Cronologia da era apostólica e o desenvolvimento do cânon
COMO FOI FORMADO O CÂNON DA BÍBLIA PROTESTANTE |
COMO FOI FORMADO O CÂNON BÍBLICO DA IGREJA
EVENTO | DATA | OBRA |
Pregação de João Batista | 27 | |
Vinda do Espírito Santo sobre a Igreja | 30 | |
Estêvão é martirizado por lapidação | 36/37 | |
Conversão de Paulo e sua primeira viagem missionária | 45/49 | |
Concílio [Apostólico] de Jerusalém | 50 | |
Segunda viagem missionária de Paulo | 50/52 | |
51 | 1ª e 2ª Epístolas aos Tessalonicenses | |
Terceira viagem missionária de Paulo | 53/58 | |
54-57 | Epístola aos Gálatas | |
57 | 1ª e 2ª Epístolas aos Coríntios | |
58 | Epístola aos Romanos | |
Viagem [de Paulo] a Roma | 59/60 | |
1ª prisão de Paulo em Roma | 61-63 | |
Epístola a Filemon | ||
Epístola aos Colossenses | ||
Epístola aos Efésios | ||
Epístola aos Filipenses | ||
Epístola de Tiago | ||
65 | Evangelho de Marcos | |
1ª Epístola a Timóteo | ||
Epístola a Tito | ||
O apóstolo Tiago é martirizado. Paulo é levado para Roma | 63/64 | |
Pedro em Roma (Pedro é o primeiro Bispo de Roma) | 64 | 1ª Epístola de Pedro |
2ª prisão de Paulo e martírio | 67 | 2ª Epístola a Timóteo |
Morte de Pedro. Lino é Bispo de Roma | Epístola aos Hebreus | |
Destruição de Jerusalém | 68-70 | |
70s | Evangelho de Mateus | |
Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos | ||
Anacleto é Bispo de Roma | 78 | |
70s/90s | Epístola de Judas | |
90s | Evangelho de João | |
1ª, 2ª e 3ª Epístolas de João | ||
Livro do Apocalipse | ||
Clemente é Bispo de Roma | 92-101 | 1ª Epístola de Clemente |
Morte do [apóstolo] João em Éfeso | 98 | |
Sínodo dos rabinos/judeus em Jâmnia | 99-100 | Cânon palestinense em hebraico |
1º Cânon Cristão do Antigo Testamento | c. 100 | Cânon alexandrino em grego |
100-125 | 2ª Epístola de Pedro | |
Didaqué | ||
Melitão, bispo de Sardes | c. 170 | Primeira tentativa cristã conhecida de relacionar o cânon do Antigo Testamento. Melitão lista os livros do AT segundo a ordem da Septuaginta, mas apresenta apenas os protocanônicos do AT, com exceção de Ester. |
Ireneu, bispo de Lião | 185 | Apresenta um cânon do Novo Testamento (sem 3João, Tiago e 2Pedro) |
c. 200 | Fragmento de Muratori apresenta um cânon semelhante ao do [Concílio de] Trento | |
Eusébio, bispo de Cesaréia | c. 325 | Escreve a “História Eclesiástica”; refere-se a Tiago, Judas, 2Pedro e 2-3João como “controversos, ainda que aceitos pela maioria” |
Concílio [Regional] de Laodicéia | c. 360 | Apresenta um cânon de livros semelhante ao de Trento |
Papa Dâmaso | 382 | Decreto listando os livros canônicos, da mesma forma que em Trento |
Concílio [Regional] de Roma | 382 | Aceitação do decreto de Dâmaso |
Concílio [Regional] de Hipona (norte da África) | 393 | Aprovado um cânon do Antigo e do Novo Testamento (igual ao de Trento) |
Concílio [Regional] de Cartago (norte da África) | 397 | Aprovado um cânon do Antigo e do Novo Testamento (igual ao de Trento) |
Exupério, bispo de Toulouse | 405 | Escreve ao papa Inocêncio I pedindo uma lista dos livros canônicos. Papa Inocêncio oferece uma lista idêntica ao cânon de Trento |
Autor: Charles the Hammer
Tradução de: Carlos Martins Nabeto
Tradução de: Carlos Martins Nabeto
Fonte: Catholicapoloctics.net
Gosta de DEBATES?
Acesse "Mentiras em Sites Religiosos-MSR-4" no:
Acesse "Mentiras em Sites Religiosos-MSR-4" no:
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caríssimo leitor.
Concordando ou não, seu comentário será bem vindo, observando-se as seguintes normas:
1. SEJA RESPEITOSO;
2. TRATE EXCLUSIVAMENTE DO ASSUNTO DA POSTAGEM.
O comentário que não se adeque ao estabelecido,será eliminado.