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IGREJA - ANOTAÇÕES - PARTE V - de igESTATÍSTICA-09 até igIDE-3

igESTATÍSTICA-09 - ESTADOS UNIDOS - As 25 maiores denominações religiosas dos Estados Unidos. Ver heESTATÍSTICA - ESTADOS UNIDOS - As 25 maiores...

igESTATÍSTICA-10 - EUA - Os católicos, segundo as últimas estatísticas do Vaticano (relativas a 2006), são 67,5 milhões no país, o que representa 22,6% da população (Site da Igreja Presbiteriana Independente - http://www.ipidocruzeiro.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=487&Itemid=36)


igSTATÍSTICA-11 - PADRES + RELIGIOSOS - 2008

PADRES........... 409.166
RELIGIOSOS.... 739.067
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TOTAL.............1.148.233
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igEVANGELHO QUADRANGULAR - SEU FUNDADOR - "Irmã" Aimee Semple Mc Pherson (1890-1944):Foi a indiscutível fundadora da "International church of foursquare gospel", que no Brasil, é chamada de "Igreja do Evangelho Quadrangular".O livro americano "The Dictionary Of Pentecostal and Charismatic Movements", a chama de "the most proeminent woman leader has produced to date". Em bom português, o livro a chama "a mais proeminente líder feminina, que o pentecostalismo produziu até hoje".Se Aimee Semple Mc Pherson, foi uma proeminência, um fenômeno religioso, isto nem o mais ateu dos homens, pode discutir. Do nada, ela fundou um Igreja, com milhões de seguidores.A sua vida religiosa, começou quando ela acompanhou o seu marido, numa viagem missionária até a China. Neste país, o seu marido adoeceu. Morreu logo à seguir. A jovem viúva, retornou para os USA. Nenhuma pessoa imaginaria o que viria a seguir.Logo depois de voltar, ela se casaria com Harold Stewart Mc Pherson, era 1911. Este segundo casamento, foi um fracasso do começo ao fim. Aimee Mc Pherson, era histérica, nervosa, negligente, preguiçosa. Além de tudo, traiu o seu infeliz marido. Nenhum de seus biógrafos sabe quantas dezenas de amantes, Aimee teve, enquanto o pobre Harold sofria. Ele finalmente, pediu divórcio em 1921(Ver o livro de Eve Simson, The Faith Healer, página 36).Em maio de 1926, Aimee Mc Pherson deu para sumir por uns tempos. No mês seguinte, ela reapareceu no México, inventando uma fábula, de que teria sido sequestrada. Na verdade toda a fábula era para evitar que percebessem que ela havia tido uma tórrida paixão, com muito sexo, com um homem casado, chamado Kenneth Ormiston. O casal, já havia sido visto antes, numa viagem conjunta à Europa(Sobre esta parte da vida de Aimee, ver os livros "The Vanishing Evangelist" , do autor Lately Thomas).Uma recepcionista de uma loja, mostrou que Aimee e seu amante, estavam na cidade de Karmel, Califórnia. Aimee "comia" o seu amante, ao tempo em que depois inventou à imprensa que estava sequestrada. Várias outras testemunhas mostraram terem visto, as aventuras de Aimee. Enquanto isto, Aimee ia tendo cada vez mais seguidores.Um ano depois deste escândalo, Aimee começou a enrolar os seus cabelos, a usar jóias, peles caras, usar vestidos curtos. Igualmente, bebia muito e em público, dançava, aproveitava a vida. Anos antes ela pregava contra tudo isto, garantindo o fogo do inferno a quem tivesse tais pecados. Agora, praticava aos montes estes terríveis pecados(ver o livro "Least of all saints". Autor:Robert Barh).Em 1931, Aimee casou pela terceira vez. Desta vez o imbecíl marido, se chamava David Hutton. De novo, veio divórcio desta vez em 1934.Menos de três anos de infeliz união. Aimee, casou já tendo um harém de homens. E virou ex- mulher de novo.No livro, já citado, de Robert Barh, tem uma foto de Aimee, com alguns de seus seguidores. Ela aparece caída de bêbada, no chão. Os seguidores, se acham "batizados no espírito santo".E também no chão.O livro "Sister Aimee", página 221,do autor Epstein, mostra as pregações religiosas, de Aimee. Diante de grandes multidões, ela pregava:"As suas desgraças serão destruídas. As suas doenças serão todas curadas. Basta apenas vocês acreditarem.Onde estiver o espírito de Deus, alí estará a sua cura."Aimee avisava que a cura era parte do evangelho. Bastava ter muita fé e dar dinheiro a sua Igreja. Para se ter acesso à sessões de cura espritual de Aimee, os crentes tinham que comprar um cartão e alí, ficar na linha de cura de Aimee.O livro "The Healing Question", do autor Arno Clemens Gaebelein, publicado em New York em 1925, editora Our Hope Publications, página 93, mostra um caso triste, envolvendo Aimee Mc Pherson.O autor descreve o que viu:"Uma jovem garota, usava um óculos. Uma das lentes era totalmente preta.Eu percebi que a menina era totalmente cega de um olho e quase cega do outro. Eu observei tudo o que ocorreu, sentado, bem perto de todo o ocorrido. Enquanto orações eram feitas para ela, a jovem menina, que parecia ter em torno de 11 anos de idade, chorou e contorceu-se toda. Em sua vontade de se curar, ela fazia todos os esforços, para ser curada. Ela deixou o altar e houve um clamor público, iniciado por um dos obreiros presentes, de que ela teria sido curada. Ela gesticulou, dando a impressão, que tinha sido curada. Uma hora depois, quando o culto pentecostal acabara, eu ví um grupo de mulheres agrupadas. De longe, naquele grupo, percebi a presença da garota "curada".Mandei minha esposa ver o que era e falar com a garota "curada", caso fosse necessário. Ela achou a garota supostamente "curada", caída no chão,chorando copiosamente, com as esperanças destruídas e o coração partido. Sua decepção era completa. Assim como a sua desilusão. A melhora da visão, que havia supostamente tido, no altar, tinha sumido totalmente".**Nota do autor: A tradução acima, é minha. Traduzido, de autor já falecido. Direito autoral já público.O autor Robert Barh, no livro "The Least of All Saints", diz muito bem dos últimos anos de vida de Aimee. Aimee ia aos poucos se viciando em drogas. Sua paixão por barbitúricos, se completava ao seu amor por homens na cama.Amores à parte, ela tinha uma mãe. Ela se chamava Mildred (Minnie) Kennedy. A mãe ajudava a filha no milionário negócio evangélico. O "Angelus Temple" de Aimee era uma supermina de ouro em dinheiro. De fato, dividiam mãe e filha o dinheiro arrecadado dos fiéis. Tanto dinheiro, que deu numa sucessão de brigas horríveis, entre mãe e filha. Já em 1927, Aimee demitiu sua mãe do cargo que exercia na Igreja do Evangelho Quadrangular. Depois,por um curto período de tempo, Mildred voltou à administrar coisas na Igreja, pois a filha havia feito uma série enorme de investimentos fracassados. Uma briga entre mãe e filha, teve como resultado Aimee quebrar o nariz da mãe com um forte soco(Ver página 296, da obra de Robert Barh, já citada).A ligação de mãe e filha terminava. O dinheiro e os escândalos de Aimee não. Em 1937, Mildred, apoiada pela neta Roberta, decidiu processar a filha Aimee. Não era a questão do nariz quebrado. O dinheiro era de novo o centro do processo. Aimee ganhou a questão.Se Aimee ganhava cada vez mais dinheiro, com seu imenso e crescente império religioso, não ganhava paz de espírito. Cada vez mais, se entregava às drogas. Morreu de overdose de drogas em 1944. Deixou para a mãe a quantia de dez dólares, dizendo que caso ela contestasse isto, então não receberia nada (Ver a obra de Robert Barh, página 282). 
igEVANGELIZAÇÃO - ALEMANHA - "Aonde quer que fossem, levatavam igrejas e habitações para seus sacerdotes, derrubavam florestas, lavravam a terra virgem, e instruíam os gentios nos primeiros princípios da civilização"  (Gould, Hist. Freem., Vol.I, pg.109) 

igFORA DA IGREJA-1 - “Extra Ecclesiam, nulla salus". É o aviso contínuo dos Padres: fora da Igreja católica pode encontrar-se tudo - admite Santo Agostinho - menos a salvação. Pode ter-se honra, pode haver Sacramentos, pode cantar-se o "aleluia", pode responder-se "amém", pode defender-se o Evangelho, pode ter-se fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo e, inclusivamente, até pregá-la. Mas nunca, se não for na Igreja católica, pode encontrar-se a salvação." (São José Maria Escrivá - Amar a Igreja pt 24) 
igFORA DA IGREJA-2 - “Aqueles, portanto, que sem culpa ignoram o Evangelho de Cristo e sua Igreja, mas buscam a Deus com o coração sincero e tentam, sob o influxo da graça, cumprir por obras a sua vontade conhecida através do ditame da consciência, podem conseguir a salvação eterna”. (§848)
igFRUTOS - OU DIZEIS - "Ou dizeis que a árvore é boa e seu fruto bom, ou dizeis que é má e seu fruto, mau; porque é pelo fruto que se conhece a árvore" (São Mateus 12,33)  
IgFUNDAÇÃO - "Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus" (Efésios, 2,19-20)
igFUNDADA EM 380 dC.? - CUNCTOS POPULOS - 
http://www.thelatinlibrary.com/theod16.htmlCTh.16.1.2pr.Imppp.
"gratianus, valentinianus et theodosius aaa. edictum ad populum urbis constantinopolitanae. cunctos populos, quos clementiae nostrae regit temperamentum, in tali volumus religione versari, quam divinum petrum apostolum tradidisse romanis religio usque ad nunc ab ipso insinuata declarat quamque pontificem damasum sequi claret et petrum alexandriae episcopum virum apostolicae sanctitatis, hoc est, ut secundum apostolicam disciplinam evangelicamque doctrinam patris et filii et spiritus sancti unam deitatem sub parili maiestate et sub pia trinitate credamus". (380 febr. 27)
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CTh.16.1.2.1Hanc legem sequentes christianorum catholicorum nomen iubemus amplecti, reliquos vero dementes vesanosque iudicantes haeretici dogmatis infamiam sustinere nec conciliabula eorum ecclesiarum nomen accipere, divina primum vindicta, post etiam motus nostri, quem ex caelesti arbitrio sumpserimus, ultione plectendos. dat. iii kal. mar. thessalonicae gratiano a. v et theodosio a. i conss. (380 febr. 27).
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TRADUÇÃO: Queremos que todos os povos aos quais rege a moderação de nossa clemência, se incumbam em tal religião que declara que o santo Pedro trouxe a Roma, religião por ele instituída, que seguem Dâmaso o Pontífice (!)e Pedro de Alexandria bispo, varão de apostólica santidade. Isto é: que segundo a disciplina apostólica e doutrina evangélica creiamos na única deidade do Pai do Filho e do Espírito Santo, sob uma igual majestade e uma piedosa trindade. Seguindo esta norma, mandamos que se dê o nome de CRISTÃOS CATÓLICOS aos seguidores da mesma , julgando aos restantes loucos e insensatos os que mantêm a infâmia de dogma herético, primeiro por defesa divina e depois por impulso nosso, que recebemos da vontade de Deus. Saibam todos que não deve aparecer ocasião alguma para os heréticos de lugar de seus mistérios nem de exercitar loucura de sua demência, (...) celebre-se em todas partes o único nome do sumo Deus e sempre seja mantida a fé nicena pouco antes pelos antepassados entregue (325) (...) Esta afirmação de fé nicena e o verdadeiro culto da RELIGIÃO CATÓLICA devem ser admitidos (..)da qual corretamente com a palavra ousia se diz pelos crentes.(...) Proibimos como ilícitas todas as congregações heréticas dentro das cidade;s se alguma broteja facciosa for intentada, mandamos que sejam dos muros das cidades rejeitados, para que em todas partes existam bispos ortodoxos que mantenham a fé nicena. Seguindo o decreto antes mencionado, tão pronto como chegou a Constantinopla expulsou os arianos da cidade entre eles o bispo Demófilo e colocou no seu lugar S. Gregório de Nazianza. Já em janeiro de 381 o prefeito da cidade tinha fechado todas as igrejas arianas e expulsado seus ministros, decretos que Teodósio estendeu aos maniqueus.e outros heréticos. Sozomenos diz que as severas penas de suas leis eram mais para amedrontar do que para punir. Nesse mesmo ano celebrou-se o Concílio de Constantinopla I como uma base de reconciliação entre arianos e católicos, mas sem resultados positivos' 
igFUNDADA POR CONSTANTINO - EDITO DE MILÃO - Édito de Milão, março de 313.[1]

"Nós, Constantino e Licínio, Imperadores, encontrando-nos em Milão para conferenciar a respeito do bem e da segurança do império, decidimos que, entre tantas coisas benéficas à comunidade, o culto divino deve ser a nossa primeira e principal preocupação. Pareceu-nos justo que todos, os cristãos inclusive, gozem da liberdade de seguir o culto e a religião de sua preferência. Assim Deus que mora no céu ser-nos-á propício a nós e a todos nossos súditos. Decretamos, portanto, que não, obstante a existência de anteriores instruções relativas aos cristãos, os que optarem pela religião de Cristo sejam autorizados a abraçá-las sem estorvo ou empecilho, e que ninguém absolutamente os impeça ou moleste... . Observai outrossim, que também todos os demais terão garantia a livre e irrestrita prática de suas respectivas religiões, pois está de acordo com a estrutura estatal e com a paz vigente que asseguremos a cada cidadão a liberdade de culto segundo sua consciência e eleição; não pretendemos negar a consideração que merecem as religiões e seus adeptos. Outrossim, com referência aos cristãos, ampliando normas estabelecidas já sobre os lugares de seus cultos, é-nos grato ordenar, pela presente, que todos que compraram esses locais os restituam aos cristãos sem qualquer pretensão a pagamento... [as igrejas recebidas como donativo e os demais que antigamente pertenciam aos cristãos deviam ser devolvidos. Os proprietários, porém, podiam requerer compensação.]
Use-se da máxima diligência no cumprimento das ordenanças a favor dos cristãos e obedeça-se a esta lei com presteza, para se possibilitar a realização de nosso propósito de instaurar a tranquilidade pública. Assim continue o favor divino, já experimentado em empreendimentos momentosíssimos, outorgando-nos o sucesso, garantia do bem comum." 
IgFUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS E PROFETAS - "Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus" (Efésios, 2,19-20) 
igGALILEU - "Nas deliberações da Santa Sede, prévias ao decreto, foram pedidas as opiniões de onze consultores do Santo Ofício, que relataram, em 24 de fevereiro de 1616, que dizer que o Sol está parado no centro do universo é absurdo em filosofia e além disso formalmente herético, porque contradiz muitos lugares da Escritura tal como expõe os Santos Padres e os teólogos, e dizer que a Terra se move é também um absurdo em filosofia e ao menos errôneo na fé. Com freqüência é tomada esta opinião dos teólogos consultores como se fosse ditame da autoridade da Igreja, mas não é: foi somente a opinião dessas pessoas. O único ato público da autoridade da Igreja foi o decreto da Congregação do Índex, e nesse decreto não é dito que a doutrina heliocêntrica seja herética: é dito que é falsa e que se opõe à Sagrada Escritura. O matiz é importante, e qualquer entendido em teologia o sabia então e o sabe agora. Ninguém considerou, então, nem deveria considerar agora, que o heliocentrismo foi condenado como heresia, porque não é
certo. Isto explica que Galileu e outras pessoas igualmente católicas continuaram aceitando o heliocentrismo; Galileu sabia (e estava certo) que ele havia mostrado, em suas cartas a Castelli e a Cristina Lorena, que o heliocentrismo podia ser compatível com a Sagrada Escritura, utilizando princípios que não eram novos, mas que tinham apoio na tradição da Igreja A decisão da autoridade da Igreja em 1616 foi equivocada, ainda que não tenha qualificado o heliocentrismo como heresia. Galileu e seus amigos eclesiásticos se propuseram a conseguir que este decreto fosse revogado. Poderiam ter conseguido: trata-se de um decreto disciplinar que ainda que fosse acompanhado por um valor doutrinal, não condenava o heliocentrismo como heresia, nem era um ato de magistério infalível."

Mariano Artigas, prof. de Filosofia da Ciência na Univ. de Navarra
(Espanha), co-autor do livro “Galileo en Roma. Crónica de 500 días”... 
igHERESIAS  - ver heLISTA...
igHERESIAS CATÓLICAS - ver heLISTAS DAS...
igHISTÓRIA - ESCRITA PELOS EVANGÉLICOS - Sobre a desonestidade das editoras evangélicas, alerta o presbiteriano Prof. Juan Pablo, mestrado em História pela UFES:

“Bem, a respeito do estudo sobre o cristianismo antigo, a primeira coisa que devemos aceitar, é que os protestantes de modo geral, em especial os brasileiros, conhecem muito pouca coisa de História cristã. 

Infelizmente, a grande maioria dos livros de história do cristianismo publicados por editoras evangélicas aqui no Brasil não são fontes confiáveis para o estudo da história cristã antiga e medieval, e isso por dois motivos:

1 - são escritos por teólogos com péssima formação histórica;

2 - seu objetivo real não é realmente informar o leitor, e sim combater o catolicismo, para dar a falsa impressão de que tudo o que a ICAR alega seria mentira e portanto fazer apologética da teologia protestante. Ou seja: pecam por desonestidade intelectual.

Faz-se necessário estudar a história do cristianismo a partir da historiografia acadêmica.”

Depoimento constante em - Infelizmente não foi colhida outra fonte senão no inacessivel: 

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=511275&tid=5556312832534205906&na=3&nst=43&nid=511275-5556312832534205906-5556569177379161061

igHITLER - A Igreja de Hitler (O Ministério da Igreja do Reich) - É verdade que o falso Führer nasceu católico, entretanto, ele não gostava do catolicismo, culpava a ICAR de não apoiar governos fortes, de ser intrometida, de ter sido corrompida por "papas judeus", essa última afirmação é uma orientação de Himmler.Lamentavelmente, alguns batistas fundamentalistas, após afirmarem que o Vaticano é a igreja prevista em Apocalipse, mudaram até o monte Vaticano de lugar.... Afirmaram, também, que a ICAR apoiou o genocídio de judeus e que a ICAR era a igreja nazista. Com base, em fotos de padres fazendo a saudação nazista. Fotos tiradas, provavelmente, no período antes da guerra, em que as igrejas protestantes e católicas "sonhavam" com um regime anticomunista.A verdade é que Hitler estava decepcionado com as igrejas. Para os nazistas, o velho testamento tinha que ser jogado fora e Cristo tinha que ser ariano. Obviamente, padres e pastores não concordaram com essas mudanças. Entretanto, para os nazistas, isso seria muito conveniente. Os nazistas também queriam uma profecia, como se o nazismo fosse esperado...Atenção! Todas as afirmações entre aspas podem ser encontradas no livro "O Santo Reich – Concepções Nazistas do Cristianismo 1919-1945", de autoria do professor Richard Steigmann-Gall, professor Adjunto de História da Kent State Universty. Ele recebeu bolsas de estudo e prêmios de instituições da Alemanha, de Israel e do Canadá, e publicou artigos sobre História da Europa Central, História da Alemanha, História Social e Kirchliche Ziegeschïchte.Observações:- os números entre parênteses se referem às páginas onde podem ser encontradas as afirmações;- "Reich", em alemão, significa reino e pronuncia-se "ráich";- "Führer", em alemão, significa guia e pronuncia-se "fírrer";- o livro foi comprado por R$ 65,00.Curiosidade: o autor do livro, pelo sobrenome, deve ser judeu. O meu antigo professor de alemão, uma vez explicou, durante uma aula, que os sobrenomes alemães geralmente são substantivos simples (ex.: Fisher significa pescador) e os sobrenomes judeu-alemãos, geralmente, são substantivo compostos (ex.: Einstein, significa "uma rocha").Transcrições:- "Segundo Dinter, Jesus era o perfeito ariano, que nasceu entre os judeus apenas para enfatizar a total oposição existente entre eles". (49);- "A Liga Protestante está muito próxima do NSDAP. Ela é conscientemente alemão e, através do poder moral e religioso, deseja contribuir para o desenvolvimento do povo alemão" (77) (Hans Shemm);- referente à figura 12 (foto): "Hanns Kerrl. Antes de tornar-se Ministro da Igreja do Reich, ele servira como Ministro da Justiça da Prússia (SV-Bilderdienst)" (219);- Goebbels, ministro da propaganda de Hitler: "exigimos a unificação da Igreja Protestante porque não conseguimos ver como, em um momento em que todo o Reich está se unificando, vinte e oito Landeskirchen podem continuar a existir... Na interpretação do Evangelho, é possível considerar o comando de Deus, superior aos comandos humanos. Na interpretação da realidade política, nós nos consideramos o instrumento de Deus". "Alguns meses depois foi criado o Ministério da Igreja do Reich (219);- "Tiraremos então a batina desses padres e nem seu Deus e nem a Virgem Maria serão capazes de fazer nada por eles" (Himmler, "braço direito" de Hitler, comandante da Shutzstaffeln, Tropas de Proteção, a criminosa SS) (285). Finalizando: esta mensagem não é uma agressão aos protestantes, apesar deles agredirem os católicos com freqüência. Para confirmarem as transcrições, basta solicitar, até via internet, um exemplar do livro citado. Católicos, judeus, protestantes, ateus, budistas, e outros, deveriam, juntos, construir, um mundo melhor, sem agressões, sem humilhações e com amor.Referência Bibliográrica GALL Richard Steigmann. O Santo Reich – Concepções Nazistas do Cristianismo 1919-1945. Editora Imago, São Paulo-SP, 2004.Sites relacionados:http://www.republicadolivro.com.br/detalhe.php?code=&cd_livro=56236http://dept.kent.edu/jewish/faculty.htmhttp://www.imagoeditora.com.br/ '
igICAR-1 - ICAR: 

- Indian Council of Agricultural Research - Conselho Indiano de Pesquisa Agrícola;

- International Center for Abduction Research;

- Information Centre about Asylum and Refugees

- International Center Aggregates Research

- International Center for Automotive Research

- International Centre for Asset Recovery 

- iCAR , o suposto nome para um Carro Da Apple e a Volkswagen

- Iate Clube de Angra dos Reis

- International Centre for Archival Research.

- International Conference on Advanced Robotics 

- International Conference on Arabidopsis Research 

- International Center for Abduction Research.
igICAR-2 - Primeiramente ICAR não é o nome pelo qual nos referimos à Santa Igreja Católica e em segundo lugar, no período histórico abrangido pela Bíblia vai pouco mais da metade do primeiro século. As interpretações proféticas não podem ser consideradas seg 15/07/2013 09:35
igICR - 

-  Igreja em Células da Restauração;
- Igreja Cristã da Restauração;
-  Igreja Cristã Restauradora 
- IGREJA CRISTÃ RENOVADA;
- Igreja Crista Remanescente
- IGREJA CRISTÃ REFORMADA - iadreformada.blogspot.com/
- Igreja Congregacional Reformada.
- Etc., etc., etc.
igICR - 

Igreja Cristã da Restauração
www.icrmia.com.br/

Igreja em Células da Restauração - ICR12
www.icr12.com.br/?pg=quem_somos

Igreja Cristã Restauradora - ICR
www.cristarestauradora.com.br/

Igreja Cristã Renovada
luzemcristo.blogspot.com/

IGREJA CRISTÃ REFORMADA
iadreformada.blogspot.com/

Igreja Congregacional Reformada
clickgospelpe.com.br/site/igrejas/

Igreja Cristã Remanescente
www.igrejacristaremanescente.org.br/index.php?ch.
igIDADE MÉDIA-1 - “As universidades brotaram do coração da Igreja Católica” (Parte II Postado por Junior Pereira sexta-feira, 22 de janeiro de 2010) 

Continuando com a ‘destruição dos sofismas e absurdos medievais’, vamos agora analisar o nível cultural que floresceu na Idade Média graças à Igreja Católica. Muitos escritores ingratos não explicam o que o elo entre a cultura clássica e a da chamada Idade Média (e, portanto até nós), se deu pela transcrição dos textos antigos nos
mosteiros católicos. O que nos teria chegado de Homero, Platão, Aristóteles, Sófocles, Arquimedes, Pitágoras, Cícero, se não fossem os monges medievais cristãos?
Muito mais de resgatar toda uma cultura perdida em meio ao caos de uma civilização destruída, a Igreja elevou de tal modo a intelectualidade que superou todas as civilizações já existentes. Em “Science and Creation”, Jaki examina à luz dessa tese sete grandes culturas – a árabe, a babilônica, a chinesa, a egípcia, a grega, a hindu e a maia – e conclui que em todas elas a ciência sofreu um “aborto espontâneo”. “A razão disso é que, por carecerem da crença em um Criador transcendente que dotou a sua criação de leis físicas consistentes, essas culturas conceberam o universo de modo panteísta, como um gigantesco organismo dominado por um panteão de divindades e destinado a um ciclo sem fim de nascimento, morte e renascimento. Isso tornou impossível o desenvolvimento da ciência. 
Para o cristianismo o divino repousa estritamente em Cristo e na Santíssima Trindade, que transcende o mundo; exclui-se assim qualquer tipo de imanentismo e panteísmo, e não se impede os cristãos, muito pelo contrário, de enxergarem o universo como um reino de ordem e previsibilidade, ou seja, em ultima analise como o domínio próprio da ciência. 
(Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental, Thomas Woods, Ed. Quadrante, 2008)

No interior do catolicismo, certos traços parecem ter modificado bastante profundamente o antigo rosto da Igreja. "Uma vez que lutavam contra uma heresia , os Soberanos Pontífices e os Padres do Concílio deram às suas definições contornos tão fortemente acentuados que nos arriscamos a perder de vista as riquezas positivas que continham e das quais não havia necessidade de falar. Pela força das coisas, as fórmulas que condenam erros são sempre parciais: só iluminam um dos aspectos da verdade. Convém, no entanto, não esquecer que a verdade revelada é mais rica e mais fecunda que as definições podem expressar". ("L'Eglise catholique: Moyen Age et temps Modernes", G. Bardy, em Année Théologique, 1947)

Teodulfo, bispo de Orléans no século VIII, promulgou o seguinte decreto: 

" Os sacerdotes mantenham escolas nas aldeias, nos campos; se qualquer dos fiéis lhe quiser confiar seus filhos para aprender as letras não os deixem de receber e instruir, mas ensinem-lhes com perfeita caridade. Nem por isto exijam seu salário ou recebam recompensa alguma a não ser por exceção, quando os pais voluntariamente a quiserem oferecer por afeto ou reconhecimento (Sirmond, Concília Galliar II 215; T. Woods, 2005).

"Pela autoridade dos Apóstolos Pedro-Paulo, dou-lhe a licença de ensinar, fazer palestras, escrever, participar de discussões... e exercer outros atos do magistério, ambos na Faculdade de Artes em Paris e outros lugares, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém " ( Daly, 1961; p. 135).
O sistema universitário na Idade Média:

No plano superior havia as escolas monásticas e as escolas das catedrais e capitulares, corresponde ao ensino secundário. No século XII havia só na França 70 abadias com escolas. Todos os grandes bispos também quiseram ter escolas; na França, no século XII havia mais de 50 escolas episcopais. Dos sete ao vinte anos as crianças e os jovens eram recebidos nessas escolas sem distinção de classes. Havia escolas só para meninas e moças. As disciplinas dividiam-se em "trivium" (gramática, dialética e retórica) e "quadrivium" (aritimética, geometria, astronomia e música). Mas um grande pedagogo da época Thierry de Chartres, mostrou que o "trivium e o quadrivium" eram apenas um meio e que fim era "formar almas na verdade e na saboria". O importante era o conjunto do saber humano, hoje tão desprezado.
Naturalmente, a garantia para o funcionamento de uma universidade era uma dessas indicações do papel do papado; oitenta e uma universidades tinham sido criadas no tempo da Reforma. Desses, 33 tinham uma autorização do Papa, 15 tinham uma autorização do rei, 20 possuíam ambas, e 13 tinham ao menos uma autorização ( Univertities, Catholic Encyclopedia, 1913; T Woods, 2005 ).
Após o bacharelado, enquanto aguardavam a licença para ensinar , os estudantes iam para a universidade de Pareis ouvir palestras sobre as obras de Aristóteles: "Física", "Sobre a Geração e a Corrupção", " Sobre os Céus e a Natureza"; "Os tratados de Aristóteles Sobre Sentido e Sensação", "Caminhando e Dormindo", "Sobre a Memória e a Lembrança", Sobre a Extensão e Rapidez da Vida". Eles ainda tinham que assistir palestras sobre Metafísica; matemática, artes liberais: em gramática, "Retórica de Aristóteles", "Tópicos de Boécio", ou "Poemas de Virgílio"; em lógica: "De Interpretatiare" de Aristóteles, ou "Tópicos" de Boécio ( 3 livros ), ou "Tópicos" ( Aristóteles): em Aritmética e Música, Boécio; em Geometria: Euclides, Alacen ou Vitélio, Perspectiva; em Astronomia: "Teoria dos Planetas" ( dois termos ) ou Ptolomeu, "Almagesta". Em Filosofia Natural, as obras complementares eram " "A Física", ou "Sobre os Céus" ( três termos ), ou "Sobre a Porpriedade dos Elementos", ou "Meteoritos", ou "Sobre os Vegetais e as Plantas", "Sobre os Animais"; em Filosofia Moral: a Ética ou Economia ou Política de Aristóteles e Metafísica. ( Daly, 1961).
Dessa forma, não é possível crer que a Igreja Católica tenha sido essa instituição manipuladora, obscurantista a ponto de dizerem que a Idade Média era a ‘Idade das Trevas’.

igIDADE MÉDIA-2 - PARTE I - “As Universidades brotaram do coração da Igreja Católica” Parte I Postado por Junior Pereira segunda-feira, 30 de novembro de 2009 

"Observemos aqui como que uma lei que nunca conheceu exceções. Em todas as encruzilhadas decisivas na história, sempre se encontrou na Igreja uma figura significativa que parecia ter sido colocada no dobrar dois séculos como a própria testemunha de Deus" (D.Rops, vol. II, p.61).
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Muito se fala da Idade Média como um período de obscurantismo intelectual, ignorância e alienação como frutos do ‘domínio’ da Igreja Católica, Idade das trevas e todos os pejorativos que podemos encontrar no sentido de taxar a Idade Média como um período de regressão intelectual. O que vou apresentar aqui são verdades históricas comprovadas por historiadores sérios, é pra destruir sem dó tudo o que professores deturpadores colocam como ‘Dogmas’ históricos.
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Houve na história um regresso intelectual no período pós-império romano, mas é um absurdo atribuí-lo ao Cristianismo, “A causa básica da regressão cultural não foi o Cristianismo, mas o barbarismo; não a religião, mas a guerra. O empobrecimento e ruína das cidades, mosteiros, bibliotecas, escolas, tornaram impossível a vida escolar e científica” (Will Durant, 1950)
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O que não se fala é que coube a Igreja o papel de reorganizar a sociedade destruída pelo barbarismo. No século VI, São Cesário de Arles já expunham no Concílio de Vaison (529) a necessidade imperiosa de criar escolas no campo; e os bispos se dedicaram a isto. Da mesma forma foi a Igreja que montou para Carlos Magno (814) a sua política escolar; e retomou a tarefa educadora no século X após o fim do seu Império. O III Concílio de Latrão (1179), em Roma, presidido pelo Papa Alexandre III (1159-1181), ordenou ao clero que abrisse escolas por toda a parte para as crianças, gratuitamente. Obrigou a todas as dioceses terem ao menos uma. Essas escolas foram as sementes das Universidades que logo surgiam: Sorbonne (Paris), Bolonha (Itália), Canterbury (Inglaterra), Toledo e Salamanca (Espanha), Salerno e Raviera na Itália; Coimbra em Portugual, La Sapienza (Roma).
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O Prof. Felipe Aquino, na sua obra “Uma História que não é contada”, diz:
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“Por volta de 1100, no meio de uma grande fermentação intelectual, surge pelas mãos da Igreja o ensino superior, as Universidades; o orgulho da Idade Média cristã, irmãs das Catedrais. A sua aparição é um marco na história da civilização ocidental que nenhum historiador tem coragem de negar. Elas nasceram ás sombras das Catedrais e dos mosteiros. Logo receberam o apoio das autoridades da Igreja e dos Papas. Assim, diz Daniel Rops, " a Igreja passou a ser matriz de onde saiu a Universidade " (D. Rops, vol. III p, 345).” 
Até 1440 foram erigidas na Europa 55 Universidades e 12 Institutos de ensino superior, onde se ministravam cursos de Direito, Medicina, Línguas, Artes, Ciências, Filosofia e Teologia. Todos fundados pela Igreja. Em 1200 Bolonha tinha dez mil estudantes ( italianos, lombardos, francos, normandos, provençais, espanhóis, catalães, ingleses germanos, etc. ). O Papa Clemente V (1305-1314) no Concílio universal de Viena em 1311, mandou que se instaurassem nas escolas superiores cursos de línguas orientais (hebreu, caldeu, árabe, armênio, etc.) o que em breve foi feito também em Paris, Bolonha, Oxford, Salamanca e Roma. 

O que tínhamos antes, não eram universidades, não havia uma sistematização do conhecimento como temos hoje. Sim, o modelo de universidades que temos hoje é semelhante ao da Idade Média. 
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"Das 75 Universidades criadas de 1100 a 1500, 47 receberam a Bula Papal de fundação, enquanto muitas outras, que surgiram espontaneamente ou por decisão do poder secular, receberam em seguida a confirmação pontifícia, com a concessão da Faculdade de Teologia ou de Direito Canônico." (Sodano, 2004; Apud Souzam T. F., 2007). 
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Muitas vezes o papa interveio para que as universidades pagassem os salários dos professores; Bonifácio VIII (1294-1303), Clemente V (1305-1314), Clemente VI (1342-1352), e Gregório XI (1370-1378) fizeram isso. "Na universidade e em outras partes, nenhuma outra instituição fez mais para promover o saber do que a Igreja Católica", garante Thomas Woods (p.51).
Mas, muitos vão dizer que as Universidades eram freqüentadas apenas por nobres, e, portanto, a maioria esmagadora da população era ignorante. Mas isto não é verdade.

No terceiro Concílio de Latrão, decretou:

" A Igreja de Deus, qual mãe piedosa, tem o dever de velar pelos pobres aos quais pela indigência dos pais faltam os meios suficientes para poderem facilmente estudar e progredir nas letras e nas ciências. Ordenamos, portanto, que em todas as igrejas catedrais se proveja um benefício (rendimento) conveniente a um mestre, encarregado de ensinar gratuitamente os clérigos dessa Igreja e a todos os alunos pobres" (can. 18, Mansi XXII 227s).

O IV Concílio ecumênico do Latrão (1215), renovou este decreto. Como, então, algum professor mal informado, ou mal intencionado pode afirmar que a Igreja manteve o povo nas trevas e na ignorância na Idade Média? Como é possível que a história seja tão manipulada ou distorcida? 
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Thomas Woods afirma: 
De uma maneira geral, os estudantes pobres eram particulamente numerosos nas universidades em que as faculdades de Artes e naquelas com características eclesiástica. O Chanceler da Universidade de Paris, Jena Gerson ( 1363-1429 ), filho primogênito de uma família camponesa de doze filhos e nascido na pequena Vila Ardennais, havia começado seus estudos no mosteiro Saint-Remi em Reims. Ainda no século XIX, o monge agostiniano Gregor Mendel ( 1822-1884 ), cujo trabalho explicou a hereditariedade e fundou a Genética, era filho de camponeses pobres em Brunn, Moravia ( T. Woods, 2005)

Para encerrar:
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"Bem mais do que o povo hoje tem conciência, a Igreja moldou o tipo de Civilização em que vivemos e o tipo de pessoas que somos. Embora os livros textos típicos das faculdades não difam isso, a Igreja foi a indispensável construtora da Civilização Oriental. A Igreja não só eliminou os costumes repugnantes do mundo antigo, como o infanticídio e os combates dos gladiadores, mas, depois da queda de Roma, ela restaurou e construiu a civilização." 
(Dr Thomas Woods, PHD de Harvard- EUA/2005)
igIDE-1 - "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. (São Mateus 28,19)
igIDE-2 - "Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ENSINANDO-AS a observar tudo quanto vos ordenei..." (Mt 28,19-20) 
igIDE-3 - "Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo" (Mt 28, 17-20)

 

igDOAÇÃO DE CONSTANTINO-1 - A FALSA DOAÇÃO DE CONSTANTINO - Ao que consta este documento do século VIII foi tido como verdadeiro até o século XV, quase 80 anos antes da Rebelião Protestante. Foi em 1440 que a Igreja, analisando certas características deste documento desconfiou de sua autenticidade e para seu estudo confiou esta pesquisa ao erudito humanista italiano Lorenzo Valla que provou que a doação era falsa. Portanto, não fosse a Igreja, até hoje tais documentos seriam tidos como verdadeiros. 


MAS ISTO É SOMENTE PARA OS 
QUE AMAM A VERDADE. 

Quanto aos "Crentes" (graças a Deus nem todos!!!) até hoje ainda aceitam como verdade:

- a forja perpetrada pelo protestante P.P.Vergério no que se refere ao famoso documento publicado, reproduzido, propagado em prosa e verso sobre"Direções Concernentes aos Métodos Adequados a Fortificar a Igreja de Roma"atribuído aos três dos mais sábios bispos de Roma, Vicentius De Durtantibus, Egidus Falceta, Gerardus Busdragus;- o livro "Dom Inefável" e demais publicações. Já teriam tirado de circulação este livro mentiroso do ex-padre Charles Chinigui;

- os escritos do falso ex-jesuíta (nunca foi padre e muito menos jesuíta), o escandaloso Alberto Rivera;

- a carta forjada e os livros mentirosos do ex-padre Aníbal Pereira dos Reis;

- muitas outras maxambetas das grossas entre as quais o depoimento da falsa freirinha (ficção evangélica) a quem chamam de Charlotte Weills;

- Inclusive, sequer mencionariam o nome do semi-analfabeto e falso ex-padre (nunca foi padre), pastor da Igreja Assembléia de Deus, Raimundo Correia.

Mas voltando à falsa doação de Constantino. Algumas fórmulas contidas ali eram realmente da época do império de Constantino, mas parte do latim empregado não poderia ter sido escrito no século IV e, também, por constarem nele algumas incongruências além de mencionar o caso da cura da lepra de Constantino o que não passa de lendas surgidas posteriores a essa data. 

Quem teria forjado este documento? Até hoje ainda ninguém sabe.

igDOAÇÃO DE CONSTANTINO-2 - VER pa 
igDOGMAS - Dogmas da Igreja Católica - (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

No Catolicismo, o dogma é uma verdade revelada por Deus. Com isto o Dogma é imutável e definitivo (não pode ser revogado). Para que um ensinamento da Igreja seja considerado um dogma são necessárias duas condições:

1. O Sentido deve estar suficientemente manifestado;[carece de fontes?]
2. Esta doutrina deve ser definida pela Igreja como revelada.[carece de fontes?]


Lista dos dogmas proclamados pela Igreja Católica[carece de fontes?]
A Igreja Católica proclama a existência de 43 Dogmas[carece de fontes?]:

1- A Existência de Deus

"A idéia de Deus não é inata em nós, mas temos a capacidade para conhecê-Lo com facilidade, e de certo modo espontaneamente por meio de Sua obra" 
2- A Existência de Deus como Objeto de Fé

"A existência de Deus não é apenas objeto do conhecimento da razão natural, mas também é objeto da fé sobrenatural " 
3- A Unidade de Deus

"Não existe mais que um único Deus " 
4- Deus é Eterno

"Deus não tem princípio nem fim" 
5- Santíssima Trindade

"Em Deus há três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo; e cada uma delas possui a essência divina que é numericamente a mesma " 
6- Jesus Cristo é verdadeiro Deus e filho de Deus por essência

"O dogma diz que Jesus Cristo possui a infinita natureza divina com todas suas infinitas perfeições, por haver sido engendrado eternamente por Deus." 
7- Jesus possui duas naturezas que não se transformam nem se misturam

"Cristo é possuidor de uma íntegra natureza divina e de uma íntegra natureza humana: a prova está nos milagres e no padecimento" 
8- Cada uma das naturezas em Cristo possui uma própria vontade física e uma própria operação física

"Existem também duas vontades físicas e duas operações físicas de modo indivisível, de modo que não seja conversível, de modo inseparável e de modo não confuso" 
9- Jesus Cristo, ainda que homem, é Filho natural de Deus

"O Pai celestial quando chegou a plenitude, enviou aos homens seu Filho, Jesus Cristo" 
10- Cristo imolou-se a si mesmo na cruz como verdadeiro e próprio sacrifício

"Cristo, por sua natureza humana, era ao mesmo tempo sacerdote e oferenda, mas por sua natureza Divina, juntamente com o Pai e o Espírito Santo, era o que recebia o sacrifício." 
11- Cristo nos resgatou e reconciliou com Deus por meio do sacrifício de sua morte na cruz

"Jesus Cristo quis oferecer-se a si mesmo a Deus Pai, como sacrifício apresentado sobre a ara da cruz em sua morte, para conseguir para eles o eterno perdão" 
12- Ao terceiro dia depos de sua morte, Cristo ressuscitou glorioso dentre os mortos

"ao terceiro dia, ressuscitado por sua própria virtude, se levantou do sepulcro" 
13- Cristo subiu em corpo e alma aos céus e está sentado à direta de Deus Pai

"ressuscitou dentre os mortos e subiu ao céu em Corpo e Alma" 
14- Tudo o que existe foi criado por Deus a partir do Nada

"A criação do mundo do nada, não apenas é uma verdade fundamental da revelação cristã, mas também que ao mesmo tempo chega a alcançá-la a razão com apenas suas forças naturais, baseando-se nos argumentos cosmológicos e sobretudo na argumento da contingência." 
15- Caráter temporal do mundo

"O mundo teve princípio no tempo " 
16- Conservação do mundo

"Deus conserva na existência a todas as coisas criadas " 
17- O homem é formado por corpo material e alma espiritual

"a humana como comum constituída de corpo e alma" 
18- O pecado de Adão se propaga a todos seus descendentes por geração, não por imitação

"Pecado, que é morte da alma, se propaga de Adão a todos seus descendentes por geração e não por imitação, e que é inerente a cada indivíduo" 
19- O homem caído não pode redimir-se a si próprio

"Somente um ato livre por parte do amor divino poderia restaurar a ordem sobrenatural, destruída pelo pecado" 
20- A Imaculada Conceição de Maria

"A Santíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, foi por singular graça e privilégio de Deus omnipotente em previsão dos méritos de Cristo Jesus, Salvador do gênero humano, preservada imune de toda mancha de culpa original" 
21- Maria, Mãe de Deus

"Maria gerara a Cristo segundo a natureza humana, mas quem dela nasce, ou seja, o sujeito nascido não tem uma natureza humana, mas sim o suposto divino que a sustenta, ou seja, o Verbo. Daí que o Filho de Maria é propriamente o Verbo que subsiste na natureza humana; então Maria é verdadeira Mãe de Deus, posto que o Verbo é Deus. Cristo: Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem" 
22- A Assunção de Maria

"A Virgem Maria foi assumpta ao céu imediatamente depois que acabou sua vida terrena; seu Corpo não sofreu nenhuma corrupção como sucederá com todos os homens que ressuscitarão até o final dos tempos, passando pela descomposição." 
23-A Igreja foi fundada pelo Deus e Homem, Jesus Cristo

"Cristo fundou a Igreja, que Ele estabeleceu os fundamentos substanciais da mesma, no tocante a doutrina, culto e constituição" 
24- Cristo constituiu o Apóstolo São Pedro como primeiro entre os Apóstolos e como cabeça visível de toda Igreja, conferindo-lhe imediata e pessoalmente o primado da jurisdição

"O Romano Pontífice é o sucessor do bem-aventurado Pedro e tem o primado sobre todo rebanho" 
25- O Papa possui o pleno e supremo poder de jurisdição sobre toda Igreja, não somente em coisas de fé e costumes, mas também na disciplina e governo da Igreja

"Conforme esta declaração, o poder do Papa é: de jurisdição, universal, supremo, pleno,
ordinário, episcopal, imediato" 
26- O Papa é infalível sempre que se pronuncia ex catedra

"Para compreender este dogma, convém ter na lembrança: 
Sujeito da infalibilidade papal é todo o Papa legítimo, em sua qualidade de sucessor de Pedro e não outras pessoas ou organismos (ex.: congregações pontificais) a quem o Papa confere parte de sua autoridade magistral. 
O objeto da infalibilidade são as verdades de fé e costumes, reveladas ou em íntima conexão com a revelação divina. 
A condição da infalibilidade é que o Papa fale ex catedra: 
- Que fale como pastor e mestre de todos os fiéis fazendo uso de sua suprema autoridade. 
- Que tenha a intenção de definir alguma doutrina de fé ou costume para que seja acreditada por todos os fiéis. As encíclicas pontificais não são definições ex catedra. 
A razão da infalibilidade é a assistência sobrenatural do Espírito Santo, que preserva o supremo mestre da Igreja de todo erro. 
A conseqüência da infalibilidade é que a definição ex catedra dos Papas sejam por si mesmas irreformáveis, sem a intervenção ulterior de qualquer autoridade." 
27- A Igreja é infalível quando faz definição em matéria de fé e costumes

"Estão sujeitos à infalibilidade: - O Papa, quando fala ex catedra - O episcopado pleno, com o Papa cabeça do episcopado, é infalível quando reunidoem concílio universal ou disperso pelo rebanho da terra, ensina e promove uma verdade de fé ou de costumes para que todos os fiéis a sustentem" 
28- O Baptismo é verdadeiro Sacramento instituído por Jesus Cristo

"Foi dado todo poder no céu e na terra; ide então e ensinai todas as pessoas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" 
29- A Confirmação é verdadeiro e próprio Sacramento

"Este Sacramento concede aos batizados a fortaleza do Espírito Santo para que se consolidem interiormente em sua vida sobrenatural e confessem exteriormente com valentia sua fé em Jesus Cristo." 
30- A Igreja recebeu de Cristo o poder de perdoar os pecados cometidos após o Batismo

"Foi comunicada aos Apóstolos e a seus legítimos sucessores o poder de perdoar e de reter os pecados para reconciliar aos fiéis caídos depois do Batismo" 
31- A Confissão Sacramental dos pecados está prescrita por Direito Divino e é necessária para a salvação

"Basta indicar a culpa da consciência apenas aos sacerdotes mediante confissão secreta" 
32- A Eucaristia é verdadeiro Sacramento instituído por Cristo

"Aquele que come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a vida eterna" 
33- Cristo está presente no sacramento do altar pela Transubstanciação de toda a substância do pão em seu corpo e toda substância do vinho em seu sangue

"Transubstanciação é uma conversão no sentido passivo; é o trânsito de uma coisa a outra. Cessam as substâncias de Pão e Vinho, pois sucedem em seus lugares o Corpo e o Sangue de Cristo. A Transubstanciação é uma conversão milagrosa e singular diferente das conversões naturais, porque não apenas a matéria como também a forma do pão e do vinho são convertidas; apenas os acidentes permanecem sem mudar: continuamos vendo o pão e o vinho, mas substancialmente já não o são, porque neles está realmente o Corpo, o Sangue, Alma e Divindade de Cristo." 
34- A Unção dos enfermos é verdadeiro e próprio Sacramento instituído por Cristo

"Existe algum enfermo entre nós? Façamos a unção do mesmo em nome do Senhor" 

igDOUTRINAS - ENSINOS ATRAVÉS DE PARÁBOLAS - 

"Para que se cumprisse a profecia: Abrirei a boca para ensinar em parábolas; revelarei coisas ocultas desde a criação (Sl 77,2)" (São Mateus 13,35)
igENVIADOS - "E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas (Is 52,7)? " (Romanos 10,15) 
igESCÂNDALOS - "Ai do mundo por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis, mas ai do homem que os causa! (São Mateus 18,7)
igESCRIBAS E FARISEUS - AUTORIDADE - "Os escribas e fariseus estão sentados na cátedra de Moisés. Portanto, FAZEI O OBSERVAI TUDO QUANTO VOS DISSEREM" (Mt 23,2)

NOTA - Enquanto transmitem a doutrina tradicional que receberam de Moisés. Isso não implica observar suas interpretações pessoais
igESPÍRITO SANTO-1 - "... O Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ENSINARÁ TUDO e vos RECORDARÁ TUDO o que eu vos disse" (Jo 14,26) 
igESPÍRITO SANTO-2 - "Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." (Atos dos Apóstolos, 20,28) 
igESPLENDOR DA IGREJA DE CRISTO - Honrado (Debatedor Evangélicos no Orkut) - O Templo de Salomão não é e nunca será uma Icar do passado! 
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O esplendor do templo de Salomão foi suplantado pelo segundo templo por causa da vinda do Messias.

"No segundo ano do reinado de Dario, no vigésimo primeiro dia do sétimo mês, a palavra do Senhor fez-se ouvir por intermédio do profeta Ageu nestes termos: Fala ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Salatiel, ao sumo sacerdote Josué, filho de Josedec, e ao resto do povo. Haverá alguém entre vós que tenha visto esta casa em seu primeiro esplendor? E em que estado a vedes agora! Tal como está, não parece ela insignificante aos vossos olhos? Todavia, ó Zorobabel, tem ânimo, diz o Senhor. Coragem, Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote! Coragem todos vós, habitantes da terra, diz o Senhor. Mãos à obra! Eu estou convosco - oráculo do Senhor dos exércitos. Segundo o pacto que fiz convosco quando saístes do Egito, meu espírito habitará convosco. Não temais. Porque isto diz o Senhor dos exércitos: Ainda um pouco de tempo, e abalarei céu e terra, mares e continentes; sacudirei todas as nações, afluirão riquezas de todos os povos e ENCHEREI DE GLÓRIA ESTA CASA, diz o Senhor dos exércitos. A prata e o ouro me pertencem - oráculo do Senhor dos exércitos. O ESPLENDOR DESTA CASA SOBREPUJARÁ O DA PRIMEIRA - oráculo do Senhor dos exércitos.

Ambos foram destruídos apesar de toda sua glória. 

Nenhum dos dois podem ser equiparados com o esplendor do TERCEIRO TEMPLO, isto é, da igreja edificada por Cristo sobre CEFAS (pedra), que é o seu próprio corpo:

"Respondeu-lhes Jesus: Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias" (São João 2,19).

O Evangelho deixa bem claro isto:

"Os judeus replicaram: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu hás de levantá-lo em três dias?! Mas ELE FALAVA DO TEMPLO DO SEU CORPO" (São João 2,20-21).

A Igreja de Cristo é a SUPREMA AUTORIDADE, pois ela é o Corpo de Cristo do qual ele mesmo é a cabeça (Efésios 1,22-23). Se a sua igreja se declara falível, sujeita a erros, é porque NÃO É A IGREJA DE CRISTO! Sendo ele a CABEÇA da única e verdadeira Igreja, ela nunca pode errar.Suas orientações a todos os cristãos vêm do próprio Cristo e é por isto que ela é chamada na Bíblia como a inabalável "COLUNA" e sólido "FUNDAMENTO" da "VERDADE" (1Timóteo 3,15). O próprio Cristo fala através dela:

"Quem vos ouve a mim ouve, quem vos despreza a mim despreza, e quem me despreza, despreza aquele que me enviou" (São Lucas 10,16).

A IGREJA DE CRISTO está à sua frente. Ela foi enviada por ele para ensinar a todos, transmitindo-nos perfeitamente intato o DEPÓSITO DA FÉ recebido dos santos apóstolos:

"Sei em quem acreditei... Toma por norma as sãs palavras que ouviste de mim, na fé e no amor do Cristo Jesus. Guarda o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo que habita em nós" (2Tm 1,12-14).

O QUE A IGREJA ENSINA É A PLENA VERDADE! É O PRÓPRIO CRISTO QUE ESTÁ ENSINANDO. QUEM VAI TER A CORAGEM DE DESPREZAR A CRISTO? ' 
igESPOSA DE CRISTO-1 - "...pois ninguém jamais quis mal à sua pópria carne, antes a alimenta e dela cuida, como também faz Cristo com a Igreja, porque somos membros do seu Corpo". (Ef 5,29-30) 
igESPOSA DE CRISTO-2 - "Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois constituirão uma só carne (Gn 2,24). Este mistério é grande, quero dizer, com referência a Cristo e à Igreja." (Efésios 5,31-32)
igESPOSA PURÍSSIMA - "Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. " (Efésios 5,25-27) ' 

IgESTATÍSTICA-01 - Católicos crescem 1,5% em todo o mundo12/02/2007O Vaticano revelou que o número de católicos aumentou em 17 milhões, uma percentagem correspondente a 1,5%, ao longo do ano 2005, continuando a representar cerca de 17,2% da população mundial.De 1,098 mil milhões de católicos passou-se para 1,115 mil milhões, crescimento semelhante ao do total da população mundial (1,2%). 
igESTATÍSTICA-02 - Desespero dos hereges - Qto mais a ICAR avança, mais seus inimigos se desesperam Autor: A SERVIÇO DA VERDADE em 18/02/2004, 14:18:23 (e-mail não disponível)

Contra fatos não há argumentos. Entre os dados deste ano, está o crescimento do número dos estudantes de teologia e de filosofia nos seminários diocesanos e religiosos. 

O número total de seminaristas aumentou 73% desde 1978, passando de 63.882 nesse ano para os 110.583 em 2000.

O número de ex-pastores que hoje são católicos praticantes aumenta a cada dia, existindo já livros escritos por eles e até associação de Ex-Pastores nos Eua.

Quanto mais a ICAR avança, maior é o desespero dos protestantes inconformados. 

Pela atitude deles nesse fórum que se diga.

Mas ICAR , sempre ICAR. 

JAMAIS AS PORTAS DO INFERNO PREVALECERÃO CONTRA A ICAR.O Anuário Pontifício 2007 apresenta os últimos disponíveis à Igreja Católica em todo o mundo, com 2915 circunscrições eclesiásticas.As estatísticas, já entregues ao Papa, mostram que no biénio 2004-2005 os católicos cresceram 3,1% em África , 2,71% na Ásia e 1,2% na América, num ritmo superior ao aumento global da população. Na Europa assiste-se a um "leve aumento dos católicos", assinala o comunicado oficial da Santa Sé hoje divulgado. 
igESTATÍSTICA-03 - Instituições -  Número de instituições sustentadas pela Igreja (dados de 2003):

Campo da Educação

No campo da instrução e da educação a Igreja administra 

- 64.307 maternais, freqüentados por 6.394.295 alunos; 
- 92.461 escolas primárias para 28.511.698 alunos; 
- 39.404 institutos secundários para 16.454.439 alunos. 

Além disso, são 

- 1.715.556 os jovens das escolas superiores e 
- 2.364.899 os universitários. 

Este setor da atividade pastoral da Igreja marca um incremento em todas as faixas de idade: em relação ao ano precedente em 

- 1.204 - oa maternais;
- 911 - os primários;
- 2.129 - os secundários.

As instituições de beneficência e assistência administradas pela Igreja são no total 80.612, assim distribuídas: 

- 5.236 hospitais, 
-16.679 postos de saúde, 
- 656 leprosários, 
- 14.794 institutos para idosos e portadores de deficiências, 
- 9.996 orfanatos, 
- 10.634 creches, 
- 12.804 consultórios matrimoniais, 
- 9.813 institutos de outro tipo. 

O continente com o maior número de estruturas é a América, seguido pela Europa, Ásia, África e Oceania.
http://www.pom.org.br/noticias/porcentagem.html
igESTATÍSTICA-04 - No Brasil - Total de católicos caiu de 74% para 67%, em cinco anosOs pentecostais são o grupo de evangélicos que mais atrai fiéis da Igreja Católica.De 15,2 milhões de brasileiros que mudaram de religião,58,9% trocaram a fidelidade ao papa por uma igreja evangélica pentecostal, enquanto13,8% preferiram igrejas evangélicas históricas e16,3% se filiaram a outras religiões,conforme pesquisa apresentada ontem à assembléia-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Itaici, município paulista de Indaiatuba. A notícia está nos principais jornais do Brasil como O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil, 11-8-05.Outros 10,9% de um universo de 2.870 pessoas ouvidas em 50 municípios, entre agosto e dezembro de 2004, disseram que se transferiram para religiões indeterminadas e 0,1% não respondeu ao questionário.'A Igreja sabia que estava perdendo fiéis - a porcentagem de católicos caiu de 73,9% para 67,2% nos últimos cinco anos -, mas não dispunha de dados sobre seu destino', disse a coordenadora da pesquisa, a socióloga Sílvia Fernandes, do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris).O levantamento mostrou que o pentecostalismo atrai mais adeptos também para a Igreja Católica, na qual essa linha é representada pela renovação carismática.Por que as pessoas trocam de religião?Segundo a pesquisa,35% dos católicos abandonam a Igreja por discordar de sua doutrina. Entre os evangélicos pentecostais, o índice é de13,9%. A falta de acolhimento foi a causa apontada por10% dos entrevistados que deixaram o catolicismo e por35% dos que pertenceram a outras religiões.Boa surpresa do levantamento foi constatar que o grau de participação em pastorais ou atividades da própria religião é maior entre os convertidos, aqueles que vieram de outras igrejas. Entre os católicos,25,4% deles participam da liturgia e28,1% trabalham na evangelização ou na pregação.O porcentual dos que vão à missa uma vez por semana é de24,7% entre os católicos que nunca mudaram de religião e de33,3% entre os que já mudaram e agora se declaram católicos.Os entrevistados avaliam positivamente sua nova religião. A nota média dada pelos católicos à Igreja é8,8. 'É uma boa nota, embora inferior à obtida pelos evangélicos, cuja avaliação foi superior a9', disse a socióloga Sílvia Fernandes."A pesquisa parece indicar que nos últimos quatro anos a proporção de evangélicos de cunho pentecostal cresceu e o catolicismo vem mantendo o declínio já constatado nas últimas décadas. A novidade é que há também uma mobilidade religiosa retornando para o catolicismo — disse Silvia Fernandes. 
igESTATÍSTICA-05 - No mundo há 1,098 bilhão de católicosAumenta também o número de sacerdotes CIDADE DO VATICANO, domingo, 19 de fevereiro de 2006 (ZENIT.org).- No mundo há 1,098 bilhão de católicos, revela a edição do «Anuário Pontifício 2006», que foi apresentada esse sábado a Bento XVI.Este registro de algo menos de 2.400 páginas dos bispos, dioceses, congregações religiosas, universidades católicas e outras realidades eclesiais oferece uma visão do estado da Igreja Católica atualmente.Um comunicado emitido pela Santa Sé --no qual se sintetizam alguns dados aportados pelo volume-- revela que «entre o ano 2003 e 2004 os católicos no mundo passaram de 1,086 bilhão para 1.098 bilhão, um crescimento de 12 milhões de fiéis, o que equivale a um aumento de 1,1%».«Comparando estes dados com a evolução da população mundial no mesmo período, que passou de 6,301 bilhões a 6,388 bilhões, observa-se que a presença relativa dos fiéis católicos batizados descende em um por mil, passando de 17,2 católicos por 100 habitantes em 2003 a 17,1 por 100 no ano sucessivo», explica a nota.O «Anuário Pontifício» mostra que, após as crises experimentadas em décadas anteriores, «a tendência ao crescimento no número de sacerdotes continuou em 2004».«Nesse ano, o número total de sacerdotes foi de 405.891»: um terço sacerdotes religiosos, os outros dois terços diocesanos.«Em seu conjunto, os sacerdotes aumentaram entre 2003 e 2004 em 441 unidades. Este aumento é válido mundialmente, pois no caso dos diferentes continentes a evolução está diversificada. Frente aos importantes aumentos de Ásia e África, onde se registra no mesmo período um aumento 1.422 e 840 sacerdotes respectivamente, experimenta-se uma situação estacionária na América e Oceania, enquanto que na Europa se deu uma diminuição de 1.876».O aumento dos diáconos permanentes é constante desde 1978. No ano 2004 eram 32.324.«Estão presentes sobretudo na América do Norte e Europa, com uma quota respectiva de 47,3% e de 32,3% em relação com o mundo, e aumentaram em 2,5% com respeito ao ano 2003». Em 1978, eram 5.562.«Os candidatos ao sacerdócio, diocesanos e religiosos, apresentam globalmente uma evolução positiva, passando de 112.373 em 2003 a 113.044 em 2004».«Contudo --explica o comunicado vaticano-- neste caso surgem motivos de preocupação na Europa, onde nos últimos anos a queda é evidente. Pelo contrário, África e Ásia demonstram uma alentadora vitalidade de vocações».O «Anuário Pontifício» foi apresentado ao Papa pelo cardeal Angelo Sodano, secretário de Estado, e pelo arcebispo Leonardo Sandri, substituto da Secretaria de Estado para os Assuntos Gerais.A redação do novo «Anuário» foi coordenada por Dom Vittorio Formenti, encarregado da Sala Central de Estatística da Igreja.A impressão ocorreu a cargo de monsenhor Elio Torrigiani S.D.B., diretor geral da Tipografia Vaticana.O volume será comercializado nos próximos dias.[Mais informações e pedidos em http://www.libreriaeditricevaticana.com/].ZP06021904 
igESTATÍSTICA-06 - Número de católicos no Brasil parou de cair - SÃO PAULO, quarta-feira, 2 de maio de 2007 (ZENIT.org).-Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas divulgada esta quarta-feira em São Paulo demonstra que o número de católicos no Brasil parou de cair nos últimos anos.A taxa de católicos no país vinha caindo desde os primeiros registros censitários brasileiros de 1872.Segundo informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos anos 90, o número de católicos reduziu-se de forma acelerada no país, chegando a diminuir 1 ponto percentual por ano, passando de 83.3% em 1991 para 73.89% em 2000.Mas nos últimos anos, segundo dados do instituto, pela primeira vez em mais de um século a proporção de católicos no Brasil parou de cair.Os católicos, que em 2000 eram 73.89%, são, em 2003, 73.79%.Os dados implicam um aumento do contingente absoluto de católicos, acompanhando o crescimento populacional no período.Usando a população de hoje (188,7 milhões), haveria, segundo o instituto, cerca de 139,24 milhões de católicos no Brasil.Santa SéDados oficiais do Vaticano, do Departamento Central de Estatísticas da Igreja, demonstram que o número de católicos no Brasil é de 155,62 milhões, sendo que, a cada 100 habitantes, 84,5 são católicos.ZP07050219 
igESTATÍSTICA-07 - 2010 - Cresce o número de católicos no mundo
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22/02/2010 
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Dados do Anuário Pontifício 2010, divulgado na manhã do dia 20 de fevereiro, indicam que o número de católicos no mundo aumentou. Também cresceram os números de sacerdotes e seminaristas. O Anuário foi apresentado ao Papa Bento XVI pelo secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone e pelo membro da Secretaria de Estado para Assuntos Gerais, Dom Fernando Filoni.
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Em 2008 foram registrados 1 bilhão e 166 milhões de fiéis batizados, um aumento de 19 milhões, mais de 1,7% em relação ao ano anterior, A população católica cresceu em termos percentuais, passou de 17,33% para 17,40%.
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O número de bispos também aumentou. Em 2007, registrava-se um total de 4.946 bispos. No ano seguinte, atingiu 5.002. O crescimento foi mais expressivo na África e nas Américas. Ásia e Europa mantiveram taxas de crescimento abaixo da média e a Oceania sofreu uma queda de 3%.
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O número de sacerdotes, seja diocesanos ou religiosos, sofreu discreto aumento, da ordem de 1% entre 2000 e 2008. Em 2008 a distribuição do clero entre os continentes era caracterizada pela prevalência de sacerdotes europeus (47,1%). Os americanos representavam 30%; o clero asiático correspondia a 13,2%, o africano a 8,7% e o da Oceania, 1,2%.
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Entre 2000 e 2008, a incidência relativa de sacerdotes na Oceania permaneceu constante. Por outro lado, o peso do clero da África, assim como o da Ásia, aumentou. Já a contribuição do clero europeu caiu de 51,5 para 47,1%.
Em nível global, o número de candidatos ao sacerdócio cresceu de 115.919 em 2007 para 117.024 em 2008. O continente africano registrou alta de 3,6%, a Ásia, 4,4% e a Oceania, 6,5%. Na Europa houve queda de 4,3% na quantidade de candidatos ao sacerdócio.
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Fonte:
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http://www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=39&infoid=2930

igESTATÍSCA-08 - POPULAÇÃO BRASILEIRA 2010 - Censo 2010: população do Brasil é de 190.732.694 pessoas

Após cerca de quatro meses de trabalho de coleta e supervisão, durante os quais trabalharam 230 mil pessoas, sendo 191 mil recenseadores, o resultado do Censo 2010 indica 190.732.694 pessoas para a população brasileira em 1º de agosto, data de referência. Em comparação com o Censo 2000, ocorreu um aumento de 20.933.524 pessoas. Esse número demonstra que o crescimento da população brasileira no período foi de 12,3%, inferior ao observado na década anterior (15,6% entre 1991 e 2000). O Censo 2010 mostra também que a população é mais urbanizada que há 10 anos: em 2000, 81% dos brasileiros viviam em áreas urbanas, agora são 84%.

A região Sudeste segue sendo a região mais populosa do Brasil, com 80.353.724 pessoas. Entre 2000 e 2010, perderam participação as regiões Sudeste (de 42,8% para 42,1%), Nordeste (de 28,2% para 27,8%) e Sul (de 14,8% para 14,4%). Por outro lado, aumentaram seus percentuais de população brasileira as regiões Norte (de 7,6% para 8,3%) e Centro-Oeste (de 6,9% para 7,4%).

Entre as unidades da federação, São Paulo lidera com 41.252.160 pessoas. Por outro lado, Roraima é o estado menos populoso, com 451.227 pessoas. Houve mudanças no ranking dos maiores municípios do país, com Brasília (de 6º para 4º) e Manaus (de 9º para 7º) ganhando posições. Por outro lado, Belo Horizonte (de 4º para 6º), Curitiba (de 7º para 8º) e Recife (8º para 9º) perderam posições.

Os resultados mostram que existem 95,9 homens para cada 100 mulheres, ou seja existem mais 3,9 milhões de mulheres a mais que homens no Brasil. Em 2000, para cada 100 mulheres, havia 96,9 homens. A população brasileira é composta por 97.342.162 mulheres e 93.390.532 homens.

Entre os municípios, o que tinha maior percentual de homens era Balbinos (SP). Já o que tinha maior percentual de mulheres era Santos (SP). O Censo 2010 apurou ainda que existiam 23.760 brasileiros com mais de 100 anos. Bahia é a unidade da federação a contar com mais brasileiros centenários (3.525), São Paulo (3.146) e Minas Gerais (2.597)

O Censo Demográfico compreendeu um levantamento exaustivo de todos os domicílios do país. Foram visitados 67,6 milhões de domicílios e ao menos um morador forneceu informações sobre todos os moradores de cada residência. A partir do dia 4 de novembro, o IBGE realizou um trabalho de supervisão e controle de qualidade de todo material coletado, em conjunto com as Comissões Censitárias Estaduais (CCE) e das Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE,) em todas as 27 Unidades da Federação e nos municípios brasileiros. As comissões funcionaram como um canal de comunicação entre o IBGE e a sociedade e participaram de todo o processo de realização do Censo.

Do total dos 67,6 milhões de domicílios recenseados, os moradores foram entrevistados em 56,5 milhões de domicílios. Foram classificados como fechados 901 mil domicílios, em que não foi possível realizar as entrevistas presenciais, mas havia evidências de que existiam moradores. Nesses casos, o IBGE utilizou uma metodologia para estimar o número de pessoas residentes nesses domicílios fechados. Esta é uma prática já adotada por institutos oficiais de estatísticas internacionais de países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, México e Nova Zelândia, igualmente já utilizada na Contagem de 2007 realizada pelo IBGE. A metodologia consiste em atribuir a cada domicílio fechado o número de moradores de outro domicílio, que havia sido inicialmente considerado fechado e depois foi recenseado. A escolha foi aleatória, levando em conta a unidade da federação, o tamanho da população do município e a situação urbana ou rural.

O Censo Demográfico encontrou ainda 6,1 milhões domicílios vagos,ou seja, aqueles que não tinham morador na data de referência, mesmo que, posteriormente, durante o período da coleta, tivessem sido ocupados. Casas colocadas à venda (ou de aluguel) e abandonadas são exemplos de domicílios vagos. Os domicílios de uso ocasional, que somaram 3,9 milhões, são aqueles que servem ocasionalmente de moradia, usados para descanso de fins de semana, férias ou outro fim. Já o número de domicílios coletivos (hotéis, pensões, presídios, quartéis, postos militares, asilos, orfanatos, conventos, alojamento de trabalhadores, etc) foi de 110mil. Em 2000, do total de 54,2 milhões de domicílios, 45 milhões eram ocupados, 528 mil fechados, 6 milhões vagos e 2,7 milhões de uso ocasional.

Iniciado em 1º de agosto de 2010, os 191 mil recenseadores percorreram os 5.565 municípios brasileiros e as entrevistas implicaram no recenseamento da população por meio de três métodos: entrevista presencial, questionário pela Internet e, por fim, a estimação do número de moradores em domicílios fechados.

Em suma, o Censo Demográfico 2010 consiste na visita exaustiva de todos os domicílios e entrevistas. O IBGE agradece aos participantes das Comissões Censitárias Estaduais (CCE) e das Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE) e à população pelas informações prestadas. O IBGE espera que os dados coletados sirvam de base para o planejamento público e privado, em favor da melhoria das condições de vida da sociedade brasileira.

Amapá se destaca no crescimento populacional 

Embora com perda de participação, os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro representam 40,28% no total da população em 2010 (frente aos 40,82% em 2000). Em dez anos, os destaques de crescimento foram verificados no Amapá (40,18%), Roraima (39,10%) e Acre (31,44%). Por outro lado, os menores percentuais ocorreram no Rio Grande do Sul (4,98%), Bahia (7,28%) e Paraná (9,16%).


Autor: Oswaldo 
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