TRADUZIR

sábado, 25 de novembro de 2017

TOMÁS DE AQUINO, REVELAÇÃO DIVINA E SACRA DOUTRINA

São Tomás aqui retém o ensinamento doutrinal da Igreja pelo uso da Sagrada Tradição e não da Sagrada Escritura neste caso particular. Há alguns que tentam fazer esta declaração se aplicar apenas à prática da igreja e alegaram que ela não é de natureza doutrinária. Esta interpretação, porém, é bem refutada por qualquer um que esteja familiarizado com a controvérsia iconoclasta do século VIII. A controvérsia iconoclástica foi uma das maiores e mais amargas disputas teológicas do primeiro milênio de toda a Igreja Oriental. Tanto que a Igreja ecumênica inteira condenaria a iconoclastia com a ameaça do anátema. Então, vemos claramente um apelo de Thomas, fora da Escritura, para apoiar um argumento para um ensinamento doutrinário da Igreja. 





Há outras passagens de São Tomás que devemos examinar sobre declarações que se referem às Escrituras como sendo "A regra da fé". Por exemplo, vemos que São Tomás frequentemente atrai a Sagrada Escritura como uma regra de fé para defender os ensinamentos da Igreja. Na Summa Theologica, São Tomás faz uma afirmação da Escritura como sendo a regra da fé à qual nada poderia ser adicionado ou subtraído. 


"Objeção 1. Parece que não é adequado que os artigos de fé sejam incorporados em um símbolo. Porque a Sagrada Escritura é a regra da fé, à qual nenhum acréscimo ou subtração podem ser feitos legalmente, uma vez que está escrito (Deuteronômio 4: 2): "Não ajuntareis nada a tudo o que vos prescrevo, nem tirareis nada daí, mas guardareis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, exatamente como vos prescrevi."  Portanto, era ilegal fazer um símbolo como regra de fé, depois que a Sagrada Escritura fora publicada. 

RESPOSTA À OBJEÇÃO 1. A verdade da fé está contida na Sagrada Escrita, difusa, sob vários modos de expressão, e às vezes obscuramente, para que, para reunir a verdade da fé da Sagrada Escrita, é preciso um longo estudo e prática, que são inacessíveis por todos aqueles que necessitam conhecer a verdade da fé, muitos dos quais não têm tempo de estudo, ocupados com outros assuntos. E, portanto, era necessário reunir um resumo claro das palavras da Sagrada Escrita, para ser proposto para a crença de todos. Tal, na verdade, não era mais adição à Sagrada Escrita, mas algo tirado disso. (Summa Theologica, segunda parte da segunda parte, pergunta 1, artigo 9) 

Não há nada aqui nesta passagem que alinhe Tomás em oposição ao atual ensino dogmático católico. De fato, a Igreja Católica sempre sustentou a Sagrada Escritura como uma regra de fé à qual nada pode se contradizer. Onde o erro reside é a mentalidade de pressuposição com a qual os protestantes leem esta passagem. É somente com o início da Revolta Protestante que a unidade da Escritura, a Tradição Oral e a Igreja se tornaram um verdadeiro ponto de controvérsia teológica. Deixe-me explicar. Com o alvorecer da heresia protestante, a Igreja teve que reiterar a necessidade de uma exegese bíblica apropriada dentro da Tradição da Igreja. Embora São Tomás tivesse problemas em seu dia com interpretações heréticas, não havia um movimento inteiro dedicado a eliminar ou se divorciar da Tradição viva e da autoridade da Igreja da Sagrada Escritura. Essa heresia realmente se desenvolveu em grande escala com a Revolta. O que São Tomás escreveu nesta passagem não era diferente do que o Papa Bento XVI escreveu na era moderna em referência à Escritura como sendo a regra da fé. De fato, o Papa Bento XVI escreveu à Comissão Bíblica em Roma, em 2009, o seguinte sobre a Sagrada Escritura:

"E assim, como tudo quanto afirmam os autores inspirados ou hagiógrafos deve ser tido como afirmado pelo Espírito Santo, por isso mesmo se deve acreditar que os livros da Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro a verdade que Deus, para nossa salvação, quis que fosse consignada nas sagradas Letras" (o Papa Bento XVI dirigindo-se aos membros da Pontifícia Comissão Bíblica em 23 de abril de 2009).

Deve notar-se que o Papa Bento XVI é bem versado em Tomismo e ele expressa os pensamentos de São Tomás em grande parte de seu trabalho teológico. Tomás não era mais Sola Scripturista do que nosso atual Pontífice. É uma prática teológica católica para medir nossa fé pela Sagrada Escritura e o ensino católico nos diz que nada pode se opor às Escrituras. São Tomás expressou muitas vezes essa premissa teológica em seus escritos, mas nunca a exclusão ou a separação da Tradição apostólica viva de que
 que eles procederam. O Papa Bento XVI disse em 2008:

"Quando a análise ou interpretação crítica da exegese - não atrai para a teologia ou quando a Escritura não é a alma da teologia ou a teologia não está enraizada nas Escrituras, então há um problema com a forma como os escritos sagrados são sendo interpretado" (Papa Bento XVI, 14 de outubro de 2008.)

É com a mesma mentalidade que 
São Tomás vem ver a raiz de toda a teologia, que é a raiz da Sagrada Escritura. Embora este texto de São Tomás pareça ser excitante para os protestantes que precisam de um antigo exemplo de sua doutrina heroica de "Sola"; Após um exame minucioso, não é suportado pelo médico angélico. 

Voltemos agora ao texto citado sobre as Escrituras como a regra da fé. Há uma palavra aqui que parece ser negligenciada ou mal interpretada. O que significa São Tomás quando ele usa a palavra "símbolo?" A palavra latina é simbolo, e isso simplesmente significa neste caso particular, Credo ou artigo de fé. Não se refere a todas as doutrinas essenciais da Igreja, como alguns apologistas protestantes incorretamente declararam. No entanto, poderíamos argumentar que toda doutrina essencial reside de alguma forma dentro dos principais princípios do Credo, mas nem toda doutrina explícita da Igreja é expressa de forma material explícita. São Tomás nunca implica que esse símbolo significa toda a doutrina sacra, ou todo ensinamento da Igreja. Ele simplesmente está dizendo que os Credos, como o do CREDO DE NICEIA, não devem ser compostos sem a raiz da Sagrada Escritura, nada mais. São Tomás estava simplesmente afirmando que, no simbolismo, ou neste caso específico, no Credo de Niceia, não havia nada contido em princípio, que era uma adição à Sagrada Escritura. Eu não acho que nenhum teólogo católico moderno não concordaria. 

São Tomás era principalmente um erudito das Escrituras, e não é surpresa que ele exiba um foco tão profundo em examiná-las em suas obras teológicas, incluindo a Summa Theologiae. Embora a Summa Theologiae seja o texto "vá para" para muitos dos apologistas de hoje, suas obras diretamente relativas às Escrituras são tão relevantes quanto a como São Tomás viu o papel da Sagrada Escritura. Os comentários de suas Escrituras, catequese e palestras são frequentemente ignorados. Embora São Tomás considerasse que a maioria das passagens da Escritura tinha uma interpretação literal, muitas vezes argumentava por duas ou mais interpretações literais das passagens bíblicas, muitas vezes nunca tomando uma decisão definitiva quanto ao seu significado literal. É bastante evidente que ele muitas vezes optou por atrair as interpretações tradicionais da Igreja baseadas nos Padres que o precederam. Deve ser entendido que grande parte do trabalho de São Tomás era usar a Escritura para se estabelecer no sentido literal do texto, em vez de investigar os sentidos espirituais. Em um esforço para descrever os métodos de Aquino, o estudioso Nicholas M. Healy escreve: "Eles examinaram o texto da Escritura tão intensamente quanto os monges, mas não para os significados espirituais que estão abaixo do sentido literal que aumentaria a experiência religiosa. Em vez disso, o objetivo era usar o motivo e a lógica para levantar dificuldades e questões que, uma vez resolvidas, aprofundariam a compreensão do texto". Portanto, devemos entender que a definição de São Thomás do sentido literal não é uma da mesma forma que os exegetas modernos entendem ser o sentido literal. São Tomás não está vinculado pelo próprio texto em relação a explicações históricas ou científicas. Ele entende que o sentido literal é determinar a intenção original do autor. Por exemplo, Healy dá um exemplo de como Aquino interpretou a passagem de Gênesis 1, 6, onde um corpo de água que envolve o firmamento é interpretado como uma matéria sem forma ou corpo transparente. Aquino afirmou que Deus poderia usar as palavras na Escritura para ter mais de um significado, mesmo no sentido literal. Finalmente, deve notar-se que São Tomás não se limitou ao sentido literal da Escritura. O padre Matthew Lamb escreve: "Não que a doutrina tradicional dos quatro sentidos tenha sido abandonada - longe disso. Ele lhes deu uma definição precisa e transparente: 

"1) O sentido literal ou histórico: o pretendido pelo autor sagrado, as realidades que ele significou através das palavras da Escritura. Uma vez que Deus não só pode adaptar as palavras para transmitir o significado, mas também, por sua providência, transmitir o significado nos próprios eventos da vida, as realidades narradas na Bíblia podem, por sua vez, significar uma nova realidade espiritual. Daí os sentidos espirituais: 

2) O sentido alegórico ou típico: as realidades do Antigo Testamento significam as do Novo, Cristo e sua Igreja. 

3) O sentido moral ou tropológico: os eventos da vida de Cristo e os que o prefiguraram, significam o que os cristãos devem fazer, como devem viver. 

4) O sentido anagógico ou escatológico: as realidades do Novo Testamento significam as do reino que está por vir. "(1 Cordeiro)





Existem alguns métodos reveladores que São Tomás usou para provar suas interpretações da Sagrada Escritura, que são contrárias às posições dos protestantes que tanto estimam São Tomás como sendo quase um deles. Por exemplo, há momentos em que São Tomás usa declarações feitas pela Igreja em declarações dogmáticas, que não são encontradas na Escritura, para chegar a interpretações bíblicas adequadas. Mais importante ainda, ele nunca vê uma linha oposta em relação à autoridade divina entre as Escrituras ou a Igreja. Para ele, a autoridade da Igreja para vincular e interpretar um versículo ou passagem particular da Escritura era sinônimo da autoridade da própria Escritura. São Tomás faz uso do Credo de Niceia para iluminar a autoridade dos apóstolos em sua sucessão apostólica e sua capacidade de ligar e desligar os pecados através dos sacramentos: "Com esses sete sacramentos, recebemos a remissão dos pecados e, portanto, no Credo segue-se imediatamente: "o perdão dos pecados". O poder foi dado aos Apóstolos para perdoar os pecados. Devemos acreditar que os ministros da Igreja recebem este poder dos Apóstolos, e os Apóstolos o receberam de Cristo e, portanto, os sacerdotes têm o poder de se perdoar ou não. Além disso, acreditamos que existe o poder total de perdoar os pecados na Igreja, embora funcione do mais alto para o mais baixo, ou seja, do Papa através dos prelados" (Catecismo de Tomás de Aquino, 10º artigo)


É com garantia definitiva de que São Tomás olhou para Tradição Viva para lançar luz sobre as Sagradas Escrituras, bem como para resolver sobre a doutrina da Igreja. É também importante reconhecer que S. Thomas compreendido a raiz bíblicos a partir do qual o Credo Niceno foi formado a partir de. Mas, para ele, a Igreja, Tradição e Escritura foram enrolada juntos, e ele os viu, finalmente, a ser inseparáveis. Isto é ainda mais enfatizada na Summa ", por outro fé mão adere a todos os artigos de fé em razão de uma média, viz. Por conta da primeira verdade que nos é proposta nas Escrituras, de acordo com o ensinamento da Igreja que tem o correto entendimento deles. por isso quem abandona este meio é totalmente carente de fé." (Suma Teológica II, Pergunta 5,Artigo 2) Há um entendimento de que é expresso por São Tomás que mantém Escritura-se como sendo uma regra para medir a “fé” com. Mas a regra da Escritura não se baseia apenas na autoridade das Escrituras sozinho, mas com a Igreja que foi capaz de reconhecer, defender e interpretá-los. Se olharmos para a doutrina católica sobre a autoridade da Igreja, vemos que ela não ensina que a Igreja é essencialmente “acima” as Escrituras em autoridade. Ambos compartilham na mesma autoridade que as próprias Escrituras realizar, uma vez que a Palavra de Deus só é reconhecido corretamente dentro do corpo da igreja que o próprio Cristo nos deu, para que ele prometeu o inferno em si não seria superado. Para São Tomás, não havia nenhum outro do que a Igreja Católica Romana Igreja, o que poderia reconhecer a revelação divina em si e interpretá-la corretamente.Isto inclui, claro, o reconhecimento e interpretação de Sacra Scriptura.

Podemos resumir a visão católica como sendo semelhante a uma constituição ou regra de direito veríamos hoje em nosso sistema judicial. Embora a Constituição é tida como uma regra a ser seguida, os casos e decisões judiciais com base na tradição de processos judiciais últimos não podem ser ignoradas para determinar uma interpretação adequada. Nesses casos, por vezes, incluir conteúdo que não está definido explicitamente em livros de direito ou a Constituição. É a mesma coisa com as Escrituras. É uma regra a ser seguida, para o qual a fé deve conformar-se, e não pode se opor. É nesse âmbito que grande parte da Palavra de Deus é encontrado e explicitamente expressa. No entanto, existem momentos em que a própria Escritura apela para algo diferente de si mesma para a garantia da interpretação infalível, clareza teológica e revelação não encontrada dentro de si. Ele mesmo (2 Tessalonicenses) de São Saint Thomás apelou fora da própria Escritura para defender a compreensão ortodoxa da Igreja e doutrina que concerne ao uso de imagens sagradas dentro da fé cristã. Notei isso já no meu texto anterior.

Não há dúvida de que São Thomás dedicou a maioria do seu trabalho para o estudo da Sagrada Escritura. Ele também viu isso como uma ferramenta fundamental para refutar heresia, bem como usá-la para explicar os ensinamentos essenciais da fé. Faz todo o sentido em se usar as Escrituras para ensinar e professar os ensinamentos essenciais, se eles estão contidos nelas. Parece que São Thomas entendeu que a Escritura era parte do mesmo depósito da Revelação Divina como Tradição Oral, e quando as Escrituras ensinaram claramente uma doutrina essencial, não havia necessidade de apelar para outra coisa senão a Escritura. No entanto, há exemplos de São Tomás de ensino diretamente da Sagrada Tradição, como definido pela Igreja em seus Consílios de refutar heresias. Voltemos ao Papa Urbano IV. O Papa Urbano IV pediu a São Tomás para escrever uma série de respostas às disputas teológicas entre as Igrejas Católica e Ortodoxa Oriental. O trabalho é conhecido como "Opusculum contra errores Graecorum". Neste trabalho, vemos claramente de São Tomás apelando para o IV Concílio de Latrão para chegar a uma correta compreensão da natureza e essência do Filho em relação ao Espírito Santo. São Tomás examina os primeiros Padres em relação aos Concílios Ecumênicos e chega à compreensão adequada. “Atanásio da mesma forma afirma em sua carta a Serapião que a essência divina no Espírito Santo é a inspiração. Ele diz: “O Espírito Santo é a verdadeira e natural imagem do Filho, em virtude da essência integral inspirada nele mesmo.” Esta maneira de falar, no entanto, é altamente enganosa, e no [quarto] Concílio de Latrão o ensino de Joachim, que presunçosamente defendeu-a contra mestre Pedro Lombard, foi condenada.” (Opusculum contra errores Graecorum, Capítulo Quatro). O que também está dizendo é que o IV Concílio de Latrão, que é citado por São Tomás neste trabalho, reafirmou ensinamentos doutrinários relacionados ao papado, sobre a Santíssima Trindade e transubstanciação. Leis de ligação também foram estabelecidas pelo Conselho pertencente à confissão anual e comunhão. São Tomás estava bem consciente da autoridade do Papa e Concílios da Igreja, e apelou a essa autoridade para defender o ensinamento da Igreja, bem como implementar suas decisões disciplinares referentes à prática da fé. É bastante claro que São Tomás entendia que somente a Escritura não poderia defender-se de ser mal interpretada por aqueles fora da Igreja.

Finalmente, é claro, para ver como São Tomás harmonizava a Sagrada Tradição com a Sagrada Escritura, com relação à defesa do papado, por exemplo. São Tomás apela claramente à Sagrada Tradição, como definido pelos Conselhos para defender o papado. Aqui ele cita claramente tanto Tradição e Escritura para fundamentar sua afirmação. É importante citar este texto no comprimento.

“O erro daqueles que dizem que o Vigário de Cristo, o Pontífice da Igreja Romana, não tem um primado sobre a Igreja universal, é semelhante ao erro daqueles que dizem que o Espírito Santo não procede do Filho. Para o próprio Cristo, o Filho de Deus, consagra e marca como sendo sua própria mediante o Espírito Santo, como se fosse seu próprio caráter e selo, como as autoridades já citadas tornam bem claro. E da mesma maneira como o Vigário de Cristo por sua primazia e visão como um servo fiel mantém a Igreja Universal sujeita a Cristo. Ele deve, então, ser mostrado a partir de textos dos mestres gregos, citados acima, que o Vigário de Cristo detém a plenitude do poder sobre toda a Igreja de Cristo. Agora, que o Romano Pontífice, sucessor de Pedro e vigário de Cristo, é o primeiro e maior de todos os bispos, é expressamente declarado no cânone do Conselho que diz: “De acordo com as Escrituras e definição do cânone veneramos o bispo mais sagrado da velha Roma como o primeiro e maior de todos os bispos” Este, aliás, bem de acordo com a Sagrada escritura, que ambos nos Evangelhos e nos Atos de Apóstolos (cf. 16:18; John 21:17; At. 1: 15-16, 02:14, 15:17) atribui o primeiro lugar entre os Apóstolos a Pedro. Assim, Crisóstomo comentando o texto de Mateus 8: 1: Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: quem é o maior no reino dos céus, diz: “Porque eles tinham criado em suas mentes uma pedra de tropeço humana, que não podiam mais manter a si mesmos; nem eles controlar o orgulho de seus corações, porque viram que Pedro era o preferido para eles e foi dado um lugar mais honroso... Também é mostrado que o Vigário de Cristo tem jurisdição universal sobre toda a Igreja de Cristo. Pois é gravado do Concílio de Calcedônia como todo o sínodo aclamando o Papa Leão: “Viva Leo, o mais santo, apostólico, e ecumênico, isto é, patriarca universal ... Também é estabelecida a partir dos textos dos mestres citados acima que o Romano Pontífice possui a plenitude do poder na Igreja. Para Cirilo, o Patriarca de Alexandria, diz em seu Thesaurus: “Como Cristo vindo de Israel como líder e cetro da Igreja dos gentios foi concedido pelo Pai o poder máximo sobre todo principado e poder, e tudo o que é que tudo pode dobrar o joelho para ele,então ele confiou mais plenamente o poder máximo de Pedro e seus sucessores ... Também é mostrado que Pedro é o Vigário de Cristo e ao Romano Pontífice é sucessor de Pedro desfrutar o mesmo poder conferido a Pedro por Cristo. Para o cânon do Concílio de Calcedônia diz: “Se qualquer bispo é condenado como culpado de infâmia, ele é livre para recorrer da sentença ao bispo abençoado da antiga Roma, a quem temos como Peter a rocha de refúgio, e somente a ele , no lugar de Deus, com poder ilimitado, é concedida a autoridade para ouvir o apelo de um bispo acusado de infâmia em virtude das chaves que lhe foram dadas pelo Senhor “E mais adiante:“. E o que foi decretado por ele é a ser realizada a partir da cura do trono apostólica “. (Opusculum contra errores graecorum, capítulos 32, 33, 34 e 35)34 e 35)34 e 35)“Se qualquer bispo é condenado como culpado de infâmia, ele é livre para recorrer da sentença ao bispo abençoado da antiga Roma, a quem temos como Peter a rocha de refúgio, e somente a ele, no lugar de Deus, com poder ilimitado , é concedido a autoridade para ouvir o apelo de um bispo acusado de infâmia em virtude das chaves que lhe foram dadas pelo Senhor “E mais adiante:“. E o que foi decretado por ele está a ser realizada a partir do vigário da apostólica trono.”(Opusculum contra errores graecorum, capítulos 32, 33, 34 e 35) “Se qualquer bispo é condenado como culpado de infâmia, ele é livre para recorrer da sentença ao bispo abençoado da antiga Roma, a quem temos como Pedro a rocha de refúgio, e somente a ele, no lugar de Deus, com poder ilimitado, é concedida a autoridade para ouvir o apelo de um bispo acusado de infâmia em virtude das chaves que lhe foram dadas pelo Senhor", e mais adiante: “E o que foi decretado por ele se realiza como a partir do vigário da Sé apostólica.” (Opusculum contra errores graecorum, capítulos 32, 33, 34 e 35).

Em resumo, podemos ver uma visão clara do que São Tomás acreditava em referência a Sacra Scriptura, Sacra traditionem, Sacra Doctrina e como elas funcionavam dentro da Igreja. Nos exemplos que eu forneci, podemos ver que ele não só contou com a Sagrada Escritura somente, mas ele assegurou o Concílio de Calcedônia-se como sendo uma autoridade igual à Escritura para definir a jurisdição doutrinária do papado. Sim, muita de sua escrita diz pouco sobre o ensino derivado fora da Escritura, mas isso é porque Tomás foi muito mais um produto de seu próprio tempo em relação ao seu foco teológico. São Tomás certamente tinha um grande respeito pela Sagrada Escritura, e ele concentrou grande parte de sua obra teológica à compreensão de suas profundezas dentro da universalidade, pelo que poderia revelar sobre doutrina. É por esta razão que vemos pouca referência à Tradição em seu trabalho, enquanto Sagrada Escritura é o Centro de sua atenção. Apesar disso, ainda podemos ver claramente que a sua adesão à autoridade papal, à Tradição apostólica, aos escritos dos Padres e Concílios da Igreja, o que nos dá a ideia de quanto São Tomás era catolicíssimo em sua teologia formal. É, portanto, um argumento insustentável para apologistas protestantes para inferir sobre ele quaisquer caracterizações que definiriam o grande doutor angélico com qualquer posição teológica remotamente similar à heresia protestante da Sola Scriptura. É simplesmente intelectualmente desonesto para fazê-lo.





ANOTAÇÕES - TUDO SOBRE


..............

Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >