Em defesa do aniquilamento da alma
Tela de Dieric Bouts (1420-1475, pintor holandês). |
A revelação sobre Deus e sobre o homem se deu de forma progressiva, portanto não há como esperar que ela tenha vindo toda e por completo já desde o princípio. Ela somente é considerada completa, embora muitas vezes de forma implícita, com a morte do último apóstolo.
Porventura crê que já nos tempos do patriarca Abraão existia um sacerdócio organizado como dá entender o episódio da oferta de Abraão ao "Altíssimo" cujo sacerdote era Melquisedeque (Gn 14,17 e ss)?
Claro que não!
Isso se deu muito tempo depois com Moisés.
Naquele tempo o "Deus de Abraão" não passava de um deus particular dentre os muitos que "existiam" na Mesopotâmia. O chamado "Deus Altíssimo" era uma divindade principal do panteão fenício chamado de "El Elyon", - que significa "o Altíssimo" - (Nota "v" da Bíblia de Jerusalém - Gn 14, 18).
Observe a gradação:
1. Deus de Abraão - um deus como os demais;
2. Deus dos deuses - um deus superior tal como Júpiter, ou Zeus;
3. "Aquele que é" (Aquele que efetivamente existe);
4. O Verbo de Deus, Jesus Cristo;
5. O Espírito Santo.
![]() |
El Elyon - O "Altíssimo" do panteão Fenício |
2. Deus dos deuses - um deus superior tal como Júpiter, ou Zeus;
3. "Aquele que é" (Aquele que efetivamente existe);
4. O Verbo de Deus, Jesus Cristo;
5. O Espírito Santo.
A revelação, muitas vezes se encontra de forma implícita, cabendo à Igreja, a única que recebeu autoridade para explicitá-la, como mestra enviada às nações:
"Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo" (Mt 28, 17-20)
"Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo" (Mt 28, 17-20)
Qual o pior: não ter nascido, ou ter nascido? Qual pior: Inexistência antes, ou inexistência depois desta vida? Para mim é a mesma coisa se fosse como querem os mortalistas, porém Jesus diz que a situação de Judas seria bem pior. Ele não seria aniquilado, mas haveria de receber o castigo eterno como diz o Evangelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário