TRADUZIR

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Testemunho de Reconversão de Benedictus Manuel

 




Paz e bem amados irmãos e irmãs em Cristo, venho por este modo vos contar um pouco do processo de reconversão da minha fé como cristão católico, mas primeiramente agradecer a Deus pelo dom da vida e por me fazer ser membro de sua única Igreja. A Igreja Una, Santa, Satólica e Apostólica. Agradecer também aos meus pais que me educaram deste jeito, como um verdadeiro católico.Entretanto, devo deixar claro que isto se trata de reconversão e não uma conversão, porque eu nasci católico e nunca pertenci a outra denominação. Mas ainda assim resolvi relata-las porque neste processo todo, houve factos curiosos e importantes, talvez incentivaria muitos católicos a conhecerem mais a sua fé e a vive-la de maneira mais autêntica. Desse modo, para começar mesmo a tornar conhecido a minha história, teria que começar mesmo na essência de tudo.

Meu nome de registo é Manuel Rafael Catuangunda, mas adoptei o nome de Benedictus depois da minha reconversão em 2008 não só por preferência, mas porque sempre soube que a mudança de nome nas escrituras denota uma nova missão, assim como Simão teve a mudança de seu nome para Pedro João 1,42, e o nosso pai Abrão para Abraão Genesis 17,5. Percebi que Benedictus ou Benedito significa benção, eu seria mesmo instrumento de benção para muitos no que toca a mensagem do evangelho e a defesa da Igreja do Senhor onde ele me constituiu uma das “pedras vivas” 1Pedro 2,5. Vale acrescentar também que ler a História de São Benedictus e sobretudo conhecer o Papa emérito Bento XVI, perceber sua sabedoria, sua apologética e sua inspiração foi sumamente o ponto final para eu ficar conhecido pelo nome de Benedictus. Esta é minha identidade cristã, este é o meu novo nome e que muitos carinhosamente me chamam. Devo deixar claro por agora que na  verdade eu sou católico desde sempre, meus pais me educaram assim. O meu pai tem origem nas igrejas evangelicas ou protestantes, ele mesmo professou um tempinho a igreja IECA(Igreja Evangelica Congregacional de Angola), não foi baptizado nunca nesta igreja; já a minha mãe teve suas origens na Cgreja Católica mesmo, sua mãe de nome Bernadeth chegou a frequentar até mesmo o convento mas não se tornou freira, escolheu a vocação matrimonial. Quando meus pais ficaram juntos eles me tiveram muito cedo, com aproximadamente 17 anos de idade, eu sou o irmão mais velho de 6 filhos, meu pai passou a frequentar os cultos católicos com a minha mãe que já era católica, assim, eu e minha irmã passamos a ser levados nas missas. Naquele instante os meus pais tinham só dois filhos ainda, eu e minha irmã de nome Bernadeth, chará da avó materna. Mesmo meus pais não sendo baptizados acreditavam tanto em Deus que chegaram de nos baptizar no ano de 1998, isto foi na capela São Pedro Kikolo, Paróquia do Bom Pastor. Eu e minha irmã recebemos o primeiro dos sacramentos da iniciação cristâ, passei então a frequenta-la sempre, meus padrinhos foram um grande exemplo também e me apoiavam muito espiritualmente. Como fui baptizado com 4 anos de idade tive que entrar novamente na catequese com os meus oito anos, isto em 2002, já em uma outra capela da paróquia do Bom Pastor, isto é, no São Gabriel, capela que mais tarde faria parte da futura Paróqua Rainha Santa Isabel de Portugal, kikolo. Estudei a catequese aproximadamente 2 anos depois comecei a desistir; com a fase da adolescência me deixei levar pela ilusão me desvinculando assim das missas, fiquei sem rezar, comecei a duvidar sobre a ressureição dos fins dos tempos e sobretudo da existência de Deus, e fiquei cerca de 4 anos a viver nesta ilusão. Não sabia que afinal sou um estrangeiro e peregrino neste mundo que tinha que deixar todos estes desejos e conhecimentos carnais 1 Pedro 2,11. Foi quando na fase da adolescência ainda conheci uma menina de nome Elvira, era católica e nunca faltava jamais as missas, ela e toda sua família. Esta mesma rapariga me convidava sempre para eu ir as missas mas eu rejeitava, o meu tio também que se tornara católico me incentivava  voltar as missas e me falava sobre Deus mas eu sempre os ignorava. Então houve um dia que eu falei pra mim mesmo que no próximo domingo vou ainda ir a missa para ver como vai ser, não sei o que me motivou, já que haviam me feito vários convites e fui negando, e isto foi em 2007. Fui a missa no primeiro domingo e não entendia nada, a Elvira, aquela menina católica que era minha namorada estava sempre ao meu lado, como eu gostava muito dela passei só a seguir ela em qualquer grupo da igreja em que ela pertencia, e nos retiros de grupos passei a ir também. Só que um facto curioso é que quando eu isse aos retiros de grupos eu comprava qualquer livro que lá se vendia e lia sempre que puder, sobretudo os livros da irmã Maria Céu Costa. Na medida que eu lesse aprendia algo concernente a minha fé que eu ignorava, foi então que as coisas começaram a mudar um pouco, passei a entender que Deus estava destruíndo em mim a sabedoria dos sábios, aquela que me fazia não perceber a linguagem da Cruz como força para os que se salvam 1Corintios 1,18-19. Na altura também eu tinha um colega de carteira e amigo que era testemunha de Jeová, ele me dizia muita coisa sobre as testemunhas de Jeová e acusava a Igreja Católica de muita coisa, foi quando decidi retornar a catequese mesmo este testemunha de Jeová me falando tanta coisa e eu não conhecendo nada sobre a minha fé, eu ainda assim tentava defende-la, mesmo por cima de muitas dúvidas. Foi então que continuei a comprar sempre livros em cada retiros e livros a venda nas portas das igrejas, um dos livros que me ajudou bastante foi o livro “Os Cristãos perguntam”, acho que muitos católicos angolanos conhecem este livro e se beneficiaram muito com ele também, este livro me ajudou muito e até hoje recomendo a muitos iniciantes que queiram aprender mais sobre nossa fé. Continuei debatendo com ele na minha ignorância, e como se não bastasse conheci alguém de nome Ndongala Jorge Makuala, mais conhecido por Bonés, um jovem que na altura pertencia a igreja pentecostal, ele se tornou muito próximo a mim, e o conheci em 2008, neste ano comecei a debater com ele e isto foi acontecendo sempre até o ano de 2021, quando ele partiu deste mundo. Este meu amigo Bonés quase me fez largar a Igreja Católica, me mostrou um video adventista que falava mal sobre o papado, o clero todo e acusava a Igreja Católica de ser a “meretriz do apocalipse”, acusava o papa, ele acreditava muito nos pastores pentecostais e pensou mesmo que um dia eu me tornaria um crente pentecostal, ele um certo dia disse-me que eu pertenceria na igreja pentecostal, e eu em resposta o disse que ele um dia seria católico. Era alguém que fazia muita confusão em suas crenças, confesso que várias vezes entrou em contradição, na verdade acredito que ele estava quase a se tornar um católico apesar de ele depois se desviar e confiar em suas próprias revelações, largou a igreja pentecostal e ficou lendo só a bíblia naquele momento e formando um grupo, queria fazer muita coisa mas infelizmente faleceu, ganhou o titulo de profeta, como é chamado pelos seus seguidores. O que me tranquiliza a respeito dele foi ouvir um dia da parte mesmo dele que os católicos estavam mais próximo da salvação que os protestantes, chegou a elogiar muitos “padres da Igreja” e a ler suas obras, que o Senhor o perdoe na sua infinita misericordia e o tenha em seu reino, lhe faça ver que ele andou no erro. 

Neste tempo quando conheci este meu amigo Bonés, foi quando conheci um padre que até hoje é como um verdadeiro pai para mim, o Padre Angelo Besenzoni (SMA), que foi o grande director espiritual pra mim, me ensinando e me aconselhando muito, depois de eu ter estas dúvidas sobre a “meretriz do apocalipe” isto por intermédio deste meu amigo, eu quis largar a Igreja Católica, fiquei alguns domingos sem ir a missa, e o meu tio aquem eu me referi nos passos anteriores é que me aconselhou e me direcionou ao padre Angelo, foi dai que este padre me ajudou muito, até hoje sou muito grato, depois disto me decidi a fazer sérios estudos da Igreja, foi ai que conheci outras fontes além dos livros que eu comprava e lia, encontrei a obra da irmã Céu Costa sobre o livro de Apocalipse, me ajudou muito na defesa do papado, sobre a meretriz e a besta do apocalipse, grande conhecimento que tenho sobre isto foi graças aquele livro e algumas fontes. Conheci ainda o site veritatis splendor, aprendi muito com as matérias de Padre Paulo Ricardo e sobretudo o site do professor Jaime Francisco de Moura, seus videos e seus artigos me tornaram um grande católico e um apologista da fé católica. Hoje em dia tenho o meu blog Esplendor da Verdade Católica, já desmascarei muitos protestantes nas redes sociais, a maior parte deles pastores protestantes do Brasil, tenho um canal no youtube e já colaborei com grandes paginas de conhecimento da fé católica no facebook e um site católico intitulado Mentiras Contra a Igreja Católica (MCIC) do meu amigo brasileiro Oswaldo, (que o Senhor o tenha em seu Reino), hoje em dia sou amigo de muitos dos que me ajudaram a conhecer a fé por intermédio de seus sites, videos e matérias. “Sou feliz por ser católico”, hoje sou catequista adjunto da Capela São Gabriel, além de dar também catequese no segundo ano da crisma(confirmação), recebi minha primeira comunhão em 2012, isto na Capela de São Gabriel, já pertencente na nova Paróquia Rainha Santa Isabel. Me uni em matrimónio no ano de 2015 com uma mulher maravilhosa e humilde de nome Graça, eu considero ela mesmo como uma verdadeira graça de Deus que veio até mim mais uma vez. Juntos temos actualmente três filhos, o primeiro com o nome de Angelo, o segundo com o nome de Gracinda, e o terceiro com o nome de Benedito, ter esta família é um dos maiores dons que Deus me deu, sinto-me aberto ainda para ter os filhos que o Senhor quiser nos dar no nosso matrimónio, Deus também transformou minha humilde esposa, fez com que ela se tornasse a mulher ideal de seu servo na terra, concedendo-lhe os sacramentos disponíveis que Cristo deixou na sua Igreja para a santificação da alma. Este casamento aconteceu na mesma capela, meu crisma em 2016 junto com minha esposa na Paróquia, pelas mãos de Dom António Francisco Jaka (SVD), ao lado do segundo Pároco Padre Felix (SMA), que Deus o abençoe sempre, fiz várias formações pastorais e hoje luto e vivo para ser um verdadeiro católico a cada dia que passa, procuro ajudar os outros a crescerem na fé, respeito a hierarquia da Igreja, sobretudo o meu bispo dom Maurício Agostinho Camuto (Espiritano) e o meu Pároco Evaristo Neketela, e oro por eles e por todo povo como a Igreja manda, reconheço que a nossa vida como cristãos não deve ser fácil, como prega as seitas, mas que o amor de Deus estando em mim, é maior do que tudo; onde a tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o Perigo e a espada jamais me separam dele Romanos 8,32.


Na verdade gostaria de vos dizer também meus irmãos da grande beleza que é a Santa Igreja e como é amável a sua doutrina, conhecer o Deus que a Igreja me ensinou foi e é uma maravilha, é sentir que na verdade esta terra não me pertence e que somos cidadãos do céu Filipenses 3,20, é vivificar a vontade e a certeza que os santos tiveram de ver a Deus face a face. 1 João 3,2. Por isso peço a todos que estão lendo este testemunho, não perca tempo com coisas que passam, se és católico empenha-se em conhecer sua Igreja, leia o catecismo, outros livros católicos e inclusives livros do Vaticano II, vê que eu escapei me perder no mundo e nas seitas, mas graças ao bom Deus, o soberano Senhor, Criador do Céu e da terra estou aqui, pronto a seguir em frente e a testemunhar cada vez mais a minha fé, respondendo e dando razão da minha esperança 1 Pedro 3,15. Que sirva de um verdadeiro incentivo, para assim juntos testemunharmos estas maravilhas, maravilhas de um único Deus que nos chamou das trevas para a sua luz admirável. 1Pedro 2,9.


Que o Senhor vos abençoe e vos guarde sempre, e que Maria Nossa eterna intercessora rogue para que muitos se convertam na Santa Igreja, Una, Católica, Apostolica e Romana.

Por Benedictus Manuel

Esplendor da Verdade Católica

Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >