TRADUZIR

segunda-feira, 29 de julho de 2013

FUNDAMENTO E PILAR DE NOSSA FÉ


EVANGÉLICO - "A tradição é boa quando confirma a escrita, (...) Irineu; “De nada mais temos aprendido o plano de nossa salvação, senão daqueles através de quem o evangelho nos chegou, o qual eles pregaram inicialmente em público, e, em tempos mais recentes, pela vontade de Deus, nos foi legado por eles nas Escrituras, para que sejam o fundamento e pilar de nossa fé” (...).


"ÚNICO (???) fundamento e pilar de nossa fé" -
"Contra as
Heresias"
 de Ireneu Livro III,
Capítulo 1.1. 
Deveria mencionar livro, capítulo e subdivisões, para que pudéssemos examinar o contexto em que isto foi escrito. 

Não obstante, fui atrás e encontrei a passagem em destaque acima em "Contra as Heresias" de Ireneu no Livro III, Capítulo 1.1. 

PRESTEM BEM ATENÇÃO. Assim como texto bíblico assacado por nossos irmãozinhos protestantes que diz: "Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça" também em seu livro Santo Irineu não diz que "as Escrituras, são o ÚNICO fundamento e pilar da nossa fé". 


Veja, caríssimo leitor, que em ambos textos não aparece o termo "ÚNICO" ou seu equivalente. O que está escrito em sequência, mostra que Santo Ireneu não somente  não afirmou que as Escrituras são o "único fundamento e pilar de nossa fé", como mostra que a verdade nos foi transmitida pela tradição  que pode ser encontrada em toda a Igreja:

2.1 -  "Quando [os hereges] são vencidos  pelos argumentos tirados das Escrituras retorcem a acusação contra as próprias Escrituras, dizendo que é texto corrompido, que não tem autoridade, que se serve de expressões equívocas e que não podem encontrar a verdade nele os que desconhecem a TRADIÇÃO. Com efeito - dizem eles - a verdade não foi transmitida por escrito, mas por viva voz, o que levou Paulo a dizer: 'É a sabedoria que pregamos entre os perfeitos, não, porém, uma sabedoria deste século' "... 

(................................................)

3.1 - Portanto, a TRADIÇÃO DOS APÓSTOLOS que foi manifestada no mundo inteiro, pode ser descoberta em TODA IGREJA por todos os que queiram ver a verdade. Poderíamos enumerar aqui os bispos que foram estabelecidos nas igrejas pelos apóstolos e os seus sucessores até nós.(...)".

POSTAGEM SEGUINTE - Não creio que um dia tenham sido católicos os que depõem seus falsos testemunhos dizendo que encontraram a salvação em alguma “igreja evangélica”, porque os verdadeiros...






POSTAGEM ANTERIOR - "Uma só é a minha pomba, a minha perfeita, única filha da sua mãe e sem igual para a sua progenitora" (Cânt 6,9). Aquele que não guarda esta unidade poderá pensar que ainda guarda a fé?  (CIPRIANO - A UNIDADE DA IGREJA CATÓLICA)



Um comentário:

stefan disse...

PARECE QUE TERIAM ALGO QUE LHES ANUVIA A MENTE...
Os grandes problemas dos protestantes - altos hierárquicos da DITADURA DO RELATIVISMO - são de não aceitarem a tradição da Igreja válida quanto as S Escrituras - mostram-lhes os versículos dessa comprovação mas mudam de assunto.
Aliás, ela as precedeu, dela originaram-se os livros da bíblia, os escritos dos quais fazem uso para distorcerem e interpretarem a bel prazer ou conveniência, e marretarem uns aos outros disso e daquilo, cada qual mais herege que o outro.
Se analisarmos mais profundamente os seus sustentáculos, concluiremos que nazismo, fascismo, comunismo, socialismo, ateísmo, idolatria e protestantismo possuem muitos pontos em comum, diferindo-se como PT do PC do B, ou do PV, ou do PSOL, ou do PSTU...
Outra que detestam ouvir: e nos quase 1700 anos em que a Igreja praticamente se valeu da tradição para evangelizar por inexistirem bíblias portantes e outros recursos, como hoje, hem?
Tchau, moço!

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >