"SENHOR NOSSO DEUS, O PAPA"
"No documento Extravagantes do Papa João XXII (Cum. Inter, Título 14, Capítulo 4, "Ad Callem Sexti Decretalium", Coluna 140, Paris, 1685), o Código de Direito Canônico diz que é heresia negar o poder de 'Nosso Senhor Deus, o Papa'. Em uma edição belga de Extravagantes, esta citação aparece na coluna 153".
Na verdade, o trabalho em questão, o 'Extravagante do Papa João XXII', foi escrito por Zenzelinus canonista de Cassanis, no início do século XIV, mas, será que realmente ele escreveu "Senhor Nosso Deus o Papa"?
Recado para meu amigo DocDeoz - Trata-se de uma glosa colocada à margem do documento surgida 350 anos depois, numa publicação em Paris. No original existente na Biblioteca Vaticana, à margem do texto não existe nem a glosa que mencionou nem, sequer, qualquer outra glosa.
QUEM FOI ZENZELINUS DE CASSANIS?
Do léxico eclesiástico de Traugott Bautz (Traugott Bautz Kerchenblexon), lemos:
[Texto original em alemão - Deixo de reproduzir (Oswaldo)]
QUAL FOI O TRABALHAO DE ZENZELINUS
COMO COMENTARISTA?
Da Enciclopédia Católica:
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Documento com glosa marginal |
"Era costume acrescentar às cópias manuscritas de textos canônicos, explicações textuais escritas entre as linhas - glosa interlinear - e sobre a margem das páginas - glosa marginal. Também se colocavam notas explicativas sobre o tema. (Traducción libre de B&T].
Assim, podemos ver que as glosas eram apenas comentários sobre o direito canônico e não havia nenhuma obrigação de segui-las nem existia infalibilidade doutrinal sobre elas. Os comentaristas eram comentaristas do direito; não eram papas e seus pontos de vista não devem ser considerados infalíveis".
Da Enciclopédia Católica lemos:
Em 1325 Zenzerlinus de Cassanis acrescentou uma anotação a vinte constituições do Papa João XXII, e chamou sua coleção de "Viginti Extravagantes pap Joannis XXII". As demais eram conhecidas como "Extravagantes Comunni", título dado à coleção de Jean Chappuis na edição de Paris do "Corpus Juris" (1499-1505). Ele adotou a ordem sistemática das coleções oficiais do direito canônico.
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O Imperador Justiniano ordenou se compilassem as leis do tempo para formar o Corpus Juris Civilis. O Corpus Iuris mais tarde influenciou o Direito Canônico depois. |
O leitor deve notar que Zenzelinus morreu em 1334, quase 160 anos após a primeira coleção parisiense. Também é notável o fato de que não é sua edição [com sua glosa] a fonte da imputação da proposição errônea: 'Senhor Deus o Papa', mas de uma edição muito mais tardia, a de 1685.
Então, vamos considerar as Extravagantes em seu original. Ela é completa, sem textos intercalados, na Biblioteca do Vaticano. A literatura de referência é a seguinte: "Gencelinus de Cassanis, Glossa ordinaria ion Extravagant Iohannis XXII - Ms.: BAV, Vat lat 122397, ff. 171rb-133. (.....)
(.....................................)
O que encontramos aqui é que as palavras "Senhor Deus o Papa" não aparece no documento original na Biblioteca do Vaticano.
Encontramos o que, então?
Nada!
A proposição "Senhor Deus o Papa", é encontrada somente na versão parisiense, muito tempo depois, em 1685. Em outras palavras, cerca 350 anos depois que o original foi escrito. E se essas palavras aparecem na edição de Paris podemos dizer o seguinte:
Encontramos o que, então?
Nada!
A proposição "Senhor Deus o Papa", é encontrada somente na versão parisiense, muito tempo depois, em 1685. Em outras palavras, cerca 350 anos depois que o original foi escrito. E se essas palavras aparecem na edição de Paris podemos dizer o seguinte:
1. A proposição anexada não aparece no original, senão em cópias que data de muito tempo depois, no caso da edição de Paris, com aproximadamente 350 anos após. (intervalo de 1325 a 1685)
2. Desde que as glosas se referem aos comentários da lei canônica, não estão relacionadas com a doutrina, nem com pronunciamentos doutrinais, nem, tão-pouco, emanaram do papa.
3. A edição desta falsificação (e numa data tão posterior), de nenhuma maneira afeta a verdade de instituição divina do papado, da mesma forma que não poderiam afetar a autenticidade da Bíblia as adições e supressões que nela fizeram os protestantes.
4. A declaração de um padre, A. Pereira, que aparece abaixo (no original deste artigo), não tem nenhum valor pelas razões apresentadas em 3 acima.
OBSERVAÇÃO DO OSWALDO: Queridos amigos leitores. Meu intuito era apenas fornecer-lhes alguma informação relativamente a este assunto tão explorado pelos inimigos da Igreja e para o qual não se encontravam onde se apoiar por se tratar de documento indisponível para nós na internet.
HAVERIA POR DETRÁS DE TUDO ISSO DE OUTRORA ATUALIZADOS SEGUIDORES?
ResponderExcluirNO SÉCULO XX PARA FRENTE OUTROS SIMILARES, E NESSE CASO AS DIGITAIS DA NWO/MAÇONARIA E SUBSIDIARIOS SOCIAL/COMUNISTAS?
CONSIDEREMO-LOS.
Já li artigos de Bella Dodd e Yuri Bezmenov ex agentes comunistas dissidentes, outrora a serviço de infiltração na Igreja, em congregações e seminarios, mais especialmente no inicio do século XX a partir do antigo governo de Lenin, Stálin, da ex União Soviética, China etc., gente muito bem preparada para adentrar esses ambientes e desempenharem um aparente pessoal de vocacionados, porém lobos em meio a ovelhas, embora sem transparecimento exterior até se firmarem, e depois iniciarem suas atividades, à ocasião certa e dentre os feitos a se envolverem, seriam todos os tipos de escândalos e situações que desmerecessem o sacerdocio, a fé e a confiabilidade da doutrina e na Igreja católica em especial, já que os protestantes são relativistas e por segregarem uns aos outros seriam faceis de se doutrinarem, não se os considerando como impecilho de monta.
Para se avaliar a veracidade dos fatos bastaria ver a quantidade de povos que já se deixaram se envolver por dopping de ideologias comunistas, desistentes por serem superficiais na fé e por más influencias de sacerdotes e altos hierárquicos envolvidos em todo tipo de escândalos e seduções; estão aí a esquerdo-comunista TL (dentre os infiltrados?) os grupos RCCs praticantes de pentecostalismo protestante a exemplificarem o caso de criarem-se divisões em seu núcleo interno.
Nesso soturno pacote de objetivos e ações se incluiria tudo quanto pudesse vilipendiar a Igreja externamente e (ou) provocar implosão interna, e daí o comuno-ateísmo poder avançar mais facilmente numa sociedade alienada.
Estão aí os acima e o comunista PT e seitas aparentemente evangélicas como a Igreja Universal-Edir Macedo-PRB, da base apoio do PT, aliás, acusado por outros pastores de ser aliado da maçonaria de compor o quadro…
Conclusão do caso acima versão Brasil: votou PT? Automaticamente votou Edir Macedo-Igreja Universal e deu uma força a mais nas alienações sectarias e na ateização da sociedade!