TRADUZIR

IGREJA - ANOTAÇÕES - PARTE II - de igCARACTERÍSTICAS-2 a igCONSTANTINO-EDITO DE MILÃO-TEXTO

igCARACTERÍSTICAS-2 IDENTIFICADORAS DA ÚNICA E VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO ­-

 Devemos refugar tudo que nos é dito só porque alguém mal fundamentado acha que é. O problema principal de algumas afirmações corre em defesa de tudo quanto é heresia e se volta contra a Igreja que tem toda característica da única e verdadeira Igreja edificada por Cristo:

1 - Por não ser edificada por homens - Toda afirmação em contrário esbarra na falta de documentação histórica que, diversamente, dá a esta instituição a certeza de que ela vem de Cristo ao passo que todas as demais igrejas que reclamam vir de Cristo têm seu fundador ou fundadores humanos, datas e locais onde apareceram.

2 - Por ser a única que pode exibir os sinais de sua identificação divina que são os milagres, prodígios e portentos verdadeiros, capazes de passar pelos mais rigorosos testes científicos sem que estes logrem provar que se trata de fenômenos naturais. Todos os demais grupos religiosos nunca conseguiram exibir serquer um evento que pudesse ser considerado miraculoso depois de passar por um meticuloso exame.

3 - Porque seus filhos, conforme comprovado nesta comunidade, nunca precisam recorrer à mentira, para provar sua autenticidade o que não se dá com os demais grupos que reivindicam sua origem apostólica. 

Ouso ainda apresentar a quarta caraterística da verdadeira Igreja de Cristo: São os frutos de santidade:

1 - Santidade do Clero - conforme já demonstrei alhures o número de desvios no sacerdócio católico é considerado ínfimo, isto é, de apenas 1 em cada grupo de 14.423. O mesmo não se pode dizer dos desvios encontrados entre os líderes evangélicos que são de quase de 1 para cada grupo de l,5, isto é, 64% conforme pudemos verificar através dos sites dos próprios evangélicos; 

2 - A existência de grande número de santos que praticaram todas as virtudes em grau heroico os quais tiveram a aprovação de Deus pelo poder de operarem milagres verdadeiros. O protestantismo também alega que pode operar grandes milagres, porém nenhum deles capazes de passar por um meticuloso exame científico sem que com isso não se consiga provar que se trata de fenômenos naturais ou reles trapaças, tal qual o milagre da aparição de serpentes feito pelos mágicos egípcios ante Moisés
igCATARISMO - ver igMATRIMÔNIO
igCATECISCO DA IGREJA CATÓLICA - Entregue à população em 11/10/1992
igCATÓLICA - DESVIO 

Dizia um evangélico: 

CATÓLICOS SÃO GENTE BOA - Pessoalmente não tenho nada contra os católicos. Acredito que eles estão sinceramente interessados em servir a Deus mas, não têm culpa de estarem mal orientados e enganados pela igreja de Roma.  
'
RESPOSTA:
'
Para afirmar uma coisa dessa seria necessário admitir como verdadeiro estes cinco grandes obstáculos:
'
1 - que Cristo tenha falhado ao profetizar que as portas do inferno jamais poderia prevalecer contra ela;
'
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAFT7YuNwv6WVz08SldXE0_6rI56-zP1t9InNQqJm7Dhyxmyd1VdPhPUlTN1VyU9FcaoZNjSYseKqKH2LAadLD88Am1T1UCx4vrWV0v0oQ_9c38EYc7oh8bZ0.jpg
'
2 - que a Igreja, a despeito de ter sido declarada sustentáculo da verdade, começou a ensinar o erro;
'
3 - que Cristo tenha falhado miseravelmente ao prometer estar com ela até o fim do mundo, e, não obstante, a abandonou à sua própria sorte;
'
4 - que os céus passaram a confirmar os erros da Igreja instituída por Cristo, uma vez que ele dissera a seus apóstolos - e naturalmente também a seus legítimos sucessores - de que tudo o que ligassem na terra seria também ligado no céus...
'
5 - que, apesar de a Igreja ter-se desviado da sã doutrina, Deus ainda continua e identificá-la como sendo sua única e verdadeira Igreja através dos milagres verdadeiros que, com exclusão de todas as mais de 300.000 seitas evangélicas, é a única que pode submetê-los ao exame meticuloso da ciência sem, entretanto jamais lograr descobrir a causa natural que os tenha produzido. 
'
6 - que, no caso, o corpo de Cristo que é a Igreja, contrariando o que diz a Bíblia, se insurgiu tornando-se insubmissa à sua própria Cabeça que é Cristo não obstante estar escrito:
"Ora, assim como a Igreja É SUBMISSA a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos" (Efésios 5,24) 
igCATÓLICA - NOME - definição do termo Católico
O termo católico vem do grego “katholikós”, o qual é a combinação de duas palavras: “kata” – concernente – e “holos” – totalidade; por conseqüência, “concernente à totalidade” ou “integral, abrangente”. De acordo com o Dicionário Oxford de Etimologia Inglesa, o termo católico surge de uma palavra grega cujo significado é “relativo à totalidade” ou mais simplesmente, “geral ou universal”. 
igCATÓLICA - PERGUNTAS - Pr. Bosco  - Expliquem isso À LUZ DA BÍBLIA SAGRADA!  Gostaria que os participantes dessa comunidade me mostrassem onde se encontram na Bíblia...

OSWALDO: - Para exigir esta condição seria necessário que os protestantes provassem, também dentro da Bíblia, que tudo quanto a Igreja ensina tem que estar implícita ou explicitamente na Bíblia. Deveriam provar também que a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo pode errar quando nos ensina alguma coisa.

Pr. Bosco: [red]a) 1. Indulgências plenárias. 2. Assunção de Maria. 3. Infalibilidade papal. 4. Canonização dos santos.

O Papa é legítimo sucessor do Apóstolo Pedro; a este foi dito, em primeiro lugar: "O que ligares na terra será também ligado nos Céus" (São Mateus 16,19). Implica isso em saber que os atos do Bispo de Roma (São Pedro foi o Primeiro Bispo de Roma segundo nos relata Santo Irineu de Lion por volta de 180 d.C.), são confirmados pelo Céus (Deus). Ora, se Deus não pode confirmar o erro, se infere que o Papa não pode errar quando fala "ex-catedra".

Assim entendido, a declaração papal sobre as indulgências, Assunção de Maria e Canonização de Santos, são confirmados pelos céus, portanto são verdades que todo verdadeiro cristão deve crer.

5. Confissão auricular.

Cristo deu a seus apóstolos e a seus legítimos sucessores o poder de PERDOAR e de RETER os pecados segundo está escrito:

PODER PARA PERDOAR - "Dizendo isso, soprou sobre eles e lhe disse: 'Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados selr-lhe-ão perdoados; aqueles aos quais retiverdes ser-lhes-ão retidos" (Jo 20,22-23) 

A confissão dos pecados se liga ao poder de PERDOAR ou de RETER os pecados. É ouvindo que o sacerdote, guiado pelo Espírito Santo, poderá saber se o pecador pode receber a ABSOLVIÇÃO de seus pecados ou não. Além disso o ato de se confessar é bíblico e recomendado como remédio para a cura da alma:

CONFISSÃO - "Confessai, pois, uns aos outros, os vossos pecados e orai uns pelos outros, para que sejais curados" (Ti 5,16).

Ora, se se pode confessar "uns aos outros", por que os evangélicos acham que não se deve fazer isso a quem tem o poder da dar ABSOLVIÇÃO? 

6. Maria "Mãe de Deus".

"Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?" (São Lucas 1,43). A Expressão "meu Senhor" corresponde a dizer "meu Deus" como no caso: "Disse o Senhor a meu Senhor" (São Lucas 1,43)

7. Culto das imagens e das relíquias.

O culto (de veneração) às imagens e relíquias é bíblico. Deus falava aos hebreus dentre dois querubins de ouro e foi à frente deles que Josué prostrou-se com o rosto em terra, com as vestes rasgadas e pó sobre a cabeça (Josué 7,6), juntamente com todos os anciãos de Israel, e Deus aceitou sua adoração e atendeu seu pedido. Foi também através dos ossos de Eliseu que Deus ressuscitou um morto (II Reis 13,21).

8. Definição da comunhão com um só elemento, a hóstia. O uso do cálice restrito ao sacerdote.

A diferença não é somente essa. Os católicos ao comungar sob uma única espécie, comungam o CORPO, SANGUE, ALMA E DIVINDADE DE CRISTO. O protestante, mesmo porque não têm poder para consagrar as sagradas espécies, recebem tão somente pão e vinho que por si mesmos não têm qualquer utilidade nem dão a garantia das promessas de Cristo. Quando Jesus disse "ISTO É O MEU CORPO" (São Marcos 14,22) estava afirmando que aquele pão já não era mais pão e sim o seu próprio Corpo que, naturalmente não vem separado de seu sangue.

9. Missa como oferta propiciatória.

O Corpo e Sangue de Cristo foram oferecidos em propriciação de todos os pecados. Jesus ordenou a seus discípulos (e a seus sucessores) que fizessem aquele sacrifício em sua memória. São Malaquias profetiza que em todo tempo e lugar se ofereciam a Deus incenso e uma oferta pura, que não se pode confundir com os sacrifícios do Antigo Testamento:

EM TODO TEMPO E LUGAR - "Vá, antes, um de vós e feche as portas. Não acendereis mais inutilmente o fogo no meu altar. Não tenho nenhuma complacência convosco - diz o Senhor dos exércitos - e nenhuma oferta de vossas mãos me é agradável. Porque, do nascente ao poente, meu nome é grande entre as nações e EM TODO LUGAR SE OFERECEM AO MEU NOME O INCENSO, SACRIFÍCIOS E OBLAÇÕES PURAS. Sim, grande é o meu nome entre as nações - diz o Senhor dos exércitos." (Malaquias 1,10-11)

10. Estabelecimento do Dia de Finados.11. Festa da Assunção de Maria.12. Festa do Sagrado Coração.

Pequenos atos que a Igreja tem toda a autoridade para estabelecer. Lembre-se do que foi dito sobre a autoridade do papa nas quatro primeiras perguntas.

13. Imaculada Conceição de Maria.

Isto é bíblico e está contida na fala do Arcnajo São Gabriel que chama a Santíssimo Virgem de "KEKHARITOMENE" que, literalmente significa: "Tu que sempre tivestes a plenitude da graça divina". Não existe em outra língua termo que possa corresponder a este

14. Indulgências plenárias. - PERGUNTA REPETIDA.

15. Cânon da Missa. VER PERGUNTA 9.

16. Culto aos anjos.

Também culto (de veneração) aos santos:

Se Deus os serve, lhes dá honra, glória e louvores é porque efetivamente eles merecem e, se merecem, por que não havemos também de servi-los, honrá-los, glorificá-los e louvá-los?  

- SERVE SEUS SANTOS - "Bem-aventurados os servos a quem o senhor achar vigiando, quando vier! Em verdade vos digo: cingir-se-á, fá-los-á sentar à mesa e servi-los-á. (São Lucas 12,37)

- LOUVA-OS: (Romanos 2,29; I Coríntios 4,5; I São Pedro 1,7).  

- HONRA-OS: (São João 12,26; Romanos 2,7; 2,10; I Timóteo 3,13; I São Pedro 1,7; I São Pedro 2,7 );   

- GLÓRIFICA-OS: (São João 12,26; Romanos 2,7; 2,10; I Timóteo 3,13; I São Pedro 1,7; I São Pedro 2,7)

17. Adoração à hóstia. VER RESPOSTA 8. A adoração da hóstia e consequência do que foi dito ali.;

18. Oração da Ave-Maria.

É bíblica no que se refere ao louvor à Virgem Mãe de Deus; a segunda parte, uma oração própria dos fiéis, também recomendada pela Bíblia que nos pede para orarmos frequentemente.

19. Oração pelos mortos e sinal da cruz feito no ar.

Consta em 2Macabeus, livro que, apesar de inspirado, foi atirado ao lixo pelos rebelados. É a mesma oração que os judeus faziam e ainda fazem através do KADISH.

20. Os 7 sacramentos.

Todos recebidos dos santos apóstolos segundo está escrito: "Assim, pois, irmãos, ficai firmes e CONSERVAI os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa. (II Tessalonicenses 2,15). São ensino da Santa Igreja de Cristo que é o inerrante sustentáculo da verdade (1Tim 3,15)

21. Pagamento da missa.

Ninguém poderia jamais pagar o sacrifício de Cristo. A Igreja nos manda pagar dízimo "segundo o costume". É por ocasião da celebração de alguns sacramentos que este dízimo é pago.

22. Papado. RESPOSTA CONTIDA NA PERGUNTA 4

23. Procissão do Santíssimo Sacramento.

A procissão é bíblica. Ver: Josué 3.

24. Proibição aos leigos a leitura da Bíblia.

Mentira protestante.

25. Proibição do casamento para os sacerdotes.

Disciplina eclesiástica estabelecida pela Igreja que tem autoridade para suspendê-la quando quiser. Porém não o faz porque o Espírito Santo não quer. É lógico que ela tem o poder de exigir toda a santidade de seus sacerdotes a exemplo de Cristo e dos santos apóstolos. São Pedro era viúvo. A tradução protestante que diz que os apóstolos (inclusive São Pedro) levavam suas mulheres em suas viagens é falsa.

26. Purgatório. VER RESPOSTA 19
27. Quaresma. VER RESPOSTAS 10 a 12

28. "Santa Inquisição".

Isto é ato de governo que nada tem a ver com doutrina da Santa Igreja, Além disso os protestante também tiveram sua INQUISIÇÃO que fez muito mais vítimas e foi muitíssimo mais cruel. Naquela que era condenado tinha direito a julgamento justo e raramente era condenado.

29. Tradição com autoridade igual à da Bíblia.

"QUEM VOS OUVE A MIM OUVE..." (São Lucas, 10,16)

30. Transubstanciação. VER RESPOSTA 9.

31. Uma denominação religiosa proclamada como sendo a única verdadeira, e somente nela o homem pode encontrar a salvação...

A Igreja é o CORPO DE CRISTO (Efésios 1,22-23). Quem dela se afasta, se separa de Cristo. Ninguém se salva separado de Cristo.

32. Uso do latim como língua oficial nas celebrações litúrgicas. VER RESPOSTAS 10 a 12
33. Uso do rosário. IDEM.

34. Venda de indulgências.

MENTIRA PROTESTANTE.

35. Batismo de criancinhas;

Não há proibição bíblica para não batizar crianças e além disso está provado que os primeiros cristãos batizavam crianças e até bebês. VER TRADIÇÕES.

36. Batismo por aspersão; VER TRADIÇÕES.
37. Consubstanciação; VER EUCARISTIA
38. Transignificação; BOBAGEM PROTESTANTE.

39. Maria, depois de morta, pode interceder pela salvação dos vivos; 40. Homens mortos podem interceder pelos vivos; 41. Santos (depois de mortos) podem realizar milagres;

Primeiramente os que estão junto de Deus não estão mortos.

Em segundo lugar, Os santos, depois desta, podem muito mais ainda que quando caminhavam conosco nesta vida. Eles receberam de Cristo o PODER de reinar, julgar e até de nos introduzir nos céus.  

- REINAM: - (Romanos 5,17; II Timóteo 2,12; Apocalipse 5, 9-10; 20,6; 22,5); 

- JULGAM: (São Lucas 22,30; São João 5,45; Romanos 2,27; I Coríntios 2,15; 6,2; 6,3; Apocalipse 20,4);  

- PODEM INTRODUZIR-NOS NO CÉU: (São Lucas 16,9).  

42. Terço rezado pelas almas no "purgatório" diminuem o sofrimento;

Toda oração feita pelos mortos é bíblica. Isto já foi esplicado com relação ao Livro 2 Macabeus, costume que tinham os judeus de fazer e o fazem até nossos dias através do KADISH. Jesus conta uma parábola ensinando-nos que temos o poder de socorrer aqueles que, tendo morrido, ainda devem ao Senhor. Ele nos diz que quando estes estiverem de posse dos TABERNÁCULOS ETERNOS poderão nos introduzir ali (São Lucas 16,9).

43. Deve-se rezar 10 Ave-Marias no terço intercaladas com apenas 1 Pai-Nosso;

PERGUNTINHA SÓ PRA ENCHER LINGUIÇA. Se rezamos 10 Ave-Marias contra apenas um Pai-Nosso, significa que esta oração vale mais que uma Ave-Maria.

44. Várias vertentes de terço (terço da misericórdia, terço bizantino, etc., etc.);

Todas são orações. A Bíblia nos manda orar sem cessar e sem nunca desanimar.

45. Ajoelhar-se perante uma imagem e prestar-lhe culto;

Culto de Veneração que se dirige não à imagem mas àquele a quem ela representa. Ajoelhar-se nem sempre significa adoração. Lembra de Josué que se prostrou por terra à frente das iamgens de dois santos?

Por favor, vamos debater sério, sem enrolação e ofensas pessoais.

Não enrolei! Respondi a todas suas perguntas de uma vez só. Agora espero agora que cumpra sua promessa de debater sério.
igCATÓLICA - São Cipriano em 249, já dizia: "E não há para os fiéis outra casa senão a Igreja Católica." (Sobre a unidade da Igreja, cap.4). ' 

igCATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA 

sul  

Erimar - "Mateus, Marcos, Lucas, Joao, Paulo, Pedro, Tiago, Judas, Joao (espero n ter esquecido ninguem). n escreveram so uma linha, mas o novo testamento todo. Por isso vc ouviu falar de Jesus e pode ler a Bíblia. A Igreja a escreveu. 
Ou vc axa q esses personagens eram protestantes? "

sul - [red]Desde quando eles eram católicos?
_____________________________________________________

Conforme já expliquei:

1) - Igreja Católica, antes de ter esse nome, por sua natureza universal "... fazei que todas as nações se tornem meus discípulos" (Mt 28,19-20), já era católica desde sua isntituição por Cristo; 

2) - Igualmente, mesmo antes de receber em seu nome a palavra "APOSTÓLICA", por ter sido instruída pelo Espírito Santo e pelos apóstolos "... pareceu bem ao Espírito Santo e a nós..." (Atos dos Apóstolos 15,28) ela já era de fato APOSTÓLICA; 

3) - finalmente, por ter nascido em uma província romana e, já no início do primeiro século, ter estabelecido sua sede em Roma, já era ROMANA, mesmo antes de assim ser chamada.
igCATÓLICA/PAPA - São Cipriano em 249, já dizia: "Estar em comunhão com o Papa é estar em comunhão com a Igreja Católica." (Epist. 55, n.1, Hartel, 614) 
igCIENCIA - Albert R. - Toda tecnologia e teoria magnética foram feitos por cientistas cristãos:

- Michael Faraday, físico, sandemanista ( uma ramificação do protestantismo presbiteriano ) : descobriu a indução eletromagnética, ou seja, ele descobriu que um campo elétrico pode gerar um campo magnético , unindo até então o que todos consideravam fenômenos separados. É considerado um dos melhores físicos experimentais que já existiram.

- James Clark Maxwell, físico matemático , protestante : unificou TODA a teoria eletromagnética de forma que seria impossível qualquer desenvolvimento tecnológico no século XX.

- Nichola Tesla, físico e engenheiro elétrico, católico ortodoxo : na minha opinião, o cara mais genial do século XX. O cara inventou mais inovações eletrônicas sózinho que qualquer um antes ou depois dele. Quase todos os equipamentos modernos usam alguma patente de Tesla - e isso porque ele morreu com projetos que não realizou, mas foi fiscalizado pelo FBI. Vai sabe o que o cara tinha em mente.

E temos ainda, na física moderna

Max Planck , físico , católico: nada mais e nada menos que o pai da mecânica quântica. Quer mais ? Pois tem !

Niels Bohr , físico, protestante : o primeiro a criar um modelo atômico usando a mecânica quântica e com sucesso. Ganhou o Nobel por isso :D

Só pra citar os mais conhecidos. Tem muito mais por ai. Então essa idéia de que cientistas que creêm em Deus não contribuiram em nada pra ciência é puro mito vendido por neo-ateus.  

Vinni 
"No livro What's So Great About Christianity?, Dinesh D'Souza oferece uma lista de cientistas cristãos - e talvez aqui se identifique os mais populares: Nicolau Copérnico, Johannes Kepler, Galileu Galilei, Tycho Brahe, René Descartes, Robert Boyle, Isaac Newton, Gottfried Leibniz, Pierre Gassendi, Blaise Pascal, Marin Mersenne, Georges Cuvier, William Harvey, John Dalton, Michael Faraday, William Herschel, James Prescott Joule, Charles Lyell, Antoine Lavoisier, Joseph Priestley, Lorde Kelvin, Georg Simon Ohm, André-Marie Ampère, Nicolau Steno, Louis Pasteur, James Clerk Maxwell, Max Planck e Gregor Mendel. Logo após a lista, segue uma resposta àqueles que dizem que a ciência praticada pelos cristãos não tinha relação com a fé e se dava apesar dela. Mesmo que o exemplo dos jesuítas sirva contra esse argumento, lemos a notável frase de Kepler: "Durante muito tempo eu quis ser teólogo. Agora, no entanto, veja como, por meio de meus esforços, Deus está sendo celebrado pela astronomia". Copérnico também manifestara seu apreço pela Criação: "Tão vasta, sem sombra de dúvida, é a obra divina das mãos do Criador Todo-Poderoso".

E não se deve esquecer que, ainda hoje, há muitos cientistas cristãos notáveis, como Alister McGrath, Christopher Isham, Francis Collins, Francisco Ayala e George Ellis. Recentemente, outros cientistas cristãos de sucesso nos deixaram, como Sir Robert Boyd, Stanley Jaki e Allan Sandage", http://www.caosdinamico.com/2011/02/cristianismo-e-ciencia.html 
igCOMUNHÃO COM O PAPA - São Cipriano em 249, já dizia: "Estar em comunhão com o Papa é estar em comunhão com a Igreja Católica." (Epist. 55, n.1, Hartel, 614)
igCOMUNHÃO DOS SANTOS - "Se um membro sofre, todos os membros participam do seu sofrimento; se um membro é honrado, todos os membros participam da sua alegria. Ora, vós sois o corpo de Cristo e sois seus membros, cada um no seu lugar" (1Cor 12,26-27)

igCONCÍLIO - IGREJA - CONCÍLIO DE NICÉIA - O Concílio de Nicéia foi convocado - ao que parece - somente pelo imperador Constantino. É o que diz Eusébio, sem porém negar positivamente a participação do Papa na convocação. O Padre Leonel Franca, que nos dá essa informação, complementa ainda - citando o historiador católico Héfele - que o III Concílio de Constantinopla se pronunciava de modo diverso:"Levantou-se Ario como adversário da doutrina da Trindade e Constantino e [o Papa] Silvestre convocaram o Concílio de Nicéia." (Franca, Leonel, Pe., Catolicismo e Protestantismo, Ed. Agir, 2a. Ed, pag. 90)Portanto, parece que o imperador convocou o Concílio de comum acordo com o Papa Silvestre, além de ter convidado os bispos a participarem sem nenhuma imposição, mas como forma de resolver o conflito ariano, que ameaçava a ordem do império.Porém, afora o problema da convocação do Concílio, a presença dos legados do Papa confere a Nicéia o status de Concílio aprovado pela Igreja.Assim, mostra o Pe Franca:"O Concílio de Nicéia foi presidido por Osio, bispo de Córdova, e Vito e Vicente, presbíteros romanos - como legados do Papa Silvestre. (...) Que Osio tivesse presidido o Concílio afirma-o Santo Atanásio, contemporâneo de fato (Apol. de fuga sua, c. 5), afirmam-no implicitamente os próprios arianos escrevendo que ele "publicara o sínodo de Nicéia" (Ap. Athânas, Hist. arian. c. 42)".Outra prova dessa presidência é que as assinaturas dos três clérigos - Osio, Vito e Vicente - estão sempre em primeiro lugar, bem como a citação de seus nomes pelos historiadores do Concílio, o que seria estranho, dado que o Concílio se deu no Oriente, e os três clérigos eram ocidentais - o primeiro um bispo espanhol e os outros dois sacerdotes romanos. Só o fato de serem representantes do Papa explicaria tal comportamento.O Pe. Leonel Franca indica ainda Gelásio de Cízico (Hist. Conc. Nic. 1, II, c.5) e Sócrates (Hist. ecl., I, 13) como historiadores do Concílio, além de Eusébio de Cesaréa. Você pode encontrar um resumo do Concílio e alguns documentos (em inglês) no endereço: http://www.newadvent.org/cathen/11044a.htm. Evidentemente a documentação é mais escassa que a de Trento, dada a antiguidade desse evento histórico. ' 
igCONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA - 381 dC. - O Concílio de Constantinopla (381), foi presidido por Timóteo de Alexandria, Melétio de Antioquia, Gregório Nanziano e Nectário de Constantinopla, para debater o arianismo. Jamais por Teodósio. (Enc. Wikepédia). '
igCONCÍLIO ECUMÊNICOS - OS 21 CONCÍLIOS ECUMÊNICOS DA IGREJA CATÓLICA
.
01. Concílio de NICEIA I
02. Concílio Primeiro de CONSTATINOPLA
03. Concílio de ÉFESO
04. Concílio de CALDEDÔNIA
05. Segundo Concílio de CONSTANTINOPLA
06. Terceiro Concílio CONSTANTINOPLA
07. Segundo Concílio de NICEIA
08. Quarto Concílio de CONSTANTINOPLA
09. Primeiro Concílio de LATRÃO
10. Segundo Concílio de LATRÃO
11. Terceiro Concílio de LATRÃO
12. Quarto Concílio de LATRÃO
13. Primeiro Concílio de LYON
14. Segundo Concílio de LYON
15. Concílio de VIENA - FRANÇA
16. Concílio de CONSTANÇA
17. Concílio de BASILEIA-FERRARA-FLORENÇA
18. Quinto Concílio de LATRÃO
19. Concílio de TRENTO
20. Concílio VATICANO Primeiro
21. Concílio VATICANO Segundo
.
Dôtô se manteve calado. De onde o senhor inventou este concílios? Das falaciosas fontes protestantes?
.
Estamos no aguardo de sua esclarecedora resposta!
.
Obrigado! 
igCONCILIOS - IRC - Pg. 117 - Cânon 6 trata de patriarcados e não do primado de Pedro.

igCONCÍLIOS - NICEIA - IRC Pg 116 - presidido pelos legados do papa
igCONSTANTINO - A MENTIRA: FUNDADOR DA IGREJA CATÓLICA 

70 a 107 d.C.
1. Já Santo Inácio de Antioquia, que foi contemporâneo dos Apóstolos, pois nasceu mais ou menos no ano 35 da era cristã e, segundo Eusébio de Cesaréia no seu Chrónicon, foi bispo de Antioquia, entre os anos 70 e 107, já Santo Inácio nos fala abertamente da Igreja Católica, na sua Epístola aos Esmirnenses: “Onde comparecer o Bispo, aí esteja a multidão, do mesmo modo que, onde estiver Jesus Cristo, aí está a IGREJA CATÓLICA” (Epístola aos Esmirnenses c 8, 2).

2. Outro contemporâneo dos Apóstolos foi São Policarpo, bispo de Esmirna, que nasceu no ano 69 e foi discípulo de São João Evangelista. Quando São Policarpo recebeu a palma do martírio, a Igreja de Esmirna escreveu uma carta que é assim endereçada: “A Igreja de Deus que peregrina em Esmirna à Igreja de Deus que peregrina em Filomélio e a todas as paróquias da IGREJA SANTA E CATÓLICA em todo o mundo”. Nessa mesma Epístola se fala de uma oração feita por São Policarpo, na qual ele “fez menção de todos quantos em sua vida tiveram trato com ele, pequenos e grandes, ilustres e humildes, e especialmente de toda a IGREJA CATÓLICA, espalhada por toda a terra” (c. 8).

2º Século d. C.
3. O Fragmento Muratoriano que é uma lista feita no segundo século, dos livros do Cânon do Novo Testamento fala em livros apócrifos que “não podem ser recebidos na IGREJA CATÓLICA”.

4. São Clemente de Alexandria (também do século segundo) responde à objeção dos infiéis que perguntam: “como se pode crer, se há tanta divergência de heresias, e assim a própria verdade nos distrai e fatiga, pois outros estabelecem outros dogmas?” Depois de mostrar vários sinais pelos quais se distingue das heresias a verdadeira Igreja, assim conclui São Clemente: “Não só pela essência, mas também pela opinião, pelo princípio pela excelência, só há uma Igreja antiga e é a IGREJA CATÓLICA. Das heresias, umas se chamam pelo nome de um homem, como as que são chamadas por Valentino, Marcião e Basílides; outras, pelo lugar donde vieram, como os Peráticos; outras do povo, como a heresia dos Frígios; outras, de alguma operação, como os Encratistas; outras, de seus próprios ensino, como os Docetas e Hematistas“. (Stromata 1.7. c. 15).

3º Século d.C em diante.
5. São Cipriano em 249, antes de Constantino nascer, e antes do Concílio de Nicéia, testemunhava: “Estar em comunhão com o Papa é estar em comunhão com a Igreja Católica.” (Epist. 55, n.1, Hartel, 614);
“E não há para os fiéis outra casa senão a Igreja Católica.” (Sobre a unidade da Igreja, cap. 4); 
“Roma é a matriz e o trono da Igreja Católica.” (Epist. 48, n.3, Hartel, 607).

6. No século III, Firmiliano, bispo de Capadócia, diz assim: “Há uma só esposa de Cristo que é a IGREJA CATÓLICA” (Ep. De Firmiliano nº 14).

7. São Frutuoso, martirizado no ano 259, diz: “é necessário que eu tenha em mente a IGREJA CATÓLICA, difundida desde o Oriente até o Ocidente”. (Ruinart. Acta martyrum pág 192 nº 3).

Fonte: http://catolicismo.wordpress.com/2008/04/28/citaes-sobre-o-nome-igreja-catlica/

Todas as citações acima, são anteriores ao nascimento de Constantino (272 - 22 de Maio de 337).

Isso anula o embuste protestante, que se agarra maliciosamente a Constantino para “explicar” a Igreja Católica. Quando este apenas, mais tarde, deu liberdade plena para os cristãos pregarem livremente a doutrina da Igreja Católica, que foi fundada por Jesus Cristo.
igCONSTANTINO - EDITO DE MILÃO - Apesar das perseguições iniciais, no ínicio do século IV da nossa era o cristianismo é já uma força social determinante no seio do Império Romano.Devido aos problemas que o Império enfrenta e à existência de comunidades cristãs externas, implantadas desde a época apostólica, o cristianismo alastra a todas as classes sociais iniciando um processo de implantação que se revelaria inexorável.Não só os sacerdotes e apologetas contribuem para isso. Trata-se mais do enlevo da sociedade romana em doutrinas social e espiritualmente mais dinâmicas e da constatação do fracasso das anteriores políticas religiosas e sociais que propriamente da assimilação racional das idéias de alguns doutrinadores.O imperador Constantino está à cabeça do Império. Trata-se de um governante educado pelos pais segundo padrões de valores bastante mais tolerantes que os seus pares dos primeiros anos do século.Quando a força da conjuntura o exige, Constantino não encontra dificuldades em tentar assimilar o cristianismo na esfera do poder da águia romana.O Edito de Milão (esta cidade possuía já uma importante comunidade cristã) vem na sequência da constatação de que a crença monoteística estava já de tal forma espalhada pela população do império que a única forma de Roma sobreviver aos Romanos seria assumir os factos consumados.No entanto, a estrutura do Poder em Roma não estava preparada para a cohabitação com a concepção cristã do mundo. Desta tolerância inicial iria resultar uma nova concepção da religião: uma vez que a religião cristã era incompatível nos seus valores com aqueles do Estado, devido à sua origem específica e à sua finalidade última, acaba por ser apreendida uma nova fórmula na percepção da religião. A de que esta deve ficar fora do controlo do Estado.Para resolver este problema político da religião o Império acaba por tentar controlar o fenômeno através da assimilação e dignificação da religião com a finalidade do Estado.

EDITO DE MILÃO

Pois que eu, Constantino Augusto, e eu, Licínio Augusto, viemos sob bons auspícios a Milão e aqui tratamos de tudo o que respeitava ao interesse e ao bem público, entre as outras coisas que nos pareciam dever ser úteis a todos sob muitos aspectos, decidimos em primeiro lugar e antes de tudo, emitir regras destinadas a assegurar o respeito e a honra da divindade, isto é, decidimos conceder aos cristãos e a todos os outros a livre escolha de seguir a religião que quisessem, de tal modo que tudo o que existe de divindade e de poder celeste nos possa ser favorável, a nós e a todos os que vivem sob a nossa autoridade.Assim pois, num salutar e rectíssimo propósito, decidimos que a nossa vontade é que não seja recusada absolutamente a ninguém a liberdade de seguir e de escolher a prática ou a religião dos cristãos, e que a cada um seja concedida a liberdade de dar a sua convicta adesão à religião que considere útil para si, de tal forma que a divindade possa conceder-nos em todas as ocasiões a sua habitual providência e a sua benevolência.Assim, bem foi que nos aprouvesse emitir esta decisão, a fim de que, depois de completamente suprimidas as disposições anteriormente dirigidas à Tua Devoção a propósito dos cristãos, fosse abolido o que se afigurasse absolutamente injusto e incompatível com a nossa clemência, e que agora, cada um dos que, livre e claramente, tomaram a livre determinação de praticar a religião dos cristãos, a pratique sem de algum modo ser prejudicado. Eis o que nós decidimos comunicar integralmente à Tua Solicitude, a fim de que saibas que demos um poder livre e sem entraves aos referidos cristãos de praticarem a sua religião. Posto que a Tua Devoção compreende que nós lhes atribuímos esta liberdade sem qualquer restrição, ela compreende igualmente que também aos outros que o queiram é concedida a possibilidade de seguir a sua prática e a sua religião, o que evidentemente é favorável para a tranquilidade dos nossos tempos: deste modo, cada um tem a possibilidade de escolher e praticar a religião que quer. Isto foi decidido por nós de forma que não parecesse que limitávamos a alguém qualquer rito ou religião.E além disso, eis o que nós decidimos no que respeita aos cristãos. Os seus locais, onde antes costumavam reunir-se e a respeito dos quais, numa disposição dirigida anteriormente à Tua Devoção, uma outra regra tinha sido estabelecida em momento anterior, se tiverem sido comprados, pelo nosso fisco ou por quem quer que fosse, que os devolvam aos referidos cristãos sem pagamento e sem reclamar nenhuma compensação, sem negligência nem ambiguidade. E se alguns receberam estes locais como dádiva, que eles os restituam com a maior brevidade aos referidos cristãos. Assim, se os adquirentes destes locais ou os que os receberam gratuitamente reclamarem alguma coisa à nossa benevolência, que eles se apresentem ao tribunal do magistrado local, a fim de que, pela nossa generosidade, lhes seja concedida uma compensação. Todos estes bens deverão ser devolvidos à comunidade dos cristãos pela tua diligência sem qualquer delonga e integralmente.E como os referidos cristãos não possuíam somente os locais de reunião, mas eram tidos como proprietários também de outros locais que não lhes pertenciam a título individual, mas ao domínio da sua comunidade, isto é, à comunidade dos cristãos, tu determinarás que todos estes bens, segundo a lei que citamos atrás, sejam completamente devolvidos, sem qualquer contestação, aos referidos cristãos, isto é, à sua comunidade e assembléia. As aludidas disposições devem ser ostensivamente observadas, de tal forma que aqueles que os restituírem sem receber o preço, como atrás dissemos, possam contar com uma indenização, em virtude da nossa generosidade. Por tudo isso, deves conceder à aludida comunidade de cristãos o zelo mais eficaz, a fim de que a nossa determinação seja cumprida o mais rapidamente possível, para que também esta matéria contribua pela nossa benevolência para a tranquilidade comum e pública.Efetivamente, por esta disposição, conforme foi dito acima, a solicitude divina para conosco, já demonstrada em numerosas circunstâncias, permanecerá para sempre. E, a fim de que os termos da nossa presente lei e da nossa generosidade possam ser levados ao conhecimento de todos, é conveniente que o que nós escrevemos seja afixado por ordem tua, seja publicado em toda a parte e chegue ao conhecimento de todos, por forma que a lei devida à nossa generosidade não possa ser ignorada por ninguém. ' 
igCONSTANTINO - EDITO DE MILÃO - TEXTO - "Nós, Constantino e Licínio, Imperadores, encontrando-nos em Milão para conferenciar a respeito do bem e da segurança do império, decidimos que, entre tantas coisas benéficas à comunidade, o culto divino deve ser a nossa primeira e principal preocupação. Pareceu-nos justo que todos, os cristãos inclusive, gozem da liberdade de seguir o culto e a religião de sua preferência. Assim Deus que mora no céu ser-nos-á propício a nós e a todos nossos súditos. Decretamos, portanto, que não, obstante a existência de anteriores instruções relativas aos cristãos, os que optarem pela religião de Cristo sejam autorizados a abraçá-las sem estorvo ou empecilho, e que ninguém absolutamente os impeça ou moleste… . Observai outrossim, que também todos os demais terão garantia a livre e irrestrita prática de suas respectivas religiões, pois está de acordo com a estrutura estatal e com a paz vigente que asseguremos a cada cidadão a liberdade de culto segundo sua consciência e eleição; não pretendemos negar a consideração que merecem as religiões e seus adeptos. Outrossim, com referência aos cristãos, ampliando normas estabelecidas já sobre os lugares de seus cultos, é-nos grato ordenar, pela presente, que todos que compraram esses locais os restituam aos cristãos sem qualquer pretensão a pagamento… [as igrejas recebidas como donativo e os demais que antigamente pertenciam aos cristãos deviam ser devolvidos. Os proprietários, porém, podiam requerer compensação.] Use-se da máxima diligência no cumprimento das ordenanças a favor dos cristãos e obedeça-se a esta lei com presteza, para se possibilitar a realização de nosso propósito de instaurar a tranquilidade pública. Assim continue o favor divino, já experimentado em empreendimentos momentosíssimos, outorgando-nos o sucesso, garantia do bem comum.”(CONSTANTINO E LICÍNIO. Edito de Milão) 


Autor: Oswaldo 
Gosta de DEBATES? 
Veja também o Índice das Mentiras em GOOGLE+
Acesse também:

.

Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >