TRADUZIR

IMAGENS - ANOTAÇÕES - PARTE II - de imÍDOLOS FORAM EXTERMINADOS até imPRIMEIROS SÉCULOS

Martírio de Sant Bárbara
imÍDOLOS FORAM EXTERMINADOS - IMAGENS DE SANTOS DEUS MANDA FAZER, IMAGENS DE DIVINDADES ELE PROÍBE
1-Uma das grandes malícias protestantes é associar as imagens de santos a ídolos.
A Imagem representa o que nela está. Quando Jesus viu a imagem de Cesar Ele não disse que era um ídolo, associou a gravura somente a Cesar (Lc 20,24-25).
A arte sacra representada por esculturas de santos tem como fim o agradar a Deus, já que os santos entregaram suas vidas ao Senhor.
Sl 116,15: “PRECIOSA é à vista do Senhor A MORTE DOS SEUS SANTOS”. 
1Co 10,31: “Portanto, quer comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”.
No livro " Viciados em mediocridade" do ex-protestante Frank Schaeffer, ele retrata a inimizade que o movimento protestante tem com a arte como forma de evangelização. O protestantismo prega um deus inimigo da arte totalmente contrário ao Deus citado nas Escrituras Sagradas.
Êxodo 31,2-5 diz: "Eu escolhi Bezalel , filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá , e o enchi do Espírito [...] e o enchi do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade ARTÍSTICA para DESENHAR e EXECUTAR TRABALHOS em ouro, prata e bronze. Dilapidar e engastar pedras, ENTALHAR MADEIRA e realizar todo tipo de trabalho".
A escultura mais sagrada do Antigo Testamento era a Arca da Aliança.
Ex 25,1” Javé disse a Moisés:”
Ex 25,10” Faz uma arca de madeira de acácia”
Ex 25,18” faz DOIS QUERUBINS de ouro batido:”
Os querubins jamais poderiam ser comparados a ídolos já que servem a Deus nas regiões celestes. Da mesma forma fazem os santos do céu que "SERVEM DIANTE DO TRONO DIA E NOITE"(Ap 7,15)
O próprio Jesus mostra que no conceito neotestamentário por ser o ministério da ressurreição que os santos são "COMO OS ANJOS NO CÉU"(Mt 22,30), ou melhor, "SÃO IGUAIS AOS ANJOS"(Lc 20,34-36),por serem imagem do homem celeste e não mais do ser terreno.
1Co 15,49: "E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a IMAGEM DO CELESTIAL".
Os próprios anjos são santos, foram descritos com aparência humana pelo profeta Daniel.
"Gabriel é como a aparência de um homem(Dn 8,15;10,18)
"Tem voz de homem"(Dn 8,16)
"Como a semelhança dos filhos dos homens(Dn 10,16)
"Anjos são simplesmente homens(Dn 9,21;10,5;12,6-7)
Nunca um Católico chamou um santo de deus, associa-lo a um ídolo como fazem os protestantes é a forma de o denominarem um deus. Sl 96,5 “Porque TODOS OS DEUSES dos povos SÃO ÍDOLOS”.
Chamar os santos do céu de ídolos, divindades ou entidades é uma difamação prevista nas Sagradas Escrituras. Está escrito que a besta difamaria os habitantes do céu.
Ap 13,6 “Ela ABRIU A BOCA PARA BLASFEMAR CONTRA Deus e amaldiçoar o seu nome e o seu tabernáculo, OS QUE HABITAM NO CÉU”.
Para que a Besta tenha uma boca para blasfemar, algum corpo tem que servi-lhe de templo para ela proferir tais insultos, as Escrituras Sagradas apontam essa moradia da besta justamente nos falsos pastores.
Judas 1,8 “Da mesma forma, estes sonhadores contaminam seus próprios corpos, rejeitam as autoridades e DIFAMAM OS SERES CELESTIAS”.
Vemos na primeira epístola de São Pedro um capítulo inteiro falando sobre esses falsos mestres e vários versículos os identificam com os lideres protestante.
Pregam prosperidade impondo o dízimo e seduzindo os fieis.
2Pd 2,14”[...] Iludem os instáveis e têm o coração EXERCITADO NA GANÂNCIA”
Inventam testemunhos de benção material para pedir dinheiro.
2Pd 2,3”Em sua COBIÇA,tais MESTRES OS EXPLORARÃO com historias que inventaram”.
rejeitam o Papado e o magistério.
2Pd 2,10”[...]DESPREZAM A AUTORIDADE”
Falam mal dos santos do céu (Os chamam de ÍDOLOS ou de DIVINDADES) 
2Pd 2,10”[...] Tais homens não têm medo de DIFAMAR OS SERES CELESTIAIS”
2Pd 2,11”Nem os anjos [...] sendo maiores [...]fazem acusações injuriosas contra aqueles seres na presença do senhor
Tiram as pessoas da Igreja dos apóstolos ,aquela que tem a VERDADE segundo as escrituras (1Tm 3,15).
2Pd 2,2”Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e por causa deles SERÁ DIFAMADO o caminho da VERDADE”
As proibições referidas as imagens no Antigo Testamento são especificamente de imagens de ÍDOLOS. O caduco mandamento mais utilizado pelas seitas para tentar contradizer a Igreja é:
Ex 20,4: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”
Para entender que imagens se refere esse versículo temos que ir ao versículo anterior de onde inicia o mandamento.
Ex 20,3 “NÃO TERÁS OUTROS DEUS diante de mim”, Se refere a deuses(ídolos-pesel- “?????? ). Obviamente tais “crentes” jamais leem o mandamento do início, sempre o utilizam a partir do versículo 4 para que os Católicos não entendam e pensem que Deus proibiu qualquer tipo de imagem. Seria colocar o próprio Deus em contradição, já que no mesmo livro 5 capítulos depois ele manda fazer imagens de santos anjos (Ex 25,18) e em Nm 21,8 manda fazer uma serpente de bronze e ainda relata em 1Rs 6:23-29 que o palácio de Salomão era repleto de imagens e Deus se agradou abundando o templo com sua glória. (1 Reis 8,6 a 11)
Salomão mandou colocar no Santo templo imagens de
- 2 QUERUBINS no Oráculo (I Reis 6,23-28),
-mandou colocar no templo
12 BOIS na bacia de bronze! (I Reis 7,25);
-
Mandou colocar no templo
BOIS e LEÕES e QUERUBINS! (I Reis 7,28-29)
Na visão neotestamentária do assunto vemos que jamais houve uma rejeição dessas imagens, o próprio “Jesus passeava no TEMPLO, no pórtico de SALOMÃO."( João 10,23) e os Apóstolos usavam esse local repleto de imagens para fazeres sua reunião. At 5,12" (...) Reuniam-se eles todos unânimes no PÓRTICO DE SALOMÃO”
O templo teria sido pilhado várias vezes e teria sido totalmente destruído por Nabucodonosor II da Babilónia, em 586 a.C., após dois anos de cerco a Jerusalém. Os seus tesouros teriam sidos levados para a Babilónia e tinha assim início o período que se convencionou chamar de Exílio Babilônico ou Cativeiro em Babilónia na história judaica.
Décadas mais tarde, em 516 a.C., após o regresso de mais de 40.000 judeus da Cativeiro Babilónico foi iniciada a construção no mesmo local do Segundo Templo. À época de Jesus, o reiHerodes, o Grande, querendo agradar os judeus reconstruiu o templo, que foi destruído pelo general Tito em 70 EC, pelos romanos, no seguimento da Grande Revolta Judaica.
Hoje o que resta, erguido, do Templo de Herodes é o Muro das Lamentações, usado por judeus ortodoxos como lugar de oração.
2- As imagens de ídolos proibidas no Antigo Testamento não existem mais na era messiânica
Is 2,18” e TODOS os ÍDOLOS desaparecerão totalmente”
Zacarias especifica que justamente na era messiânica eles não serão mais lembrados. Zc 13,2'“E acontecerá naquele dia — oráculo de Iahweh dos Exércitos —, que EU EXTERMINAREI DA TERRA OS NOMES DOS ÍDOLOS: eles não serão mais lembrados (...)”.
O profeta se refere a era pós redenção Zc 13,1’ Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os habitantes de Jerusalém, para purificação do pecado e da imundícia”.
Esses são os ídolos esculpidos que Deus proibiu no mandamento de Êxodo 20,3-4, são especificamente os deuses do Egito.
A- “EM CIMA NOS CÉUS". (Ex 20, 4): RÁ (ou Rê), Í BIS, HÓRUS, TOTH
B- “EMBAIXO NA TERRA” (Êxodo 20, 4): ANÚBIS, ÁPIS, KHEPRA, BABUINO, APÓFIS, BASTET, GEB
C- “…OU NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA.”. (Êxodo 20, 4): SEBEK, TUÉRIS, (Taueret) .
Mesmo se tal mandamento se referisse a imagens de santos o que é impossível pois os santos Católicos nem existiam nessa época. Alguns mandamentos da Antiga Aliança não vigoram mais no novo testamento, os mandamentos da antiga lei foram DESFEITOS E APERFEIÇOADOS POR CRISTO.
Ef 2,15"Na sua carne DESFEZ a inimizade, isto é, a lei dos MANDAMENTOS"
Na Vulgata esta o termo “lei dos mandamentos “legem mandatorum”,como também nos manuscritos gregos antigos CODEX SINAITICUS” essa o mesmo termo “t?? ??µ? t?? e?t????” que se pronuncia “ton nomo to_n entolo_n”.
Ao ensinar os mandamentos ao jovem rico Jesus não citou esse mandamento nem o da guarda do sábado.
Mt 19,6. “Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus:
17.Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa OS MANDAMENTOS.
18.QUAIS?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho,
19.honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo.
Deus manda fazer imagens de Querubins: Ex 25,17-22 (37,6-9), de animais: Nm 21,8-9 de plantas Ex 25,31.Ou seja imagens do que há em cima nos céus e em baixo na terra!
Paulo Leitão De Gregorio
******************************************

imÍDOLOS OU ÍCONES NA I. PRIMITIVA - "a igreja primitiva não admitia ídolos ou ícones (figuras) e também não cultuava ninguém além do Senhor Jesus." 

É evidente que na Igreja primitiva não se admitiam ídolos, mas o que você quis dizer é que na Igreja primitiva não se cultuavam nem os santos nem se faziam imagens, porque você imagina que os cristãos dos tempos dos mártires tinham a mesma mentalidade tacanha dos protestantes de qualquer Lagoinha. 

Para refutar essa tolice basta enviar-lhe as imagens existentes nas catacumbas onde a Igreja primitiva se reunia. Elas estão atachadas a esta mensagem (clique aqui). Veja nelas a prova que a Igreja Primitiva não tinha, de fato, ídolos, mas cultuava imagens de Cristo, da Virgem e dos santos mártires. E agora, Saul? Como fica seu argumento furado de que na Igreja primitiva não se cultuavam os santos, nem se faziam imagens? Mas será que a evidência vai convencê-lo? Duvido. Você negará essas fotos das imagens da Igreja Primitiva nas catacumbas de Roma, porque você negaria até Cristo em pessoa, se Ele lhe aparecesse dizendo o contrário do que pensa o "consenso da lagoinha". Você só crê em você. Você é seu próprio ídolo. Aliás, tenho certeza de que você guarda as fotos suas e de seus filhos e amigos. Mas não os cultua, não é ? Você só se cultua no templo escondido de seu coração. Você mesmo, teimoso Saul, certamente já leu (porque já lhe escrevi sobre isso) - e ficou tomado de fúria, como o seu homônimo bíblico - as refutações dessa tolice protestante no site da Montfort. Releia o que já escrevi sobre as imagens e o que diz a Bíblia sobre elas. "
imMALDIÇÃO REPRESENTADA PELA SERPENTE - A serpente representa a maldição. (Gen 3:14). O Filho do homem se fez maldição por nós. (Gálatas 3:13)
imNOSSA SENHORA APARECIDA - EXPULSA DEMÔNIO - TESTEMUNHO DE EX-EVANGÉLICO QUE PRESENCIOU A EXPULSÃO DO DEMÔNIO COM A IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA E A RECITAÇÃO DA AVE-MARIA

Este é o testemunho do ex-evangélico Cleber que presenciou a fuga do Demônio ante à estampa de Nossa Senhora Aparecida e pela simples recitação da Ave-Maria:

Paty escreve: "Cleber, quando você tiver a oportunidade de ver alguém possuído, tenta expulsar o demônio em nome de Maria, ele vai rir de você...”.

Cleber: - Já vi muito, só não sei se era verdade, né? Desde pequeno vi essas manifestações na minha igreja, e hoje creio que a grande maioria se não a totalidade era apenas auto-sugestão, ou problema mental, ou ate mesmo combinado. Porque o dia que eu vi de verdade, minha querida, pode apostar que não tem nada a ver com essas manifestações teatrais que tem dentro de algumas igrejas. O negocio e sério, e pavoroso. Eu não ia falar sobre isso, mas agora acho necessário. Eu já havia comentado que Maria operou um grande feito em meu irmão e depois em meu sobrinho. E na época éramos todos evangélicos, menos meu irmão que estava desviado. Estávamos em casa, eu, meu pai e minha mãe, e meu irmão que se arrumava pra sair. Ele ia a uma festa. Meus pais pediram pra ele não ir, mas disse que ia assim mesmo. Eu tentei falar com ele, mas não adiantou. Era uma festa tipo dessas de rock pesado. (não tenho nada contra festas nem contra rock). Mas meu irmão andava dando idéia e ouvidos pra uma garota que andava com ele e que tentava explicar para ele que Deus não existe. E ele andava lendo uns livros sobre isso, e meus pais estavam muito chateados. Bom, meu irmão saiu. Passados alguns minutos ele voltou. Ao ouvir o barulho do portão minha mãe falou “graças a Deus ele se arrependeu e não vai mais”. Mas ele apenas tinha esquecido a carteira. ao sair de novo, escutamos ele gritando, e corremos pra lá, e em frente a porta da sala, ficamos todos chocados.  

O corpo dele era arremessado a uma altura e depois caia no chão, e era arremessado de novo e caia de novo, eu e meu pai tentamos segurar e eu fui jogado contra a porta, não por meu irmão, pois eu não consegui nem tocar nele. O pastor chegou e começou a orar e a expulsar o demônio, mas era mesma coisa de nada, chegaram mais dois pastores e todos nos orávamos e não adiantava. Meu irmão já estava muito machucado, 

??? Paty: "Nossa... mais você acha que Maria que operou o milagre ou Jesus? Você diz que foi Maria... sei que isso acontece Cleber... mais eu não creio q Maria possa operar milagre algum porque é nas mãos de Jesus que está todo o Poder... mas, como te falei, cada um com sua fé... a minha fonte de fé é a palavra de Deus... a paz do Senhor...”

??? Paty: “Mais gloria a Deus que seu irmão foi liberto”... Glórias a Deus... a Paz do senhor... “

Cleber: Aí chegou uma vizinha nossa, católica, e trouxe um papel com Nossa Senhora Aparecida, e falou pra minha mãe pedir pra Maria, por que ela e mãe e ia ajudar a minha mãe. O pastor mandou a mulher ir embora, mas minha mãe no desespero pegou o papel, e deixou a vizinha rezar a ave Maria. Ficamos confusos e calados e ela rezando, Estávamos atônitos, inclusive os pastores. Meu irmão começou a falar mal da mulher de coisas obscenas, e falava assim: “não fale o nome dessa... não fale o nome dessa.....
Em questão de 5 minutos, tudo se acalmou, meu irmão correu e se agarrou com minha mãe, ele não soltava o papel com nossa senhora que a vizinha trouxe. Nós o levamos pro hospital. Ele perdeu todos os dentes da boca, não sobrou nem os de traz.
Durante um bom tempo, minha mãe teve que dormir com ele, e ficar no banheiro com ele pra tomar banho. Ele dizia que via o fulano andando pelo quarto dele, e que só quando rezava ave Maria ele ia embora. O pastor nos orientou a não falar sobre o caso e se falássemos que não fosse tocado na parte de nossa senhora.  

Meu irmão hoje e devoto fervoroso de nossa senhora aparecida, ele nem meus pais não gostam de tocar no assunto. 

O assunto e meio proibido na família. Mas eu hoje tenho certeza que presenciei uma manifestação do mal, e a autoridade de Maria sobre ele. Não era nada de auto sugestão, nem coisa do tipo. Mas essas coisas só mesmo quem presencia assim acredita. 

Mas Paty, eu tenho certeza que o demônio treme ao ouvir o nome de Maria.

imOBJETOS - "Entremos em sua morada, prostremo-nos diante do escabelo de seus pés." (Salmos 131,7)
imPAIS CATÓLICOS "IDÓLATRAS" - SUA FALA: "A paz irmãos,essa pergunta já me incomoda a algum tempo.Conheço a Jesus faz 6 anos e de lá p/ ca Ele tem feito maravilhas em minha vida, mas meus pais são catolicos, idolatras p/ dizer bem a verdade, mas posso eu culpa-los?Se foram criados assim, são pessoas maravilhosas mas dizem q/ eu é q/ sou "louca".Meu pai já é de idade e doente seria horrivel perde-lo sem a certeza de sua salvação!" 

RESPOSTA: Não, irmão, seus pais não são idólatras por permanecerem fiéis à fé recebida de seus pais. Você, sim, como passarei a explicar: A verdadeira Igreja edificada por Cristo é a Igreja Católica. Se esta não for... muito menos serão as mais de 50.000 seitas ditas evangélicas que apareceram neste mundo a partir do século XVI. A fé de seus pais vieram da fonte. A sua passou pelo espírito satânico da rebelião tendo cada uma um fundador humano. Tendo você virado as costas para a Igreja fundada por Cristo ("Caso não lhes der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja der ouvido, trata-o como o gentio ou o publicano" (Mt 18,17)), acabou sendo fisgado pelo Espírito da Mentira ("É por isto que Deus lhes mandou o poder da sedução, para acreditarem na mentira e serem condenados, todos os que não creram na verdade, mas antes consentiram na injustiça" (2Tss 2,11-12)). 

Enfim ei-lo separado da Igreja, de dedo em riste acusando seus pais de idolatria!!!!.... Mas eu estava falando que é você que se tornou idólatra e não seus pais que permaneceram fiéis à fé recebida dos apóstolos através da verdadeira Igreja de Cristo, por ele fundada e não como qualquer uma das mais de 50.000 seitas heréticas que surgiram a partir do século XVI que têm como fundadores não a Cristo mas por homens inspirados pelo Espírito das Trevas. Eis que se tornou um rebelado. E Deus ama aqueles que se tornaram rebeldes? Vou falar aqui sobre como Deus trata aqueles que se tornaram rebeldes contra as legítimas autoridades escolhidas por ele. Depois falarei como você pratica a idolatra e não seus pais. A Bíblia condena as seitas e todo tipo de rebeldia às legítimas autoridades. Já no Velho Testamento (Num 14,1-38) lemos como Moisés tinha enviado 12 príncipes (um de cada tribo) para explorar a Terra Prometida. DEZ DELES, porém, depois de terem voltado TINHAM FEITO MURMURAR TODO O POVO CONTRA MOISÉS E AARÃO, dizendo: Escolhamos um (outro) chefe e voltemos para o Egito. POR CASTIGO, OS DEZ EXPLORADORES REVOLTADOS MORRERAM FERIDOS POR UMA PRAGA, DIANTE DO SENHOR, E TODOS OS ADULTOS ISRAELITAS (acima de 20 anos), "DEIXARAM SEUS CADÁVERES APODRECER NO DESERTO". 
Somente dos dois exploradores fiéis a Moisés, Josué e Caleb, entraram na terra prometida. Semelhante castigo infligiu Deus a CORÉ, DATAN E ABIRÃO E SEUS 250 SECTÁRIOS, REVOLTADOS CONTRA A AUTORIDADE DE MOISÉS E AARÃO (EXERCENDO O SACERDÓCIO COMUM A TODOS OS FIÉIS QUERIAM USURPAR O SACERDÓCIO MINISTERIAL). O três foram ENGOLIDOS PELA TERRA, QUE SE ABRIU NA VISTA DE TODOS, E os demais foram DEVORADOS PELO FOGO CAÍDO DO CÉU (Num 16, 1-35). PARA O POVO DA NOVA ALIANÇA, previu Deus o mesmo regime de UM SÓ GOVERNO, pelo profecia de Daniel (Dan 2,44): "No tempo desses reis [do império Romano], o Deus do céu suscitará UM REINO QUE JAMAIS SERÁ DESTRUÍDO... e subsistirá para sempre" Trata-se da IGREJA CATÓLICA, CONFIADA POR JESUS A PEDRO, e governada até hoje por seus SUCESSORES, OS PAPAS. Em todos os livros Sagrados não encontramos uma só frase favorável à divisão deste "Reino dos Céus", da "Minha Igreja" (de Cristo, é claro), em seitas autônomas! Pelo contrário, lemos no Evangelho de Jo 11,52-52 o oráculo divino: ! "Jesus devia morrer pela nação, mas também PARA QUE FOSSEM RECONDUZIDAS À UNIDADE OS FILHOS DE DEUS DISPERSOS". Lamentavelmente, as seitas promovem o contrário: A DISPERSÃO! Vejamos ainda outras passagens bíblicas do Novo Testamento sobre AS SEITAS. Advertência na despedida de SÃO PAULO: "Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o ESPÍRITO SANTO VOS CONSTITUIU BISPO, PARA PASTOREAR A IGREJA DE DEUS, que ele adquiriu com o seu próprio sangue. Sei que depois de minha partida se INTRODUZIRÃO ENTRE VÓS LOBOS CRUÉIS, que não pouparão o rebanho. Mesmo detre vós surgirão homens que hão de proferir DOUTRINAS PERVERSAS, COM O INTENTO DE ARREBATAREM APÓS SI OS DISCÍPULOS. Por isso, vigiai!" (At 20,28-31) "Assim como houve entre o povo (de Israel) falsos profetas, assim HAVERÁ ENTRE VÓS FALSOS DOUTORES, QUE INTRODUZIRÃO DISFARÇADAMENTE SEITAS PERNICIOSAS. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma reuína repentina. MUITOS OS SEGUIRÃO NAS SUAS DESORDENS e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado. Movidos por cobiça, eles VOS HÃO DE EXPLORAR por palavras cheias de astúcia..." (2Pd 2,1s) "De fato, não há dois (Evangelhos): HÁ APENAS PESSOAS QUE SEMEIAM A CONFUSÃO ENTRE VÓS E QUEREM PERTURBAR O EVANGELHO DE CRISTO. Mas, ainda que alguém, nós ou um anjo baixado do céu, VOS ANUNCIASSE UM EVANGELHO DIFERENTE DO QUE VOS TEMOS ANUNCIADO, QUE ELE SEJA ANÁTEMA [maldito]" (Gl 1,7-9) "Rogo-vos, irmãos, que desconfieis daqueles que CAUSAM DIVISÕES E ESCÂNDALOS, APARTANDO-SE DA DOUTRINA QUE RECEBESTES. EVITAI-OS! Esses tais não servem a Cristo Nosso Senhor, mas ao próprio ventre. E com palavras adocicadas e linguagem lisongeira ENGANAM OS CORAÇÕES SIMPLES" (Rm 16,17-18) "O homem que assim fomenta divisões, depois de advertido uma primeira e uma segunda vez, evita-o, visto que esse tal É UM PERVERSO que, perseverando no seu pecado, SE CONDENA A SI PRÓPRIO" (Tt 3,10-11) "Virá tempo em que os homens já NÃO SUPORTARÃO A SÃ DOUTRINA DA SALVAÇÃO. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, AJUNTARÃO MESTRES PARA SI. APARTARÃO OS OUVIDOS DA VERDADE E SE ATIRARÃO ÀS FÁBULAS. TU, PORÉM, [como legítimo bispo da Igreja, por mim ordenado], sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, CUMPRE A MISSÃO DE PREGADOR DO EVANGELHO, consagra-te ao teu ministério" (2Tm4,3-6) TAMANHA CLAREZA BÍBLICA DISPENSA COMENTÁRIOS! OBSERVAÇÃO: Apesar de tão clara condenação de seitas, pela Bíblia, a Igreja Católica ensina que também os PROTESTANTES, MUÇULMANOS E ATÉ PAGÃOS (sobretudo nascidos nestas religiões) podem salvar-se, seguindo a reta consciência, procuram conhecer o Deus verdadeiro e se esforçam em cumprir a sua vontade e lhe agradar. Por outro lado há MUITOS CATÓLICOS, que se gabam de seu batismo e casamento na Igreja, mas vivem afastados da prática dos Mandamentos e dos Sacramentos. Estes vivem em gravíssimo perigo de se perderem eternamente! AGORA VOU FALAR DE SUA 'IDOLATRIA': Primeiramente ao adotar um outro Evangelho diferente do primeiro e ao sair de entre nós, conforme diz São João ("Ouvistes dizer que o ANTICRISTO deve vir; e já vieram muitos ANTICRISTOS: daí reconhecemos que é chegada a última hora. ELES SAÍRAM DE ENTRE NÓS, mas não eram dos nossos" (1Jo 2,18-19)) você se tornou UM ANTICRISTO e rebelado. Nesta condição, você acha que ainda pode prestar algum culto ao Deus Verdadeira? Claro que não. Deus não aceita homenagem de ANTICRISTO. Então o culto que você presta não se dirige a Deus pois ele não o aceita. A Bíblia fala que tal culto se dirige a Satanás. Você, embora sem o saber, por causa de sua grande ignorância, se tornou adorador do DEMÕNIO. Você agora pratica a FEITIÇARIA segundo a Bíblia. Está adorando aos TERAFINS (ídolos imundos, no quais se encontram os demônios). Veja a inerrante Palavra de Deus: "Agrada-se a Javé com holocaustos e sacrifícios como se agrada com a obediência à sua palavra? Sim, a obediência é melhor do que o sacrifício, a docilidade mais do que a gordura dos carneiros. PECADO DE FEITIÇARIA, eis o que é a rebelião, UM CRIME DE TERAFIM, eis o que é a presunção! Porque rejeitaste a palavra de Javé, ele te rejeitou..." (1Sm 15,22-23). Espero que você saia correndo desse lugar satânico, e procure a Verdadeira Igreja de Cristo, a Igreja Católica, donde nunca devia ter saído.
imPATRÍSTICA E CONCÍLIOS - As imagens cristãs sempre foram utilizadas de forma pedagógica, ou seja para ensinar, conduzir o Povo à Deus. 
Na época das perseguições romanas se utilizava a IMAGEM da Cruz, da âncora, do peixe para se identificar os crisãos. 
Constantino am sua campanha contra Maxêncio usou a imagem XP (vide meu ícone) que representa o nome de CRISTO. 
Ensinavam os Santos Padres da Igreja: 
S. Gregório de Nissa (†394): "O desenho mudo sabe falar sobre as paredes das igrejas e ajuda grandemente" (Panegírico de S. Teodoro, PG 46, 737d). 
S. Gregório Magno (†604), Papa e doutor da Igreja, a Sereno, bispo de Marselha: "Tu não devias quebrar o que foi colocado nas igrejas não para ser adorado, mas simplesmente para ser venerado. Uma coisa é adorar uma imagem, outra coisa é aprender, mediante essa imagem, a quem se dirigem as tuas preces. O que a Escritura é para aqueles que sabem ler, a imagem o é para os ignorantes; mediante essas imagens aprendem o caminho a seguir. A imagem é o livro daqueles que não sabem ler" (Epístola XI 13 PL 77,1128c). 
S. João Damasceno (†749): "O que a Bíblia é para os que sabem ler, a imagem o é para os iletrados". (De imaginibus I 17 PG 94, 1248 c) "Antigamente Deus, que não tem corpo nem face, não poderia ser absolutamente representado através duma imagem. Mas agora que Ele se fez ver na carne e que Ele viveu com os homens, eu posso fazer uma imagem do que vi de Deus." "A beleza e a cor das imagens estimula minha oração. É uma festa para os meus olhos, tanto quanto o espetáculo dos campos estimula o meu coração para dar glória a Deus" (CIC, 1162). 
Os Concílios definiram: 
II Concílio de Nicéia (787): "Nós definimos com todo o rigor e cuidado que, à semelhança da representação da cruz preciosa e vivificante, assim as venerandas e sagradas imagens pintadas quer em mosaico, quer em qualquer outro material adaptado, devem ser expostas nas santas igrejas de Deus, nas alfaias sagradas, nos paramentos sagrados, nas paredes e nas mesas, nas casas e ruas; sejam elas a imagem do Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo, a da imaculada Senhora nossa, a santa Mãe de Deus, dos santos anjos, de todos os santos justos" (DS, 600-601). 
Concílio de Trento (1545-1563): "As imagens de Cristo e da Virgem Maria, Mãe de Deus, e dos Santos, devem ser guardadas nas Igrejas, onde se lhes devem prestar a devida honra e veneração; não por crer que haja nelas 'Divindades' ou 'virtude alguma', a quem queremos adorar ou pedir favores imitando os antigos gentios, que punham toda a sua confiança em seus ídolos; mas porque as honras que lhes prestamos as referimos aos protótipos que elas representam, de sorte que, quando beijamos uma imagem, ou nos descobrimos ou prostramo-nos diante dela, adoramos Jesus Cristo e veneramos os santos por elas representadas". 
"A beleza e a cor das imagens estimulam minha oração. É uma festa para os meus olhos, tanto quanto o espetáculo do campo estimula meu coração a dar glória a Deus."[S. João Damasceno in Imag. 1,27;PG 94,1268B] A contemplação dos ícones santos, associada à meditação da Palavra de Deus e ao canto dos hinos litúrgicos, entra na harmonia dos sinais da celebração para que o mistério celebrado se grave na memória do coração e se exprima em seguida na vida nova dos fiéis." (Catecismo § 1162) 
E até um herege concordou... 
Martinho Lutero: "Penso que no que diz respeito às imagens, símbolos e vestes litúrgicas, ... e coisas semelhantes, deixe-se à livre escolha. Quem não quiser essas coisas deixe-as de lado. Se bem que as histórias inspiradas na Bíblia ou em histórias edificantes, parecem-me serem muito úteis" (Carta, 1528). 
Ratzinger, hoje Bento XVI esponde muito bem a qual a função das imagens: 
"A tradição secular e conciliar diz-nos que também a imagem é pregação evangélica. Os artistas de todos os tempos apresentaram à contemplação e à admiração dos fiéis os factos salientes do mistério da salvação, no esplendor da cor e na perfeição da beleza. Indício de que, hoje mais do que nunca, na época da imagem, a imagem sagrada pode exprimir muito mais que a palavra, pois é muito mais eficaz o seu dinamismo de comunicação e de transmissão da mensagem evangélica." (RATZINGER, Joseph. Introd. ao Compêndio do Catecsimo.-20/03/2005) 
Detalhe: A primeira IMAGEM que DEUS FEZ fomos nós mesmos: 
"Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança." (GEN 1,26)
imPINTURAS E ESCULTURAS - ver 
http://www.montfort.org.br/perguntas/virgemmaria5.html
imPOR DENTRO E POR FORA - "Dentro e fora do templo, em volta de todas as paredes internas e externas, estavam pintados querubins e palmeiras. Havia uma palmeira no meio de cada dois querubins. Cada querubim apresentava duas faces: Para o lado de uma palmeira mostrava rosto humano e para o lado da outra palmeira mostrava rosto de leão, e assim por diante, ao redor de todo o templo" (Ezequiel 41,17-19).
imPRIMEIROS SÉCULOS - Desde os primeiros séculos os cristãos pintaram e esculpiram imagens de Jesus, de Nossa Senhora, dos Santos e dos Anjos, não para adorá-las, mas para venerá-las. As catacumbas e as igrejas de Roma, dos primeiros séculos, são testemunhas disso. Só para citar um exemplo, podemos mencionar aqui o fragmento de um afresco da catacumba de Priscila, em Roma, do início do século III. É a mais antiga imagem da Santissima Virgem, uma das mais antigas da arte cristã, sobre o mistério da Encarnação do Verbo. Mostra a imagem de um homem que aponta para uma estrela situada acima da Virgem Maria com o Menino nos braços. O Catecismo da Igreja traz uma cópia dessa imagem (Ed. de bolso, Ed. Loyola, pag.19). Este exemplo mostra que desde os primeiros séculos os cristãos já tinham o salutar costume de representar os mistérios da fé por imagens, em forma de ícones ou estátuas. É o caso de se perguntar, então: Será que foram eles "idólatras" por cultuarem essas imagens? É claro que não? Eles foram santos, mártires, derramaram, muitos deles, o sangue em testemunho da fé. Seria blasfêmia acusar os primeiros mártires da fé de idólatras. No século VIII, sob influência do judaísmo e do islamismo, surgiu um movimento herético que se pôs a combater o uso das imagens. Eram os iconoclastas. O grande e principal defensor do uso das imagens na época, foi o santo e doutor da Igreja S. João Damasceno (de Damasco), falecido em 749, o qual foi muito perseguido por se manter fiel e defensor dessa santa Tradição cristã. A fim de dirimir as dúvidas sobre a questão, o Papa Adriano I (772-795) convocou o II Concílio Ecumênico de Nicéia, que se realizou de 24/09 a 23/10/787. Assim se expressou o Concílio, resolvendo para sempre a questão: "Na trilha da doutrina divinamente inspirada dos nossos santos Padres, e da Tradição da Igreja Católica, que sabemos ser a tradição do Espírito Santo que habita nela, definimos com toda a certeza e acerto que as veneráveis e santas imagens, bem como a representação da cruz preciosa e vivificante, sejam elas pintadas, de mosaico ou de qualquer outra matéria apropriada, devem ser colocadas nas santas igrejas de Deus, sobre os utensílios e as vestes sacras, sobre paredes e em quadros, nas casas e nos caminhos, tanto a imagem de Nosso Senhor, Deus e Salvador, Jesus Cristo, quanto a de Nossa Senhora, a puríssima e santíssima mãe de Deus, dos santos anjos, de todos os santos e dos justos" (Catecismo da Igreja Católica, nº 1161). Essas palavras, por serem de um Concílio da Igreja, são ensinamentos oficiais e infalíveis, e não podemos colocá-los em dúvida. O grande S. João Damasceno dizia : "A beleza e a cor das imagens estimulam a minha oração. É uma festa para meus olhos, tanto quanto o espetáculo do campo estimula meu coração a dar glória a Deus" (nº 1162). O nosso Catecismo explica que: "A imagem sacra, o ícone litúrgico, representa principalmente Cristo. Ela não pode representar o Deus invisível e incompreensível; é a encarnação do Filho de Deus que inaugurou uma nova "economia" das imagens" (1159). S. Tomás de Aquino (1225-1274) também defendia o uso das imagens, afirmando: "O culto da religião não se dirige às imagens em si como realidades, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não termina nela, mas tende para a realidade da qual é imagem" (2131). Muitos querem incriminar a Igreja Católica, afirmando que ela desrespeita a ordem que Deus deu a Moisés: "não vos pervertais, fazendo para vós uma imagem esculpida em forma de ídolo..." (Dt 4,15-16). Os cristãos, desde os primeiros séculos, entenderam, sob a luz do Espírito Santo, que Deus nunca proibiu fazer imagens, e sim "ídolos", deuses, para adorar. O povo de Deus vivia na terra de Canaã, cercado de povos pagãos que adoravam ídolos em forma de imagens (Baals, Moloc, etc). Era isso que Deus proibia terminantemente. A prova de que Deus nunca proíbiu imagens, é que Ele próprio ordenou a Moisés que fabricasse imagens de dois Querubins e que também pintasse as suas imagens nas cortinas do Tabernáculo. Os querubins foram colocados sobre a Arca da Aliança. "Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro... Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto e protegerão com elas a tampa ... " (Ex. 25,18s, Ex 37,7; 1 Rs. 6,23; 2 Cr. 3,10). "Farás o tabernáculo com dez cortinas de linho fino retorcido, de púrpura violeta sobre as quais alguns querubins serão artísticamente bordados" (Ex. 26,1.31). Que fique claro, de uma vez por todas, Deus nunca proibiu imagens, e sim, "fabricar imagens de deuses falsos" . O mesmo Deus mandou que, no deserto, Moisés fizesse uma imagem de uma serpente de bronze (Nm 21, 8-9), que prefigurava Jesus pregado na cruz (Jo 3,14). Também o rei Salomão, quando construiu o templo, mandou fazer querubins e outras imagens (I Rs 7,29). O culto que a Igreja Católica presta a Deus, e só a Deus, é um culto chamado "latria", isto é, de adoração. Aos anjos e santos é um culto chamado "dulia", de veneração. Maria, como Mãe de Deus recebe o culto de "hiper-dulia", super-veneração digamos, mas que está muito longe da adoração devida só a Deus. São Pedro, ao terminar a segunda Carta falava do perigo daqueles que interpretavam erroneamente as Escrituras: "Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras" (2 Pe 3,16). Infelizmente isto continua a acontecer com aqueles que querem dar uma interpretação individual à Palavra de Deus, sem autorização oficial da Igreja, levando multidões ao erro. Só a Igreja é a autêntica intérprete da Bíblia (cf.Dei Verbum,10), pois foi ela que, inspirada pelo Espírito do Senhor (Jo 16,12), a compôs. As imagens, sempre foram, em todos os tempos, um testemunho da fé. Para muitos que não sabiam ler, as belas imagens e esculturas foram como que o Evangelho pintado nas paredes ou reproduzido nas esculturas. E assim há de continuar a ser. É claro que o culto por excelência é prestado a Deus, mas isto não justifica que as imagens sejam retiradas das nossas igrejas. Ao contrário, elas nos lembram que aqueles que elas representam, chegaram à santidade por graça e obra do próprio Deus. Assim, as imagens, dão, antes de tudo, glória a Deus.


Autor: Oswaldo 
Gosta de DEBATES? 
Veja também o Índice das Mentiras em GOOGLE+
Acesse também:

.

Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >