do Antigo e do Novo Testamento (igual ao de Trento)
Concílio [Regional] de Cartago (norte da África)397Aprovado um cânon do Antigo e do Novo Testamento (igual ao de Trento)
Exupério, bispo de Toulouse405Escreve ao papa Inocêncio I pedindo uma lista dos livros canônicos. Papa Inocêncio oferece uma lista idêntica ao cânon de Trento



Autor: Charles the Hammer
Fonte: Catholicapologetics.Net
Tradução: Carlos Martins Nabeto



O Veritatis Splendor autoriza a livre cópia e/ou difusão deste artigo desde que seja feita a menção da fonte e do autor.


Autor: Oswaldo
Gosta de DEBATES? 
Veja também o Índice das Mentiras em GOOGLE+
Acesse também:

.

Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >