TRADUZIR

IGREJA - ANOTAÇÕES - PARTE VI - de IgIDENTIDADE COM A IGREJA PRIMITIVA até igMORAL CATÓLICA

BLOG APOLOGÉTICA NO JAPÃO

igIDENTIDADE DA IGREJA CATÓLICA COM A IGREJA EDIFICADA POR CRISTO - Primeiramente ICAR não é o nome pelo qual nos referimos à Santa Igreja Católica e em segundo lugar, no período histórico abrangido pela Bíblia não chega ao final do primeiro século. Segundo Irineu de Lyon podemos saber que:

1. a igreja de Roma, por ter sido fundada por Pedro e Paulo, tem a origem mais excelente;
2. o bispo de Roma é quem herda as chaves dadas por Cristo a Pedro (ou seja, “a tradição apostólica e a pregação da verdade”, além do pastoreio universal);

3. a igreja de Roma é a que conserva, de maneira especial, o ensinamento dos Apóstolos (olhaí a infalibilidade);

4. as comunidades cristãs andam seguramente na fé dos Apóstolos se permanecem fiéis à igreja de Roma.

Ver "Com esta Comunidade" em "Sucessão Apostólica" no link http://mentiras-evanglicas-e-outras.blogspot.com.br/2014/07/sucessao-apostolica.html

igIMACULADA - "... Cristo amou a Igreja e se entregou por ela,  para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra,  para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. " (Efésios 5, 25-27)

igINDULGÊNCIAS - TETZEL - A Igreja reconhece os abusos praticados por oficiais eclesiásticos como o pregador de indulgências João Tetzel, que erroneamente afirmava que “para adquirir a indulgência para a alma dos defuntos, bastava a esmola sem o estado de graça do doador” (cf. Ibid.p.151).

Sobre esta querela das indulgências explica D. Estêvão Bettencourt,OSB:

“(...) a Igreja nunca vendeu o perdão dos pecados, nem vendeu indulgências. O perdão dos pecados sempre foi pré–requisito para as indulgências. Quando a Igreja indulgenciava a prática de esmolas, não tencionava dizer que o dinheiro produz efeitos magníficos, mas, queria apenas estimular a caridade ou as disposições íntimas do cristão para que conseguisse libertar-se das escórias remanescentes do pecado. Não há duvida, porém, de que pregadores populares e muitos fiéis cristãos dos séculos XV e XVI usaram de linguagem inadequada ou errônea ao falar de indulgências. Foi o que deu ocasião aos protestos de Lutero e dos reformadores”. (Ibid, p.151).

igINFALIBILIDADE-1 - DA IGREJA - "... a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade" (I Timóteo 3,15)

igINFALIBILIDADE-2 - DA IGREJA - "Para manter a Igreja na pureza da fé transmitida pelos apóstolos, Cristo quis conferir à sua Igreja uma participação em sua própria infalibilidade, ele que é a Verdade. Pelo "sentido sobrenatural da fé", o Povo de Deus "se atém indefectivelmente à fé", sob a guia do Magistério vivo da Igreja.

A missão do Magistério está ligada ao caráter definitivo da Aliança instaurada por Deus em Cristo com seu Povo; deve protegê-lo dos desvios e dos afrouxamentos e garantir-lhe a possibilidade objetiva de professar sem erro a fé autêntica. O ofício pastoral do Magistério está, assim, ordenado ao cuidado para que o Povo de Deus permaneça na verdade que liberta. Para executar este serviço, Cristo dotou os pastores do carisma de infalibilidade em matéria de fé e de costumes. O exercício deste carisma pode assumir várias modalidades.

"Goza desta infalibilidade o Pontífice Romano, chefe do colégio dos Bispos, por força de seu cargo quando, na qualidade de pastor e doutor supremo de todos os fiéis e encarregado de confirmar seus irmãos na fé, proclama, por um ato definitivo, um ponto de doutrina que concerne à fé ou aos costumes... A infalibilidade prometida à Igreja reside também no corpo episcopal quando este exerce seu magistério supremo em união com o sucessor de Pedro", sobretudo em um Concílio Ecumênico. Quando, por seu Magistério supremo, a Igreja propõe alguma coisa "a crer como sendo revelada por Deus" como ensinamento de Cristo, "é preciso aderir na obediência da fé a tais definições. Esta infalibilidade tem a mesma extensão que o próprio depósito da Revelação divina.

igINFALIBILIDADE-3 - DO MAGISTÉRIO DA IGREJA - "A infalibilidade do magistério dos pastores se estende a todos os elementos de doutrina, incluindo a moral. Sem esses elementos, as verdades salutares da fé não podem ser guardadas, expostas ou observadas."

igINFALIBILIDADE-4 - DOS BISPOS QUANDO UNIDOS AO PAPA - "Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu" (São Mateus 18,18)

igINFALIBILIDADE-5 - Pode a Igreja errar quando nos propõe uma verdade de fé? A Igreja não é a "carne da carne" (Gen 2,23) de Cristo (Ef 5,29) "a esposa imaculada, sem mancha" de erro e de pecado (Ef 5,27 cf.Apoc.19,7; 21,2 e 9; 22,17)? Ela não é "a esposa do cordeiro"? Não é ela a plenitude de Cristo (Ef 1,23)? O "corpo do qual ele é a cabeça" (Col 1,18; Ef 1,23; 4, 15)? Não é esta pessoa formada de uma multidão humana que Cristo desposou, e, que ele ama como a si mesmo (Ef 5,25; 5,29-30)? Não é ela "a coluna inabalável e sólido sustentáculo da verdade" (1 tim 3,15)? O Espírito de Verdade que nela desceu para "conduzi-la à verdade completa" (João 16,13), nela não habita desde Pentecostes e para sempre (João 16,7; 1 Cor 3,16; 6,19)?Cristo não prometeu estar com ela até o fim do mundo (Mateus 28,20)?
É à pessoa comum da Igreja, em outras palavras, é à Igreja tomada em sua unidade e sua universalidade, que esta promessa foi feita.Quando, pois, a Igreja fala, CRISTO É FIADOR DE SUA PALAVRA.Tudo o que a pessoa da Igreja nos transmite como revelado por Deus é, tal qual ela o diz, eternamente verdadeiro.(Utilizar a imagem dos ladrões: http://geocities.yahoo.com.br/mvpavan2x/criativo/images/verdade.jpg )

igINFALÍVEL - 1.O SUSTENTÁCULO DA VERDADE SÓ PODE FALAR A VERDADE: "... a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade" (1Tm 3,15)

2.OS CÉUS NÃO PODE CONFIRMAR A MENTIRA E O ERRO: "Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu." (Mt 18,18)

3.DEUS NÃO PODE MENTIR NEM ERRAR: "Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou" (Lc 10,16).

igINFLUÊNCIA - "A importância e influência da Igreja são de tal monta que não há, com efeito, sequer como propriamente mensurá-las com precisão, que dirá avaliá-las em detalhe… basta assinalar, creio eu, que o próprio ‘Ocidente’ (ou, caso prefiram, a ‘civilização’ / ‘cultura’ ocidental), essa grande síntese dialética entre as tradições greco-romana e judaico-cristã, é obra forjada pela Igreja.

Na medida, pois, em que a Igreja forjou a grande síntese entre as tradições greco-romana e judaico-cristã, e com isso criou a própria noção de ‘Ocidente’, bem como os alicerces de nossa civilização, ela fatalmente condiciona e determina todo o nosso universo conceitual. De maneira que o indivíduo ocidental, mesmo rompendo com a Igreja, permanece nos marcos do processo civilizacional que a Igreja instaurou. Ou seja, até mesmo para se posicionar contra a Igreja, o sujeito provavelmente terá de recorrer a um aparato conceitual que, em larga escala, foi gestado sob a égide da própria Igreja… ou seja, não há escapatória: mesmo contra a Igreja, estais inelutavelmente dentro dela! Aliás, vale também relembrar que ao longo dos séculos a Igreja tem acompanhado, em irônica e silente contemplação, as exéquias de inúmeros de seus pretensos coveiros…"
(Breve nota sobre a estupidez anticlerical - Postado em Postagens antigas em 01/11/2007 por Alphonse Van Worden - Alphonse van Worden – 1750 AD - http://grandesintese.wordpress.com/)

igINIMIGOS - MAURÍCIO LACHÂTRE - QUEM ERA MAURÍCIO LACHÂTRE ? Um livreiro estabelecido em Barcelona. Foi um grande propagandista do Espíritismo na Espanha

http://www.ceacmazul.hpg.ig.com.br/kardec.htm 

igINSTITUIÇÃO - NÃO É UMA INSTITUIÇÃO - Cristo não instituiu sua Igreja? Pelo menos a criou, a estabeleceu, ou a fundou que, afinal, é a mesma coisa. 

Em sua biblia fininha e falsificada está escrito "EDIFICAREI" (Almeida conferida, revisada, fiel, etc) do verbo EDIFICAR que, segundo o dicionário tem também esta acepção: fundar, instituir (Michaelis). Portanto, pelas palavras do Evangelho, Cristo verdadeiramente INSTITUIU sua Igreja.

ORA, SE ELA FOI INSTITUÍDA, LOGO, É UMA INSTITUIÇÃO

Bem, acho que você está um tanto nervoso e com razão! Deve ser muito doloroso mesmo para você, saber que o fundador da instituição chamada Assembléia de Deus foi o nebuloso Charles Fox Parham no início do século 20 enquanto que a Igreja Católica já existia há 19 séculos tendo sua orígem diretamente da fonte que é o N. S. J. Cristo. 

Tanto é verdade que somente ela é capaz de apresentar o selo de identificação dos céus que são os milagres verdadeiros que suportam todo tipo de exames sem se deixar desmascarar como reles fenômeno natural. 

Diversamente acontece com os milhões de milagres que propalam não somente nos meios assembleianos, como também em qualquer outro grupo religioso não católico. 

Seus pastores nem se ATREVEM a mandar examiná-los porque sabem que são efetivamente FALSOS, frutos de hipnose, ou de simples trapaça.

igINVENCÍVEL - "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. " (Mt 16,18)

igINVENCÍVEL/INTRANSFERÍVEL - "No tempo desses reis, o Deus dos céus suscitará um reino que jamais será destruído e cuja soberania jamais passará a outro povo: destruirá e aniquilará todos os outros, enquanto que ele subsistirá eternamente" (Daniel 2,44)
igIRLANDA - ESTUPROS E MAUS TRATOS - (FERNANDO) - Recentemente saiu uma reportagem no Globo, e maldosamente disseminada nas televisões, rádios, sites evangélicos e ateus, denunciando os “abusos cometidos pela Igreja Católica contra crianças na Irlanda”. 

Pois bem, o Grande, Gigante, jornalista Olavo de Carvalho foi verificar se a acusação procedia e o que encontrou foi uma calúnia gigantesca, um exagero dos fatos ocorridos, tudo com o objetivo de desmoralizar a Igreja. Mas vejamos a conclusão do próprio jornalista Olavo:

Colho no Globo Online o exemplo mais lindo da semana (v. http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/05/20/relatorio-confirma-abuso-de-milhares-de-criancas-por-parte-da-igreja-catolica-da-irlanda-755949622.asp

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1161142-5602,00-INQUERITO+DENUNCIA+ABUSO+SEXUAL+ENDEMICO+DE+MENINOS+NA+IRLANDA.html 

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1161468-5602,00.html )

Não digo que o Globo seja o único autor da façanha. Teve a colaboração de agências internacionais, de organizações militantes e de toda a indústria mundial dos bons sentimentos. Naquelas três notas, publicadas com o destaque esperado em tais circunstâncias, somos informados de que uma comissão de alto nível, presidida por um juiz da Suprema Corte da Irlanda, investigando exaustivamente os fatos, concluiu ser a Igreja Católica daquele país a culpada de nada menos de doze mil – sim, doze mil – casos de abusos cometidos contra crianças em instituições religiosas. A denúncia saiu num relatório de 2600 páginas. Legitimando com pressa obscena a veracidade das acusações em vez de assumir a defesa da acusada, que oficialmente ele representa, o cardeal-arcebispo da Irlanda, Sean Brady, já saiu pedindo desculpas e jurando que o relatório "documenta um catálogo vergonhoso de crueldade, abandono, abusos físicos, sexuais e emocionais". Depois dessa admissão de culpa, parece nada mais haver a discutir.
Nada, exceto os números. O Globo fornece os seguintes:

1) A comissão disse ter obtido os dados entrevistando 1.090 homens e mulheres, já em idade avançada, que na infância teriam sofrido aqueles horrores.
2) Os casos ocorreram em aproximadamente 250 instituições católicas, do começo dos anos 30 até o final da década de 90.

Se o leitor tiver a prudência de fazer os cálculos, concluirá imediatamente, da primeira informação, que cada vítima denunciou, além do seu próprio caso, outros onze, cujas vítimas não foram interrogadas, nem citadas nominalmente, e dos quais ninguém mais relatou coisíssima nenhuma. Do total de doze mil crimes, temos portanto onze mil crimes sem vítimas, conhecidos só por alusões de terceiros. Mesmo supondo-se que as 1.090 testemunhas dissessem a verdade quanto à sua própria experiência, teríamos no máximo um total de exatamente 1.090 crimes comprovados, ampliados para doze mil por extrapolação imaginativa, para mero efeito publicitário. O cardeal Sean Brady poderia ter ao menos alegado isso em defesa da sua Igreja, mas, alma cristianíssima, decerto não quis incorrer em semelhante extremismo de direita.

Da segunda informação, decorre, pela aritmética elementar, que 1.090 casos ocorridos em 250 instituições correspondem a 4,36 casos por instituição. Distribuídos ao longo de sete décadas, são 0,06 casos por ano para cada instituição, isto é, um caso a cada dezesseis anos aproximadamente. Mesmo que todos esses casos fossem de pura pedofilia, nada aí se parece nem de longe com o “abuso sexual endêmico” denunciado pelo Globo. 

Porém a maior parte dos episódios relatados não tem nada a ver com abusos sexuais, limitando-se a castigos corporais que, mesmo na hipótese de severidade extrema, não constituem motivo de grave escândalo quando se sabe – e o próprio Globo o reconhece – que grande parte das crianças recolhidas àquelas instituições era constituída de delinqüentes. Se você comprime bandidos menores de idade num internato e a cada dezesseis anos um deles aparece surrado ou estuprado, a coisa é evidentemente deplorável, mas não há nela nada que se compare ao que aconteceu no Sudão, onde, no curso de um só ano, vinte crianças, não criminosas, mas inocentes, refugiadas de guerra, afirmaram ter sofrido abuso sexual nas mãos de funcionários da santíssima ONU, contra a qual o Globo jamais disse uma só palavra.

Só o ódio cego à Igreja Católica explica que o sentido geral dado a uma notícia seja o contrário daquilo que afirmam os próprios dados numéricos nela publicados.
Por isso, saiba o prezado leitor que só leio a “grande mídia” por obrigação profissional de analisá-la, como se analisam fezes num laboratório, e que jamais o faria se estivesse em busca de informação.”

http://www.olavodecarvalho.org/semana/090605dc.html 

Detalhe:

A entidade católica que administrava os orfanatos era a Congregatio Fratrum Christianorum, CFC, Esta congregação não tem padres, são todos religiosos leigos (nenhum clérigo) com os três votos. Isso também desmascarou o odioso site “Causa Operária online”, do link: http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=14548 que caluniava descaradamente: “Padres da Igreja Católica abusaram sexualmente de mais de 12 mil crianças na Irlanda” 

Os orfanatos femininos em sua maioria eram tocados pelas Irmãs da Misericórdia. Neste caso, não se constatou nenhum caso de abuso sexual, mas "apenas" maus-tratos como castigo. (comum ás crianças rebeldes de 60 anos atrás).

E assim, mais uma vez, fica provada a desonestidade da imprensa, que vê seus próprios jornalistas honestos a desmascararem.

Autor: Fernando Nascimento

igJUDAÍSMO x CRISTIANISMO - ver igREINO DE DEUS

igLISTA DAS HERESIAS CATÓLICAS - Ver heLISTA DAS HERESIAS...


igLUZ - IRRADIA A LUZ DE DEUS - "Porque Deus que disse: Das trevas brilhe a luz, é também aquele que fez brilhar a sua luz em nossos corações, para que IRRADIÁSSEMOS o conhecimento do ESPLENDOR DE DEUS, que se reflete na face de Cristo. (II Coríntios 4,6)

igLUZ - LUZEIROS NO MUNDO - "... a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo,(Filipenses 2,15)

igLUZ DO MUNDO - "... a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo" (Filipenses 2,15)

igLUZ DO MUNDO E SAL DA TERRA - "Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens" (Mt 5, 13)

igMÃE NOSSA - "Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós" (Gálatas 4 : 26)"

igMAGISTÉRIO - A Verdade nos é dada a conhecer por Deus através da Escritura, interpretada à luz da Tradição pelo Magistério.
O que é a Escritura?
-Escritura inspirada por Deus: At 1,16; Rm 1,2; 2Tm 3,16; 1Pd 1,10; 2 Pd 1,21.
-Chamadas "Palavra de Deus": 1Ts 2,13; Hb 4,12.
-Não estão completas: Jo 20,30-31; Jo 21,25; 2Ts 2,15.
-Propósito e uso das Sagradas Escrituras: Rm 15-4; 16,26; 1Cor 10,11; 2Tm3,15-17.
-Coisas difíceis de entender: 2Pd 3,16.
-Precisam de um intérprete: At 8,30-31; 2Pd 3,16.
-A Escritura não está sujeita a interpretação particular: 2 Pd 1,20-21.
O que é a Tradição?
-Tradição Oral: 2Ts 3,6; 2Tm 1,13; 1 Cor 11,2; Gl 1,14.
-Ensino oral e escrito: 2 Ts 2,15.
-Palavra de Deus ouvida: 1Ts 2,13.
-São Paulo não explica em carta por haver explicado oralmente: 2Ts 2,5-7.
-Depósito (paratheke): 1Tm 6,20; 2Tm 1,14.
-Transmissão do depósito:2Tm 2,2 (deposito - "parathou" em grego).
O que é o Magistério?
-Primado de Pedro: Mt 16,18; Lc 22,31-32; Jo 1,42; 21,15-17.
-Jesus apareceu a Pedro, depois aos apóstolos, depois ao povo: 1Cor15,5-6.
-A Igreja é fundada sobre os apóstolos: Mt 16,18; Ef 2,20; Ap 21,14.
-São Paulo foi ter com Pedro antes de pregar: Gl 1,18.
-Funções dos Apóstolos: At 2,42; 4,35; 6,2; 15,6; 1Cor 3,9; 4,1; 11,23; 15,1; 2Cor 5,20; 6,1.
A Igreja
-Prevista no Antigo Testamento: Tb 13,11-18; Is 2,2-3; Br 5,3; Os 2,14-24; Mq 4,1-3.
-Chamada Igreja de Deus: 1Tm 3,15.
-Fundada pelo Cristo: Mt 16,18; 28,19; Mc 16,15; 1Cor 3,11; Ef 2,20; 1Pd 2,4-6.
-É o Corpo de Cristo: Rm 12,4; 1Cor 12,12; Ef 1,22-23; 5,22; Col 1,18.
-Cristo é a Cabeça da Igreja: Ef 1,22; 5,23; Col 1,18.
-Comprada pelo Sangue de Cristo: At 20,28; Ef 5,25; Hb 9,12.
-É eterna: Mt 16,18; 28,20.
-É visível: Mt 5,14; Mc 4,30-32; Ef 2,19-22.
-É infalível: Mt 16,18; 28,20; Mc 16,16; Lc 10,16; 1Tm 3,15.
-Autoridade da Igreja: Mt 16,18-19; 18,18; Jo 20,23.-
-Membros chamados à santidade: 1Cor 1,2; Col 3,12-.
-Membros bons e maus: Mt 13,41-48; 22,10.
-Crescimento da Igreja: At 2,41; 2,47; 5,14; 6,7; 11,24.
-Cristo é a Pedra Angular: Sl 118,22; Mt 21,42; Mc 12,10; Lc 20,17; At 4,11; Ef 2,20; 1Pd 2,4,7.
-Construída sobre os apóstolos: 1Cor 3,10; Ef 2,20; Ap 21,14.
Seitas
-Condenadas no AT: Num 14,1-38; 16,1-35.
-Um reino que jamais será destruído (a Igreja): Dan 2,44.
-Unidade da Igreja: Jo 11,51-52.
-Lobos cruéis com doutrinas perversas: At 20,29-30.
-Falsos profetas: Mt 7,15; 24,11; 2Pd 2,1.
-Falsos doutores: 2Pd 2,1-3.
-Falsos Cristos: Mt 24,24 = Mc 13,22.
-Semeadores de confusão: Gl 1,7-9.
-Evitar os que causam divisões: Rm 16,17-19.
-Quem causa divisões se condena: Tt 3,10-12; 2Pd 2,1.
-Homens não suportam a sã doutrina e querem fábulas: 2Tm 4,3-6.
-Prodígios feitos pela mão do capeta para afastar da Igreja: 2Ts 2,7-9; Mt 24,24 = Mc 13,22.
-Falsos apóstolos: 2Cor 11,13.
A Graça A DEUS
-É um dom gratuito: Sl 84,11; Zc 12,10; Jo 1,16; 3,27; Rm 3,24; 4,2-5,16; 5,15-17; 9,14-18; 11,6; 1Cor 4,7; 1Pd 5,10.
-É dada através de Jesus: Jo 1,17; Rm 1,5; Gl 1,6; Ef 2,7; 1Tm 1,14; 2Tm 1,9.
-Jesus é Graça de Deus: Mt 21,37; Jo 3,16-17; Rm 3,24; 2Cor 8,9; Gl 4,4; Tit 2,11; Hb 2,11.
A Graça de Deus nunca acaba: Rm 5,17; 2Cor 4,15; 9,8; Ef 1,7; 2,7; 1Tm 1,14.
-A Graça fortalece a nossa fé: At 4,33; 6,8; 14,3; 20,32; Rm 1,11; 16,25; 1Cor 1,7-8; 2Ts 2,16-17; 3,3.
-A Graça é necessária para a propagação da fé: At 18,27; Rm 1,5.
-A Graça nos prepara para a Vida Eterna: Rm 5,2; 6,23; Tt 1,2; 1Pd 1,13.
-Deus dá Sua Graça aos humildes: Pr 3,34; Tg 4,6; 1Pd 5,5; Lc 1,48.
-A Graça pede uma resposta: 1Cor 15,10; 2Cor 11,23; Ef 2,10; Fl 2,12-13.
-Pela Graça crescemos em conhecimento de Cristo: 2Pd 3,18.
-Maria é cheia de Graça: Lc 1,28.42.
-A Graça é mais abundante que o pecado: Rm 5,15.20; 6,1; 2Cor 12,9.
-A Graça pode ser perdida: Hb 12,15; Jd 4.
-Saudações em que se pede a Graça e a Paz: Rm 1,7; 1Cor 1,3; 2Cor 1,2; Gl 1,3; Ef 1,2; Fl 1,2; Col 1,2; 1Ts 1,1; 2Ts 1,2; Fm 3; 1Tm 1,2; 2Tm 1,2; Tt 1,4; Hb 13,25; E outros.
Comunhão dos Santos
-Unidade dos cristãos: Jo 15,5; Rm 12,4; 1Cor 6,12-20; 10,17; 12,4-27; Ef 2,19; 5,30; Col 1,18.24; 2,19; 3,15.
-Orações pelos irmãos: Jr 15,1; At 12,5; Rm 15,30; 2Cor 13,7; Ef 6,18; Col 4,3 1Ts 5,25; 2Ts 3,1; Hb 13,18; Tg 5,16.
-Intercessão dos Santos: Tb 12,12; 2Mac 15,14; Ap 5,8; 8,4.
-Estamos rodeados de Santos: Hb 12,1.
-Santos estão no Céu: 1Ts 3,13; Hb 11,40; 12,23; 1Pd 3,19; Ap 6,9.
-Milagres devidos a relíquias de Santos: At 5,15; 19,11-12.
-Somos todos chamados à santidade: Ef 1,4-6,12,14.
Nossa Senhora
-Predita no AT: Is 7,14; Mq 5,2-3.
-Concebida sem pecado: Gn 3,15; Lc 1,28.
-Virgem: Is 7,14; Mt 1,18-25; Lc 1,27.34.
-Manteve a Virgindade: - tipificada em Ez 44,2 - Lc 1,34.
-Mãe de Deus: Is 9,6; Mt 1,23; Lc 1,32,35,43; 2,11; Gl 4,4.
-Altamente abençoada: Lc 1,28,48.
-Haveria de sofrer tristezas terríveis: Lm 1,12; Lc 2,34-35,48; Jo 19,25.
-Meditou nas palavras de Jesus: Lc 2,5.
-Meditou sobre os acontecimentos na vida de Jesus: Lc 2,19.
-Pediu que Jesus fizesse seu primeiro milagre: Jo 2,1-12.
-Pede que façamos o que Ele nos ordenar: Jo 2,5.
-Dada para nós como Nossa Mãe: Jo 19,25-27.
-Devotada à oração: At 1,14.
"Irmãos" do Senhor
-Irmão é qualquer parente: Gn 13,8; Gn 31,23 1Cr 23,21-23; 1Cr 15,5; 2Cr 36,10; 2Rs 
. 10,13; Jz 9,3; 1Sm 20,39.
-São Marcos
Capítulo 6 versiculo 33 Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito
-São João
Capítulo 20 versiculo 17 Disse-lhe Jesus: Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. 18 Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.
-Podem ser realmente muitos:
-690 irmãos - 1Cr 9,6;
-956 irmãos - 1Cr 9,9;
-1760 irmãos - 1Cr 9,13;
-3000 irmãos - 1Cr 12,30;
-120 irmãos - 1Cr 15,5;
-220 irmãos - 1Cr 15,6;
-130 irmãos - 1Cr 15,7;
-200 irmãos - 1Cr 15,8;
-80 irmãos - 1Cr 15,9;
-112 irmãos - 1Cr 15,10;
-68 irmãos - 1Cr 16,38...
-Maria confiada a João (e não a outro filho): Jo 19,25-27...
-Jesus é O filho de Maria: Mc 6,3 (sem artigo na tradução protestante!).
-Atitude autoritária dos "irmãos": Mc 3,21-35; Jo 7,2-5.
-Jesus aos doze anos viaja apenas com os pais (não há irmãos): Lc 2,41-52.
Imagens
-Proibida a adoração de imagens: Ex 20,5.
-Imagens de querubins: Ex 25,18-20.
-Imagem de serpente: Nm 21,8-9.
-Imagens variadas para enfeitar o Templo: 1Rs 6,23-35; 1Rs 7,29.
-Os Sacramentos
Batismo
-Figurado no AT: Ez 36,25; (Cf.) 1Pd 3,20-21.
-Batismo preparatório de São João Batista: Mc 1,4,8; At 1,5; 11,16; 19,4.
-Ministrado pelos discípulos: Jo 4,2.
-No nome de Jesus: At 2,38; 8,16; 10,48; 19,5; Ap 14,1; 22,4.
-Trinitário: Mt 28,19.
-Para toda a humanidade: Mt 28,19; Mc 16,15-16; Lc 24,47; At 2,38.
-Batizados em Cristo: 1Cor 12,13; Gl 3,27.
-Batizados na morte de Cristo: Rm 6,3.
-Batizados para a nova vida: Rm 6,4; Tt 3,5.
-Na água e no Espírito: Jo 3,5; Ef 5,26; Tt 3,5.
-Apenas um batismo: Ef 4,5.
-Israelitas batizados no mar (não imersos): 1Cor 10,2.
-Famílias batizadas (crianças e adultos): At 16,33; At 16,14-15; 1Cor 1,16.
-Necessidade do Batismo: Mc 16,16; Jo 3,5.
-Para a nossa redenção: 1Jo 5,6.
-Para a nossa santificação: 1Cor 6,11; Ef 5,26.
-Para a nossa justificação: 1Cor 6,11.
-Nossa garantia da ressurreição: Rm 6,3-5; 1Cor 15,29.
-Dádiva gratuita de Deus: Tt 3,5.
Crisma
-Tornar-se templo do Espírito: Jo 14,17; At 2,4; 10,44.
-Prometido por Cristo: Jo 14,16.26; 15,26.
-Conferido pela imposição das mãos: At 8,17; 19,6.
-Não é a mesma coisa que o batismo: At 8,15.
-Recebido antes do batismo: At 10,44.
-Recebido após o batismo: At 2,38; 8,14-17; 19,5-6.
Confissão
-Deus perdoa os pecados: Mc 2,7; Lc 5,21.
-Cristo tem o poder de perdoar pecados: Mt 9,6; Mc 2,10; Lc 5,24; Col 3,13.
-Confissão instituída por Cristo: Jo 20,22-23.
-Perdão através de Cristo: 2Cor 2,10.
-Reconcilia com Cristo: 2Cor 5,18.
-Reconciliação que vem de Cristo: Rm 5,11; Col 1,20; Hb 1,3.
-Poder delegado por Cristo: Jo 20,23; 2Cor 5,18.
-Graus do pecado: 1Jo 5,16.
-Reparação dos pecados (purgatório):
-Pagar até o último centavo: Mt 5,25.
-Salvar-se como que através do fogo: 1Cor 3,10-15.
-Sacrifícios pelo descanso da alma dos falecidos: 2Mc 12,39-45.
-Davi perdeu o filho do adultério: 2Sm 12,13.
-Profeta Joel exige jejum além da conversão: Jl 2,12-14.
-Tobit ensina que esmola liberta da morte e pecado: Tb 4,11-13.
-Daniel diz o mesmo ao rei: Dn 2,24.
-Moisés não pôde entrar na terra prometida: Nm 20,12-14; 27,12-14; Dt 34,4.
Eucaristia
-Chamada Ceia do Senhor: 1Cor 11,20.
-Chamada Ágape: Jd 12.
-Chamada a Partilha do Pão: At 2,42; 2,46; 20,7; 20,11; 1Cor 10,16; 11,23-25.
-Prometida por Cristo: Jo 6,27-59.
-Jesus é o Pão da vida: Jo 6,35.41.48.51.
-Necessária para a Salvação: Jo 6,53.
-Verdadeira bebida e verdadeira comida: Jo 6,55.
-Instituída por Cristo: Mt 26,26-29; Mc 14,22; Lc 22,15-20; 1Cor 11,23-25.
-Cristo está realmente presente: Mt 26,26; Mc 14,22; Lc 22,19; Jo 6,35,41,51-58; 1Cor 11,25-29.
-Comemoração do Calvário: Mt 26,28; Lc 22,19-20; 1Cor 10,16; 11,25-26.
-Unindo-nos a Cristo: At 2,42; Rm 12,5; 1Cor 10,17.
-Pode ser recebida apenas uma das espécies: Lc 24,30; Jo 6,51.57-58; At 20,7; 1Cor 10,17; 11,27.
-Fonte da vida eterna: Jo 6,27.33.50.51.58; (Cf.) 1Cor 11,30.
Unção dos Enfermos
-Óleo usado para a Unção dos Enfermos: Mc 6,13; Tg 5,14.
-Recebido com prece: Tg 5,15.
-No nome de Deus: Tg 5,14.
-Perdoa pecados: Tg 5,15.
-Restaura a saúde: Mc 6,13; Tg 5,15.
Ordem
-Deveres e funções dos sacerdotes do AT (Aaronitas): Dt 33,7-11.
-Sacerdócio de Melquisedeque superior ao de Aarão: Hb 7,1-17; 8,1-13.
-Melquisedeque figura de Cristo: Sl 110,4; Hb 5,6.10; 6,20.
-Perfeito sacerdócio de Cristo: Hb 3,1-4; 7,27; 8,4-6; 9,12-14.25; 10,5.
-Chamado dos Apóstolos: Mt 10,1; 16,16-19; Lc 6,13.22,32; Jo 21,15-17.
-Consagração dos Apóstolos: Jo 20,22.
-Envio dos Apóstolos: Mt 28,19; Mc 16,15; Lc 24,47; Jo 20,21.
-Transmissão do sacerdócio: 1Tm 4,14; 5,22; 2Tm 1,6; Tt 1,5.
-Funções dos sacerdotes: Mt 28,19; Jo 20,23; 1Cor 11,24; Tg 5,14.
-Graus de Autoridade: 1Cor 12,28; Ef 4,11; 1Ts 5,12; Tg 3,1.
-Sacerdócio comum aos leigos: Ef 2,19-20; 1Pd 2,5.9.
-Oração por vocações sacerdotais: Mt 9,37-38; Lc 10,2.
-Apóstolos que não S. Paulo e os 12: Rm 16,7.
Matrimônio
-Ordenado por Deus: Gn 1,28; 2,18; Tb 8,5-7; Mt 19,6.
-Comparado à união de Cristo e a Igreja: Ef 5,21-23.
-Dois em uma só carne: Gn 2,23-24; Mt 19,3-6; Ef 5,31.
-Casais devem respeitar-se: 1Cor 7,4; Ef 5,21-25.33; Col 3,18-19.
-União é sagrada: 1Cor 7,13-14; Ef 5,25-26.
-Para a procriação de filhos: Gn 1,28.
-A continência por pequenos períodos é boa: 1Cor 7,1-5.
-Crianças são bênção de Deus: Gen 24,60; 30,1-3; Sl 127,3; 1Sam 1,6; Lc 1,25.
-Divórcio proibido: Mt 5,32; 19,9; Mc 10,2-12; Lc 16,18; 1Cor 7,10.
-Morte dissolve matrimônio: Rm 7,2; 1Cor 7,39.
-Celibato é chamado mais alto: Mt 19,12; 1Cor 7,8.25.38.
Santificação do Domingo
-Ressurreição: Mt 28,1; Mc 16,2; 16,9; Lc 24,1; Jo 20,1.
-No domingo Jesus aparece aos discípulos: Jo 20,19.
-Reunião dos Apóstolos neste dia: At 20,7; 1Cor 16,2.
-Dia do Senhor: Ap 1,10.
-Que ninguém vos aborreça por questões de sábados: Col 2,16.

igMANDAMENTOS DA LEI DE DEUS - ' 

1º. - Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para tí ídolos (FESEL) de nada que se assemelhe ao que existe lá em cima, nos céus, ou embaixo na terra... ; não te prostrarás diante desses deuses...(Êxodo 20,3-6);' 

2º - Não pronunicarás em vão o nome e Javé... (7)' 

3º - Lembra-te do dia do Sábado... (8-11)' 

4º - Honra teu pai e tua mãe...(12) 

'5º - Não matarás (13)' 

6º - Não cometerás adultério (14)' 

7º - Não roubarás (15) 

'8º - Não apresentarás um falso testemunho contra teu próximo (16)' 

9º - Não desejarás a mulher do teu próximo (17)' 

10º - Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem seu escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi... (17)' 

Esta divisão do Decálogo já era observada desde os primeiros cristãos. O decálogo é apresentado originalmente com 14 imperativos, sendo 12 negativos e 2 afirmativos (guardar o sábado e honrar pai e mãe), apenas um destes contendo promessa (honrar pai e mãe. Foi a Patrística, em especial Santo Agostinho, que organizou em 10 os imperativos, como nós os conhecemos.O decálogo é composto de leis apodíticas, ou seja, preceitos gerais e absolutos, universais, diferentemente das leis casuísticas, que correspondem a casos particulares, também presentes em outros grupos de legislação do Pentateuco.Assim, o dever que temos de cumprir os Mandamentos é absoluto. Se Deus é Criador, Dono e Senhor do Universo, toda a criação está submetida à Lei por Ele imposta.As criaturas irracionais cumprem-na inexoravelmente; mas o homem, pelo livre arbítrio, pode não a seguir. Se não cumprir a Lei Divina, o homem comete o pecado, ofende a Deus, prejudica-se, prejudica os outros, pois rejeita a ordem estabelecida por Deus; por isso o pecado é a desordem daquele que deseja legislar sobre si mesmo, sem ter condições para tal.

igMANDATOS - FALSOS MESTRES - "Tendo sabido que alguns dos nossos, SEM MANDATO de nossa parte, saindo até vós perturbaram-vos, transtornando vossas almas com suas palavras..." (At 15,24) ' 

igMATRIMÔNIO - A Inquisição foi instituída para combater o catarismo, que defendia a tese de que a mulher, por permitir a perpetuação da humanidade, através da geração, era um ser nocivo. Os cátaros eram contra a procriação e contra o matrimônio, considerando possessas as mulheres grávidas. Defendiam também o suicídio por inanição. A vitória do catarismo seria a extinção da humanidade. 

Até mesmo um autor protestante, inimigo da Inquisição, o americano Lea, considera que a Igreja, combatendo os cátaros, salvou a humanidade. 

Você só está vivo, hoje, porque a Inquisição derrotou o catarismo.

Agradeça a Inquisição por sua vida e por sua mãe.

E saiba meu caro desconhecedor de História, que o catarismo foi o gerador do Romantismo e do Nazismo.

igMILAGRES VERDADEIROS - É somente na Santa Igreja Católica que acontecem milagres verdadeiros capazes de serem examinados pelos mais sofisticados meios de análises sem que se possam identificar quais os agentes naturais que os produziu. 

Em contrapartida, em todos os demais grupos religiosos, nunca se obteve passar por esta prova uma único de seus milhares de "milagres" sem que se descubra que tudo não passa de maracutaia ou de enganos.

Com efeito, o catolicismo jamais falhou em tudo o que ensina. Os céus confirmam tudo o que ensina, pois ele é a única Igreja instituída por Cristo Jesus.

igMINISTROS - ver heINTERPRETAÇÃO - "Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica." (IICoríntios 3,6)

igMISTÉRIO - GRANDE MISTÉRIO - "29. Certamente, ninguém jamais aborreceu a sua própria carne; ao contrário, cada qual a alimenta e a trata, como Cristo faz à sua Igreja - porque somos membros de seu corpo. Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois constituirão uma só carne (Gn 2,24)" (Ef 5, 29-31)

igMORAL CATÓLICA - "...  A Moral Católica

Há quem lamente que a Igreja Católica não acompanhe as tendências da vida contemporânea, aceitando o divórcio, as relações pré-matrimoniais, o aborto, as uniões homossexuais... – A sua intransigência lhe vale a apostasia de muitos que são infelizes em sua vida conjugal, já que em outras correntes religiosas, principalmente no Protestantismo, as práticas mencionadas são, em grande parte, aceitas. – A esta observação responde a Igreja não lhe ser lícito trair o Evangelho a fim de não perder adeptos. A Igreja deve conservar incondicional fidelidade ao Senhor Jesus e impor-se ao mundo não por “atitudes simpáticas”, mas por coerência inabalável, qualidade esta rara no mundo atual, mas vivamente apreciada por pessoas de honra e brio. A Igreja pode e deve adaptar-se ao mundo de hoje em tudo o que seja acidental (inculturação, escola mista masculina e feminina, vestes clericais...), mas não pode retocar algum ponto essencial da mensagem do Senhor, como é a indissolubilidade do matrimônio (cf Mc 10,1-12; Lc 16,18: 1Cor 7,10s; Mt 19,1-9; 5,32).
A firmeza da Igreja ainda é um serviço prestado à humanidade, pois é a voz da consciência que tenta chamar os homens ao bom senso e ao equilíbrio. Tal missão é penosa e duramente criticada, mas executada com amor cristão paciente e perseverante." Autor: Padre Inácio José Vale

http://www.paideamor.com.br/outros_autores/artigo1.htm

Autor: Oswaldo 
Gosta de DEBATES? 
Veja também o Índice das Mentiras em GOOGLE+
Acesse também:

.

Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >