Antes de qualquer coisa, foram lidas três confissões em Augsburg, pois o protestantismo – em 1530 já estava irremediavelmente dividido!
Além da Confissão de Augsburg, de Melanchthon, Zwingli leu a sua Confissão zwingliana, em nome dos suíços; e Bucer apresentou a Confissão tetrapolitana, que resumia os pontos doutrinários das cidades alemãs de Strasburgo, Constança, Lindau e Memmingen. (Llorca: 685-686)
Curiosamente o filme não mostra essa divisão...
 |
Todos "amiguinhos" |
Melhor mostrar todos protestantes amiguinhos. E mesmo com relação à Confissão de Augsburg não havia consenso entre os protestantes luteranos.Tal confissão marcou a guinada do luteranismo em direção ao melanchthonismo, se assim o podemos chamar. O fiel discípulo de Lutero, Filipe Melanchthon, assumiu um papel decisivo na redação dessa profissão de fé, afastando-se um tanto das doutrinas luteranas, e buscando aproximar-se da doutrina Católica, para conseguir a aprovação da confissão. Lutero não gostou. Mas como estava em Cobourg, pouco podia fazer. Era ceder para não perder. Teve que se resignar com a confissão meio protestante, meio católica, que reconhece já as boas obras, não ataca o Papa como sendo o Anticristo, e nem cita a predestinação, tão cara a Lutero. (Grisar: 376)
 |
Encontro de Lutero e Melanchthon |
Daí ser completamente falso o encontro jubiloso de Lutero e Melanchthon. Lutero tolerou a diplomacia de Melanchthon. Assim como tolerava todos os aliados políticos e religiosos. Porém, quando eles se voltavam contra o pseudo-reformador, este mostrava todo o ódio represado: quando morrem Zwinglio e Oecolampadius, pseudo-reformadores da Suíça, Lutero os chama de “blasfemos”, “condenados” e “hereges”, e que teriam atraído sobre si a ira divina. Grisar: 410).
 |
Para ACESSAR clique na imagem |
Zwingli, o mesmo que - por meio de Filipe de Hesse - tivera encontros com Lutero para unificar as confissões protestantes! Por conta disso, os suíços também irão se separar do papa de Wittemberg, denunciando sua tirania e sua vulgaridade. Contra eles Lutero se voltará violentamente como “hereges”. (Grisar: 419-420)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caríssimo leitor.
Concordando ou não, seu comentário será bem vindo, observando-se as seguintes normas:
1. SEJA RESPEITOSO;
2. TRATE EXCLUSIVAMENTE DO ASSUNTO DA POSTAGEM.
O comentário que não se adeque ao estabelecido,será eliminado.